Politicamente Correto
Politicamente Correto

Leonard Cohen e os novos puritanos /premium

326
É um mundo fragmentado e desolador, repleto de beatos e bufos. Todos sonham construir carreiras assim, a denunciar, a perseguir, a excomungar, a destruir quem calha e a propósito do que calha.
Futebol

Bernardo Silva: a tirania do politicamente correto

428
É perigosa, muito perigosa esta submissão da sociedade a uma máscara de justiça e luta pela igualdade quando tal acontece através do silenciamento do que não nos agrada ou que não é o que nós pensamos
Politicamente Correto

Os filhos do Vasco Granja /premium

1118
O reitor proibiu a carne de vaca. Os alunos se pudessem proibiam toda a carne. Em Portugal, eles são os filhos e netos do Vasco Granja. Gerações que, entre muita animação, estão a impor uma ditadura.
Canadá

Politicamente Correto 2.0 /premium

103
Há muito que Justin Trudeau é uma espécie de herói do politicamente correto. Mas agora elevou este fenómeno a um outro patamar: acrescentou-lhe retroativos, tudo tão despropositado que se autodenuncia
Politicamente Correto

Dicionário português-progressivo /premium

545
Os seus falantes nativos são de esquerda mas para se ser alguém em Portugal ou para sobreviver, sem ser acusado de populismo, o domínio do português-progressivo é imprescindível.
Politicamente Correto

Se eu tivesse um jornal

259
Talvez não me importe com o que o leitor pensa ou, então, não me importo é com o que a dita intelligentsia pensa de mim, até porque se há coisa que a intelligentsia abdica é de pensar seja o que for.
Politicamente Correto

Morte aos epicenos e a quem os apoiar!

410
Nunca agradeceremos bastante à 13ª Legislatura por jorrar luz nos pedregosos caminhos da gramática nacional, varrendo o obscurantismo das letras e expurgando de formas traiçoeiras a escrita patriótica
10 de junho

O país onde não se pode fazer discursos /premium

128
O ‘cada macaco no seu galho’ não uma ideia consonante com uma democracia, onde se defende que cada macaco pode aspirar a qualquer galho. É antes uma visão do mundo reacionária e antidemocrática
Liberdades

Também tu, Universidade de Harvard?

190
Viver na espuma dos acontecimentos, sem aprofundar as consequências, leva a isto: cai um preconceito, mas é logo substituído por outro. O preconceito racial é substituído pelo preconceito do #MeToo.
Crianças

Os chimpanzés não contam histórias

3089
Uma escola de Barcelona retirou livros como "A Bela Adormecida" e o "Capuchinho Vermelho", por as considerarem histórias tóxicas ou sexistas. E o mais grave é que esta onda populista não parece parar.
Governo

São os adolescentes mais maduros que os políticos? /premium

862
Quando dois ministros recorrem a livros infantis para nos tratarem como se fôssemos crianças, a infantilização do debate público chegou ao ponto de já nem tolerar um inocente debate de adolescentes
Politicamente Correto

A confusão dos géneros

532
A evolução do acrónimo LGBT é reveladora, crescendo até LGBTQIA e tendo agora fórmula final sugestiva: LGBTQIA+. Ou seja, um zoófilo, um pansexual ou um poliamoroso terão que se limitar à categoria +
Politicamente Correto

Bem-vindos à ditadura do sem /premium

10332
Sem sexo. Sem glúten. Sem lactose. Sem nomes. Sem carne. Sem peixe. Sem pai nem mãe. Sem gorduras. Sem cor... Aterrados com o sermos a “favor de” transformámos o quotidiano numa casa de pânico.
António Costa

Cozinha aérea, teatro de refeições e "newspeak" /premium

Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Crónica

Falsas notícias e nobres mentiras /premium

Mentir é necessário para preservar a identidade cívica, a mentira é uma droga que deve sempre ser administrada aos governados para o seu próprio benefício – uma droga útil, porque conducente à virtude
Politicamente Correto

Os sem palavras /premium

1747
Nada é dito directamente: os trabalhadores são colaboradores e os deficientes pessoas portadoras de deficiência. Somos os perifrásticos. E o PSD enquanto "não esquerda" é a perífrase por excelência.
PAN

PAN, P(Ê)TA e a sombra do politicamente correto

125
Quando me acontecia algo, a minha avó retirava sempre da cartola um provérbio (não um coelho), que me ajudava a refletir sempre sobre o assunto, mesmo que na verdade esse provérbio envolvesse coelhos.
Politicamente Correto

A PETA, outros censores e a caça às expressões

307
O combate da PETA à liberdade de expressão não se baseia apenas numa estratégia de marketing, mas configura um ataque real a costumes construídos socialmente durante décadas.
Bloco de Esquerda

Léxico para a inclusão

330
Senhoro Deputado, pense para além dos “camarados”. Porque não Bloca de Esquerdo? Acredite que Vosso Excelêncio é capaz de muito mais.
Bloco de Esquerda

Avante, camaradas e camarados /premium

2515
Mesmo que muitas mulheres, gays ou pretos não concordem, nas sociedades patriarcais e machistas toda a gente é vítima. Toda a gente menos os homens, brancos, broncos e heterossexuais, que são culpados
Democracia

A batalha pela linguagem /premium

461
O melhor esconderijo é onde ninguém se lembra de procurar: à vista de todos. Enquanto os olhares focarem na direita, poucos verão que o populismo habita sobretudo na esquerda à beira de tomar o poder.
Politicamente Correto

Nascidos numa civilização, morreremos numa tribo? /premium

1450
A histeria em torno das fake news, da imprensa de direita, das notícias reaccionárias… procura legitimar a censura e diabolizar qualquer análise à tribalização das sociedades ocidentais.
Crónica

Até para a semana, se Deus quiser! /premium

2670
Encanta-me que toda e qualquer pessoa possa despedir-se dos outros com liberdade com um “até amanhã se Deus quiser”. Se isso for o que de melhor tem para lhes oferecer, quem sou eu para condenar?
Redes Sociais

A reacção não canta. Só inventa /premium

1441
O boato era a arma da reacção. Agora são as fake news. O povo só vota à direita porque é enganado?
Politicamente Correto

Megyn Kelly sai da NBC depois de polémica racista

219
Megyn Kelly, uma das apresentadoras do programa matinal da NBC, defendeu que no Halloween não era errado mascarar-se de negro pintando a cara. Agora, está de saída do programa.
Politicamente Correto

As intenções das palavras /premium

A linguagem é uma coisa que se mexe e procurar imobilizá-la e regulá-la muito certinha é anular aquilo, a tal mobilidade, que lhe permite manter um certo contacto com a realidade a que se refere.
Politicamente Correto

Muitos beijinhos à avozinha e ao avozinho

4912
Deparamo-nos com uma sociedade que vê desaparecer, a cada dia, aquilo que construiu ao longo de muitos anos, a inversão dos valores é avassaladora o que só acontece porque se coloca tudo no mesmo saco
Extrema Esquerda

O fascistómetro da Fascislândia /premium

2798
Nas redacções e na cabeça de cada um estão instalados os fascistómetros, uns preciosos aparelhos que permitem a cada um saber o que tem de dizer para não ser acusado de fazer parte da Fascislândia
Politicamente Correto

Uma pergunta aos Macrons do nosso mundo

488
Vamos continuar a alimentar a extrema-direita, dando-lhe razões para progredir, ou chegou a altura de sair de forma clara e sem ambiguidades do pântano para onde o politicamente correcto nos empurrou?
Feminismo

A Liga das Senhoras Extraordinárias /premium

1128
A Liga das Senhoras Extraordinárias diz “machista”, faz uma selfie, coloca tudo no instagram e espera que o vilão da história desapareça pelos ares. O debate de ideias deu lugar ao fanico.
Feminismo

Culpado por ser português /premium

2026
Não interessa o que se passou no court de ténis. Para saber que Carlos Ramos é culpado basta ter dois dados em conta: 1º, Serena Williams é uma mulher negra; 2º, Carlos Ramos é um português branco.
Politicamente Correto

Portuguesas e portugueses /premium

161
Todos nos chocamos com a separação de crianças dos seus pais que se encontram ilegalmente num país, mas fazem-se leis que legitimam a possibilidade de se afastar definitivamente uma criança da sua mãe
Politicamente Correto

Processo de domesticação em curso /premium

1367
Dizer-se farto dos estrangeiros-turistas é sinal de cultura. Dizer-se farto dos refugiados/migrantes é racismo. Contraditório? Não. É o processo de domesticação em curso.
Politicamente Correto

Têm mesmo a certeza que querem mais imigrantes? /premium

3249
Não somos bem como os outros europeus e não há melhor exemplo que a atitude perante a imigração. Mas não nos iludamos: não somos mais gentis nem mais solidários. Estamos apenas mais longe do problema.
Polémica

Eu, rato de sacristia, racializado branco: culpado /premium

1179
Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica.
Politicamente Correto

No princípio estranha-se. Depois entranha-se /premium

899
Todos os dias há uma causa. Todos os dias uma certeza. Todos os dias um absurdo. No fim estamos prontos a aceitar tudo na esperança de que assim nos deixem paz. Não deixam.
Politicamente Correto

Novo dicionário do terror e da fraude linguísticos

O pensamento sobrevive sequestrado pela tribo guerreira que controla o sentido das palavras-chave. O estado de sítio legitima uma declaração de guerra, romper o cerco implica definir alvos precisos.
25 de Abril

O triunfo das gaivotas /premium

990
A gaivota voava, voava… Em pouco tempo as gaivotas controlavam as demais aves. De símbolo da liberdade a gaivota passou a parasita. Uma praga, portanto. Um símbolo da oligarquia do regime.
Eutanásia

Eufemismos mortais

195
Não se escondam propostas como as da eutanásia atrás de expressões eufemísticas ou politicamente corretas. Aliás, “politicamente correto” é um eufemismo para “eufemismo”. E eufemismos estupidificam.
Redes Sociais

Os prisioneiros da literalidade

230
Fala-se muito da ditadura do politicamente correto, mas a iliteracia – a autoinduzida e a involuntária – bem como a determinação de negar a realidade também contribuem para a imbecilização dos debates
Politicamente Correto

Preto de cabeleira loura ou homossexual no CDS?

2928
A ideologia tornou-se biologia. O comunista hoje é o activista. Luta das comunidades em vez de luta de classes. Por isso o dirigente homossexual do CDS é como o preto de cabeleira loura: não é natural
Crónica

Eles vão fazer de conta que nunca viram o dragkid

1346
O activismo, que na sua ciclotimia folclórica se tornou um prolongamento dos desfiles de moda, é na sua intolerância o continuador dos totalitarismos que nos sufocaram ao longo do século XX.
Politicamente Correto

A Igreja Universal da Micrologia

Um micrólogo é alguém que sofre da compulsão extrema a emitir juízos sobre os mínimos detalhes dos comportamentos dos outros. Se bebe cerveja, não devia: devia beber vinho. Se bebe vinho, que horror!
Politicamente Correto

A arte não é um sabonete

133
Higienizar e corrigir o passado em nome do politicamente correcto de hoje não passa de policiamento do espírito, que só pode empequenecer a capacidade humana de se regenerar e de aprender com os erros
Violência Doméstica

Indignações selectivas

226
Estamos conversados: as mulheres continuarão a ser agredidas em assaltos que só interessam aos histéricos securitários. Já na violência entre casais, a justiça passou para a praça pública.
Civilização

Globos de Ouro, elites de palha

313
Uma moral sexual radicada unicamente no consentimento é menos ética e mais vulnerável às relações de poder. Os Globos de Ouro teriam sido uma bela oportunidade para o dizer. Obviamente, não o foram.
Politicamente Correto

Certificadamente autoritários

1630
Portugal é hoje bem menos livre do que era há anos. Em nome do combate às discriminações criámos um monstro. O certificado de igualdade de género é a última criação desse monstro. Mas vai haver mais.
Politicamente Correto

2017

328
Confere: 2017 foi um ano florescente para as palermices identitárias dos trinta mil quinhentos e quatro nichos sexuais (são mais do que as cores do pantone).
Politicamente Correto

Novo código de conduta

118
Escasseiam-me os instrumentos para navegar na irracionalidade do que aí está, nos mandamentos politicamente correctos do “como” pensar, na perseguição/denuncia de tudo o que não é conforme ao figurino
Politicamente Correto

O alfinete da princesa de Kent

949
A “coisa” calha a todos. Não adianta acreditar que sobre nós ela não cairá. Vai cair. Agora. Ali à frente. E todos os dias esta coisa viscosa cai sobre alguém. Hoje foi o dia do alfinete racista.
Politicamente Correto

Que Género de Universidade?

209
As campanhas da ideologia de género está a destruir o próprio conceito de Universidade ao fazer destas instituições ferramentas de propaganda política em vez de fóruns de liberdade de expressão.
Politicamente Correto

A festa do cone iluminado

9405
O bolo rei já não tem brinde. A Bela Adormecida ficou sem beijo porque o príncipe foi acusado de abuso. A fruta não tem bicho. O Natal ficou sem Menino Jesus e tornou-se a festa do cone iluminado.
Politicamente Correto

É difícil comer cabrito vivo

4914
Estava a perceber quando terão os trabalhadores do sector privado as suas 35 horas e eis que constato que a Nação se mobiliza contra uma ignomínia: a morte de um cabrito num congresso de cozinheiros
Politicamente Correto

Chamem a polícia…

318
Usam-se as bandeiras da indignação e mobilizam-se os exércitos dos que, em rebanho, se juntam aos defensores da causa, seja ela qual for. Há uma expressão para isso e é “mais papista do que o Papa”.
Assédio Sexual

O sexo politicamente incorrecto

375
O alegado comportamento de Harvey Weinstein e Kevin Spacey só é possível numa cultura onde o assédio sexual pôde passar por um “pecadilho” menor. E a chamada "libertação sexual" contribuiu para isso.
Politicamente Correto

Os autocarros do amor

1284
Felizmente, à revelia da propaganda que tanta “vender” os transportes públicos a título de amigos do ambiente ou da circulação urbana, há jornalistas sem medo de os denunciar como os amigos do deboche
Politicamente Correto

A história do politicamente correto

Dos dilemas democráticos às questões fraturantes que surgem numa viagem de transportes públicos, o que a maioria considera certo pode ser errado. É uma história antiga e Carlos Maria Bobone recorda-a.
Politicamente Correto

O homem unidimensional

Basta ler aqui e ali alguma prosa que se produz para se perceber que por detrás da encenada sofisticação está a mais fanática regressão à unidimensionalidade do pensamento e à crença mágica primitiva.
Educação

O enjoo do anti-‘politicamente correto’

238
O uso e abuso do termo ‘eduquês’ – por leviandade, ignorância ou falta de coragem – responsabiliza os críticos por terem deixado escapar uma rara oportunidade histórica de mudar o destino coletivo.
Politicamente Correto

Que fazer perante o politicamente correcto?

1299
O politicamente correcto é uma batota, um jogo viciado, que as suas vítimas estão condenadas a perder. O ponto, portanto, é não jogar. Não pedir desculpa, não se justificar, não ceder, não alinhar.
Politicamente Correto

O meu mundo não é deste reino

4230
Do outro lado da guerra cultural não há voz nem vontade. O comprometimento deixou de ter significado e perdeu poder de convocatória? Não sei, mas a fractura é grande.
Liberdade de Expressão

A geringonça gosta da censura

2775
A censura aos livros escolares serviu também para as esquerdas mostrarem que sabem usar o poder com a brutalidade que for necessária. A censura funciona sempre como um aviso para todos.
Igualdade de Género

Falsificações científicas e guerra dos géneros

3190
O pénis é uma construção social? Há uma perspectiva machista dos icebergs? Um ensaio de Mário Amorim Lopes discute a "ciência" que pretende sustentar a guerra dos géneros e o politicamente correcto.
Politicamente Correto

Meninos, meninas, medricas e outras mariquices

4535
Dantes um dos critérios do sucesso público era a eficácia com que se escondia a cama. Hoje é muito útil trazê-la para a rua e mudar os lençóis na cara dos transeuntes. A alteração é boa? Má? É o que é
Politicamente Correto

A lógica civilizacional do politicamente correcto

1953
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico
Politicamente Correto

Retorno a Laputa e a Lagado

113
O que fazer por estes dias em que tagarelas autoritários furiosos de intensidade apaixonada procuram a todo o custo regular todas as formas de expressão e limitar os princípios de comunicação humana?
Igualdade de Género

Sobre a liberdade de ser menina (ou menino)

4605
O problema não está na ditadura do politicamente correcto. Está na incapacidade de ter políticas que promovam a igualdade. Falar, criticar, perseguir ou censurar é fácil mas apenas agrava os problemas
Liberdade de Expressão

A censura, a javardice e o politicamente correcto

12495
O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice
Politicamente Correto

Uma forma comum de ignorância

118
Se uma pessoa se define inteiramente como “anti” qualquer coisa (“anti-racista”, por exemplo), tende a encontrar racistas em todo o lado. O macartismo é uma disposição de espírito fácil de adquirir.
Discriminação

A ditadura da juventude

2244
Tudo é discriminação à excepção do afastamento por idade. Bali Padda foi afastado porque tem 61 anos. E ninguém se indignou. Patrões e sindicatos fazem da exclusão dos não jovens um sinal de sucesso.
Donald Trump

A maldição do politicamente correto

560
Uma sociedade que é obrigada a autocensurar-se acumula ressentimentos entre grupos sociais. Muitos. E mais tarde ou mais cedo esses ressentimentos vão ter consequências políticas.
Politicamente Correto

A moral e a razão

A moral está para além da razão, não é um produto dela. A moral é como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades.
Minorias

O machismo militante da histeria anti xenofobia

1528
Os que gritam xenofobia perante a mais leve crítica a certas comunidades onde os maus tratos a mulheres são inerentes à cultura que tanto defendem, fizeram a sua escolha: apoiar a opressão de mulheres
Politicamente Correto

Livros para férias (II): Em defesa do Ocidente

Uma proposta de três livros tranquilos que partilham a confiança na civilização europeia e ocidental e na legitimidade do sentimento nacional, conceitos sob fogo das patrulhas “politicamente correcto”
Politicamente Correto

Os donos ideológicos disto tudo

2413
Os donos ideológicos disto tudo monitorizam a sociedade, à imagem de um sistema imunitário, vigilantes, à cata de algum infiel que ouse expressar uma opinião contrária à verdade por eles estabelecida.
Politicamente Correto

A ditadura da ideologia de género

2730
Não basta votar para dizer que vivemos numa sociedade livre, essa é apenas uma das expressões de liberdade, as restantes estão a ser combatidas pelos promotores da ideologia de género.
Maioria de Esquerda

As palavras

113
A comunidade de pensamento da maioria que apoia o Governo exprime uma concepção autoritária da sociedade que vai contra uma concepção liberal que deveria ser partilhada pela esquerda e pela direita.
Politicamente Correto

O fim do sexo

2998
Somos, machos e fêmeas, biologicamente diferentes. Os cérebros funcionam de forma distinta, as hormonas não coincidem, os órgãos do corpo não são iguais. Quem ignora isto ou é lírico ou é ignorante.
Politicamente Correto

Eu sou Gentil Martins!

24533
Nem todos falam como Gentil Martins, poucos hoje dizem o que pensam. Vivemos no tempo onde este fascismo higiénico travestido de liberdade intimida, condiciona e persegue por delito de opinião.
Politicamente Correto

Anomalias democráticas

2850
Gentil Martins, médico, não pode falar como cidadão e dar a sua opinião. Mas Ferro Rodrigues, presidente da AR, pode ter “posições pessoais” com críticas ao Ministério Público. Algo não bate certo.
Politicamente Correto

O que será feito da deputada cigana?

2105
Em meados de Junho no tempo em que tudo corria bem rebentou a crise da deputada cigana. Depois aconteceram Pedrogão e Tancos e o caso da deputada cigana foi encerrado. Agora é a vez de Gentil Martins
Politicamente Correto

Conversa da treta

548
A mutilação genital que passou a corte por causa do multiculturalismo. O presidente que acha que as mulheres podem cobrir as cabeças para combater a islamofobia... O que vem a seguir?
Politicamente Correto

Nem politicamente correto histérico nem boçalidade

328
A esquerda desvaloriza a violência sexual quando é cometida pelo ‘outro’ exterior ao Ocidente. Não precisamos do mesmo à direita, tipo Milo Yiannopoulos. Felizmente por cá ainda não ocorreu o contágio
Politicamente Correto

As palavras tornaram-se na nossa prisão

549
Patrão. O plano. Eutanásia. As pessoas grávidas. As palavras tornaram-se na nossa prisão. E um dia vão perguntar-nos como foi possível deixarmo-nos manipular assim. Mas agora é nisto que estamos.
Politicamente Correto

Pela liberdade, resistir ao lobby LGBT

2276
O ódio que move os radicais do lobby LGBT deve aliás começar por enojar e causar repulsa às próprias pessoas com tendências homossexuais que não partilham do radicalismo dos activistas.
Politicamente Correto

A invasão do espaço

O policiamento da linguagem não é certamente o único modo como o tempo é reprimido. A vigilância das imagens também, dos cigarros de Malraux e Lucky Luke à destruição dos brasões da Praça do Império.
Politicamente Correto

Je suis ninguém

3787
Um comerciante português, para mais emigrado na Venezuela (ainda se fosse na Inglaterra pós-brexit) não tem perfil para vítima. Pode ser assassinado e decapitado. Ninguém se indigna ou comove.
Politicamente Correto

Um país onde se fala ao contrário

1385
Falar ao contrário implica treino diário. Esta semana treinámos os seguintes conceitos: opositor à guerra a que se chamava colonial, escola privada, barrigas de aluguer e golpes. Para a semana há mais
Crianças

Há canções infantis que estão a ser censuradas

1380
Algumas canções infantis tradicionais têm sido adaptadas para eliminar referências violentas ou discriminatórias. Fará sentido adaptar essas letras, ou será um exagero do politicamente correto?
Jogos

Fotogaleria: Sim, sobrevivemos à nossa infância

1902
Não experimentem oferecer estes brinquedos. Mas acreditem: eles fizeram as delícias dos adultos de hoje. Que por estranho que possa parecer, sobreviveram às suas infâncias.
Politicamente Correto

Alquimia da estupidez: princípios básicos

As verdades seletivas ou parciais são poderosíssimas. Mesmo que essas meias-verdades conduzam a grandes mentiras, nunca será implicado em qualquer fraude. Nunca mentiu.
Politicamente Correto

Saudades do tempo em que éramos livres e não sabía

1138
Também a mim me apetece dizer que tenho saudades do tempo em que acreditámos que combater aquilo com que não concordávamos era apenas isso: combater aquilo com que não concordávamos.
Liberdades

A polícia do espírito

Não há filmes, romances, ensaios, simples artigos de jornal fora dos lugares-comuns sobre o Estado Novo que a saliva corrosiva da elite bem-pensante, a polícia do espírito, não tente matar à nascença.
Estado Social

Pobreza? Tenham decência, nem sabem do que falam

8795
Quem teve de viver na miséria, na diferença racial, como eu vivi, ou que se viu forçado a recomeçar do nada sabe o cuidado, o recato, a ponderação exigíveis quando se mexe em dignidades esfrangalhadas
Politicamente Correto

Pensamento Positivo School of Political Science

118
Um caso evidente deste tratamento português suave reservado aos protegidos da Pensamento Positivo School of Economics and Political Science é o do Syriza cujo programa parece que nenhum repórter leu.
Banda Desenhada

Deixem o Capitão Haddock beber

495
A obsessão pela tolerância (sob a máscara do politicamente correcto) tornou, em muitos aspectos, a nossa sociedade mais intolerante. O Capitão Haddock que o diga.
A página está a demorar muito tempo.