771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Isabel Soares

Convidado

Artigos publicados

Sociedade

Milagres e simbioses

É tempo de, na política, acabar com a tendência de optar sempre por soluções construídas a partir de cima, e, em vez disso, privilegiar decididamente os cidadãos e as instituições independentes.
Liberdades

Liberdades privadas, liberdades públicas

Em Portugal ainda é muito forte, sobretudo à esquerda, o preconceito de princípio, ideológico, contra os sistemas de ordem espontânea na sociedade. Então a esquerda, por regra, nega a sua existência.
Ciência

A separação das culturas e suas sequelas

Não chega ter filósofos nos departamentos científicos. É preciso dar preparação filosófica aos cientistas, sem o que nunca desenvolverão qualquer sentido crítico em relação aos seus próprios métodos.
Ciência

Será a natureza politicamente incorrecta?

Quem tem mais do que 50 anos sabe bem como os costumes e tradições mudaram neste curto período de tempo. Mas foi uma mudança de baixo para cima, não imposta através do Estado, por via administrativa.
Politicamente Correto

A moral e a razão

A moral está para além da razão, não é um produto dela. A moral é como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades.
Ciência

Ciência e a redescoberta do indivíduo

Numa visão do mundo mais organicista e menos mecanicista, como a que está a emergir de muitas áreas da ciência, os princípios do liberalismo e da livre iniciativa são mais importantes do que nunca.
Escolas

Instituições sem história

Cada instituição, como cada indivíduo, deve construir uma história própria. Para isso precisa de condições, de espaço, de autonomia, tudo o que está ausente do monolitismo da nossa escola pública.
PS

A lei oculta

Não é por acaso que António Costa diz que os mercados são “lixo”. A única estratégia genuína do PS em relação à iniciativa privada é tentar de alguma maneira submetê-la ao controlo do Estado.
Governo

Cooperação

O mínimo de respeito para com o povo e de noção de serviço público deveria levar os políticos a terem alguma contenção, e a procurarem arduamente consensos que permitissem alguma estabilidade.
Governo

Incomensurabilidade

Terá passado pela cabeça de António Costa que a aproximação do PS à esquerda poderia ser um processo simples, linear, para aplicação imediata e sem consequências de maior para o seu partido?
Novo Acordo Ortográfico

Sobre a língua e o acordo ortográfico

A língua está no âmago da cultura de um povo e não sabemos ao certo quais as consequências de manipular a língua de uma forma significativa, como está a ser feito.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos