Autismo

Fact Check. Células estaminais tratam autismo? /premium

Vistas como tratamento milagroso para várias doenças, as células estaminais têm resultados ainda modestos. No autismo faltam provas da eficácia. Criança portuguesa participou em terapia experimental.

Cientistas criaram embriões sintéticos

Embriões feitos com células estaminais em vez de sexuais foram implantados com sucesso em úteros de ratos. Pesquisa pretende saber porque é que tantas mulheres sofrem abortos no início da gravidez.
Cancro

Vacinas contra o cancro com células imaturas

Os cientistas acreditam que pode ser possível transformar células estaminais em vacinas contra o cancro. A investigação é de uma equipa da Universidade de Stanford.
Saúde

Células estaminais combatem disfunção erétil

Um novo tratamento com células estaminais pode ajudar a combater a disfunção erétil em homens que tiveram cancro da próstata.
Células Estaminais

Células estaminais salvam visão pela primeira vez

Mulher tornou-se na primeira pessoa do mundo a ser tratada com sucesso através de células estaminais pluripotentes induzidas. Mas outras 3 pacientes perderam a visão.
Transplante

Cientistas criam embrião híbrido porco-humano

Cientistas espanhóis e norte-americanos conseguiram desenvolver células humanas dentro de um porco. O objetivo é criar órgãos inteiros que possam ser usados em transplantes. Mas há questões éticas.
Células Estaminais

Cientista de Coimbra recebe financiamento francês

Uma cientista da Universidade de Coimbra obteve financiamento de uma associação francesa de 50 mil euros para estudar o potencial terapêutico de células estaminais neurais na doença de Machado-Joseph.
Células Estaminais

Usar células estaminais para curar cegueira?

A Nature publicou dois artigos que mostram que células estaminais podem ser usadas para tratar problemas de visão. Permitiram recuperar a visão de 12 crianças.

Descoberta origem das células estaminais do sangue

Uma equipa de cientistas da Universidade de Coimbra começou por transformar células da pele em células estaminais, mas as pistas que encontraram levaram-na à origem do processo, ainda no embrião.

Portugal: 1º banco mundial de células estaminais

O primeiro banco mundial de células estaminais para investigação está instalado no Biocant Park em Cantanhede, distrito de Coimbra, nas instalações da empresa Crioestaminal.
Células Estaminais

Ensaios clínicos em bebés no útero vão avançar

Inicialmente, serão 30 os bebés em estudo. As células estaminais serão injectadas em fetos aos quais foi diagnostica osteogénese imperfeita, ou doença dos ossos frágeis.
Divulgação de Ciência

Uma Aventura Estaminal, uma banda desenhada online

O livro de origem portuguesa, que foi editado em papel, tem agora uma versão digital e gratuita - em português e em inglês. O objetivo é transmitir conceitos simplificados sobre células estaminais.
Ensaios Clínicos

Transfusões de sangue fabricado em laboratório

A partir de células estaminais, os investigadores conseguiram criar células do sangue aptas a serem usadas em transfusões. Os ensaios clínicos vão ter início em 2017.

Guardar células estaminais? É como fazer um seguro

Há 12 anos começaram a criopreservar células do sangue do cordão umbilical. Agora aumentaram o espaço do laboratório, porque todos os anos são descobertas novas aplicações para estas células.

Explica-me: Células Estaminais

O novo programa do Observador demora 30 segundos a explicar pormenores do mundo que nos rodeia. Começamos com as Células Estaminais: O que são e para que servem?
Estudo Científico

Terapia com células estaminais para recuperar a visão

O transplante de células estaminais embrionárias permitiu a uma dezena de doentes recuperar a visão. São boas notícias, mas o debate sobre o uso clínico de embriões promete reacender-se.
Transplante

Replicar células estaminais sem perder qualidades

Equipa de cientistas portugueses descobriu como multiplicar as células estaminais para transplantes sem que estas percam a capacidade de originar todos os tipos de células sanguíneas.

Portugueses inovam na pesquisa sobre transplantes

Investigadores identificaram uma proteína em células estaminais da medula óssea e do cordão umbilical que poderá contribuir para o sucesso de transplantes em doentes com leucemia ou linfomas.