O comércio eletrónico continua a ser um dos mercados que mais evolui e o ritmo não vai desacelerar em 2023.
O design inovador de UI para comércio eletrónico é usado para melhorar a usabilidade, velocidade e simplicidade, concentrando-se no apelo visual e na navegação intuitiva. Empresas como Amazon, eBay, Alibaba, entre outras, estão constantemente a testar novas abordagens e a analisar os dados para criarem uma experiência suave e agradável.
Tendo em conta os meus 15 anos de experiência em IT na Intellias, empresas de tecnologia e de comércio eletrónico, posso dizer que cada loja online deve criar a sua UI e UX com base nas necessidades dos seus clientes, analisando detalhadamente as suas preferências. Gosto de dizer que os dados serão sempre a chave de ouro para construir relações com os clientes, já a UI é a bala de prata que conquista os seus corações.
Segundo o Google, 61% dos utilizadores ficam frustrados com uma empresa se a UX for má. Nestes casos, o amor pelas marcas não importa. Portanto, há que prestar especial cuidado na altura de criar a experiência digital dos clientes. Neste artigo, partilho o que 2023 preparou para nós nesta área.
1. Conteúdo dinâmico, micro animações e elementos 3D
Tudo, desde botões, alternâncias, menus e até imagens, pode ser aprimorado com micro animações para criar experiências mais atraentes e visualmente agradáveis para os clientes. À medida que a tecnologia de design UI/UX avança, as micro animações estão a superar as imagens 2D típicas, trazendo consigo enormes resultados.
2. Interfaces com voz
Em 2023, cerca de 8 biliões de dispositivos terão assistente de voz. 65% dos proprietários do Amazon Echo e do Google Homeowners dizem que não conseguem imaginar voltar a uma realidade sem um smart speaker.
Se queres fortalecer a tua estratégia de UI, adiciona uma interface com capacidade de voz, o novo favorito dos compradores online. Espera-se que esta tendência continue no futuro próximo.
3. Psicologia das cores em UI/UX
Um aspeto fundamental da UI em comércio eletrónico foi manter as cores no mínimo, com pretos, cinzas e brancos. Isto aconteceu para se garantir que os utilizadores navegavam facilmente em sites e apps, sem se distrair com um caleidoscópio de cores. Em 2023, as lojas online continuarão a usar a cor em seu favor, adicionando toques de cores vivas e ousadas para se destacar dos seus concorrentes que continuarão no mar de cinza.
No entanto, um conselho… Não te deixes levar pelo desejo de adicionar todas as cores do arco-íris. A simplicidade é essencial, escolhe uma cor ousada e brilhante e implementa-a em vários tons.
4. Navegação móvel thumb-friendly
Segundo o eMarketer Insider Intelligence, as vendas online através de aplicativos móveis irão ultrapassar os 430 biliões de $ em 2022 e os 710 biliões de $ em 2025. Por isso, prepara a tua loja online para a realidade mobile.
5. Realidade aumentada (AR)
A realidade aumentada (AR) está a tornar-se numa das principais tendências de UI no comércio eletrónico. Com os avanços da AR para aplicativos móveis, os compradores online podem fazer upload de fotos de si mesmos ou das suas casas e ver como um produto se encaixaria, seja um móvel para a sala de estar, ou um conjunto de roupa novo.
6. Inteligência artificial e machine learning
As tecnologias de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML) andam de mãos dadas para fornecer o próximo passo no design inovador de UI para comércio eletrónico. As experiências de compra personalizadas só podem ocorrer quando a AI e ML entram em ação, prevendo o comportamento do cliente e oferecendo sugestões que incentivem os utilizadores a comprar mais.
Cria uma experiência de compra personalizada para os teus clientes usando AI e ML. Assim, de certeza que não ficarás para trás.
7. Chatbots
Leva a tua AI para outro nível com a integração de chatbots no teu website. Com a adição de chatbots aos teus serviços, conseguirás ter sempre uma linha de comunicação para responder às dúvidas dos clientes ou sugerir novos produtos, independentemente do local ou fuso horário em que os mesmos estejam.
Conclusão: se queres que os teus clientes passem mais tempo a navegar e a comprar no teu site, certifica-te de criar uma loja online elegante, bem projetada e fácil de navegar, usando os melhores métodos de UI e UX. Desta forma, certamente conseguirás alcançar os teus objetivos de negócio e a satisfação dos teus clientes.
Com mais de 15 anos de experiência em IT, eCommerce e Digital, já tive a oportunidade de trabalhar com diversos públicos, stakeholders e empresas. Neste momento, estou a apoiar a transformação digital de uma das maiores empresas de agro do mundo, além de fazer parte da Intellias, a empresa de IT de origem ucraniana. Adicionalmente, conduzo campanhas de marketing e comunicação para o PushToLeave, um projeto voluntário que ajuda os utilizadores a tomarem melhores decisões durante a sua jornada de cliente.
O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.