Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Avançamos para mais um episódio de Guerra Traduzida, neste dia 21 de março. Já passamos em revista a imprensa russa. Vamos agora aos jornais ucranianos, novamente com o Rui Casanova, em colaboração com a Tânia Olinyk. E Rui, o grande destaque da imprensa ucraniana desta terça-feira é a visita do primeiro-ministro japonês a Kiev.
Sim, falamos desta visita há pouco no episódio da versão russa. Falamos agora novamente na versão da Guerra Traduzida Ucrânia, porque enquanto decorre a visita de Xi Jinping à Rússia, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chegou esta manhã a Kiev, uma visita surpresa à capital ucraniana. Fumio Kishida foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia e também pelo embaixador do Japão em Kiev. O objetivo desta visita é expressar o apoio do Japão à Ucrânia e ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta guerra contra a Rússia. A imprensa ucraniana escreve que Zelensky e Kishida vão discutir precisamente a restauração da Ucrânia e que o primeiro-ministro japonês vai demonstrar o compromisso de Tóquio em apoiar Kiev. Isto a poucos meses de uma cimeira do G7 que se vai realizar precisamente no Japão, em Hiroshima. E também importa aqui sublinhar que o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida era até agora o único líder do G7 que ainda não tinha visitado a Ucrânia desde o início desta guerra. Portanto, grande destaque na imprensa ucraniana para esta visita do primeiro-ministro do Japão a Kiev, precisamente enquanto decorre a visita de Estado do líder chinês a Moscovo.
E é precisamente isso que vamos falar, como não poderia deixar de ser, a visita de Xi Jinping à Rússia também continua a fazer manchetes na imprensa ucraniana.
Sim, e a imprensa ucraniana esta terça-feira escreve que os dois líderes discutiram o lado ucraniano. Portanto, se compararmos as duas imprensas, ou seja, do lado da Rússia fala-se mais numa visita de Estado, numa relação mais amigável entre Rússia e China, e do lado da Ucrânia, fala-se num maior apoio da China à Ucrânia. Ou seja, o jornal "Pravda" cita agências chinesas que escrevem que o líder chinês Xi Jinping enfatizou que, na questão ucraniana, o número de vozes a favor da paz e da racionalidade está a aumentar cada vez mais. E também que o jornal "Pravda", a citar uma declaração de Xi Jinping nas últimas horas, passo a citar: "A China vai continuar a desempenhar um papel construtivo na promoção de uma solução política da questão ucraniana nesta guerra contra a Rússia".
E um cientista político ucraniano analisou as declarações e expressões faciais do líder chinês. E Rui, o que é que concluiu?
Sim, as expressões faciais do líder chinês no encontro de ontem com Vladimir Putin. Este cientista e analista político chamado Ihor Reiterovych falou ao canal ucraniano Canal 24. De acordo com Ihor Reiterovych, este cientista e analista político, Vladimir Putin desempenha atualmente o papel de subordinado. Ou seja, foi a sensação com que este analista ficou ao observar a conversa que Vladimir Putin teve com Xi Jinping no Kremlin. Explica que Putin fala constantemente sobre alianças, ou seja, um sentido mais bélico, enquanto Xi Jinping fala numa relação de parceria. De acordo com este cientista político ucraniano, a China criou aqui também uma estratégia vencedora para Pequim.
E o convite que Xi Jinping fez a Putin para visitar a China também merece destaque na imprensa ucraniana.
Sim, como já aqui falámos, Xi Jinping convidou nas últimas horas Vladimir Putin a visitar a China, Pequim, ainda este ano e passo a citar o título de uma notícia do canal ucraniano TCN: "O líder chinês convidou o ditador russo Vladimir Putin para visitar a China", é o que escreve este canal. Importa aqui também sublinhar que a última vez que Putin esteve na China, antes da guerra, foi mesmo antes do início da invasão, a 4 de fevereiro de 2022.
E a Ucrânia vai receber mais de 1,5 mil milhões de euros da União Europeia.
E claro que esta é uma notícia também em destaque em toda a imprensa ucraniana esta terça-feira. O anúncio foi feito nas últimas horas pela presidente da Comissão Europeia. Ursula von der Leyen escreve no Twitter: "Juntos escrevemos o futuro europeu da Ucrânia", o destaque na rede social da líder do executivo comunitário. Este valor, 1,5 mil milhões de euros, procura garantir o uso transparente e eficiente dos fundos e da estabilização do sistema financeiro, é o que explica a Comissão Europeia, que vai agora atribuir esta nova parcela, este novo apoio financeiro à Ucrânia.
E Rui, vamos fechar esta Guerra Traduzida versão Ucrânia com música. Uma famosa cantora ucraniana lançou um novo tema de homenagem ao povo.
Sim, falamos da cantora Nastya Kamenskikh, cantora pop ucraniana. A canção chama-se "Sol" e é dedicada, passo a citar, "ao forte e obstinado povo ucraniano". Vamos aqui ouvir.
E é ao som desta música que terminamos mais um episódio de Guerra Traduzida. Amanhã estamos de regresso, voltamos a olhar para a imprensa russa e ucraniana, novamente pela voz do Rui Casanova.