Depois de entrar nos negócios dos canais de televisão, Cristiano Ronaldo decidiu, em estilo agente duplo, dedicar-se ao arqui-inimigo Youtube. Em poucas horas, tornou-se o maior youtuber português, no mesmo dia em que criou o canal.

A carreira de youtuber parece fazer sentido. Com o nickname de CR7, pode juntar-se à lista de youtubers com números no nome, sucedendo a D4rkframe, SEA3PO ou JOliveira10. É curioso, mas já houve em Portugal um youtuber chamado Ronaldo, conhecido pela alcunha Gato Galáctico. Cristiano já não poderá ser o primeiro Ronaldo Galáctico do Youtube, assim como não pôde ser o primeiro Ronaldo Galáctico do Real Madrid. Já lá tinha passado o Fenómeno.

Havendo muito por onde escolher, podemos imaginar Cristiano Ronaldo a seguir a fórmula do Youtube português, com thumbnails expressivas, com títulos como “Comprei o meu carro de sonho”, “Experimentei ser jogador profissional por 20 anos”, ou “Joguei o Euro 2024 – Correu mal?”. E porque não um “Buenos dias, Riade! Olha os jactos lá atrás!”? Entre conteúdos de vlogs, lifestyle, reacts, e gaming, esperamos por um “Desafio da Canela”, em que em vez de ingerir uma colher com pó de canela, faça entradas a pés juntos às pernas com mais um convidado, sem caneleiras. Talvez Pepe queira participar. Poderá também seguir a moda dos youtubers que se tornam boxers, já que já tem experiência em catálogos de moda onde posa de boxers. Terá de ter atenção a cumprir as regras da plataforma, já que ao terceiro strike (aviso, em linguagem de youtube) poderá ver o seu canal ser eliminado. E de strikes percebe um goleador como Ronaldo.

Cristiano Ronaldo já era o português mais seguido no Instagram, por inerência de ser a pessoa com mais seguidores na plataforma; o português com mais golos e com mais assistências no mundo do futebol; e é detentor de incontáveis recordes que por vezes nos levam a não conseguir conceber que uma das pessoas mais influentes no mundo é portuguesa. Quem sabe, um dia chegará ao topo dos portugueses mais ricos do mundo, o que não será fácil já que terá de conseguir destronar o actual número 1 da lista, Roman Abramovich. O youtuber britânico Niko Omilana, conhecido sobretudo por vídeos de pranks, candidatou-se em 2021 a mayor de Londres, conseguindo um espectacular quinto lugar. Repetiu a ousadia ao se candidatar a Primeiro-Ministro em 2024. Se Cristiano Ronaldo quiser seguir este tipo de conteúdo, e entrar no mundo da política (mundo por onde ainda não entrou), poderá, quem sabe, chegar a Presidente da República e bater também o actual recorde de popularidade em urnas detido por Mário Soares (em 1991). Na viagem de 2018 de Marcelo Rebelo de Sousa à Casa Branca, Donald Trump questionou a possibilidade de Cristiano Ronaldo chegar a Presidente da República Portuguesa (concorrendo contra Marcelo, que nas palavras do norte-americano não teria hipótese contra o jogador), quase esperando que Marcelo assumisse, como aconteceu sobre Fábio Paim, “se acham que sou bom Presidente, esperem até ver o Cristiano Ronaldo.” O Presidente português, colocou-lhe a mão no joelho e avisou-o que Portugal não é como os Estados Unidos da América. A verdade, é que já esteve mais longe. Uma coisa é certa, nos jogos solidários entreyoutubers, streamers, einfluencers há uma equipa que claramente parte em vantagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR