Comércio Externo

Comércio Externo

Empresas na Turquia felizes com queda da lira

Empresas portuguesas que compram têxteis na Turquia importaram 68 milhões de euros no primeiro semestre do ano, período em que se intensificou a desvalorização da lira face ao dólar.
Comércio Externo

Combustíveis levam a subida de 18% nas importações

As exportações aceleraram mas a compra de combustíveis levou a que as importações crescessem mais de o dobro. Défice comercial agravou-se em quase 40% face a junho do ano passado.
Macau

Macau. Comércio externo cresce 22,8% 

O comércio externo de Macau cresceu 22,8% nos primeiros seis meses do ano e atingiu 5,25 mil milhões de euros, indicam dados divulgados esta terça-feira.
Economia

Guerra comercial prolonga-se e afeta todo o mundo /premium

113
Das máquinas de lavar roupa produzidas nos EUA, aos iPhone montados na China com partes importadas de todo o mundo. A disputa comercial entre Trump e o mundo já se faz sentir. E não tem fim à vista.
Donald Trump

"Se formos atacados por Trump, iremos retaliar"

114
Líderes políticos e empresariais da Europa estiveram reunidos no sul de França, este fim de semana, para falar sobre o risco de Donald Trump lançar taxas aduaneiras contra o setor automóvel europeu.
Presidente Trump

Se Trump taxar os carros, a Europa irá retaliar

894
Depois de Trump dizer que "a Europa é, provavelmente, tão má quanto a China. Só é mais pequena", a Comissão Europeia avisa que irá retaliar com taxas sobre produtos no valor de 300 mil milhões.
Economia

Banco de Portugal preocupado com guerra comercial

Instituição mantém previsões de março, mas alerta que os riscos estão a aumentar. Contas do banco central dizem que economia pode perder até 2,5% do PIB no pior cenário de uma guerra comercial.
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
G7

G7 quer comércio internacional com regras

Os líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo assinaram um texto onde comprometem-se a tentar "reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios".
Comércio Externo

Marcelo critica "medidas unilaterais" dos EUA

O Presidente da República criticou hoje, acerca da nova política comercial norte-americana, a imposição de "regras só para alguns e de vez em quando", referindo que se deve "pensar duas vezes".
Fundo Monetário Internacional

Lagarde. Pobres vão sofrer com guerra comercial

176
Os pobres serão quem mais sofrerá com uma guerra comercial, disse a diretora-geral do FMI, após Washington suspender a isenção de taxas na importação do aço e alumínio da UE, México e Canadá.
Comércio Externo

Taxas. Recuo dos EUA é "ilegal" e "injustificável"

Alemanha e França estão entre as primeiras vozes europeias que reagiram à decisão norte-americana, hoje divulgada, de suspender a isenção de taxas na importação de aço e de alumínio da União Europeia.
Comércio

As instituições fortes são as que se adaptam  /premium

Pode estar a começar uma guerra comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos que bem pode ser o acontecimento mais significativo para a relação transatlântica e para saúde das suas economias.
China

Encarregado da política económica visita EUA

Encarregado da política económica da China visita Washington "na próxima semana para continuar as discussões", tentando evitar uma guerra comercial.
Empresas

Chinesa ZTE apela aos EUA que suspendam sanção

A ZTE pediu a suspensão da sanção que proíbe a empresa de comprar componentes norte-americanos. A decisão de Washington ameaça a sobrevivência da gigante das telecomunicações.
Comércio Externo

Bruxelas avisa EUA que não negoceia sob ameaça

Governo americano adiou a imposição das novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio para os países da União Europeia. Comissão Europeia diz que decisão prolonga incerteza dos mercados.
Comércio Externo

EUA adiam entrada em vigor de taxas contra aliados

O governo dos Estados Unidos adiou por 30 dias a imposição das novas taxas sobre as importações de aço e alumínio para os países da União Europeia (UE), México e Canadá.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
China

China reage a Trump com subida das taxas no porco

Em resposta ao aumento das taxas alfandegárias na importação (pelos EUA) de aço e alumínio, a China agravou os preços de 120 produtos norte-americanos, incluindo porco congelado.
Coreia do Sul

Seul reduz em 30% exportações de aço para EUA

Para escapar às taxas especiais do aço e alumínio anunciadas por Donald Trump, a Coreia do Sul aceitou reduzir em 30% as suas exportações de aço para os Estados Unidos.
China

Trump lança taxas de 50 mil milhões sobre a China

161
Presidente deu ordens para lançar taxas sobre importação chinesas de quase 50 mil milhões de euros). "Se eles nos cobram, nós também lhes cobramos o mesmo". Mas isentou UE de pagar taxa do aço.
Zona Euro

Excedente na balança comercial recuou em 2017

O excedente no comércio internacional de bens da zona euro recuou, em 2017, para os 236,0 mil milhões de euros, face aos 265,3 mil milhões registados no ano anterior, segundo o Eurostat.
OCDE

OCDE revê em alta crescimento da economia global

A OCDE diz que este é o resultado "mais forte" desde 2011 e destaca as "surpresas de crescimento" previstas para este ano na zona euro, que deverá crescer 2,3%, na China, na Turquia e no Brasil.
Estados Unidos da América

Brasil pede para ficar de fora das taxas do aço

Brasil vai pedir aos Estados Unidos para ser um dos países da lista das exceções ao pagamento de tarifas aduaneiras às importações de aço e alumínio decidido pelo Presidente americano.
Presidente Trump

Tarifas. Trump admite recuar se UE tirar barreiras

Presidente americano afirmou que renuncia aos impostos sobre as importações de aço e alumínio aplicados à União Europeia, se os 28 abdicarem das barreiras aos produtos dos Estados Unidos (EUA).
Emmanuel Macron

Macron avisa Trump de perigos de guerra comercial

O presidente francês disse a Donald Trump que está preocupado com as novas tarifas norte-americanas às importações de aço e alumínio. Emmanuel Macron falou nos perigos de uma guerra comercial.
Presidente Trump

Guerra comercial? De que é que Trump está a falar?

Ao anunciar novas taxas alfandegárias nas importações de aço e alumínio, Trump alimentou os receios de que vem aí uma "guerra comercial", algo que, para Trump, "seria bom". O que está em causa?
Zona Euro

Excedente do comércio externo recua em 2017

No conjunto da União Europeia, o excedente do comércio externo de bens fixou-se no ano passado nos 25 mil milhões, o que representa um recuo face a 2016.
Economia

Economia terá crescido 2,7% em 2017

O ritmo anual de crescimento em 2017 terá sido o mais elevado desde 2000, motivado pelo aumento do investimento e das exportações.
Angola

Angola cresce menos de 3% até 2020

O Banco Africano de Desenvolvimento estima que Angola tenha escapado à recessão em 2016, tendo crescido 0,1%, e acelerado no ano passado para 2,1%, abaixo dos 2,4% previstos para este ano.
China

Comércio externo da China cresce 14,2% em 2017

O comércio externo da China cresceu 14,2% em 2017, impulsionado pelo forte aumento das importações. Estes valores representam o fim de dois anos consecutivos de queda no comércio externo.
Moçambique

Receita anual do Porto de Maputo com quebra

A dirigente da Autoridade Tributária de Moçambique espera, relativamente ao Porto de Maputo, que uma retoma da economia possa impulsionar as receitas no próximo ano.
Empresas

Encontro com empresários chineses em Portugal

O próximo encontro de empresários entre a China e países lusófonos deverá acontecer em Portugal "no segundo trimestre" do ano e deverá juntar mais participantes dos dois países.
Angola

É necessário diversificar a economia

120
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento considera que a "absolutamente necessária" diversificação económica em Angola não implica um aumento da despesa pública.
Economia

Comércio externo de Macau sobe 6% até setembro

O comércio externo de Macau subiu 6% nos primeiros nove meses do ano, em termos anuais homólogos, atingindo 63,03 mil milhões de patacas (6,74 mil milhões de euros),
Moçambique

Moçambique quer vender 14 mil toneladas de pescado

Moçambique exportou 13 mil toneladas em 2016. A diretora do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado destacou o aumento da fiscalização da pesca e os bons resultados da aquacultura.
Portos

Quase 9 milhões de toneladas nos portos

Nos primeiros oito meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram mais de 65,7 milhões de toneladas. O porto de Sines continua a ser o que tem mais volume de carga movimentada.
Economia

Exportações abrandam e défice comercial agrava-se

198
As exportações abrandaram em julho e, juntamente com um aumento das importações face há um ano, levaram a um agravamento do défice comercial. Números de 2016 foram piores que o que se pensava.
PALOP

Comércio entre China e PALOP subiu 43,4% em março

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa subiram 43,3% até março, em termos anuais homólogos, atingindo 23,9 mil milhões de dólares (21,5 mil milhões de euros).
Presidente Trump

Trump satisfeito com China sobre moeda e comércio

EUA e China alcançaram um raro acordo com Trump a dizer que não vai acusar Pequim de manipulação da moeda e exprimir confiança em que o Presidente chinês vai ajudar no dossiê norte-coreano.
G20

Comércio externo do G-20 continuou a crescer

O comércio externo dos países do G-20 continuou a crescer nos últimos três meses de 2016, o que acontece pelo terceiro trimestre consecutivo.
Economia

Exportações de bens desaceleram em 2016

124
As exportações de bens aumentaram 11,8% em dezembro, mas ainda assim abaixo do ritmo de crescimento das importações, e insuficiente para corrigir o volume baixo durante o resto do ano.
Comércio Externo

