249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

café europa

café europa

Cuidado com as imitações /premium

Num país governado por um socialistas aliados com as esquerdas mais radicais da Europa, uma direita clara não teve de ser radical nem refém do discurso extremado para ganhar. A lição de Madrid é essa.
café europa

O caso do sofá /premium

A aventura de uma Comissão Europeia que participa sozinha na política internacional não funcionou e prejudicou a imagem de competência da União.
café europa

A luta continua do Afeganistão a Cabo Delgado  /premium

Era desejável que o governo de Moçambique, com o envolvimento de líderes locais e a ajuda de parceiros internacionais, apresentasse um ambicioso plano para o desenvolvimento do Norte de Moçambique.
café europa

Putin ao ataque /premium

Surpreendidas pelo estilo provocador da administração Biden, Rússia e China respondem à letra, testando a sua resolução de defender o que resta da ordem internacional. Voltamos ao modo da guerra fria.
café europa

Os neodirigistas querem moldar o mundo /premium

Do lado de lá, o Buy American de Biden, por mais que se diga que é diferente, soa ao America First de Trump. Na Europa, diz-se o mesmo de outra maneira. Diz-se dependentes e impreparados para o futuro
café europa

A onda verde que nos pode engolir /premium

Em vez da cura, 2021 trouxe uma profunda fadiga pandémica, com governos que parecem mais incapazes do que nunca. E em nenhum lugar essa dinâmica se tem sentido com maior surpresa do que na Alemanha.
café europa

A guerra das vacinas continua, quem ganha? /premium

A história mostra que desde os EUA à Suíça, passando pela velha Polónia-Lituânia ou pela coroa de Aragão, as confederações ou se federalizam (houve vários modelos) ou colapsam. São reféns da fortuna.
café europa

Os mesmos erros um ano depois /premium

É evidente que era possível ter mais vacinas e vacinar mais gente mais depressa e devia ser possível os governos confiarem na Agência Europeia do Medicamento. Exactamente o que não está a acontecer.
café europa

Orbán e a democracia cristã europeia  /premium

A inversão que Orbán cometeu da síntese europeísta cristã-democrata contaminou a credibilidade do PPE e a sua autoridade. A reconstrução desta identidade não é agora tarefa fácil.
café europa

Do que Bruxelas não nos salvou /premium

A Comissão Europeia falhou este ano, o que nos prolonga o sofrimento quando os nossos amigos americanos e britânicos já pensam no futuro.
café europa

Imperialismo sem preconceitos /premium

185
Quer Marcelino da Mata, quer a Birmânia mostram que a história eurocêntrica dos impérios que nos querem impor em nome do combate ao racismo não tem grande base nos factos nem ajuda a perceber o mundo.
café europa

Angela Merkel e o regresso do Espectro de Rapallo /premium

Por enquanto, a estratégia de Merkel parece estar a cooptar o Presidente Joe Biden para um cessar-fogo diplomático, mas a deterioração das relações entre Berlim e Washington é visível.
café europa

O poder paga-se caro /premium

Ursula von der Leyen quis que a sua Comissão fosse geopolítica, quis liderar a gestão dos dinheiros do plano de recuperação, a compra e distribuição das vacinas. Quis poder. Quando correu bem, foi bom
café europa

A Comissão Europeia falhou  /premium

O conflito com a AstraZeneca faz-nos suspeitar da estratégia seguida. Tentar impor uma fronteira na Irlanda ficará como o grande exemplo das consequências desse desnorte.
café europa

A nova vaga da pandemia e o eurocentrismo /premium

É fundamental a UE e os Estados trabalharem com as farmacêuticas para resolver o problema. Estamos numa corrida contra o tempo, estamos sobretudo numa corrida contra novas variantes.
café europa

Os amigos são para as ocasiões /premium

108
A tarefa da Administração Biden assevera-se formidável: ultrapassar as crises social, política, económica, pandémica e internacional. Do seu sucesso depende a sobrevivência da ideia de Ocidente.
café europa

Presidentes de uns contra os outros /premium

110
O que se passou nos Estados Unidos não é apenas uma excentricidade dos americanos. Em Portugal, há um candidato presidencial que diz só querer ser presidente de uns. De uns contra outros, portanto.
café europa

A Europa que se perdeu /premium

A pergunta fundamental da Europa volta a aparecer: é na entropia de Berlim ou no kitsch de Bruxelas que se resolve a questão da identidade?
café europa

O custo da indecisão /premium

Para a presidência portuguesa da União Europeia, que começa a 1 de janeiro, a indecisão política de Merkel quanto às prioridades de política externa da Europa é, sem dúvida, um desafio.
café europa

Drag Queens em bibliotecas e fantasmas na Direita /premium

Por mais que digam que o país está subjugado à agenda radical bloquista ou comunista, os eleitores sabem que quem governa é o PS. Se algum dia quiserem castigar Costa, votarão numa alternativa.
café europa

O Estado de Direito é condição /premium

Os fundos europeus não são cheques chorudos entregues por um parente ausente e caridoso: têm destino, obedecem a prioridades políticas e a sua execução é escrutinada.
café europa

O eurocentrismo da liberdade de expressão /premium

A imprensa internacional tem andado animada por Macron e a imprensa nacional anda agitada por Mamadou Ba. Um tema une estas duas polémicas: a liberdade de expressão e os seus limites.
café europa

Quem será o melhor amigo de Biden na Europa? /premium

Em causa está a recomposição da relação entre a França, a Alemanha e a Grã-Bretanha e, no centro dessa recomposição, está o destino da NATO.
café europa

A batalha pela alma dos democratas /premium

O que se está a passar na América é uma lição para a Europa. Há quem lidere, combatendo os radicais. E quem anime a polarização e o ódio, que está a levar à quase exaustão as instituições democráticas
café europa

As derrotas do idadismo estrutural  /premium

Numa altura em que o idadismo como discriminação dos mais velhos consome parte do discurso público europeu, a América mostra a debilidade de uma realidade oposta: a gerontocracia.
café europa

Um presidente norte-americano para a Europa? /premium

Estamos todos cansados do espetáculo eleitoral nos EUA. O suspense transformou-se em suspiros de enfado. Mas este é um espetáculo que realmente conta e pode não ter um final feliz, ganhe quem ganhar.
café europa

A Leste, algo de novo /premium

No outono de 2020, há algo de novo na política europeia. Nas vésperas do Brexit e das eleições americanas, França e Alemanha parecem estar a alinhar-se face às crises na sua vizinhança.
café europa

Um país feliz a abanar a cauda da Europa /premium

108
O que devia ser o debate da década, fez-se em duas horas na Assembleia da República e em meia dúzia de programas de rádio e televisão. Números que sustentem a discussão? Nem vê-los.
café europa

A potência reacionária nas eleições americanas /premium

A Europa faz bem em preferir Joe Biden, mesmo que timidamente, mas não pode continuar convencida de que conseguirá parar o mundo em 1992.
café europa

EUA: as eleições e debates interessam-nos ou não? /premium

Os debates são um grande entretenimento político, mas nada garante que tenham grande impacto. Já a escolha do próximo presidente dos EUA terá um grande impacto no futuro da economia e da ordem global.
café europa

Por quem torce Deus nas eleições americanas?  /premium

141
Está Deus com os moderados, que aceitam o “muro da separação” entre religião e Estado, ou com os radicais, que condenam essa separação como desapropriada quando está em causa o direito ao aborto?
Café América

Prémios (sem insultos) para o pior debate dos EUA

Como vai ser a campanha eleitoral nos EUA? Depois do debate crispado, o Café Europa tenta antecipar o que aí vem nas presidenciais norte-americanas.
Estados Unidos da América

O embaixador e o verdadeiro problema da EDP

220
Houve quem tenha vindo defender a honra da pátria face a uma entrevista do embaixador dos EUA. Eu fico satisfeito que a diplomacia norte-americana nos dê suficiente importância para nos pressionar.
café europa

A Europa que não faz falta /premium

113
O inferno da federalização europeia está cheio de boas intenções. Decisões por maioria na política externa e combater o racismo transformando o discurso de ódio em crime europeu são mais duas.
café europa

O estado da União /premium

Tudo somado, o primeiro discurso da presidente von der Leyen sobre o estado da União não foi memorável e é extremamente improvável que alguma parte dele sobreviva.
café europa

Não somos todos bielorussos /premium

O que fazer pelo povo heróico da Bielorrússia? Não prometer mais do que iremos dar. Dizer que somos todos bielorussos é fácil, mas na prática não vamos todos mudar-nos para Minsk.
café europa

Alemanha e China na frente da saída da crise /premium

Os números da Alemanha e da China desta semana ultrapassam as expectativas mais otimistas. E a recuperação económica dos dois países reforça-se mutuamente, através da estreita cooperação comercial.
café europa

Ena, tantos brinquedos novos. Ou não. /premium

110
Se vai haver dinheiro como nunca houve, e não vai haver tanta vigilância de Bruxelas como deveria haver, alguém tem de nos controlar. Vamos ter de ser nós.
café europa

Um canto do cisne alemão /premium

As eleições na Alemanha serão interessantes. Contrariando a narrativa instalada, talvez a esquerda europeia ainda seja capaz de se mexer, mas só o possa fazer para um sítio distante da realidade.
café europa

Direito à crítica e riscos de uma cultura censória /premium

Aqui se procura explicar o que há de diferente e novo no ataque dos 67 a Riccardo Marchi, e como se relaciona com a nova cultura censória “à americana” que vem chegando à academia e aos media europeus
café europa

O regresso ao futuro em Beirute /premium

A visão das ruas destruídas de Beirute devia lembrar aos líderes que o nacionalismo sectário, onde etnia e religião se fundem e reforçam, é fonte de instabilidade e de guerra.
café europa

A “Europa” não existe, mas aprofunda-se /premium

Cada líder presente na cimeira de Bruxelas fez contas de política interna. Mas, ao mesmo tempo, todos eles aceitaram um salto em frente na integração, que terá profundas consequências.
café europa

Portugal: do Leste ou do Mediterrâneo? /premium

Ficou evidente a incapacidade para executar uma política europeia que não seja exclusivamente dependente dos dois objetivos comezinhos e habituais: mais cargos e mais dinheiro.
café europa

Os 67, ou como a vaga censória chegou a Portugal /premium

200
A cancel culture que em nome do antirracismo ganha peso nos EUA chegou a Portugal por via da denúncia do livro de Riccardo Marchi sobre o Chega. Talvez com boas intenções, temo que com maus resultados
café europa

Duelo ao meio-dia: Merkel contra Orbán /premium

Angela Merkel é conhecida pelo seu pragmatismo e acusada de falta de visão. Mas no seu discurso ao Parlamento Europeu, na quarta-feira, adotou um tom guerreiro pela democracia liberal na Europa.
café europa

Radicais de estimação /premium

Ventura estica vagamente o braço, o suficiente para criar a confusão sem se poder provar a acusação. Ventura não quer discutir, quer ser discutido.
café europa

O debate europeu /premium

Ao velho consenso, que tenta perceber como pode sobreviver a estes tempos de chumbo, importará compreender que o posicionamento político não se esgota na dicotomia entre europeístas e soberanistas.
café europa

António Vieira vandalizado e a História do Futuro /premium

O combate ao racismo justifica a vandalização da estátua do jesuíta do século XVII no Largo de S. Roque? Há quem reduza o ataque à estátua de Vieira à imbecilidade. Temo que possa ser algo mais sério.
Café Europa

35 anos de Europa e 2 de Mário Centeno

Quase ninguém notou mas a Polónia invadiu a República Checa. Somos europeus há 35 anos e para o ano presidimos à UE. Mas não mandamos. E Padre António Vieira, esse grande europeu.
café europa

Deus encontra Trump, Xi e Merkel numa esquina /premium

A pandemia já deu a volta ao mundo, mas ao virar da esquina está a crise social e económica. É nessa esquina que Donald Trump, Xi Jinping e Angela Merkel se encontram com o Cristianismo.
café europa

O que vai mudar para a Europa /premium

Vai haver dinheiro de todos para a retoma económica europeia, o que vai implicar uma coordenação de políticas orçamentais. Mas nunca há dinheiro sem condições ou consequências.
café europa

A posição de von der Leyen /premium

Ao anunciar €750 mil milhões depois de a entente franco-alemã ter sugerido €500 mil milhões, fica evidente que a disputa não é pelo poder em si, mas pela perceção de que ele existe na Comissão.
café europa

Covid e a guerra global pela cura /premium

O texto inaugural desta coluna coletiva “Café Europa” pega num tema simples: o possível fim do mundo tal como o conhecemos por causa do impacto da Covid-19 e o que pode a Europa fazer a esse respeito.
A página está a demorar muito tempo.