1 Está em Portugal, boa notícia. Melhor notícia ainda será dizer que voou até Lisboa para lançar o seu último livro e que livro: de sua graça “A Magia do Manuscrito” (Taschen) mas é preciso abri-lo, folheá-lo, lê-lo, estudá-lo, para acreditar na extraordinária aventura que encerra e o seu autor nos dá a ver. O autor chama-se Pedro Corrêa do Lago e é um dos maiores – ou o maior? – colecionadores privados do mundo em manuscritos. Ainda agora, há poucos meses, a Morgan Library&Museum de Nova Iorque expôs uma grande parte dessa raríssima colecção que a Taschen resolveu imprimir em livro. Um acontecimento, muito mais que apenas literário, que ocorerrá amanhã, na Livraria Travessa.

Em sua honra ressuscitei das misteriosas caves informáticas onde jazz o que escrevemos, uma parte do que aqui deixei há quatro anos sobre Pedro Corrêa do Lago, quando um dia ele me levou pela mão a conhecer, em S. Paulo, as suas jóias preciosas. Quem saber talvez esta reedição do texto de ontem contribua hoje para o anúncio da boa nova que é este livro, homenageando de caminho a personalidade brilhantemente multifacetada do seu autor: um brasileiro invulgar que personifica o melhor da elite cultural do seu país

2 Ei-lo: Pedro Corrêa do Lago é indefinível. Não tem idade mesmo que eu informe que tem 58 anos. É maior que o seu currículo mesmo que eu aqui o decline ou esclareça que interpreta a cultura como um modo de vida – na história da arte, na autoria de várias obras, na museologia, na coleção de livros raros, na edição, na curadoria; é mais interessante que os seus cargos e ofícios mesmo que eu sublinhe que presidiu à Fundação da Biblioteca Nacional do Brasil; que foi livreiro-antiquário com livraria em nome próprio; que encena exposições nos melhores museus da Europa; que representou a Sotheby’s em S. Paulo, durante vinte anos.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.