685kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Politicamente Correto

Estados Unidos da América

O ópio do povo

Porque é que em casos de assédio sexual a acção é tão rápida, mas o reconhecimento de uma crise de saúde pública que afectou milhões são tão lentos e quase inexistente e dura mais de uma década?
Politicamente Correto

Libertem-nos da liberdade

A polis está a ser dilacerada pelo cosmopolitismo intelectual. A nossa pureza civilizacional está a ser irremediavelmente conspurcada. Esta caminhada para o abismo tem de ser travada a todo o custo.
Escravatura

A conta já chegou. São 20 biliões de dólares

Seriam mais de 20 biliões de dólares que supostamente deveríamos ao Brasil. Lembram-se como o nosso Presidente decidiu pedir desculpa pela escravatura e se prontificou a assumir “responsabilidades”?
Politicamente Correto

A Fábrica dos Sonhos: uma advertência

Quem são as auto-denominadas Mentes Inclusivas que ditam cortes, correcções e alterações a tudo o que vai sendo contado às crianças e divulgado ao povo?
Crimes Sexuais

Os juízes deviam falar com os bispos

Em França a violação e empalamento de uma mulher por um agressor já conhecido das autoridades mas que se mantinha em liberdade coloca a questão: poderão um dia os juízes vir a ser acusados de inacção?
Politicamente Correto

O realejo encravado

Para um negro woke os meus argumentos estão errados e não interessam porque… sou branco. Para um woke branco e de esquerda não são de considerar porque sou burguês e de direita.
Universidades

O que é isso de descolonizar o conhecimento? – I

Já há estudos académicos sobre o Fallism (derrubismo?) como teoria política que combinaria elementos do pensamento descolonizador, do pan-africanismo, da consciência negra e do feminismo radical negro
Politicamente Correto

Civilização acidental

O lugar-comum, como o nome indica, é um sítio onde se junta muita gente vulgar. É o grande supermercado das ideias enlatadas e das palavras ou frases pasteurizadas e já fatiadas.
Livros

Woke Index

Em 1573 um conto de Boccacio foi proibido, mas voltou ao domínio público depois de “corrigido”. Não é tão parecido com o que se faz hoje, com livros para adultos alvos de “comités de sensibilidade”?
Politicamente Correto

Reparações históricas: o programa da festa

Vivemos tempos de pesadelo que importa perceber e combater. O wokismo não é uma moda passageira e inócua. Veio para ficar e para tentar perfurar e demolir as mais sólidas paredes da cultura ocidental.
História

Manuais de Roldão

Para facilitar e lubrificar a desejada intervenção estatal sobre a liberdade de propor explicações históricas, Cristina Roldão deita mão ao supremo argumento do racismo, Abre-te, Sésamo dos activistas
António Costa

Criticar o governo de Costa passou a ser racismo?

A oligarquia socialista parece tentada a usar a ideologia woke importada da América para demonizar críticos e inibir debates.
Politicamente Correto

A dra. Joacine sabe fazer muamba?

Além de linda, a ideia de atribuir uma geografia à raça e uma raça à geografia evoca períodos radiosos da História: cada um no seu lugar de acordo com as suas “características”, não é verdade?
A Sexta Coluna

Os novos maniqueistas

Para todo o que cumpre os preceitos, as rezas e as devoções da nova Vulgata, a salvação; para todo o que ousa resistir ou discordar, alcatrão e penas.
Politicamente Correto

Notícias de Inglaterra

O contraste entre a posição desassombrada de Suella Braverman, afirmando que os brancos não devem sentir culpa por coisas ocorridas há muito tempo, e a penitência do nosso Presidente salta bem à vista
Politicamente Correto

Como os nazis não se lembraran disto?

Não existe qualquer diferença relevante, a não ser no fumo, entre a queima de livros pelos nazis e as adulterações e cancelamentos actuais de livros e autores. Trata-se de puro totalitarismo.
Livros

Em autocombustão

Hoje, tal como em Fahrenheit 451, o conhecimento passado é visto com desdém, ultrapassado, sem qualquer utilidade para o dia-a-dia do homem moderno, que está demasiado ocupado em “ser feliz”.
Política

O ethos rebelde da Nova Direita

Nada é mais fácil do que excluir-nos. É o paradoxo da sociedade inclusiva: só funciona sob o preço da nossa exclusão. Mas não choraminguemos por nada disto. Deixemos que os progressistas choraminguem.
Politicamente Correto

Jordan Peterson e a coragem de falar

O que verdadeiramente importa é isto: não precisamos de concordar com tudo o que Peterson diz ou pensa, mas não podemos deixar de admirar a sua coragem de lutar para que os bárbaros não triunfem.
A Sexta Coluna

Distopia em tempos de cólera

Quando nos falta quase tudo, incluindo géneros alimentares, que não nos falte a autodeterminação de género.
Politicamente Correto

Leitores de sensibilidade

As novas gerações arriscam-se a só conseguir encontrar as versões originais em alfarrabistas, bibliotecas ou nas estantes dos avós. Sem acesso a elas ficarão com com as ideias mais pré-formatadas.
Iniciativa Liberal

O outro PS

A política identitária divide, estigmatiza e fragiliza aqueles que supostamente diz defender. Que o PS o faça repugna-me mas não me espanta, que a IL embarque nesta deriva populista apenas me desilude
Politicamente Correto

A censura e os direitos de autor

Defender a alteração de obras literárias em prol das minorias não é mais do que aceitar uma atitude paternalista perante um vasto universo de leitores.
Escravatura

A escravatura politizada de Cristina Roldão

Eu interesso-me pela escravatura enquanto fenómeno histórico. Cristina Roldão só se interessa pela escravatura em função do racismo (que supõe, algo simplisticamente, ser um subproduto da mesma).
Politicamente Correto

Boaventura, MEC e os riscos da ideologia woke

O mais caricato no presentismo woke é que parecem realmente acreditar que são mesmo os primeiros que se lembraram de – só – cancelar as más ideias e – só – em nome da melhor causa.
Politicamente Correto

As letras mortas

Livros normalizados, sem relevo, são desprovidos do carácter aventuroso de toda a leitura: nela as crianças expõem-se a perigos e voltam a casa com feridas e cicatrizes, mas alargaram os horizontes.
A Sexta Coluna

A nova esquerda e os polícias da sensibilidade

Tal como as purgas estalinistas, os novos linchamentos, que começam por exterminar o inimigo externo, acabam a exterminar também os exterminadores, o inimigo interno.
Politicamente Correto

Wokismo: a doença mental que destrói o Ocidente

No meio desta loucura medonha, há piadas que já não se podem contar. Há roupas que já não se podem vestir. Há livros que já não se podem ler. Há palavras que já não se podem usar.
Politicamente Correto

O que restará?

Porque não reformular também Mark Twain, e Hemingway? E Camões, e Eça, e todos aqueles que se atreveram a escrever antes de agora. Agora sim, vemos o mundo com a clareza e empatia necessárias.
Politicamente Correto

A penitência do Guardian

O wokismo, como no Guardian, empurra o cidadão comum para permanentes actos de contrição e acções reparadoras. Esperemos que a tolice fanática não contagie os nossos decisores e que não vingue por cá.
Politicamente Correto

Donde vem a força do wokismo? 

O wokismo tem a força que lhe dão as elites do poder. A comparação entre o actual “wokismo” e a “contra-cultura” dos anos 1960 é, a esse respeito, reveladora.
Politicamente Correto

Os Cinco no Manicómio “Woke”

A tia Clara regressara com um pires de larvas desidratadas para David, dieta que adoptara dois dias antes em prol da sustentabilidade ecológica. "E então, menines? Viram a nova story da Greta?"
Politicamente Correto

Reflexões de um "imperialista"

O que mais me impressionou foi a admiração e fascínio que jovens entre os 18 e 21 anos têm com a rejeição dos padrões ocidentais.
Politicamente Correto

Os woke nunca existiram?

O wokismo tem dado azo a repetidos exageros, muitos deles risíveis. Atiraram a pedra, mas agora escondem a mão e fazem crer que quem os contesta está alucinado e anda a lutar contra moinhos de vento.
Politicamente Correto

Comer cancelados com a testa

Este caso permitiu que gente que nega a existência da cultura de cancelamento se tenha chocado com os efeitos da cultura de cancelamento.
Igualdade

Antifascista, feminista, antirracista, ecologista

Estes cinco conceitos dizem tudo sobre uma pessoa e não dizem nada. Dizem-nos que são seguidoras, que se definem de forma simplista e que não têm grande ideia de si próprias.
Politicamente Correto

As palavras e a imposição da moralidade

Quanto mais imposições se colocarem ao discurso de cada um, não só menor liberdade linguística tem o indivíduo, como também menor capacidade de se afirmar com pensamentos e sentimentos próprios.
Politicamente Correto

Os analfabetos que sabem reescrever 

Com jeito, alguém descobrirá um dia que Platão não era vegetariano, que Goya não era feminista, que Benjamin Franklin desconfiava de vacinas, que Rodin não ligava às alterações climáticas.
Livros

Dahl, Bond e o porquê de voltar a Mary Douglas

A história está cheia de purgas, de queima de livros e atos de “purificação” social. A novidade hoje é a introdução de um sistema que, não visando a exclusão física dos sujeitos, visa a exclusão moral
Cultura

「文化盗用」に関する考察

A fúria contra adoção & adaptação de ideias & costumes alheios é muito recente na história da humanidade. Contribuirá ela para a fraternidade universal, ou será um meio de semear discórdias & guerras?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.