Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Vamos às notícias. Jornal das 5 com a Diana Rosa. Diana, começamos com essa goleada. Portugal está no Mundial de 2026. A equipe das Quinas venceu a Armênia hoje por 9 x 1.

Garante a entrada na última oportunidade nesta partida que decorreu no Estádio do Dragão. Gols de João Neves, Gonçalo Ramos, Renato Veiga, Bruno Fernandes, Sérgio Conceição. No final do jogo, o selecionador Roberto Martínez, naturalmente satisfeito, diz que a equipe está agora mais preparada para enfrentar as próximas fases.

Agora sim, podemos sonhar com o Mundial. Eu gostei muito da resposta dos jogadores, muito responsável, o trabalho feito depois da derrota da Irlanda mostrou um balneário muito responsável, muito preparado e acho que agora estamos mais preparados para ir ao Mundial que quando nós ganhamos 10 jogos na fase de apuramento para o Europeu.

Roberto Martínez considera que a goleada de Portugal mostrou uma equipe bastante completa.

O presidente da República, entretanto, já saudou a seleção por esta vitória.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que um jogo como este só acontece uma vez na vida.

É o jogo da minha vida e da vida de muitos portugueses. Tivemos jogos mais impressionantes, jogos que se deram nas finais vitórias, mas 9 x 1 é uma vez na vida, de fato. E podia ter sido 11 x 1, 10 x 1. Foi excepcional. A equipe jogou com uma fibra, com uma categoria, com uma classe, com uma velocidade. Foi único. Ainda bem que estavam aqui tantas crianças que vão durante 10 anos, 20 anos, 30 anos, até serem adultas, recordar este jogo. Lá estamos na fase final e, por feliz coincidência, eu tinha marcado para hoje a entrega das condecorações da vitória da Liga das Nações.

Uma entrega que entretanto já decorreu. Marcelo Rebelo de Sousa já fez essa homenagem à Seleção Nacional por ter conquistado a Liga das Nações no passado mês de junho. Era uma homenagem que estava em falta, dizia o presidente da República, que entregou, juntamente com o primeiro-ministro, as medalhas aos jogadores da Seleção Portuguesa. O primeiro-ministro também já saudou a equipe no final do jogo. Está confiante de uma vitória de Portugal no Campeonato do Mundo.

Creio que estão criadas as condições para continuarmos a acreditar que agora, na fase final, temos todas as possibilidades de levar o nosso objetivo por diante, etapa a etapa, até o jogo decisivo, que é a final. Eu bem sei que quando nós temos um desaire, todos os fantasmas aparecem e, portanto, todas as dúvidas nos assaltam o pensamento. E também quando temos uma vitória, como tivemos hoje, todo o otimismo vem de forma repentina, mas com a serenidade que é devida, acho que nós temos, de fato, uma equipe fora de série.

O primeiro-ministro e o presidente da República que assistiram esta tarde ao Portugal-Armênia no Estádio do Dragão.

Ainda no desporto, Miguel Oliveira terminou hoje a carreira no MotoGP. Sete temporadas depois, o piloto português despediu-se com o 11º lugar no Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, em Espanha.

Antes de se mudar para a categoria de Superbikes a partir do próximo ano, Miguel Oliveira teve esta tarde a última corrida na categoria principal. Somando a pontuação de hoje, termina o Mundial de MotoGP em 20º lugar, com o espanhol Marc Márquez a sagrar-se campeão mundial pela sétima vez. Para trás, sete anos depois, Miguel Oliveira deixou um currículo com cinco vitórias em corrida, sete pódios e uma pole position, duas voltas mais rápidas.

Os médicos também vão parar no dia 11 de dezembro. Estes profissionais vão associar-se à greve geral convocada pela CGTP e pela UGT. De resto, é uma decisão tomada hoje pela Federação Nacional dos Médicos.

E com unanimidade, a FNAM esteve hoje reunida no 14º congresso. Está contra o pacote laboral do governo. À Rádio Observador, Joana Bordalo e Sá, presidente da associação, diz que as medidas propostas pelo executivo de Luís Montenegro representam um retrocesso.

Foi analisado o pacote laboral, onde entendemos que isto apresenta riscos sérios para os médicos e para o Serviço Nacional de Saúde, uma vez que vai permitir vínculos mais precários, desregulação do trabalho sob uma forma mascarada de flexibilização de horários, porque não é nada disso que está previsto, mas sim uma maior dificuldade de conciliação entre a vida profissional e familiar, assim como uma erosão da proteção laboral. E por isso, a Federação Nacional dos Médicos vai se associar a esta greve geral, tendo em conta todas estas medidas que este governo do Luís Montenegro se prepara para impor.

As queixas da presidente da FNAM dirigem-se também à própria ministra da Saúde, que de acordo com Joana Bordalo e Sá, tem manifestado pouca vontade de ouvir o setor.

Em boa verdade, Ana Paula Martins foi extremamente intransigente e nunca se dignou a negociar aquilo que é necessário para os médicos estarem no Serviço Nacional de Saúde, que é salários base que sejam justos e condições de trabalho que sejam dignas.

Joana Bordalo e Sá compromete-se com a defesa intransigente de um Serviço Nacional de Saúde que seja público, universal, acessível e próximo da população.

A greve está marcada para 11 de dezembro, mas a UGT admite prolongar essa paralisação.

Podem ser dois dias, caso o governo mantenha a proposta de alteração à lei laboral, tal como está. Na sequência desse alerta deixado pela Central Sindical, a Rádio Observador questionou Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP, para saber se tinha intenções de acompanhar esse prolongamento. A resposta é, para já, negativa Greve só no dia 11. No entanto, sublinha Tiago Oliveira que, apesar das notícias de que o governo está a recuar em algumas matérias, a central sindical não recebeu nenhum documento novo nos últimos quatro meses.

O governo apresentou à CGTP no final de julho, a primeira versão do pacote laboral. Ora, passaram quase quatro meses e a CGTP até hoje não recebeu mais nenhuma versão. Isto é importante que se diga. Ouvimos, depois, de facto, aquilo que está a colocar, que nas notícias têm saído algumas posições do governo relativamente ao recuo numa ou noutra matéria.

Às críticas da CGTP, a ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho, devolve acusações, tem dito que é a central sindical a rejeitar negociações.

Também os bombeiros vão estar em protesto com implicações, por exemplo, nas altas hospitalares.

Era a proposta menos consensual e foi aprovada no Congresso Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Alcobaça. Estes profissionais costumam fazer o transporte de doentes não urgentes que tenham altas dos hospitais e agora avisam que vão recusar esse trabalho. Prometem ainda deslocar-se todos os meses ao Palácio de São Bento para pressionar os deputados da Assembleia da República. Queixam-se da falta de respostas do governo de Luís Montenegro.

Precisamente, o primeiro-ministro foi hoje questionado pelos jornalistas sobre esta greve dos bombeiros, recusou responder.

Foi interpelado na chegada ao Estádio do Dragão, onde decorreu o jogo entre Portugal e Arménia. Montenegro despiu o fato de primeiro-ministro.

Eu é que não posso deixar de estar também concentrado hoje em ajudar com o alento de um adepto da nossa equipa a deixar todo o seu potencial no campo. É isso que me trouxe aqui e é só nisso que estou neste momento empenhado.

O empenho de Luís Montenegro que, para já, não tece comentários sobre outros temas.

Luís Filipe Menezes quer que a ministra da Saúde diga o que quer fazer em relação à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho.

O presidente da Câmara de Gaia pede que Ana Paula Martins esclareça aos autarcas, depois de uma alegada proposta apresentada pelo ministério, que desvaloriza as valências dos centros hospitalares. Luís Filipe Menezes, do PSD, dá o benefício da dúvida à ministra, mas numa mensagem publicada nas redes sociais, insta a governante a informar-se e tranquilizar de imediato os autarcas, assim como os profissionais de saúde e os cidadãos destes concelhos. Ainda ontem, também o grupo de vereadores socialistas, encabeçado por João Paulo Correia, emitiu um comunicado a exigir respostas. Diz que a concretizar-se a intenção do Ministério da Saúde, Vila Nova de Gaia vai perder valências diferenciadas, o que vai causar um impacto negativo a milhares de utentes e famílias que vão ser forçadas a deslocar-se ao Porto para consultas e tratamentos que atualmente fazem nesta unidade local de saúde.

E vamos nós às notícias de âmbito local.

E começamos no distrito de Santarém. Hoje é o último dia da Feira Nacional do Cavalo, a par da centenária Feira de São Martinho. Teve início no dia 7. A feira juntou atividades, competições, apresentações de raças de cavalos e também exposições. É organizada anualmente pela Câmara Municipal da Golegã e pela Associação Feira Nacional do Cavalo. O Dia Nacional do Mar celebra-se hoje com programação especial em Cascais. Esta tarde há no Museu do Mar Dom Carlos I, uma conferência intitulada "Alterações Climáticas e o Futuro dos Oceanos". Apresse-se, começa agora mesmo. É inaugurada a exposição também intitulada Infinitude, da pintora Antonieta Martinho. No Porto, decorre a segunda edição do Desassossego, Festival Internacional de Videodança. A programação de hoje conta com o mercado, que está aberto até às 21h, uma sessão para famílias sobre dança, também uma entrega de prémios às 19h, daqui a duas horas. Decorre no PAZ, Performance Art Zone, na Rua Duque de Saldanha, na Cidade Invicta. Em Alcobaça termina hoje a edição 27 da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. É um evento que decorre no Mosteiro de Alcobaça, conta com vários show cookings, alguns ainda a decorrer esta tarde. O evento encerra com um concerto que começa daqui a pouco, às 17h30, junta a Orquestra de Cordas da Academia de Música de Alcobaça e o coro também da banda de Alcobaça. Em Setúbal, ainda decorre a Perifera, o Festival de Arte Digital da Trafaria. A edição deste ano propôs uma reflexão sobre as interseções entre arte e tecnologia, através de exposições, performances, palestras, workshops e demonstrações de projetos. O festival encerra com um concerto de Sá Rui Álvaro Barros, agora às 17h, no Claustro dos Capuchos. Por fim, o Casino de Espinho vai receber amanhã um jantar de gala para celebrar os 31 anos da Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem. Nesta gala dedicada à arte, vão ser anunciados os finalistas dos prémios profissionais deste ano. A gala conta ainda com momentos de homenagem à Seleção Portuguesa de Fotografia, que conquistou o segundo lugar no Campeonato do Mundo de Fotografia deste ano.

Há mais notícias com a Diana Rosa na síntese das 17h30.