352kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Madalena Meyer Resende

Convidado

Artigos publicados

café europa

A Coligação Semáforo chega ao governo em Berlim

A rapidez e relativa eficácia das negociações da coligação tripartida – que certamente beneficiaram da presente fraqueza da CDU – é um bom augúrio para a estabilidade do próximo governo.
café europa

A nova internacional nacionalista na Europa

É Zemmour, de origem judaica e argelina, que reclama a soberania francesa e a tradição Católica, anunciando que o seu objetivo é impedir que a França veja as suas igrejas substituídas por mesquitas.
café europa

Eleições em tempo de pandemia

O sistema político mudou no centro e os novos equilíbrios tem de encontrar-se aí. O bipartidarismo imperfeito alemão deu lugar a um quadripartidarismo instável, mas porventura mais dinâmico e inovador
café europa

O fim do Afeganistão: consequências para a Europa

O élan do “regresso da América” com a administração Biden está, senão perdido, pelo menos adiado. Para a Europa é urgente mostrar unidade face às consequências dramáticas para si própria e para a NATO
café europa

A ofensiva de charme de Biden a Berlim 

Para cantar vitória, Washington terá que esperar pelos resultados das eleições de setembro. Nestas se joga não só o futuro da Alemanha, mas também o da sobrevivência da comunidade transatlântica.
café europa

A próxima Guerra Mundial

Falta na Europa quem acompanhe Washington na produção de narrativas que sirvam de base à ação conjunta das democracias liberais. A alternativa é um recentrar nacionalista, que a ninguém beneficia.
café europa

Patentes vs. Pacientes: de que lado está a Europa?

O que está em jogo é que as empresas farmacêuticas colaborem com os países do Global South para que estes possam vir a participar no esforço, e no lucro, da produção de vacinas para os seus mercados.
café europa

Putin ao ataque

Surpreendidas pelo estilo provocador da administração Biden, Rússia e China respondem à letra, testando a sua resolução de defender o que resta da ordem internacional. Voltamos ao modo da guerra fria.
café europa

Orbán e a democracia cristã europeia 

A inversão que Orbán cometeu da síntese europeísta cristã-democrata contaminou a credibilidade do PPE e a sua autoridade. A reconstrução desta identidade não é agora tarefa fácil.
café europa

Angela Merkel e o regresso do Espectro de Rapallo

Por enquanto, a estratégia de Merkel parece estar a cooptar o Presidente Joe Biden para um cessar-fogo diplomático, mas a deterioração das relações entre Berlim e Washington é visível.
café europa

Os amigos são para as ocasiões

A tarefa da Administração Biden assevera-se formidável: ultrapassar as crises social, política, económica, pandémica e internacional. Do seu sucesso depende a sobrevivência da ideia de Ocidente.
café europa

O custo da indecisão

Para a presidência portuguesa da União Europeia, que começa a 1 de janeiro, a indecisão política de Merkel quanto às prioridades de política externa da Europa é, sem dúvida, um desafio.
café europa

Quem será o melhor amigo de Biden na Europa?

Em causa está a recomposição da relação entre a França, a Alemanha e a Grã-Bretanha e, no centro dessa recomposição, está o destino da NATO.
café europa

A Leste, algo de novo

No outono de 2020, há algo de novo na política europeia. Nas vésperas do Brexit e das eleições americanas, França e Alemanha parecem estar a alinhar-se face às crises na sua vizinhança.
café europa

Por quem torce Deus nas eleições americanas? 

Está Deus com os moderados, que aceitam o “muro da separação” entre religião e Estado, ou com os radicais, que condenam essa separação como desapropriada quando está em causa o direito ao aborto?
café europa

Alemanha e China na frente da saída da crise

Os números da Alemanha e da China desta semana ultrapassam as expectativas mais otimistas. E a recuperação económica dos dois países reforça-se mutuamente, através da estreita cooperação comercial.
café europa

O regresso ao futuro em Beirute

A visão das ruas destruídas de Beirute devia lembrar aos líderes que o nacionalismo sectário, onde etnia e religião se fundem e reforçam, é fonte de instabilidade e de guerra.
café europa

Duelo ao meio-dia: Merkel contra Orbán

Angela Merkel é conhecida pelo seu pragmatismo e acusada de falta de visão. Mas no seu discurso ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, adotou um tom guerreiro pela democracia liberal na Europa.
café europa

Deus encontra Trump, Xi e Merkel numa esquina

A pandemia já deu a volta ao mundo, mas ao virar da esquina está a crise social e económica. É nessa esquina que Donald Trump, Xi Jinping e Angela Merkel se encontram com o Cristianismo.
A página está a demorar muito tempo.