315kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Projetos Observador

Um Café e as Contas

Os números da crise reflectidos na dívida

Depois de uma descida nos últimos anos, a dívida pública voltou a subir na sequência da pandemia. O economista José Miguel Costa explica como é que esta crise se refletiu no endividamento.
Iniciativas Observador

Exportações: queda abrupta, recuperação rápida

Projeto "Pandemia em Números". O comércio internacional andou ao sabor da economia e das restrições logísticas. Mas a retoma foi rápida e em Portugal já se batem recordes
Atualidade

Vídeo. Cultura: da resistência ao desalento

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", olhamos para a UAU Produtora, dona do teatro Tivoli, em Lisboa, que passou do optimismo ao desânimo.
Ciência

Lesões na medula espinhal? Este peixe pode ajudar

Todos os anos, os acidentes na piscina ou na estrada provocam lesões graves a dez mil pessoas, só na Europa. Em Lisboa, graças ao peixe-zebra, Leonor Saúde investiga uma forma de as regenerar.
Iniciativas Observador

Pandemia interrompeu queda da dívida pública 

Projeto "Pandemia em Números". Todos os Estados da União Europeia aumentaram o endividamento em relação ao nível pré-pandemia. Em Portugal, a dívida chegou aos 137,2% do PIB.
Iniciativas Observador

Moratórias chegaram a meio milhão de agentes 

Projeto "Pandemia em Números". O montante máximo dos empréstimos em moratória foi atingido em Setembro de 2020, com 48 mil milhões de euros.
Pandemia em Números

O “efeito-dominó” que corta empregos 

A crise económica provocada pela pandemia teve um impacto quase imediato no emprego. Em abril de 2020 foram mais de 65 mil as pessoas que se inscreveram nos centros de emprego.
Atualidade

Um Café e as Contas. Os números do desemprego

As medidas de mitigação ajudaram a amortecer o aumento do desemprego. A evolução depende da continuação dessas medidas. O economista Miguel Coelho ajuda-nos a fazer as contas.
Iniciativas Observador

House São Bento: fintar crise com aluguer longo

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", visitamos negócios no início da pandemia e atualmente. O que mudou? E o que vai acontecer no futuro?
Atualidade

Um Café e as Contas. Números da crise no turismo

Portugal estava na marca dos 70 milhões de dormidas por ano, 40 milhões provenientes do exterior. Perdeu-se quase tudo com a pandemia. Vera Gouveia Barros guia-nos pelos números da crise no turismo.
Iniciativas Observador

Dormidas no turismo quase desapareceram

Projeto "Pandemia em Números". A maior quebra aconteceu em Abril de 2020, verificando-se uma quebra de 97%. O Verão desse ano foi sustentado sobretudo por turistas portugueses.
Iniciativas Observador

Diniz & Cruz: a lenta recuperação após o embate

Projeto "Pandemia em Números". Na série em vídeo "Rostos da Crise", visitamos negócios no início da pandemia e atualmente. O que mudou? E o que vai acontecer no futuro?
Iniciativas Observador

Confiança da indústria: a 1.ª a chegar a positivo

Projeto "Pandemia em Números". No primeiro impacto do primeiro confinamento, o sector industrial caiu menos que outros sectores e está a recuperar mais depressa nos indicadores de confiança.
Iniciativas Observador

Confiança no comércio: ao sabor dos confinamentos

Projeto "Pandemia em Números". O sector do comércio recuperou no últimos meses e aproxima-se dos níveis a que se encontrava antes do início da pandemia.
Projetos Observador

Confiança dos consumidores: a queda mais acentuada

Projeto "Pandemia em Números". Em Abril de 2020 a confiança dos consumidores registou a queda mais ampla em mais de uma década. De então para cá, tem evoluído ao sabor das medidas de confinamento.
Projetos Observador

Três capas, uma pergunta: Como é que ele escapou?

A nova revista de aniversário do Observador já está nas bancas com três capas à escolha e três protagonistas do último ano: José Sócrates, Rui Rangel e Otelo Saraiva de Carvalho (por causa das FP-25).
Projetos Observador

A imunoterapia revolucionária contra o cancro

No Instituto de Medicina Molecular, Bruno Silva-Santos está a desenvolver uma imunoterapia universal contra o cancro – que permitirá a vários doentes receber células de um único dador saudável.
Projetos Observador

O princípio do fim das infeções urinárias 

Os cateteres urinários são a principal causa das infeções hospitalares. No i3S, no Porto, Fabíola Costa trabalha num revestimento natural que impede a concentração de bactérias nestes dispositivos.
Projetos Observador

É possível detetar o cancro da mama mais cedo?

Esha Madan acredita que sim. A investigadora da Fundação Champalimaud está a estudar a inibição de tumores e a tentar identificar novos biomarcadores para diagnosticar e tratar a doença precocemente.
Projetos Observador

A dança do sistema imunitário e do sistema nervoso

A neuroimunologia estuda as ligações entre dois importantes sistemas do nosso organismo. Na Fundação Champalimaud, Henrique Veiga-Fernandes tenta “escutar as conversas” entre neurónios e linfócitos.
Projetos Observador

Acabar com as infeções ósseas numa única cirurgia

A osteomielite ainda não tem tratamento eficaz. Estas infeções ósseas afetam anualmente quatro milhões de novos doentes no mundo. No i3S, no Porto, a equipa de Susana Sousa está mais perto da solução.
Projetos Observador

Os neurónios das coisas boas e das coisas más

Como é que o cérebro reage perante um estímulo positivo? E se for negativo? Como é que o prazer e a aversão são codificados pelos neurónios? A cientista Ana João Rodrigues está a tentar descobrir.
Projetos Observador

Ela quer ajudar a parar a esclerose múltipla

Cerca de oito mil pessoas sofrem de esclerose múltipla em Portugal. Na Universidade do Minho, a cientista Ana Falcão está a trabalhar para desenvolver novas terapêuticas que ajudem a travar a doença.
Projetos Observador

Uma vacina anti-Covid-19 em forma de pó

Entre Lisboa e Telavive, uma portuguesa e uma israelita trabalham numa vacina contra a Covid-19 diferente de todas as que existem no mercado. A cientista Helena Florindo espera ter novidades em 2022.
Projetos Observador

Esquizofrenia e autismo: onde falha o cérebro?

É uma incógnita da neurociência: como percebemos o mundo? Como funcionam as conexões neurais da percepção sensorial? Na Fundação Champalimaud, Leopoldo Petreanu tenta responder a estas questões.
Projetos Observador

Mapear lixo no oceano para salvar vida marinha

O lixo marinho e a ação humana ameaçam lobos-marinhos, baleias e golfinhos na Madeira. A escocesa Ashlie McIvor vai estudar essa interação, produzir mapas de risco e ajudar na conservação de espécies.
Projetos Observador

Decrescimento sustentável: o desafio ecológico

A partir da Universidade Nova de Lisboa, e juntando decisores políticos, sociedade civil e académicos, o australiano Nicholas Fitzpatrick procura uma forma de desacelerar o impacto humano no planeta.
Projetos Observador

Combater a obesidade e o fígado gordo

A doença do fígado gordo afeta 25% da população mundial. A partir da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Rui Castro procura novas formas de diagnóstico e tratamento da enfermidade.
Projetos Observador

Um café para descobrir onde se oculta a depressão

No Centro de Neurociências e Biologia Celular, em Coimbra, Rodrigo Cunha estuda há anos os benefícios da cafeína. Agora tenta usá-la para descobrir os circuitos neuronais onde se esconde a depressão.
Projetos Observador

Inês à procura da nova física 

Inês Ochoa está a desenvolver um algoritmo inédito que permita encontrar novas partículas elementares – como o famoso bosão de Higgs. A investigadora do LIP-Lisboa quer descobrir nova física.
Emissão Especial

Os ouvintes perguntaram. Eurodeputados responderam

Da pandemia aos migrantes. De Cabo Delgado ao Brexit. Do cinema aos empregos para portugueses nas instituições europeias. 12 ouvintes da Rádio Observador perguntaram. Os eurodeputados respondem.
Projetos Observador

Novas terapias para a epilepsia e doenças mentais

A investigadora Ana Luísa Carvalho descobriu uma nova função para uma proteína que pode ajudar a controlar a epilepsia e doenças neuropsiquiátricas – e quer aplicá-la em terapias inovadoras.
Projetos Observador

Como prever quais os cancros que vão metastizar?

No IPO-Porto, Vera Constâncio procura encontrar uma forma de antever quais os cancros da próstata que vão metastizar e quais não vão. Objetivo: evitar o sobretratamento.
Projetos Observador

O microchip que nos diz como vai o coração

No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, a cientista Inês Mendes Pinto está a criar um biossensor portátil para controlar a insuficiência cardíaca... através das lágrimas.
Projetos Observador

Pergunte aos eurodeputados. Eles respondem

Até 15 de janeiro, pergunte o que quiser sobre a Europa aos eurodeputados portugueses. Veja aqui como fazer. A 30 de janeiro, juntamos perguntas e respostas num programa especial na Rádio Observador.
Projetos Observador

Nanodiamantes para detetar a Doença de Parkinson

A partir de Braga, a investigadora alemã Jana Nieder está a desenvolver uma tecnologia que utiliza nanosensores de diamantes para diagnosticar a Doença de Parkinson mais cedo.
Projetos Observador

Ar livre de vírus no carro e transportes públicos 

Uma empresa do setor automóvel de Águeda aliou-se à Universidade de Coimbra para desenvolver um purificador do ar em transportes públicos e viaturas pessoais. Objetivo: diminuir o risco de Covid-19.
Projetos Observador

Como o cérebro distingue o que é bom e o que é mau

Na Escola de Medicina da Universidade do Minho, a investigadora Ana João Rodrigues quer desvendar os mecanismos que levam os neurónios a codificar o prazer e aversão.
Projetos Observador

Chama-se Covid Porta Aberta mas o vírus não entra

E se não tivéssemos de usar as mãos para abrir portas? Com a ajuda de fundos comunitários, há uma empresa em Pombal que está a desenvolver um sistema de puxadores que pode evitar contágios por Covid.
Projetos Observador

A vida sexual das plantas e a comida do futuro

Jessy Silva estuda os processos envolvidos na reprodução das plantas. A investigadora do LAQV/REQUIMTE, no Porto, quer maximizar a produção de sementes – e, consequentemente, a produção agrícola.
Projetos Observador

Resultados em minutos: o futuro super teste Covid

No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, uma equipa está a desenvolver um chip, ligado a uma app de telemóvel, que promete revolucionar os testes de detecção do SARS-CoV-2.
Projetos Observador

A desinformação na UE. E o esforço para a combater

Não há democracia sem informação credível e, em plena pandemia, as fake news põem em perigo a saúde dos cidadãos. A União Europeia tem na luta contra a desinformação uma das suas prioridades atuais.
Projetos Observador

Ele quer criar música com a emoção das imagens

O investigador Serkan Sulun, do INESC TEC, no Porto, quer ensinar os computadores a gerar música royalty free a partir das imagens de vídeo. E assim tornar a experiência do espectador mais envolvente.
Projetos Observador

E além da vacina? Como se vai curar a Covid-19? 

A vacina é essencial para prevenir, mas há outras formas de combate à pandemia. Recorrendo a fundos europeus, duas empresas portuguesas estão a desenvolver um medicamento que pode fazer a diferença.
Projetos Observador

Como melhorar a vida dos doentes transplantados?

Carolina Pacini quer melhorar a qualidade de vida de pacientes sujeitos a transplante de medula. A Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro é um risco mas a investigadora está empenhada em minimizá-lo.
Projetos Observador

Como produzir proteínas mais depressa?

Resposta: com um acelerador genético que pode revolucionar a indústria farmacêutica. Chama-se iPLUS, foi desenvolvido pela investigadora Alexandra Moreira e será útil em áreas como cancro ou diabetes.
Projetos Observador

Combater o cancro com uma imunoterapia universal 

O investigador Bruno Silva-Santos trabalha num subtipo específico de células que pode, em breve, tornar-se um tratamento universal contra alguns tumores – usando o sistema imunitário como arma.
Projetos Observador

A mosca da fruta vai ajudar-nos a comer melhor?

Carlos Ribeiro quer perceber se as bactérias do intestino podem decidir o que nós comemos — tal como acontece com a mosca da fruta. A investigação está a ser feita na Fundação Champalimaud.
Projetos Observador

Este novo pacemaker pode salvar (ainda mais) vidas

A insuficiência cardíaca afeta 250 mil portugueses. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o cirurgião Adelino Leite-Moreira está a desenvolver uma terapia inovadora para tratá-la.
Projetos Observador

Miguel Soares quer que a sépsis deixe de matar

No Instituto Gulbenkian de Ciência, Miguel Che Soares investiga outra forma de lutar contra a sépsis, a terrível resposta do corpo a uma infecção generalizada, que mata 11 milhões de pessoas por ano.
Projetos Observador

O que vai acontecer às tartarugas marinhas? 

Estão entre as espécies mais sensíveis às alterações climáticas. A bióloga marinha Ana Rita Patrício está há anos a estudar como é que tartarugas marinhas vão lidar com este impacto.
Projetos Observador

Como acabar com infecções hospitalares? Ela sabe

A partir de uma bactéria marinha, Fabíola Costa, investigadora do i3S, no Porto, desenvolveu o AntiBioCoat – um revestimento para cateteres urinários, causadores da maioria das infecções hospitalares.
Projetos Observador

A portuguesa que quer erradicar a malária

A malária matou 400 mil pessoas em 2019. Há 140 anos que lhe conhecemos a causa e ainda não conhecemos a cura. Mas a cientista Maria Mota fez uma nova descoberta em direção à erradicação da doença.
Projetos Observador

E se faltarem ventiladores? O Atena entra em ação

Aos 29 anos, Tiago Rebelo e uma equipa de 120 pessoas desenvolveram em Matosinhos um ventilador para ajudar o SNS a não colapsar. O Atena vai ser testado em humanos e está pronto para entrar em ação.
Projetos Observador

O que é que um neurónio diz a um linfócito?

Não sabemos ainda, mas Henrique Veiga-Fernandes, um dos pioneiros no estudo do sistema neuroimune, está a investigar a forma como os sistemas imunitário e nervoso comunicam numa infeção respiratória.
Projetos Observador

Covid-19: uma vacina (também) made in Portugal

Helena Florindo, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, coordena uma equipa – em parceria com uma cientista israelita – que trabalha a contra-relógio na vacina mais desejada do mundo.
Projetos Observador

Voltar a ter os músculos perdidos com a idade

A perda de massa muscular é uma incapacitante condição da terceira idade. Mas a medicina pode vir a ter opções para recuperarmos a força perdida, graças ao investigador português Pedro Sousa-Victor.
Observador

What is Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s
A página está a demorar muito tempo.