532kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Projetos Observador

Projetos Observador

Henrique Pereira dos Santos na Academia Observador

O terceiro curso da Academia Observador explica a história da paisagem portuguesa em quatro aulas.
Projetos Observador

Jaime Nogueira Pinto na Academia Observador

O segundo curso da Academia Observador que explica "O que é a política?" em quatro aulas.
Projetos Observador

Bem-vindos à nova Academia Observador

O primeiro curso será sobre o tema mais quente do momento – História da Rússia e da Ucrânia – e será dado por quem percebe mesmo do assunto: José Milhazes.
Semáforo Político

Covid-19. Governo diz, mas o pior já passou mesmo?

Epidemiologista, Manuel Carmo Gomes, confirma descida de infeções, mas pode haver subida "natural" nos Santos Populares. "Há dois anos em pandemia e as pessoas ainda não sabem como evitar o vírus?"
Projetos Observador

Uma revista para acordar o país

Observador completa oito anos de vida e festeja o aniversário com uma revista que reúne os melhores artigos publicados nos últimos 12 meses. Já nas bancas.
Noticiário

19h. DGS e INSA recomendam mais proteção Covid

Ao mesmo tempo, sabemos que esta semana houve mais de 157.500 casos de Covid19 confirmados em Portugal, mais 58 mil do que na semana passada. Ana Gomes deixa críticas a Portugal o apoio a Timor.
Noticiário

16h. Ex-autarca de Arroios diz estar "tranquila"

Nesta edição, ex-autarca de Arroios diz estar "tranquila" com as investigações e fala numa "campanha política contra si". E ainda, Associação de Creches sobre o regresso dos pais aos estabelecimentos
Um Café e as Contas

"Recuperar actividade anterior é processo longo"

Luís Aguiar-Conraria alerta: atingir os níveis da economia a que estávamos antes da pandemia terá riscos, nomeadamente nas contas públicas, num país que tem um elevado nível de dívida pública.
Pandemia em Números

Restaurantes: a paragem foi maior do que esperavam

A pandemia obrigou os restaurantes do Grupo No Solo a fechar e acabou por forçar o recurso ao layoff. O proprietário Franco Lorenzi faz uma viagem pelos desafios particulares do último ano e meio.
Um Café e as Contas

O duplo impacto da pandemia no comércio externo

Ao fecho de actividades e queda do consumo somou-se a instabilidade das cadeias de fornecimento de matérias-primas e componentes. A economista Joana Silva explica os efeitos no comércio internacional.
Um Café e as Contas

Os números da crise reflectidos na dívida

Depois de uma descida nos últimos anos, a dívida pública voltou a subir na sequência da pandemia. O economista José Miguel Costa explica como é que esta crise se refletiu no endividamento.
Iniciativas Observador

Exportações: queda abrupta, recuperação rápida

Projeto "Pandemia em Números". O comércio internacional andou ao sabor da economia e das restrições logísticas. Mas a retoma foi rápida e em Portugal já se batem recordes
Atualidade

Vídeo. Cultura: da resistência ao desalento

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", olhamos para a UAU Produtora, dona do teatro Tivoli, em Lisboa, que passou do optimismo ao desânimo.
Iniciativas Observador

Pandemia interrompeu queda da dívida pública 

Projeto "Pandemia em Números". Todos os Estados da União Europeia aumentaram o endividamento em relação ao nível pré-pandemia. Em Portugal, a dívida chegou aos 137,2% do PIB.
Iniciativas Observador

Moratórias chegaram a meio milhão de agentes 

Projeto "Pandemia em Números". O montante máximo dos empréstimos em moratória foi atingido em Setembro de 2020, com 48 mil milhões de euros.
Pandemia em Números

O “efeito-dominó” que corta empregos 

A crise económica provocada pela pandemia teve um impacto quase imediato no emprego. Em abril de 2020 foram mais de 65 mil as pessoas que se inscreveram nos centros de emprego.
Atualidade

Um Café e as Contas. Os números do desemprego

As medidas de mitigação ajudaram a amortecer o aumento do desemprego. A evolução depende da continuação dessas medidas. O economista Miguel Coelho ajuda-nos a fazer as contas.
Iniciativas Observador

House São Bento: fintar crise com aluguer longo

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", visitamos negócios no início da pandemia e atualmente. O que mudou? E o que vai acontecer no futuro?
Atualidade

Um Café e as Contas. Números da crise no turismo

Portugal estava na marca dos 70 milhões de dormidas por ano, 40 milhões provenientes do exterior. Perdeu-se quase tudo com a pandemia. Vera Gouveia Barros guia-nos pelos números da crise no turismo.
Iniciativas Observador

Dormidas no turismo quase desapareceram

Projeto "Pandemia em Números". A maior quebra aconteceu em Abril de 2020, verificando-se uma quebra de 97%. O Verão desse ano foi sustentado sobretudo por turistas portugueses.
Iniciativas Observador

Diniz & Cruz: a lenta recuperação após o embate

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", visitamos negócios no início da pandemia e atualmente. O que mudou? E o que vai acontecer no futuro?
Iniciativas Observador

Confiança da indústria: a 1.ª a chegar a positivo

Projeto "Pandemia em Números". No primeiro impacto do primeiro confinamento, o sector industrial caiu menos que outros sectores e está a recuperar mais depressa nos indicadores de confiança.
Iniciativas Observador

Confiança no comércio: ao sabor dos confinamentos

Projeto "Pandemia em Números". O sector do comércio recuperou no últimos meses e aproxima-se dos níveis a que se encontrava antes do início da pandemia.
Projetos Observador

Confiança dos consumidores: a queda mais acentuada

Projeto "Pandemia em Números". Em Abril de 2020 a confiança dos consumidores registou a queda mais ampla em mais de uma década. De então para cá, tem evoluído ao sabor das medidas de confinamento.
Projetos Observador

Três capas, uma pergunta: Como é que ele escapou?

A nova revista de aniversário do Observador já está nas bancas com três capas à escolha e três protagonistas do último ano: José Sócrates, Rui Rangel e Otelo Saraiva de Carvalho (por causa das FP-25).
Projetos Observador

A imunoterapia revolucionária contra o cancro

No Instituto de Medicina Molecular, Bruno Silva-Santos está a desenvolver uma imunoterapia universal contra o cancro – que permitirá a vários doentes receber células de um único dador saudável.
Projetos Observador

O princípio do fim das infeções urinárias 

Os cateteres urinários são a principal causa das infeções hospitalares. No i3S, no Porto, Fabíola Costa trabalha num revestimento natural que impede a concentração de bactérias nestes dispositivos.
Projetos Observador

É possível detetar o cancro da mama mais cedo?

Esha Madan acredita que sim. A investigadora da Fundação Champalimaud está a estudar a inibição de tumores e a tentar identificar novos biomarcadores para diagnosticar e tratar a doença precocemente.
Projetos Observador

A dança do sistema imunitário e do sistema nervoso

A neuroimunologia estuda as ligações entre dois importantes sistemas do nosso organismo. Na Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes tenta “escutar as conversas” entre neurónios e linfócitos.
Projetos Observador

Acabar com as infeções ósseas numa única cirurgia

A osteomielite ainda não tem tratamento eficaz. Estas infeções ósseas afetam anualmente quatro milhões de novos doentes no mundo. No i3S, no Porto, a equipa de Susana Sousa está mais perto da solução.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
Projetos Observador

Ela quer ajudar a parar a esclerose múltipla

Cerca de oito mil pessoas sofrem de esclerose múltipla em Portugal. Na Universidade do Minho, a cientista Ana Falcão está a trabalhar para desenvolver novas terapêuticas que ajudem a travar a doença.
Projetos Observador

Uma vacina anti-Covid-19 em forma de pó

Entre Lisboa e Telavive, uma portuguesa e uma israelita trabalham numa vacina contra a Covid-19 diferente de todas as que existem no mercado. A cientista Helena Florindo espera ter novidades em 2022.
Projetos Observador

Esquizofrenia e autismo: onde falha o cérebro?

É uma incógnita da neurociência: como percebemos o mundo? Como funcionam as conexões neurais da percepção sensorial? Na Fundação Champalimaud, Leopoldo Petreanu tenta responder a estas questões.
Projetos Observador

Mapear lixo no oceano para salvar vida marinha

O lixo marinho e a ação humana ameaçam lobos-marinhos, baleias e golfinhos na Madeira. A escocesa Ashlie McIvor vai estudar essa interação, produzir mapas de risco e ajudar na conservação de espécies.
Projetos Observador

Decrescimento sustentável: o desafio ecológico

A partir da Universidade Nova de Lisboa, e juntando decisores políticos, sociedade civil e académicos, o australiano Nicholas Fitzpatrick procura uma forma de desacelerar o impacto humano no planeta.
Projetos Observador

Combater a obesidade e o fígado gordo

A doença do fígado gordo afeta 25% da população mundial. A partir da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Rui Castro procura novas formas de diagnóstico e tratamento da enfermidade.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Projetos Observador

Inês à procura da nova física 

Inês Ochoa está a desenvolver um algoritmo inédito que permita encontrar novas partículas elementares – como o famoso bosão de Higgs. A investigadora do LIP-Lisboa quer descobrir nova física.
Emissão Especial

Os ouvintes perguntaram. Eurodeputados responderam

Da pandemia aos migrantes. De Cabo Delgado ao Brexit. Do cinema aos empregos para portugueses nas instituições europeias. 12 ouvintes da Rádio Observador perguntaram. Os eurodeputados respondem.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.