Bosão de Higgs visto a desintegrar-se pelo CERN

Seis anos depois da descoberta do bosão de Higgs, o CERN observou pela primeira vez essa partícula a desintegrar-se em quarks bottom. Isso ajuda a confirmar o Modelo Padrão, que explica a matéria.
Física de Partículas

Cientistas do CERN descobrem nova partícula

Os cientistas do acelerador de partículas europeu, localizado na fronteira entre a França e a Suíça, descobriram uma nova partícula mais pequena que um átomo.
Física de Partículas

Matéria/antimatéria comporta-se de forma diferente

Foi descoberta uma partícula com um comportamento diferente da observada na sua antipartícula. Isso pode explicar porque é que a matéria não foi aniquilada no Big Bang. E explica a nossa existência.
Física de Partículas

Descoberta forma de matéria: cristais de tempo

É uma descoberta histórica: cientistas descobriram como construir cristais que se repetem no tempo, não apenas no espaço. Esses cristais fogem às leis da física estabelecidas até agora.
Física de Partículas

O que nos esconde a antimatéria?

O CERN conseguiu ver o espetro luminoso de um átomo de anti-hidrogénio e descobriu que é igual ao do hidrogénio. O que significa esta conquista? Estamos mais perto de desvendar um segredo da ciência.
Física de Partículas

Um holograma que representa uma partícula de luz

Conhecer melhor os fotões, as partículas de luz, pode permitir melhorias nos sistemas quânticos e no conhecimento destes sistemas.

Portugueses descobrem movimento Browniano

Em 1905, Einstein disse que era impossível descobrir a velocidade a que viajavam partículas nos fluidos. Mas investigadores portugueses descobriram como. E até desastres nucleares podem ser evitados.

Tudo a postos. As experiências no CERN recomeçaram

O Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) arrancou esta segunda-feira com a recolha de dados para novas descobertas em Física. Este ano espera recolher seis vezes mais dados que em 2015.
Física de Partículas

Vai um jogo de futebol de protões?

Pode aprender como funciona o acelerador de partículas do CERN dando pontapés numa bola virtual, ou descobrir que a antimatéria tem aplicações na saúde, na exposição dos 30 anos do LIP.
Física de Partículas

O que fazer com 600 milhões de colisões?

Protões, muões, átomos, aceleradores de partículas. Afinal, para que andam os cientistas do CERN a fazer 600 milhões de colisões por segundo? As respostas estão aqui.
Divulgação de Ciência

CERN. 300 terabytes de dados acessíveis a todos

Os quatro principais detetores de partículas do maior colisor do CERN cooperam numa plataforma que torna os dados de investigação públicos e acessíveis a todas as pessoas.

Líbano e Palestina vão cooperar com o CERN

As instituições científicas do Líbano e da Palestina vão poder colaborar nas experiências desenvolvidas no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN).

Bosão de Higgs: "Eureka", disse ele

O diretor geral do CERN, Rolf Heuer, terminou o mandato. Ao Observador falou das maiores conquistas nos últimos 7 anos e do privilégio que foi ser o primeiro a saber da descoberta do bosão de Higgs.
Física de Partículas

Descobertas partículas de cinco quarks no CERN

A experiência LHCb, do maior acelerador de partículas, observou pela primeira vez partículas com cinco quarks. Mais comum é encontrar partículas com dois (mesões) ou três (bariões) quarks/antiquarks.
Explica-me

O que são neutrinos?

Olhe a ponta do indicador. A cada segundo é atravessada por 50 mil milhões de neutrinos vindos do espaço. A ponta do dedo indicador, mas não só. Cada centímetro quadrado do seu corpo.
Física de Partículas

Começou a segunda temporada de colisões no CERN

Depois de cerca de dois anos parado para manutenção, dos quais os últimos dois meses foram para testes, o maior acelerador do CERN iniciou a segunda temporada de recolha de dados.
Física

Recorde de energia nas colisões do CERN

O acelerador de partículas do Laboratório Europeu de Física de Partículas fez mais um teste bem-sucedido. O Observador estava lá e conta como foi.
Física de Partículas

Maior descoberta depois do bosão de Higgs

Os investigadores do CERN detetaram pela primeira vez um processo extremamente raro. A observação contou com a colaboração de duas equipas diferentes.
Física de Partículas

Cientistas portugueses coordenam grupos no CERN

Entre os nove grupos que procuravam um co-coordenador, três ocuparam os lugares com investigadores portugueses. Bosão de Higgs, quarks top e bottom serão o foco da atenção dos três físicos.
Física Nuclear

Acelerador do CERN voltou a colidir partículas

Integrado numa fase de testes que vai durar pelo menos oito semanas, o acelerador de partículas LHC voltou a fazer colidir dois feixes de protões depois de dois anos desligado.
Física Nuclear

Maior acelerador de partículas do CERN reativado

Um feixe de partículas voltou a percorrer os 27 quilómetros do maior acelerador de partículas do CERN. Os cientistas esperam encontrar partículas que expliquem a matéria escura e energia escura.
Física de Partículas

Estamos todos convidados a descobrir o universo

Quando os cientistas são poucos para analisar a grande quantidade de dados recolhidos durante um projeto, como o do CERN, recorre-se aos cidadãos-cientistas para ajudar.
Física de Partículas

CERN vai ser liderado por uma mulher. E italiana

Fabiola Gianotti liderou a descoberta do bosão de Higgs e é investigadora no CERN desde 1987. A italiana diz que o CERN é "um centro de cooperação e de paz".
Física de Partículas

Bosão de Higgs ainda tinha segredos por desvendar

Resultados publicados esta semana vêm acrescentar informação à descoberta do bosão de Higgs em 2012. As novas descobertas têm confirmado a teoria proposta por Brout, Englert e Higgs.
A página está a demorar muito tempo.