787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Madalena Meyer Resende

Convidado

Artigos publicados

café europa

A lição que vem de Varsóvia

A lição que vem de Varsóvia confirma que a sobrevivência da democracia depende da separação da identidade conservadora religiosa do nacionalismo autocrático.
café europa

O Nagorno-Karabakh e o fim da ordem internacional

Nas fronteiras da Europa as regras da ordem internacional são coisa do passado. A Ucrânia criou o precedente, e as condições, para o fim do Nagorno-Karaback.
café europa

André Ventura e o nacionalismo alemão 

A visão que a AfD propõe de uma Europa "Cristã e Nacional" é particularmente preocupante para Portugal. No ADN do partido está inscrita a ideia de que a Europa do Sul é parasita da Alemanha.
NATO

Ucrânia na NATO: argumentos a favor da adesão

Segura no seio da NATO, seria mais fácil para Kiev negociar concessões territoriais à Rússia. Outro aspeto é que a adesão à NATO poderia significar um maior controle sobre as ações ucranianas.
café europa

É este o exército europeu? 

A guerra na Ucrânia inaugurou uma nova “era trágica”, onde a geografia, a economia e o clima parecem empurrar as potências para uma competição global pelos [escassos] recursos.
Ursula von der Leyen

O momento Ursula 

A estratégia de Von der Leyen alterará fundamentalmente os fluxos comerciais e os investimentos entre a UE e a China. Pouco promissora é por isso a postura do seu companheiro de viagem Emmanuel Macron
café europa

A Guerra Fria está cada vez mais gelada

O cerrar dos blocos na Guerra Fria é claro, e, para os Europeus, a possibilidade de prosseguir uma terceira via na sua relação com a China é cada vez menos realista.
café europa

Da revolução europeia à guerra da Ucrânia

Preparada pela luta contra o comunismo soviético, a elite política da Europa Central defende o legado da sua história contra a agressão de Putin com a convicção de quem defende a herança da família.
café europa

Zelensky e Bento XVI na defesa do Ocidente 

Apesar de ser pessimista e ver a morte da civilização ocidental como provável, Ratzinger falava da possibilidade da emergência de uma “minoria criativa” que encontrasse formas de reverter o declínio.
café europa

O melhor, o pior e o que está para vir

O governo português tem alinhado pela posição francesa, pautando-se pela hesitação em relação à Rússia e apoio morno à Ucrânia. Na área militar, a nossa ajuda à defesa ucraniana tem sido paupérrima.
Guerra na Ucrânia

A Polónia está em Guerra?

O alinhamento claro da Alemanha com o RU e os EUA retira protagonismo à Polónia e põe em cima da mesa a possibilidade de fortes desacordos entre os europeus quanto aos termos da paz, quando esta vier.
café europa

Iniciativa estratégica continua no lado da Ucrânia

A evacuação da população de Kherson parece estar ligada a uma estratégia de controle das perdas. O propósito de Putin não é apenas a expansão do território mas também o aumento da população da Rússia.
Guerra na Ucrânia

O verão horribilis de Vladimir Putin

Putin aposta num misto de escalada e retraimento que sugere que estaria preparado para um compromisso no status quo atual. Este cenário poderia tornar-se apelativo para alguns Europeus.
café europa

Papa Francisco: a Igreja num mundo pós-Ocidental

O Papa Francisco veio trazer ao Vaticano uma nova tradição, do Catolicismo da America Latina, com a sua relação complexa com a teologia da libertação e a desconfianca das intenções do mundo ocidental.
café europa

A segunda frente da guerra

A Rússia como a principal ameaça da OTAN deverá tornar-se patente no novo Conceito Estratégico, e será um guia para a postura de defesa da NATO, o seu foco militar e dos seus investimentos.
café europa

Nações livres, uni-vos

A mobilização dos ucranianos é difícil de compatibilizar com a negociação de perdas territoriais em troca da paz com Putin. A conexão entre o território e a nação tornou-se crescentemente importante.
café europa

A escalada da guerra da Ucrânia

A expansão do conflito para a Europa Central está em curso. Para evitar a escalada para um confronto global, o regresso a uma retórica de contenção por todos os aliados é uma prioridade.
café europa

O fim do mercantilismo europeu

Na Cimeira UE-China da semana passada Van der Leyen foi invulgarmente clara ao avisar que, apoiando a Rússia, a China corre o risco de um êxodo de investimento estrangeiro europeu.
café europa

A Europa em mudança 

Não há hoje dúvida de que Putin irá até onde o Ocidente o deixar. A decisão de aumentar dez vezes o número das tropas prenuncia assim a fortificação das fronteiras da NATO a Leste.
café europa

Ponto de viragem na crise ucraniana

Se decidir limitar os riscos, Putin já ganhou um lugar central na renegociação da segurança euro-Atlântica, pondo o Ocidente na defensiva e forçando uma re-centragem da atenção americana na Europa.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora