“Um casal jovem que queira casar e comprar casa está a ser empurrado para a periferia por causa da especulação imobiliária”.
Não sei se as palavras eram exactamente estas, mas a ideia era. Para lançar o debate entre os ouvintes de uma rádio sobre a “taxa Robles”, o moderador tratou de colocar no cadafalso a especulação imobiliária que atira os jovens para os subúrbios. Isto para além das malfeitorias de quem arrenda quartos a estudantes por preços proibitivos.
É assim que, em Portugal, se começa um debate: virando a realidade do avesso, misturando tudo no mesmo saco e acrescentando-lhe ainda um toque sentimental. A seguir é difícil ser racional e equilibrado.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.
Siga-me no Facebook, Twitter (@JMF1957) e Instagram (jmf1957).