UE. Em 2015 o comércio externo de serviços recuou

O excedente do comércio internacional de serviços da União Europeia baixou, em 2015, para os 145,9 mil milhões de euros, face aos 170,4 mil milhões de 2014 e aos 177,7 mil milhões de 2013.
Comércio Externo

EUA já são principal fornecedor de Ango

Os Estados Unidos subiram ao primeiro lugar da origem das importações angolanas no 1º trimestre de 2016, passando a China e com Portugal no terceiro lugar, indica relatório do Ministério das Finanças.
Comércio Externo

EUA pressionam UE a baixar padrões exigentes

El País cita documento divulgado pela Greenpeace com a posição negocial dos EUA no tratado de comércio que está a ser negociado com a UE onde força baixa de padrões. Negociações estão complicadas.
Calçado

Exportações portuguesas de calçado crescem 1%

As exportações portuguesas de calçado encerraram 2015 com um "crescimento ligeiro" de 1%, equivalente a um novo máximo histórico de 79 milhões de pares no valor de 1.865 milhões de euros, anunciou a associação setorial.
Exportações

Exportações subiram 3,6% em 2015

As exportações portuguesas aumentaram 3,6% em 2015, face ao ano anterior, ao passo que as importações subiram 1,9% no último ano, determinando uma taxa de cobertura de 82,9%, revelou o Instituto Nacional de Estatística.
Comércio Externo

Exportações alemãs subiram 6,4% em 2015

As exportações alemãs aumentaram para 1,1958 biliões de euros em 2015, mais 6,4% do que no ano anterior, superando assim o valor máximo de sempre de 2014.
Exportações

Lidl vai exportar o dobro das garrafas de vinho

186
Cerca de oito milhões de garrafas de vinho português do Dão, Alentejo, Douro e Península de Setúbal vão ser exportados pelo Lidl para países como Inglaterra, Polónia e Suíça.
Relações Internacionais

Obama apela ao Congresso para ratificar TPP

Obama saudou a assinatura do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), que cria a maior zona de livre de comércio do mundo, apelando ao Congresso para o ratificar "o mais rapidamente possível".
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Comércio Externo

Exportações para Angola caem para metade

Portugal foi ultrapassado pela China no primeiro lugar nas importações angolanas, com um valor global de 446 milhões de euros.
Brasil

Dívida pública do Brasil sobe 24% em 2015

A dívida pública do Brasil subiu 24,8%, atingindo 2,793 biliões de reais (630 mil milhões de euros) no ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Aviação

Embraer entrega 221 aviões em 2015

A Embraer terminou o ano de 2015 com a entrega de 221 aeronaves para o mercado da aviação comercial e para o mercado da aviação executiva, o maior volume dos últimos cinco anos.
Navigator

EUA baixam taxa à Portucel, que mantém protesto

A taxa que as autoridades americanas aplicavam às importações da Portucel no ano passado baixaram de 29,53% para 7,8%. No entanto a empresa continua a contestar a medida.
Economia

Grupos portugueses de têxteis expõem em Frankfurt

Mais de 70 empresas portuguesas de têxteis-lar participam desta terça-feira a sexta-feira em Frankfurt, Alemanha, na principal feira internacional do setor.
Défice

Défice de 2016 equivale a 5,2 mil milhões de euros

Portugal terá, em 2016, necessidades líquidas de financiamento de 7,2 mil milhões de euros, a que se somam 6,6 mil milhões relativos a dívida pública e mais 3,3 mil milhões de euros para o FMI.
Angola

Exportações para Angola caíram mais de 30%

As exportações de Portugal para Angola caíram mais de 30% nos primeiros 11 meses de 2015 face a igual período de 2014, para os 1.957.301 euros, segundo divulgou o INE.
Economia

Exportações de bens crescem e importações caem

As exportações de bens aumentaram 1,1% e as importações diminuíram 1,2% no trimestre terminado em novembro o que se refletiu num recuo do défice da balança comercial.
Ucrânia

Ucrânia suspende comércio livre com a Rússia

A suspensão do acordo implica a introdução imediata de tarifas aduaneiras e vai vigorar até 31 de dezembro de 2016. Já o veto às importações de produtos russos vai prolongar-se até 5 de agosto.
Angola

Remessas de angolanos em Portugal caíram 30% 

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal caíram mais de 30% em outubro, ao passo que o dinheiro enviado pelos portugueses em Angola para Portugal teve uma quebra de 5,7% face ao homólogo.
Comércio Externo

Negociações entre UE, Ucrânia e Rússia falharam

As negociações comerciais entre Moscovo, Bruxelas e Kiev falharam, a alguns dias da entrada em vigor do acordo de comércio livre entre a União Europeia e a Ucrânia, anunciou a comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmstrom.
Bacalhau

Bacalhau deve repetir recorde de exportações

As exportações de bacalhau estão em níveis recorde, com o Brasil a liderar os destinos. As exportações atingiram, em 2014, os 100 milhões de euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)