A saúde mental dos professores é um tema de crescente relevância no âmbito das organizações escolares. Estudos comprovam que o stress, a ansiedade e o burnout, transtornos psicológicos relacionados ao trabalho docente, afetam significativamente a qualidade de vida dos professores e, consequentemente, o desempenho escolar dos alunos. Neste contexto, a liderança escolar adotada assume um papel crucial na promoção do bem-estar docente e na prevenção de problemas de saúde mental.

O burnout é um estado de exaustão emocional, despersonalização que se desenvolve na decorrência do stress crónico no trabalho. Entre os professores, os sintomas podem manifestar-se como: cansaço físico e mental; irritabilidade e falta de paciência; dificuldade de concentração; desmotivação e sentimento de ineficácia; desejo de abandonar a carreira.

Está associado a diversos fatores relacionados ao trabalho docente, como são a alta carga de trabalho, a burocracia, a falta de autonomia e reconhecimento, os relacionamentos interpessoais, conflituosos, o suporte social insuficiente, a condições precárias de trabalho e a estilos de liderança.

Por esse motivo, a forma como os diretores escolares lideram as organizações escolares exerce um impacto significativo na saúde mental dos professores que nela trabalham. Considerando os três estilos principais de liderança, a liderança transformacional, que inspira e motiva os professores a procurarem objetivos comuns, promove a autonomia e o desenvolvimento profissional; a liderança transacional, que se baseia na troca de recompensas por resultados, utilizando sistemas de controlo e punição, e a liderança laissez-faire, que é caracterizada pela falta de envolvimento por parte do líder, podemos dizer que a liderança transformacional está positivamente relacionada ao bem-estar docente, enquanto a liderança transacional e laissez-faire estão associadas ao burnout e a outros problemas de saúde mental.

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Com isto, podemos concluir que a liderança transformacional é o estilo mais eficaz para ser adotada nas organizações escolares pois é promotora de melhor saúde mental dos professores.

Mas há algumas características importantes para líderes que desejam adotar este estilo. Nomeadamente a visão clara e inspiradora. Comunicar de forma clara e motivadora os objetivos da escola e como cada professor pode contribuir para alcançá-los.  Perguntar sempre em que medida pode ajudar a resolver os problemas, mas conceder aos professores autonomia e delegar-lhes poder e autoridade para tomar as decisões necessárias para os resolver. Dar-lhes autonomia para decidirem sobre as suas práticas pedagógicas e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional. Reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, tanto individualmente quanto em equipa. Criar um ambiente de trabalho positivo, oferecendo suporte aos professores que enfrentam dificuldades. Manter canais de comunicação abertos para que os professores possam expressar as suas ideias e preocupações.

Ao implementar práticas de liderança transformacional, os diretores escolares podem contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável e positivo para os professores, promovendo o bem-estar docente e, consequentemente, o sucesso dos alunos.

Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.

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