Têm nos chegado imagens de falta de equipamentos, mensagens de receio, pessoas com medo e de profissionais que, apesar de nos relatarem tudo isso, o põe atrás das costas e avançam para a linha da frente no combate ao Covid-19.

Os Enfermeiros são muito mais do que uma bata, do que uma máscara e um crachá. São gente! Gente que chora e teme, como os outros, este inimigo invisível que ataca indiscriminadamente e sem razão.

Esta pandemia fez revelar o melhor e o pior de todos nós. Dos açambarcamentos aos vizinhos que ajudam os mais frágeis, desde os pobres de espírito que usam a calamidade para enriquecer às empresas que colocam de parte a sua necessidade de lucro para nos ajudar a salvar. Esta, é a batalha pelas nossas vidas, e estamos a agir como nação. Neste esforço de guerra pede-se a cada um o que pode dar, mas a alguns, que deem tudo quanto têm. Há profissionais de saúde que se despediram dos filhos para não os infectar, há casais que ficam juntos porque não há hecatombe que os separe, há quem deixe os pais, de lágrimas nos olhos, para lutar pela pátria.

Esta é a doença da solidão. É verdade! Mas não a do abandono. Hoje afastamo-nos unidos. Num misto de sentimentos que confunde o peso do isolamento e a alegria do saber que tudo ficará bem, lá vamos, lavados em lágrimas, para o desterro a que este vírus nos condenou. Não se sintam sós! Estamos mais unidos do que nunca. Hoje, é possível dizer que é verdade. NINGUÉM ESTÁ SOZINHO.

Esta luta não se extingue no combate pela vida. É um elogio ao amor, é reivindicar à natureza o nosso direito a amar e a mostrar carinho, a dormir com os nossos filhos e a beijar os nossos pais, a abraçar os nossos amigos e a estar junto, sem réguas, dos que nos amam.

Aos que estão na linha da frente, sorrimos porque vocês nos dão esperança. São vocês que nos fazem acreditar que tudo ficará bem. Cumpriremos a nossa missão, ser o vosso apoio para tudo o que daí possa vir. Vós estais na linha da frente mas tendes 10 milhões atrás de vós. Nesta luta ninguém ficará para trás porque com o Homem, nunca se luta contra o amor.

Amanhã tudo será melhor. Tudo passa! E a cada dia que passa, marchamos pela vitória sabendo que quando isto passar, e passará, ficarão as mágoas, os cristais das lágrimas que fomos soltando e a certeza que o mundo nunca mais será igual. Ninguém se esquecerá que os da linha da frente foram para a guerra, para nos devolver o amor.

Obrigado!