886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Carlos M. Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

O Ladrão, o Poeta e o Pinguim

Na iminência da morte, Alexander reconcilia-se com a vida e com os outros, enquanto a urgência do suicídio se desvanece nessa religação com a beleza das trivialidades terrenas.
Oficina da Liberdade

Inferno recuperado

Se as sociedades abertas estão sempre em risco de serem tomadas por um dos seus inimigos declarados, também frequentemente os maiores adversários da liberdade são os auto-proclamados democratas.
Oficina da Liberdade

O Princípio da História

Não há registo de uma tal convergência e unanimidade na subordinação à autoridade. A vida social está cristalizada num estado catatónico do qual só um desastre a conseguirá despertar.
Oficina da Liberdade

Tempestade Perfeita

Que a providência nos livre dos filósofos-reis e dos tiranos esclarecidos, mas um reino de tolos governado por tolos não é um passo no sentido de uma sociedade mais aberta, pacífica e educada.
Oficina da Liberdade

Fraqueza maior

Vivemos um momento de inflexão moral e em breve serão as crianças a assumir a obrigação de proteger os pais e os avós, ou pelo menos de apaziguar-lhes as neuroses.
Oficina da Liberdade

Ninguém salvou Christmas

Os Evangelhos, como toda a literatura canónica, são inesgotáveis nas suas propostas de nos fazer pensar – e envergonhar.
Oficina da Liberdade

O Futuro

Quantas barbaridades terão que ainda cometer os aprendizes do totalitarismo até que finalmente comecemos a designá-los pelo termo que Marinetti e Mussolini escolheram para se intitular?
Oficina da Liberdade

Vai ficar tudo mal

A esperança não questiona: aguarda e anui. Só os desesperados, aqueles que não têm nada a perder, é que conseguem pôr em causa o poder autoritário.
Oficina da Liberdade

À sombra da morte

Esperava-se que a liberdade de expressão estivesse mais consolidada em sociedades que se dizem abertas. Não está. E a imprensa não é uma vítima da conjuntura: é algoz.
Oficina da Liberdade

Mãos Sujas

Os cientistas julgam-se isentos de prestar contas à sociedade. Para um cientista sem formação humana, não há homens, há apenas cobaias, sujeitas a um método desprovido da modéstia e incerteza.
Oficina da Liberdade

Desobediência

As leis devem ser justas e não podem, em caso algum, corromper o espaço privado ou violar a lei divina. Em face da disputa entre o particular e o público, o cidadão justo elege o particular.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Oficina da Liberdade

Os cúmplices também morrem

A denúncia é uma peça importantíssima nas engrenagens fascista e comunista. A viabilidade de um regime iliberal aumenta com a cumplicidade silenciosa de uma parcela expressiva da população.
Oficina da Liberdade

O teatro dos ignorantes

Leonore aponta-lhe uma arma. O povo celebra a liberdade, mas é o acto individual de Leonore que permite a ascensão de uma ordem mais justa.
Oficina da Liberdade

O cancelamento da cultura ocidental

Nesta época obscurantista, só importa averiguar as preferências eróticas de Thomas Mann, se Wagner foi um protonazi, em que medida os autores consagrados pelo tempo cumprem os requisitos progressistas
Oficina da Liberdade

Ratos

Os negacionistas do processo de repressão em curso contrapõem com a diminuta dimensão de cada medida. Esquecem que numa defesa do direito à saúde, nada justifica a censura, a intimidação e manipulação
Oficina da Liberdade

Esta época não científica

A incompatibilidade entre Ciência e Estado é estrutural. A Ciência progride através de tentativas e erros; o Estado é intransigente com o erro e a incerteza. O Estado é o pior inimigo da Ciência.
Oficina da Liberdade

O medo e a suspensão voluntária da liberdade

Basta hoje um sobressalto, uma incerteza ocasional para desencadear um processo imparável de submissão voluntária. O sacrifício da privacidade no altar da segurança é iminente, se é que não ocorreu já
Oficina da Liberdade

Medo viral

A história de um grupo de homens assustados, desesperados e manipulados que cedem ao domínio do medo e, sem informação suficiente para uma decisão criteriosa, descem aos abismos morais da consciência
Oficina da Liberdade

Medeia: do mito ao metoo

O feminismo alimenta-se do ressentimento, o motor do totalitarismo. Tenta influenciar a sociedade e as estruturas de poder para promover uma agenda que prega a igualdade mas conduz ao seu contrário.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.