771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Politicamente Correto

Politicamente Correto

A terceira Lei de Newton

Livros clássicos e contemporâneos arrastam-se cabisbaixos ao verem que há quem discuta seriamente reescrevê-los à medida dos fanáticos e dos ignorantes. Mas cada ação tem uma reação - é da Física.
Politicamente Correto

Vergonha de ser branco

Nas nossas sociedades abertas e democráticas não existem a não ser pontual e transitoriamente situações de regalia. Elas regem-se não pela epiderme ou pelo nascimento, mas pelo mérito que não tem cor.
Politicamente Correto

O politicamente correto e a ditadura das minorias

O respeito pelas diferenças não deve ser confundido com a imposição de um conjunto rígido de regras que sufocam o discurso.
Politicamente Correto

Pela porta das traseiras

Após décadas de constantes campanhas de culpabilização do homem branco, muitos ingleses, escoceses, galeses abrem os cordões às bolsas para comprar indulgências por pecados que não cometeram.
Politicamente Correto

Rituais partilhados

Que as cidades, as escolas ou as pessoas se queiram libertar de rituais partilhados em nome da inclusão, da laicidade ou do progresso é não só culturalmente empobrecedor, como biologicamente errado.
Identidade de Género

Desmascarar a ideologia de género na educação

"Sexo atribuído à nascença". Como assim? Alguém pode aceitar que à nascença somos presenteados com a atribuição do nosso sexo? A lei baseia-se nessa frase, falsa, para promover a ideologia de género.
Identidade de Género

Os filhos do Estado

A lei dita sobre o “direito à autodeterminação da identidade de género” é um projecto totalitário que torna cada criança na cobaia duma experiência ideológica de dimensões nunca conhecidas em Portugal
Politicamente Correto

O verdadeiro wokismo

Há crianças que passam uma hora inteira a pedir colo. Como assim votar projetos leis sobre casas de banho e nomes? Ficámos tão cegos com a pasmaceira requintada do politicamente correto?
Politicamente Correto

Será que pega de empurrão?

É inquietante que haja sectores do governo que adoptam a terminologia e a agenda do wokismo, que o PS esteja muito infiltrado por gente woke, e que, à socapa, essa gente esteja a aplicar a sua agenda
Politicamente Correto

Do Guadiana ao Mar da Palha, Palestina será livre

Multidões de ceguinhos e estrábicos não caem do céu: já o sr. Gramsci, esse saudoso estalinista, explicava que é necessário produzi-los. Para isso, converteram-se as escolas em fábricas de tontos.
Brasil

Verdadeiramente imbecil

Quanto mais os woke prevalecerem mais irão fazer coisas “verdadeiramente imbecis”, como diria o Presidente Marcelo, e como se vê neste caso da lei carioca que leva à remoção do busto do padre Vieira.
Politicamente Correto

Irritade, ou como a sociedade anda doente

Há cinquenta anos, a emoção era uma fraqueza que a sociedade só deixava que habitasse nas mulheres. Cinquenta anos depois, a emoção é uma fraqueza que já não se quer em ninguém.
Politicamente Correto

A política de vitimização

Se não há paz social entre nós, tal acontece porque o país tem muito pouco a oferecer à maioria dos portugueses, e não só a certas identidades; e se há revolta social, ela não está confinada a bolsas.
Liberdade de Expressão

E assim se acaba com a beleza dos 7 anões

Sempre entendi Branca de Neve como a história de 7 seres que eram espelho de uma lição de inclusão de uma pessoa diferente, sobre as perspetivas negativas dos sentimentos de vingança e de inveja.
Estados Unidos da América

O ópio do povo

Porque é que em casos de assédio sexual a acção é tão rápida, mas o reconhecimento de uma crise de saúde pública que afectou milhões são tão lentos e quase inexistente e dura mais de uma década?
Politicamente Correto

Libertem-nos da liberdade

A polis está a ser dilacerada pelo cosmopolitismo intelectual. A nossa pureza civilizacional está a ser irremediavelmente conspurcada. Esta caminhada para o abismo tem de ser travada a todo o custo.
Escravatura

A conta já chegou. São 20 biliões de dólares

Seriam mais de 20 biliões de dólares que supostamente deveríamos ao Brasil. Lembram-se como o nosso Presidente decidiu pedir desculpa pela escravatura e se prontificou a assumir “responsabilidades”?
Politicamente Correto

A Fábrica dos Sonhos: uma advertência

Quem são as auto-denominadas Mentes Inclusivas que ditam cortes, correcções e alterações a tudo o que vai sendo contado às crianças e divulgado ao povo?
Crimes Sexuais

Os juízes deviam falar com os bispos

Em França a violação e empalamento de uma mulher por um agressor já conhecido das autoridades mas que se mantinha em liberdade coloca a questão: poderão um dia os juízes vir a ser acusados de inacção?
Politicamente Correto

O realejo encravado

Para um negro woke os meus argumentos estão errados e não interessam porque… sou branco. Para um woke branco e de esquerda não são de considerar porque sou burguês e de direita.
Universidades

O que é isso de descolonizar o conhecimento? – I

Já há estudos académicos sobre o Fallism (derrubismo?) como teoria política que combinaria elementos do pensamento descolonizador, do pan-africanismo, da consciência negra e do feminismo radical negro
Politicamente Correto

Civilização acidental

O lugar-comum, como o nome indica, é um sítio onde se junta muita gente vulgar. É o grande supermercado das ideias enlatadas e das palavras ou frases pasteurizadas e já fatiadas.
Livros

Woke Index

Em 1573 um conto de Boccacio foi proibido, mas voltou ao domínio público depois de “corrigido”. Não é tão parecido com o que se faz hoje, com livros para adultos alvos de “comités de sensibilidade”?
Politicamente Correto

Reparações históricas: o programa da festa

Vivemos tempos de pesadelo que importa perceber e combater. O wokismo não é uma moda passageira e inócua. Veio para ficar e para tentar perfurar e demolir as mais sólidas paredes da cultura ocidental.
História

Manuais de Roldão

Para facilitar e lubrificar a desejada intervenção estatal sobre a liberdade de propor explicações históricas, Cristina Roldão deita mão ao supremo argumento do racismo, Abre-te, Sésamo dos activistas
António Costa

Criticar o governo de Costa passou a ser racismo?

A oligarquia socialista parece tentada a usar a ideologia woke importada da América para demonizar críticos e inibir debates.
Politicamente Correto

A dra. Joacine sabe fazer muamba?

Além de linda, a ideia de atribuir uma geografia à raça e uma raça à geografia evoca períodos radiosos da História: cada um no seu lugar de acordo com as suas “características”, não é verdade?
A Sexta Coluna

Os novos maniqueistas

Para todo o que cumpre os preceitos, as rezas e as devoções da nova Vulgata, a salvação; para todo o que ousa resistir ou discordar, alcatrão e penas.
Politicamente Correto

Notícias de Inglaterra

O contraste entre a posição desassombrada de Suella Braverman, afirmando que os brancos não devem sentir culpa por coisas ocorridas há muito tempo, e a penitência do nosso Presidente salta bem à vista
Politicamente Correto

Como os nazis não se lembraran disto?

Não existe qualquer diferença relevante, a não ser no fumo, entre a queima de livros pelos nazis e as adulterações e cancelamentos actuais de livros e autores. Trata-se de puro totalitarismo.
Livros

Em autocombustão

Hoje, tal como em Fahrenheit 451, o conhecimento passado é visto com desdém, ultrapassado, sem qualquer utilidade para o dia-a-dia do homem moderno, que está demasiado ocupado em “ser feliz”.
Política

O ethos rebelde da Nova Direita

Nada é mais fácil do que excluir-nos. É o paradoxo da sociedade inclusiva: só funciona sob o preço da nossa exclusão. Mas não choraminguemos por nada disto. Deixemos que os progressistas choraminguem.
Politicamente Correto

Jordan Peterson e a coragem de falar

O que verdadeiramente importa é isto: não precisamos de concordar com tudo o que Peterson diz ou pensa, mas não podemos deixar de admirar a sua coragem de lutar para que os bárbaros não triunfem.
A Sexta Coluna

Distopia em tempos de cólera

Quando nos falta quase tudo, incluindo géneros alimentares, que não nos falte a autodeterminação de género.
Politicamente Correto

Leitores de sensibilidade

As novas gerações arriscam-se a só conseguir encontrar as versões originais em alfarrabistas, bibliotecas ou nas estantes dos avós. Sem acesso a elas ficarão com com as ideias mais pré-formatadas.
Iniciativa Liberal

O outro PS

A política identitária divide, estigmatiza e fragiliza aqueles que supostamente diz defender. Que o PS o faça repugna-me mas não me espanta, que a IL embarque nesta deriva populista apenas me desilude
Politicamente Correto

A censura e os direitos de autor

Defender a alteração de obras literárias em prol das minorias não é mais do que aceitar uma atitude paternalista perante um vasto universo de leitores.
Escravatura

A escravatura politizada de Cristina Roldão

Eu interesso-me pela escravatura enquanto fenómeno histórico. Cristina Roldão só se interessa pela escravatura em função do racismo (que supõe, algo simplisticamente, ser um subproduto da mesma).
Politicamente Correto

Boaventura, MEC e os riscos da ideologia woke

O mais caricato no presentismo woke é que parecem realmente acreditar que são mesmo os primeiros que se lembraram de – só – cancelar as más ideias e – só – em nome da melhor causa.
Politicamente Correto

As letras mortas

Livros normalizados, sem relevo, são desprovidos do carácter aventuroso de toda a leitura: nela as crianças expõem-se a perigos e voltam a casa com feridas e cicatrizes, mas alargaram os horizontes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos