771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pedro Pereira

Convidado

Artigos publicados

Iniciativa Liberal

O voto útil e a verticalidade vertebral 

Até 10 de março, os fantasmas criados em redor da IL serão insuflados; juntamente com mais velha das tentativas de  manipulação eleitoral: o “voto útil”.
Democracia

(um nada) Admirável Mundo Novo 

A renovada invasão — em larga escala — da Rússia de Putin à Ucrânia foi a última gota dum copo que já estava (há muito) cheio no combate entre democracias e regimes autoritários. 
País

Os sete calcanhares de Aquiles

A política do “respeitinho” ainda marca hoje o modo como parte significativa dos cidadãos interage com o Estado, não reconhecendo a si o direito da fiscalização da ação do Estado por cada indivíduo.
Saúde Mental

Uma questão de mentalidades

No seguimento da discussão sobre a liberalização das drogas leves,  é necessário ter em conta que existe um risco de aumento de casos de psicose aguda, ataques de pânico ou perturbações de ansiedade.
Serviço Nacional de Saúde

A destruição dos Cuidados de Saúde Primários 

No indicador Diabetes Mellitus tipo 2, passa a ser considerado como tendo um bom seguimento de consulta o utente que realize apenas uma consulta anual, em detrimento das atuais 2–3 consultas médicas.
Iniciativa Liberal

A virtude ao centro

Se há coisa que os liberais portugueses têm que aprender com os irmãos ibéricos do Ciudadanos é que o abandono do centro político não só reforça o bipartidarismo, como é um verdadeiro tiro nos pés.
Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda, força de bloqueio à Liberdade

O folhetim distribuído pelo BE, com grafismo copiado da IL, em que agita os papões liberais do fim da escola pública, das borlas aos ricos ou do fim do SNS, é a admissão de que o BE está bloqueado. 
António Costa

Afinal as vacas não voam

António Costa foi ministro da Justiça (governo de António Guterres) e de Estado e da Administração Interna (governo de José Sócrates). Duas vezes primeiro-ministro. Sempre sem os resultados prometidos
Parlamento

Temos mesmo deputados a mais?

O que Portugal precisa não é de menos deputados ou de uma redução significativa da sua remuneração. Portugal precisa de um conjunto de reformas do sistema eleitoral e do funcionamento do Parlamento.
Serviço Nacional de Saúde

Estado de inconsequência

No meio do caos em que a pandemia mergulhou o SNS, o apoio parlamentar de partidos de esquerda e a teimosia da Ministra da Saúde levaram a que a capacidade do Sistema tivesse sido colocada à margem.
Medicina

Pacto de decadência

Um estudante de medicina sem acesso a formação especializada será pouco mais que um precário "ad aeternum" com o objetivo de preencher lacunas. Não se podem forçar centenas por ano a esse destino.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos