Dark Mode 74,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

José Manuel Fernandes

Colunista

Nasci a 7 de Abril de 1957 e sou jornalista desde 1976, passei por vários jornais (Voz do Povo, Expresso) e fui fundador e, mais tarde, director do Público (de 1998 a 2009). Escrevi vários livros, nomeadamente O Homem e o Mar, o Litoral Português (Círculo de Leitores/Gradiva), Diálogo em Tempo de Escombros (com D. Manuel Clemente, Pedra da Lua), Liberdade e Informação (Fundação Francisco Manuel dos Santos) e Era Uma Vez a Revolução (Aletheia) e colaboro, como professor convidado, com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Artigos publicados

Eleições Presidenciais

A direita deve pôr água nos pulsos /premium

592
Os espaço não socialista tem de perceber duas coisas. Primeiro, o perigo real que representa o Chega. Depois, que tem de ter sangue-frio nas eleições presidenciais e preferir um Marcelo forte em Belém
Cidadania

Jornalismo e cidadania após o estado de emergência

Há dois meses tornámos de leitura livre os artigos Premium relacionados com a crise do coronavírus. Terminado o estado de emergência retomamos as regras que privilegiam quem é assinante do Observador.
Coronavírus

Escolher entre o medo de morrer e o medo de viver /premium

969
Ao lado do medo de morrer, cresce o medo de não ter como viver. O país que se queria fechar em casa há um mês, inquieta-se. Adensam-se os cenários de uma crise profunda. Vai ser preciso correr riscos.
Coronavírus

Um compromisso especial com os leitores

213
Nestes tempos extraordinários que vivemos, o Observador renova e reforça o seu compromisso para com os seus leitores, seguro que juntos, com o seu apoio, seremos capazes de atravessar esta tempestade.
Coronavírus

Se isto é uma guerra, venha uma economia de guerra /premium

592
Tempos excepcionais exigem medidas excepcionais, e por isso acho que é altura de pedir o impossível, pois nunca serão 9,2 mil milhões de euros que salvarão a nossa economia. Talvez dez vezes mais.
Coronavírus

Coronavírus: todos os artigos têm acesso livre

2023
O Observador, fiel à sua vocação de serviço público, decidiu tornar de acesso livre todos os artigos relativos à pandemia de coronavírus por forma a contribuir para o melhor esclarecimento publico.
Maus-tratos a Animais

Um país onde os cães valem mais do que os filhos? /premium

11600
A Assembleia vai discutir propostas de quase todas as bancadas para reforçar a protecção dos animais. É um país a reboque do PAN, o que não surpreende: há mais lares com cães e gatos do que com filhos
PS

Será que vivemos tempos de socratismo suave? /premium

2564
Soam sinais de alerta e há que escutá-los. Sinais de arrogância do poder político. Sinais de possível domesticação do Ministério Público. Sinais de manipulação da linguagem. Sinais de socratismo 2.0
Política

Os pais votam comunista e os filhos no Chega /premium

1682
O “muro” que António Costa se orgulha de ter derrubado abriu as comportas para uma mudança tectónica no sistema político, de que a ascensão do Chega é apenas a mais recente, e inevitável, manifestação
Angola

Luanda Leaks: memória de uma vassalagem portuguesa /premium

1225
Nada nos surpreende nas revelações sobre Isabel dos Santos. Isto é apenas o começo, falta saber tudo sobre todos os outros: é que foram muitos a roubar por muitos anos, com Portugal a ver e nada fazer
PSD

O PSD está a morrer como morrem as democracias /premium

1195
Um partido diminuto com um eleitorado encolhido, uma militância enquistada e dependente, uma enorme falta de energia e de capacidade para compreender o país. Só isso explica esta atracção pelo abismo.
Meteorologia

O nosso ministro do Ambiente estava bem na URSS /premium

4372
Se não se consegue acabar com as cheias, vá de acabar com as aldeias. O ministro do Ambiente do “governo-que-só-faz-obras-exemplares” descobriu que afinal o problema é o povo. Então muda-se o povo.
Governo

A morrer lentamente como o sapo dentro da panela /premium

1556
Dizem que é um Orçamento histórico, eu só vejo nele sinais de decadência. Vamos definhar pouco a pouco pagando cada vez mais para um Estado que empata muito e nem sequer presta bons serviços públicos.
Governo

Não há dinheiro. Qual das 3 palavras não percebeu? /premium

1608
Mário Centeno deu muito jeito para ganhar as eleições, mas agora que chega o Orçamento e há falta de dinheiro para todas as promessas e todas as expectativas criadas, Centeno começa a ser descartável.
Impostos

Já percebeu como é que lhe vão aumentar o IRS? /premium

3626
Entre aumentos do IRS "para os ricos" (vulgo classe média) e mais impostos politicamente correctos, o futuro do nosso socialismo é o de todos os socialismos: durar até acabar com o dinheiro dos outros
Crónica

O país em que todos querem atirar a primeira pedra /premium

469
Não foi bonito de ver o Portugal moralista que se revelou com o caso do bebé abandonado. Mas é o mesmo Portugal velhaco onde a responsabilidade é sempre dos outros e que tem sempre uma pedra na mão.
Novo Governo

Se isto não é um pesadelo, o que será um pesadelo? /premium

510
O gigantismo do governo é uma decorrência da natureza deste PS, e o mais assustador é a que a sua forma de pensar é mesmo a que lhes convém para, sem problemas de consciência, tomarem conta disto tudo
Política

O Chega chegou para ficar /premium

1558
Muitos choram lágrimas de crocodilo porque o Chega elegeu um deputado. Em vez disso era mais útil e menos arrogante tratarem de perceber o que está mal para ter sido a escolha de tanta gente humilde.
Legislativas 2019

O país que finge que está tudo normal /premium

3821
Festejem, festejem, mas que ninguém pense que algo de reformista e estruturante possa vir a ser feito por um governo de António Costa neste tempo de pós-geringonça à esquerda e Rio sem fim à direita.
Legislativas 2019

O dia em que somos tratados como bebés

1612
A forma como vivemos o dia de reflexão é um absurdo, um arcaísmo herdado dos dias da revolução. O black-out informativo deste sábado é um forma de infantilizar os eleitores e menorizar o jornalismo.
A página está a demorar muito tempo.