455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Politicamente Correto

Politicamente Correto

A linguagem inclusiva que visa excluir

Os totalitarismos começam pelo controlo da língua. As regras gramaticais são, além de normas que ajudam a comunicar, uma protecção contra os que vêem na alteração da língua uma arma de domínio.
Liberdade de Expressão

Woke é o novo movimento progressista

Uma das principais distinções do movimento woke é a enorme sensibilidade à ofensa. A liberdade de expressão que estes "ofendidos" nos querem tirar é o alicerce com que foi criada a nossa civilização.
Politicamente Correto

Portugal sem futuro

Não basta a produção em abstracto de uma contra-ideologia, o compromisso tem de ser diferente. Que é de certeza muito mais difícil e muito mais demorado. Mas é o único possível, quanto antes.
Oficina da Liberdade

ESG – Embuste, Sedução e Golpe. Parte II

O problema é querer transformar gestores de empresas privadas em decisores políticos, esperando que os privados, por milagre divino, obtenham melhores resultados na sua planificação social.
Oficina da Liberdade

ESG – Embuste, Sedução e Golpe. Parte I

Dentro da hidra monstruosa que é a praga woke, o movimento ESG apresenta-se como um dos seus braços financeiros.
Comportamento

Os activistas e os seus activismos

Eu não tenho que me achar um criminoso ou assassino por gostar da caça, nem um imperador romano por apreciar a tauromaquia.
Extremismo

Contra-Ataque

É uma boa ideia fazer parte do grupo daqueles que já perceberam que a democracia está a ser atacada, que a alt-right e o woke são anti-democráticos, que contra-atacar ambos é a única resposta adequada
Politicamente Correto

Ricky Gervais acha que as mulheres não têm pénis!

Fazer boa comédia nunca foi tão fácil, o guião já chega pronto. O movimento “woke” em geral e as “políticas identitárias” em particular são ridículos o suficiente para dispensar adornos.
Guerra na Ucrânia

O equívoco e o inequívoco

Os agressores tornam-se vítimas, obrigadas a agir, e as vítimas agressores, disfarçando a sua maléfica causalidade sob as vestes hipócritas. Foi assim no 11 de Setembro. Voltou a sê-lo agora.
Politicamente Correto

Cala-te, porque me ofendes

Não é o Estado nem a sociedade que pode ou deve controlar o que penso e digo. Cabe ao indivíduo apoiar ou reprovar a título individual ideias que possam por em causa a sua sensibilidade e crenças.
Transgénero

O que é isso de agenda trans?

O modo antidemocrático como o tema tem sido posto pelos novos ativismos impede a discussão do assunto. Mas querer discutir a justiça e adequação de medidas políticas não é colocarmo-nos contra ninguém
Politicamente Correto

Das guerras ideológicas

Será que além dos pronomes vamos precisar também de referir a cor da pele para nos apresentarmos? Será que nos vamos arriscar a ser cancelados por activistas da raça tal como já somos pelos do género?
Politicamente Correto

Livres da verdade

Nietzsche matou Deus e o homem, à deriva, foi abalroado por esta onda de destruição implementada pela governança global, através da novilíngua.
Oficina da Liberdade

Educadores do Povo

Há aqui elementos de uma ética puritana que, num contexto de laicização, se transpõem para a nova religião civil: a obsessão com uma culpa que decorre do que somos, não do que fazemos.
Politicamente Correto

Ensaio sobre a ignorância

O politicamente correcto foi inventado agora mesmo. A Nova Esquerda tenta tomar paulatinamente o poder. Na educação, nos Media, no cinema, na política até mesmo na informação diária. Na legislação.
Politicamente Correto

Património do esquecimento e artes acusatórias

Muita da mediocridade e monotonia artística de cunho identitário não provém de uma limitação subjectiva, é sim causada objectivamente pelas relações de produção. É um ganha-pão; é um “così fan tutte”.
Democracia

Os politicamente silenciados (parte I)

Parte do apoio que uma figura como Trump obteve prendeu-se com o facto de muitos reconhecerem que o espaço público excluía ilegitimamente uma franja crescente da população com preocupações legítimas.
Politicamente Correto

A ideologia de género como um género de birra

Em Portugal, quer o Ministério da Educação que as crianças, desde o pré-escolar, duvidem da biologia, desconstruam “estereótipos de género” e descubram a sua “identidade de género”. Está tudo online.
Arte Contemporânea

A politização da arte

A crise da arte chegou aqui: já não discutimos o objeto em si, mas as identidades dos artistas e a necessidade de as regras no mundo da arte responderem a exigências identitárias.
Politicamente Correto

Natal é Natal, não são festas

Se deixássemos todos de referir o Natal no Natal e de celebrar o Natal no Natal para não ofender ninguém em que é que esta quadra se tornaria?
Educação

Doutrinação e engenharia social no Ensino: factos!

Não falta evidência de elementos de doutrinação e de engenharia social, dos quais neste artigo se descreve apenas uma diminuta parte, com recursos escandalosamente impróprios para o Ensino.
Transgénero

O que é isso de TERF?

No mundo da interseccionalidade não há lugar para pensamento livre e livre discussão de ideias. Se não aceitarmos os dogmas estipulados ou se pensarmos coisas erradas, tornamo-nos inimigos mortais.
Politicamente Correto

Sofrer do medo do destino

O tema central da série – uma aula em que o professor faz, sarcasticamente, a saudação romana – revela uma geração sedenta de polémicas e incapaz de compreender sensatamente acontecimentos banais.
Politicamente Correto

O novo Super-Homem e outras mariquices

“Mulher” é conceito “segregacionista” (utilizar “pessoa com colo do útero”). A matemática é uma “construção social”. O método científico é “colonialista”. Esta gente é um maná para a psiquiatria.
Rádio Observador

James Bond politicamente correto? Ligue 910024185

O que está a acontecer aos nossos heróis neste tempo em que mandam os polícias do pensamento? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Politicamente Correto

O Ocidente a caminho da idiotia

Os defensores da cultura woke querem, no que à escravatura diz respeito, uma nova narrativa e, sobretudo, dinheiro e outras compensações que designam genericamente por “reparações”.
Politicamente Correto

O herói domesticado

James Bond foi assassinado pelo politicamente correto. 007 é a hipérbole do “opressor”. Como tal é preciso retirá-lo do grande ecrã, porque assim exige a higienização da sociedade.
Politicamente Correto

A glória de Hergé

Os inimigos da imaginação que querem fechar o mundo na sua prisão para que os nossos olhos não se dirijam para o desconhecido são dignos merecedores de todos os insultos que o Capitão Haddock proferiu
Politicamente Correto

Introdução à micrologia

O que pescam os micrólogos? Pescam micro-agressões, que são o seu prato favorito. A sua característica principal, como coisa distinta de uma agressão pura e simples, é o poder ser aquilo que quisermos
Politicamente Correto

As falácias das “novas identidades”

Para os mais arregimentados, o que numa democracia liberal seria considerado um saudável debate é tido como “ofensivo” para o “oprimido”, com riscos reais para quem desalinhe do padrão moral dominante
Politicamente Correto

As lutas culturais - Parte I

A moralidade tornou-se no cerne dos posicionamentos políticos dando origem a lutas pela hegemonia cultural com a discussão dos próprios valores morais da sociedade, sobre o que é bem, o certo, o justo
Direitos LGBTQ

O que é isso de homonacionalismo?

Qual o mal de homossexuais dizerem que os seus direitos nunca foram tão assegurados como nas sociedades ocidentais?É negarem o discurso identitário de essas sociedades serem portadoras do mal absoluto
Politicamente Correto

Ainda o wokismo: uma ameaça à democracia

Se considerarmos que o movimento woke nos países anglo-saxónicos compreende uma minoria de ativistas, não deixa de surpreender o seu crescimento e a sua capacidade de condicionar as decisões políticas
Politicamente Correto

O novo totalitarismo 

O activismo "woke" não consiste numa qualquer libertação, mas na mais audaciosa proposta de aumento do poder do Estado no Ocidente desde os totalitarismos dos anos 1930.
Literatura

"Os que fazem literatura passam o teste do tempo"

Novo livro de Maria do Rosário Pedreira reúne crónicas cáusticas sobre pessoas e costumes. Em entrevista, a também editora conta como descobre escritores e fala da aversão ao "politicamente correto".
Liberdade de Expressão

O verdadeiro Grande Irmão

É em nome do Eu – Eu, Eu, Eu – que a liberdade do discurso (“expressão” é um conceito mais ambíguo) é limitada dia após dia, num enclausuramento progressivo. Já estivemos mais longe do 1984 de Orwell.
Politicamente Correto

Black Lives Matter, a nova lei

A “música branca europeia” é, agora, considerada supremacista. Uma universidade que nos deu John Locke, Thomas Hobbes, Adam Smith, preocupa-se que os seus alunos fiquem incomodados por ouvir Beethoven
História

Espero que o Governo não vá na conversa

Há um enorme esforço para reinventar a História e a tornar politicamente “útil” e o mais alarmante é que isso conta com a passividade, o silêncio ou até mesmo com a conivência de muitos historiadores.
Politicamente Correto

Chique a valer

É de lamentar que a efervescente consciência social que emergiu em torno do racismo não se tenha alastrado a outros domínios que tanto afetam as nossas vidas.
Politicamente Correto

O segundo passo para o totalitarismo

A propaganda alimenta-se de ignorância e de arrogância. Ela pode assumir várias formas, mas a manipulação orwelliana da linguagem continua a ser a chave para a reforma do pensamento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.