771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Filipe Samuel Nunes

Convidado

Artigos publicados

Cristianismo

Notre Dame ressuscitada

Nos primeiros séculos da Era Cristã a medida de poder era a capacidade de inflingir dor, não a humildade de aceitar a tortura. Mas é pela dor que Cristo faz o seu percurso vitorioso.
Cristianismo

Advento, a Grande Descida

Para os cristãos o Advento cinge-se dum processo semelhante de anticipação e espera expectante. Todavia, é também um tempo de preparação, para a vinda, a um tempo, humilde e gloriosa do Cristo.
Sociedade

Natal: azia ou simpatia?

Algumas pessoas, só de dizermos a palavra “Natal” ficam com azia. Outras, ficam radiantes e têm uma simpatia especial pelo Natal. Em que é que ficamos? Qual deve ser a atitude do Cristão?
Prostituição

Prostituição é trabalho, a nova opção de carreira?

Sugerir que a prostituição é “trabalho” é enganador porque branqueia o mais horrível dos negócios modernos: o tráfico humano. Mais: dizer que a prostituição é “uma opção de carreira” é criminoso.
Comportamento

Quando a indignação não admite perdão

Racista uma vez, racista para sempre. Se disse uma piada homofóbica há dez anos irá sempre ser homofóbico. Deus nos livre de pensar que a pessoa pode mudar, de dar espaço para essa mudança acontecer.
Cristianismo

Para que na Quaresma não fiquemos na mesma

Hipátia ensina diferente. A Quaresma não tem apenas a ver com deixer de comer chocolate ou deixer de ingerir álcool por 40 dias. Quaresma tem tudo a ver com a minha peregrinação Cristã.
Brasil

Bolsonaro e as novas relações com Israel

Já existem indicações, dadas pelo novo Chancheler Ernesto Araújo, de que o Brasil se irá posicionar ao lado de Israel nos organismos internacionais.
Crimes Sexuais

João de Deus: o santo que perdeu o encanto

O choque das revelações horrendas destes dias é bem real e deixou o Brasil boquiaberto. Até ao momento em que escrevo João de Deus está foragido da justiça que decretou a prisão preventiva do médium.

A Parábola, a Pintura e o Pródigo

O Filho Pródigo de Rembrandt alerta que a diferença masculino/feminino é essencial no quotidiano. E que os desdobramentos desta complementaridade nos comportamentos são absolutamente desejáveis.
Eleições no Brasil

O Bolso não é besta e o medo dos evangélicos

O que os Evangélicos brasileiros defendem são valores de família que sentem estar ameaçados e só estão a recuperar o espaço vazio que o relativismo moral foi alargando até atingir dimensões dantescas.
Lifestyle

O Matuto vai ao Barbeiro

O Barbeiro deu o serviço por terminado com umas toalhas quentes embebidas em álcool. E o Matuto ponderou na ironia: Ele só queria cortar o cabelo. Mas as toalhas e o álcool intrometeram-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos