Comércio Externo
Comércio Externo

Trump anuncia taxas. Brasil e Argentina na mira

360
Presidente norte-americano afirmou, através do Twitter, que "com efeitos imediatos" vão ser aplicadas taxas alfandegárias a produtos importados do Brasil e da Argentina.
Comércio Externo

Guerra comercial afeta Açores. Como chegámos aqui?

O impacto das sanções americanas, de 5 milhões de euros, é reduzido para Portugal, mas o queijo açoriano é prejudicado. Será que o Governo ajuda produtores? Como começou esta guerra?
Moçambique

Moçambique promete facilitar investimento russo

Além da defesa e segurança, entre as principais áreas em que os dois países querem reforçar a cooperação, destaca-se o setor do gás e petróleo,
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Comércio Externo

Exportações caem 8,3% e importações recuam 4,1%

Segundo o INE, é de destacar a diminuição das exportações e importações de combustíveis e lubrificantes e o acréscimo nas importações de material de transporte.
Comércio Externo

Disputa China-EUA volta a prejudicar comércio

Exportações e importações entre os dois países continuam em queda. Taxas alfandegárias ascendem já a centenas de milhares de dólares. Acordo entre Pequim e Washington parece cada vez mais difícil.
Japão

Coreia do Sul acusa Japão de "guerra económica"

A tensão entre os dois países agrava-se, depois de o Japão suspeitar que não são aplicadas medidas de segurança suficientes no setor tecnológico por parte dos Sul Coreanos.
Comércio Externo

Comércio entre China e países lusófonos sobe 11,9%

Entre janeiro e abril, as importações da China de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste cifraram-se em 33,73 mil milhões de dólares.
Tratados Internacionais

Bolsonaro assume liderança de Mercosul

Presidência rotativa do bloco fica, assim, nas mãos do Brasil durante os próximos seis meses. A prioridade será a revisão do acordo comercial com a UE.
Angola

Angola quer mais investimento privado

Ministro do Comércio angolano afirmou que espera mais investimento privado chinês no seu país, reconhecendo excesso de intervenção estatal nas relações comerciais com a China.
Comércio

Faturação de produtos para a casa vai subir 3,8%

Os dados dos quatro primeiros meses apontam para que se consiga uma evolução de 3,8% no volume de negócios, de 2018 para 2019.
PME

Maioria das PME vão crescer internacionalmente

63% das empresas inquiridas no estudo 'InSight' prevê que o volume de negócios da atividade exportadora e/ou internacional vá crescer. Só 4% considera que poderá decrescer.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente de comércio externo recua

As exportações da zona euro para o resto do mundo aumentaram 5,2% para os 192,9 mil milhões de euros, enquanto que as importações atingiram os 177,2 mil milhões de euros.
União Europeia

Mercados abertos num mundo em convulsão

Se alguma coisa aprendemos com a última década é que o comércio livre já não é um dado adquirido, pelo que temos de desenvolver mais esforços para manter os mercados abertos para as nossas empresas.
Comércio Externo

EUA dizem que acordo com a China não será no G20

O secretário do Comércio norte-americano indicou que Estados Unidos e China não vão anunciar um tratado comercial durante a cimeira do G20. No entanto, é possível chegar a um entendimento.
China

Trump dispara. China retalia. O que está em causa?

140
Negociações em Washington fracassaram e os EUA vão, mesmo, avançar com um aumento das taxas sobre importações chinesas. Pequim vai retaliar. Aonde nos pode levar a "guerra comercial" EUA-China?
México

Pombos-correio já podem exportar para o México

As empresas interessadas deverão contactar as DSAVR ou os serviços competentes das RA de "forma a conhecerem os requisitos específicos necessários" para dar início ao processo.
Zona Euro

BCE alerta para impactos da tensão EUA/China

Economistas do BCE falam no "risco de uma guerra comercial" entre os dois países e dizem que "se as tensões comerciais se intensificarem podem gerar efeitos negativos" na zona euro.
Fitch

Fitch antecipa recessão de 0,1% em Angola

A agência Fitch antecipa uma recessão de 0,1% este ano e crescimento de 2,5% em 2019, antevendo uma maior consolidação orçamental em 2019 e 2020, através da implementação do IVA em junho de 2019.
Angola

Angola com recessão de 1,7% em 2018

O PIB real angolano deve contrair-se 1,7% este ano, refletindo um declínio na produção de gás e petróleo, mas o PIB não petrolífero deve registar uma ligeira recuperação.
Empresas

AICEP. 2018 foi ano com mais contratos assinados

O total de contratos assinados regista 49, num investimento superior a mil milhões de euros. O ano de 2018 foi um "marco" para a entidade, sendo o ano com mais contratos assinados em 10 anos.
Huawei

Caso Huawei. China convoca embaixador dos EUA

China convocou embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a detenção da diretora financeira da operadora de telecomunicações chinesa Huawei.
Moçambique

Avaliação de mercadorias vai ter nova aplicação

O objetivo da aplicação é facilitar o comércio, na medida em que irá reduzir o tempo despendido em disputas relacionadas com o valor das mercadorias.
Comércio Externo

Macau regista crescimento de 23,9% nas importações

Macau importou até outubro mercadorias dos países lusófonos no valor de 646 milhões de patacas (70,8 milhões de euros), um crescimento de 23,9% em comparação a igual período de 2017.
Economia

G20. Comércio externo volta a crescer

O comércio externo no conjunto do G20 voltou a crescer no terceiro trimestre, depois do recuo constatado no segundo, mas a um ritmo muito baixo, devido essencialmente à subida do preço do petróleo.
Moçambique

Moçambique normaliza relação com os mercados

O representante do grupo de credores assinou o acordo com o Governo de Moçambique sobre a dívida pública e garante que este vai oferecer um caminho para atingir o crescimento a longo prazo.
Comércio Externo

Presidente chinês promete abrir mercado industrial

Apesar de prometer abrir a China ao mercado estrangeiro, o Presidente chinês não respondeu às queixas sobre transferência forçada de tecnologia e obstáculos ao investimento externo.
Comércio Externo

Indústria pecuária portuguesa duplica exportações

Suinicultores têm "praticamente fechado" um acordo com a China, que lhes permite começar a crescer, três anos após a maior crise, anunciou a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultura.
Angola

João Lourenço ordena modernização de fronteiras

O Presidente angolano ordenou a reestruturação e modernização de 15 postos fronteiriços angolanos, uma das várias medidas aprovadas pelo Executivo para a melhoria do controlo das exportações.
Comércio Externo

Moçambique. Investimento privado está garantido

O administrador do Banco Mundial em representação de Portugal salientou à Lusa que a impossibilidade de financiar Moçambique "não se aplica ao investimento privado".
Comércio Externo

Saldo comercial da UE cai 22%, mas é positivo

O saldo comercial positivo para a UE com os países africanos caiu 33% no ano passado, registando, ainda assim, um excedente de quase 20 mil milhões de euros, num total de 281 mil milhões.
Comércio Externo

Subida de 331,2% nas compras de Portugal a Angola

As compras de bens de Portugal a Angola subiram 331,2%, passando de 114,5 milhões de euros, de janeiro a julho de 2017, para mais de 494 milhões de euros, no mesmo período deste ano.
Comércio Externo

Empresas na Turquia felizes com queda da lira

Empresas portuguesas que compram têxteis na Turquia importaram 68 milhões de euros no primeiro semestre do ano, período em que se intensificou a desvalorização da lira face ao dólar.
Comércio Externo

Combustíveis levam a subida de 18% nas importações

As exportações aceleraram mas a compra de combustíveis levou a que as importações crescessem mais de o dobro. Défice comercial agravou-se em quase 40% face a junho do ano passado.
Macau

Macau. Comércio externo cresce 22,8% 

O comércio externo de Macau cresceu 22,8% nos primeiros seis meses do ano e atingiu 5,25 mil milhões de euros, indicam dados divulgados esta terça-feira.
Economia

Guerra comercial prolonga-se e afeta todo o mundo /premium

113
Das máquinas de lavar roupa produzidas nos EUA, aos iPhone montados na China com partes importadas de todo o mundo. A disputa comercial entre Trump e o mundo já se faz sentir. E não tem fim à vista.
Donald Trump

"Se formos atacados por Trump, iremos retaliar"

114
Líderes políticos e empresariais da Europa estiveram reunidos no sul de França, este fim de semana, para falar sobre o risco de Donald Trump lançar taxas aduaneiras contra o setor automóvel europeu.
Presidente Trump

Se Trump taxar os carros, a Europa irá retaliar

894
Depois de Trump dizer que "a Europa é, provavelmente, tão má quanto a China. Só é mais pequena", a Comissão Europeia avisa que irá retaliar com taxas sobre produtos no valor de 300 mil milhões.
Economia

Banco de Portugal preocupado com guerra comercial

Instituição mantém previsões de março, mas alerta que os riscos estão a aumentar. Contas do banco central dizem que economia pode perder até 2,5% do PIB no pior cenário de uma guerra comercial.
BCE

Na guerra que Trump acha fácil, todos perdem

Governadores dos bancos centrais que representam metade da economia mundial mostraram-se preocupados em Sintra. Mario Draghi preocupado com mudanças na ordem mundial. Todos vêem perdedores.
G7

G7 quer comércio internacional com regras

Os líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo assinaram um texto onde comprometem-se a tentar "reduzir as barreiras alfandegárias, barreiras não alfandegárias e subsídios".
Comércio Externo

Marcelo critica "medidas unilaterais" dos EUA

O Presidente da República criticou hoje, acerca da nova política comercial norte-americana, a imposição de "regras só para alguns e de vez em quando", referindo que se deve "pensar duas vezes".
Fundo Monetário Internacional

Lagarde. Pobres vão sofrer com guerra comercial

176
Os pobres serão quem mais sofrerá com uma guerra comercial, disse a diretora-geral do FMI, após Washington suspender a isenção de taxas na importação do aço e alumínio da UE, México e Canadá.
Comércio Externo

Taxas. Recuo dos EUA é "ilegal" e "injustificável"

Alemanha e França estão entre as primeiras vozes europeias que reagiram à decisão norte-americana, hoje divulgada, de suspender a isenção de taxas na importação de aço e de alumínio da União Europeia.
Comércio

As instituições fortes são as que se adaptam  /premium

Pode estar a começar uma guerra comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos que bem pode ser o acontecimento mais significativo para a relação transatlântica e para saúde das suas economias.
China

Encarregado da política económica visita EUA

Encarregado da política económica da China visita Washington "na próxima semana para continuar as discussões", tentando evitar uma guerra comercial.
Empresas

Chinesa ZTE apela aos EUA que suspendam sanção

A ZTE pediu a suspensão da sanção que proíbe a empresa de comprar componentes norte-americanos. A decisão de Washington ameaça a sobrevivência da gigante das telecomunicações.
Comércio Externo

Bruxelas avisa EUA que não negoceia sob ameaça

Governo americano adiou a imposição das novas tarifas sobre as importações de aço e alumínio para os países da União Europeia. Comissão Europeia diz que decisão prolonga incerteza dos mercados.
Comércio Externo

EUA adiam entrada em vigor de taxas contra aliados

O governo dos Estados Unidos adiou por 30 dias a imposição das novas taxas sobre as importações de aço e alumínio para os países da União Europeia (UE), México e Canadá.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
China

China reage a Trump com subida das taxas no porco

Em resposta ao aumento das taxas alfandegárias na importação (pelos EUA) de aço e alumínio, a China agravou os preços de 120 produtos norte-americanos, incluindo porco congelado.
Coreia do Sul

Seul reduz em 30% exportações de aço para EUA

Para escapar às taxas especiais do aço e alumínio anunciadas por Donald Trump, a Coreia do Sul aceitou reduzir em 30% as suas exportações de aço para os Estados Unidos.
China

Trump lança taxas de 50 mil milhões sobre a China

161
Presidente deu ordens para lançar taxas sobre importação chinesas de quase 50 mil milhões de euros). "Se eles nos cobram, nós também lhes cobramos o mesmo". Mas isentou UE de pagar taxa do aço.
Zona Euro

Excedente na balança comercial recuou em 2017

O excedente no comércio internacional de bens da zona euro recuou, em 2017, para os 236,0 mil milhões de euros, face aos 265,3 mil milhões registados no ano anterior, segundo o Eurostat.
OCDE

OCDE revê em alta crescimento da economia global

A OCDE diz que este é o resultado "mais forte" desde 2011 e destaca as "surpresas de crescimento" previstas para este ano na zona euro, que deverá crescer 2,3%, na China, na Turquia e no Brasil.
Estados Unidos da América

Brasil pede para ficar de fora das taxas do aço

Brasil vai pedir aos Estados Unidos para ser um dos países da lista das exceções ao pagamento de tarifas aduaneiras às importações de aço e alumínio decidido pelo Presidente americano.
Presidente Trump

Tarifas. Trump admite recuar se UE tirar barreiras

Presidente americano afirmou que renuncia aos impostos sobre as importações de aço e alumínio aplicados à União Europeia, se os 28 abdicarem das barreiras aos produtos dos Estados Unidos (EUA).
Emmanuel Macron

Macron avisa Trump de perigos de guerra comercial

O presidente francês disse a Donald Trump que está preocupado com as novas tarifas norte-americanas às importações de aço e alumínio. Emmanuel Macron falou nos perigos de uma guerra comercial.
Presidente Trump

Guerra comercial? De que é que Trump está a falar?

Ao anunciar novas taxas alfandegárias nas importações de aço e alumínio, Trump alimentou os receios de que vem aí uma "guerra comercial", algo que, para Trump, "seria bom". O que está em causa?
Zona Euro

Excedente do comércio externo recua em 2017

No conjunto da União Europeia, o excedente do comércio externo de bens fixou-se no ano passado nos 25 mil milhões, o que representa um recuo face a 2016.
Economia

Economia terá crescido 2,7% em 2017

O ritmo anual de crescimento em 2017 terá sido o mais elevado desde 2000, motivado pelo aumento do investimento e das exportações.
Angola

Angola cresce menos de 3% até 2020

O Banco Africano de Desenvolvimento estima que Angola tenha escapado à recessão em 2016, tendo crescido 0,1%, e acelerado no ano passado para 2,1%, abaixo dos 2,4% previstos para este ano.
China

Comércio externo da China cresce 14,2% em 2017

O comércio externo da China cresceu 14,2% em 2017, impulsionado pelo forte aumento das importações. Estes valores representam o fim de dois anos consecutivos de queda no comércio externo.
Moçambique

Receita anual do Porto de Maputo com quebra

A dirigente da Autoridade Tributária de Moçambique espera, relativamente ao Porto de Maputo, que uma retoma da economia possa impulsionar as receitas no próximo ano.
Empresas

Encontro com empresários chineses em Portugal

O próximo encontro de empresários entre a China e países lusófonos deverá acontecer em Portugal "no segundo trimestre" do ano e deverá juntar mais participantes dos dois países.
Angola

É necessário diversificar a economia

120
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento considera que a "absolutamente necessária" diversificação económica em Angola não implica um aumento da despesa pública.
Economia

Comércio externo de Macau sobe 6% até setembro

O comércio externo de Macau subiu 6% nos primeiros nove meses do ano, em termos anuais homólogos, atingindo 63,03 mil milhões de patacas (6,74 mil milhões de euros),
Moçambique

Moçambique quer vender 14 mil toneladas de pescado

Moçambique exportou 13 mil toneladas em 2016. A diretora do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado destacou o aumento da fiscalização da pesca e os bons resultados da aquacultura.
Portos

Quase 9 milhões de toneladas nos portos

Nos primeiros oito meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram mais de 65,7 milhões de toneladas. O porto de Sines continua a ser o que tem mais volume de carga movimentada.
Economia

Exportações abrandam e défice comercial agrava-se

198
As exportações abrandaram em julho e, juntamente com um aumento das importações face há um ano, levaram a um agravamento do défice comercial. Números de 2016 foram piores que o que se pensava.
PALOP

Comércio entre China e PALOP subiu 43,4% em março

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa subiram 43,3% até março, em termos anuais homólogos, atingindo 23,9 mil milhões de dólares (21,5 mil milhões de euros).
Presidente Trump

Trump satisfeito com China sobre moeda e comércio

EUA e China alcançaram um raro acordo com Trump a dizer que não vai acusar Pequim de manipulação da moeda e exprimir confiança em que o Presidente chinês vai ajudar no dossiê norte-coreano.
G20

Comércio externo do G-20 continuou a crescer

O comércio externo dos países do G-20 continuou a crescer nos últimos três meses de 2016, o que acontece pelo terceiro trimestre consecutivo.
Economia

Exportações de bens desaceleram em 2016

122
As exportações de bens aumentaram 11,8% em dezembro, mas ainda assim abaixo do ritmo de crescimento das importações, e insuficiente para corrigir o volume baixo durante o resto do ano.
Comércio Externo

UE. Em 2015 o comércio externo de serviços recuou

O excedente do comércio internacional de serviços da União Europeia baixou, em 2015, para os 145,9 mil milhões de euros, face aos 170,4 mil milhões de 2014 e aos 177,7 mil milhões de 2013.
Comércio Externo

EUA já são principal fornecedor de Ango

Os Estados Unidos subiram ao primeiro lugar da origem das importações angolanas no 1º trimestre de 2016, passando a China e com Portugal no terceiro lugar, indica relatório do Ministério das Finanças.
Comércio Externo

EUA pressionam UE a baixar padrões exigentes

El País cita documento divulgado pela Greenpeace com a posição negocial dos EUA no tratado de comércio que está a ser negociado com a UE onde força baixa de padrões. Negociações estão complicadas.
Calçado

Exportações portuguesas de calçado crescem 1%

As exportações portuguesas de calçado encerraram 2015 com um "crescimento ligeiro" de 1%, equivalente a um novo máximo histórico de 79 milhões de pares no valor de 1.865 milhões de euros, anunciou a associação setorial.
Exportações

Exportações subiram 3,6% em 2015

As exportações portuguesas aumentaram 3,6% em 2015, face ao ano anterior, ao passo que as importações subiram 1,9% no último ano, determinando uma taxa de cobertura de 82,9%, revelou o Instituto Nacional de Estatística.
Comércio Externo

Exportações alemãs subiram 6,4% em 2015

As exportações alemãs aumentaram para 1,1958 biliões de euros em 2015, mais 6,4% do que no ano anterior, superando assim o valor máximo de sempre de 2014.
Exportações

Lidl vai exportar o dobro das garrafas de vinho

186
Cerca de oito milhões de garrafas de vinho português do Dão, Alentejo, Douro e Península de Setúbal vão ser exportados pelo Lidl para países como Inglaterra, Polónia e Suíça.
Relações Internacionais

Obama apela ao Congresso para ratificar TPP

Obama saudou a assinatura do Acordo de Associação Transpacífico (TPP), que cria a maior zona de livre de comércio do mundo, apelando ao Congresso para o ratificar "o mais rapidamente possível".
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Comércio Externo

Exportações para Angola caem para metade

Portugal foi ultrapassado pela China no primeiro lugar nas importações angolanas, com um valor global de 446 milhões de euros.
Brasil

Dívida pública do Brasil sobe 24% em 2015

A dívida pública do Brasil subiu 24,8%, atingindo 2,793 biliões de reais (630 mil milhões de euros) no ano passado, segundo dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Aviação

Embraer entrega 221 aviões em 2015

A Embraer terminou o ano de 2015 com a entrega de 221 aeronaves para o mercado da aviação comercial e para o mercado da aviação executiva, o maior volume dos últimos cinco anos.
Navigator

EUA baixam taxa à Portucel, que mantém protesto

A taxa que as autoridades americanas aplicavam às importações da Portucel no ano passado baixaram de 29,53% para 7,8%. No entanto a empresa continua a contestar a medida.
Economia

Grupos portugueses de têxteis expõem em Frankfurt

Mais de 70 empresas portuguesas de têxteis-lar participam desta terça-feira a sexta-feira em Frankfurt, Alemanha, na principal feira internacional do setor.
Défice

Défice de 2016 equivale a 5,2 mil milhões de euros

Portugal terá, em 2016, necessidades líquidas de financiamento de 7,2 mil milhões de euros, a que se somam 6,6 mil milhões relativos a dívida pública e mais 3,3 mil milhões de euros para o FMI.
Angola

Exportações para Angola caíram mais de 30%

As exportações de Portugal para Angola caíram mais de 30% nos primeiros 11 meses de 2015 face a igual período de 2014, para os 1.957.301 euros, segundo divulgou o INE.
Economia

Exportações de bens crescem e importações caem

As exportações de bens aumentaram 1,1% e as importações diminuíram 1,2% no trimestre terminado em novembro o que se refletiu num recuo do défice da balança comercial.
Ucrânia

Ucrânia suspende comércio livre com a Rússia

A suspensão do acordo implica a introdução imediata de tarifas aduaneiras e vai vigorar até 31 de dezembro de 2016. Já o veto às importações de produtos russos vai prolongar-se até 5 de agosto.
Angola

Remessas de angolanos em Portugal caíram 30% 

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal caíram mais de 30% em outubro, ao passo que o dinheiro enviado pelos portugueses em Angola para Portugal teve uma quebra de 5,7% face ao homólogo.
Comércio Externo

Negociações entre UE, Ucrânia e Rússia falharam

As negociações comerciais entre Moscovo, Bruxelas e Kiev falharam, a alguns dias da entrada em vigor do acordo de comércio livre entre a União Europeia e a Ucrânia, anunciou a comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmstrom.
Bacalhau

Bacalhau deve repetir recorde de exportações

As exportações de bacalhau estão em níveis recorde, com o Brasil a liderar os destinos. As exportações atingiram, em 2014, os 100 milhões de euros.
Mundo

OMC acorda fim dos subsídios agrícolas

A Organização Mundial do Comércio (OMC) alcançou hoje em Nairobi, no Quénia, um acordo para a eliminação de subvenções à exportação de produtos agrícolas nos países desenvolvidos.
OCDE

Portugal deve aumentar ajuda ao desenvolvimento

O montante da Ajuda Pública ao Desenvolvimento disponibilizado por Portugal tem diminuído consecutivamente nos três últimos anos, ficando-se pelo 0,19% do PIB, pelo que deve aumentá-la e melhorar a respetiva supervisão, indica a OCDE.
China

Comércio externo chinês caiu 4,5% em novembro

O comércio externo da China caiu 4,5% em novembro, em relação a igual mês do ano passado, para cerca de 310 mil milhões de euros, informaram hoje as autoridades chinesas.
Mundo

Canal do Panamá perde um milhão com greve

O Canal do Panamá estimou perdas de um milhão de dólares, depois de uma paralisação de 24 horas nas obras a decorrer. A greve foi convocada pelos sindicatos de trabalhadores em todo o país.
Economia

Atentados de Paris podem afetar as exportações

Diogo Assis, Diretor Geral da Delnext, considera que os atentados de Paris podem prejudicar as exportações portuguesas para a Europa, que já estão a sofrer atrasos por causa da crise dos refugiados.
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 3,2%. Importações recuam 0,3%

590
As exportações aumentaram 3,2% e as importações diminuíram 0,3% no terceiro trimestre face ao período homólogo, tendo o défice da balança comercial recuado para 2.628,7 milhões de euros, informa o INE.
Alemanha

Exportações alemãs aumentaram 4,4%

As exportações alemãs aumentaram 4,4% em setembro passado, em comparação com o período homólogo de 2014, indicam dados oficiais hoje divulgados.
Economia

FMI diz que Angola só volta a recuperar em 2017

O FMI considera que Angola só vai recuperar dos efeitos da queda do petróleo daqui a dois anos, e mesmo assim aponta riscos a esta previsão, nomeadamente uma nova descida nos preços.
Energia

Angola tem de reduzir dependência do petróleo

Analistas consultados dizem que a economia angolana precisa de ficar menos dependente do petróleo, este que atualmente vale cerca de 50% do PIB e garante um fluxo direto de receitas.
Agricultura

Cortiça: um quinto vai para os EUA

139
Os Estados Unidos são o principal mercado de destino da cortiça portuguesa, representando mais de 20% do total exportado, com as vendas a alcançarem os 95,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2015.
Angola

Angola importou menos 65% da cerveja 

A importação de cerveja por Angola caiu quase 65% no segundo trimestre do ano, face a 2014, sendo um dos produtos mais afetados pela conjuntura económica do país.
Angola

Nova lei permite repatriar lucros de Angola

A nova lei do investimento privado em Angola deixou de obrigar a que os lucros só possam ser repatriados em caso de investimento superior a um milhão de dólares.
Comércio

Países do Pacífico fecham acordo de livre comércio

Doze países da costa do Pacífico fecharam na segunda-feira um acordo para criar a maior zona de comércio livre do mundo. Acordo abrange cerca de dois quintos da economia global.
BCE

Apoio à banca agravou a dívida de Portugal em 11%

214
Apoios ao setor financeiro, no valor de 19,5 mil milhões de euros, agravaram a dívida pública portuguesa em 11% do PIB entre 2008 e 2014, revela estudo do Banco Central Europeu.
Banca

Moçambique, um "gigante adormecido", diz Barclays

A unidade de análise económica do Barclays identificou Moçambique como um dos cinco "gigantes adormecidos" em África, juntando também Angola a outro grupo de quinze países com maiores oportunidades e mais abertura a novos negócios.
Economia

Exportações aumentam 6% e importações 3,8%

379
As exportações aumentaram 6,0% e as importações 3,8% no trimestre terminado em julho de 2015 face a igual período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Agricultura

CAP vai manifestar-se em Bruxelas

A Confederação dos Agricultores de Portugal vai participar na manifestação de agricultores europeus em Bruxelas, para exigir medidas contra queda dos preços por causa de "embargo político" à Rússia.
Economia

FMI: BCE deve preparar-se para reforçar estímulos

Fundo Monetário Internacional considera que o programa de compra de dívida pública do Banco Central Europeu "deve ser estendido" se a trajetória da inflação não apresentar "melhorias suficientes".
PT

Recorde: 93 empresas de calçado português em Milão

469
Entre segunda e sexta-feira, Portugal está representado na maior feira de calçado do mundo, em Milão, com uma comitiva recorde de 93 empresas. É a segunda maior delegação estrangeira na feira.
Tintim

Portas compara-se a personagem de Tintim

302
Paulo Portas comparou-se a Oliveira da Figueira, o personagem português criado por Hergé na série Tintim, que se tornou célebre por vender qualquer coisa em pleno deserto através da persuasão.
Comércio Externo

Remessas de angolanos em Portugal duplicam

As remessas dos angolanos a trabalhar em Portugal mais do que duplicaram no primeiro semestre deste ano, subindo para 9,5 milhões de euros, ao passo que os portugueses em Angola reduziram as transferências em 20%.
Comércio Externo

Vinhos portugueses vendem mais nos Estados Unidos

426
Exportações de vinho português para os Estados Unidos aumentaram 19,5 por cento entre janeiro e maio deste ano, com a produção portuguesa a dominar listas dos melhores.
Tratados Internacionais

Wikileaks. 100 mil euros por dados do acordo UE-EUA

A Wikileaks lançou uma campanha de financiamento coletivo ('crowdfunding') de uma recompensa de 100.000 euros para quem fornecer informações privilegiadas sobre o acordo de comércio livre.
China

Comércio externo da China caiu 7,3% até julho

O comércio externo da China, a segunda maior economia mundial e a primeira potência comercial do planeta, caiu 7,3% nos primeiros sete meses do ano, segundo dados oficiais.
Alemanha

Alemanha com 'superavit' recorde de 24.000 milhões

385
A balança comercial da Alemanha registou um saldo positivo recorde de 24.000 milhões de euros em junho deste ano, face aos 16.200 milhões de euros em igual período do ano passado.
Canal do Suez

Hoje o canal do Suez já não vai ser o mesmo

O Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, inaugura hoje a segunda rota do canal do Suez. É a primeira expansão do canal em 145 anos de existência.
Estados Unidos da América

Défice comercial dos Estados Unidos aumentou 7,1%

O défice comercial dos Estados Unidos aumentou 7,1% em junho para 43.800 milhões de dólares (40,2 milhões de euros), devido sobretudo ao aumento das importações oriundas da Europa.
CMVM

Regresso de emigrantes pode prejudicar Portugal

A quebra de exportações para Angola e Brasil pode motivar o regresso de inúmeros trabalhadores de empresas portuguesas a Portugal, pressionando a Segurança Social e a recuperação económica.
Tecnologia

Acordo "decisivo" no comércio de tecnologia

Os países membros da Organização Mundial do Comércio chegaram hoje a um "acordo decisivo" sobre o comércio de produtos de tecnologias de informação, que representa 1,3 biliões de dólares anuais.
Comércio Externo

Trocas comerciais com os PALOP caíram 25%

A descida do preço do petróleo nos mercados internacionais, que representa a grande maioria das compras portugueses a Angola, explica a acentuada quebra no valor das compras.
Economia

Sobem exportações e importações face a 2014

As exportações aumentaram 3,5% e as importações 6,2% em maio, face ao mesmo período de 2014. O acréscimo registado nos veículos influenciou explica esta subida.
Exportações

Balança comercial. 3.º ano positivo

129
O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse que 2015 vai ser o terceiro ano consecutivo de balança comercial positiva em Portugal.
Economia

UTAO diz que desvio no défice é "fator de risco"

O défice orçamental registado no primeiro trimestre, de 5,8% do PIB, apresentou um "desvio desfavorável" face ao objetivo anual, que a UTAO considera ser "um fator de risco" para cumprir a meta do défice de 2015, de 2,7%.
Pensões

Pensões: Ou reformas ou ações mais dramáticas

O vice-presidente da Comissão Europeia diz que Portugal deve garantir a sustentabilidade do sistema de pensões e que, "se esse ajustamento for adiado", vão ser precisas "ações muito mais dramáticas".
Governo

Exportações: Portas realça papel da agricultura

O vice-primeiro-ministro realçou, em Santarém, o contributo dos produtos agrícolas para o crescimento das exportações portuguesas, que, disse, no mês de abril, foi "francamente bom".
Angola

Metade das exportações angolanas foi para a China

A balança comercial angolana registou um saldo positivo de 22,2 mil milhões de euros em 2014, com a China a liderar as compras, quase metade, e Portugal em primeiro nas vendas.
China

Exportações chinesas continuam a cair

Este é o terceiro mês consecutivo em que a China regista uma descida nas exportações, um dos tradicionais motores de crescimento da economia do gigante asiático
Angola

Situação de Angola é pior do que o Governo diz

164
A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que o Governo de Angola está a reagir às críticas da população aumentando o recurso à violência.
Economia

Recessão em 3 grandes economias da América Latina

O FMI previu que o Brasil, juntamente com Argentina e Venezuela, enfrentem uma recessão este ano, fazendo a América Latina crescer apenas 0,9 por cento, o nível mais baixo dos últimos 14 anos.
África

Queda do petróleo não é tão má como se pensa

Os impactos da queda do preço do petróleo na economia de Angola não são tão negativos como as pessoas pensam, diz um responsável da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).
China

Portugal pode exportar papas para a China

170
Portugal já pode exportar para a China cereais lácteos ('papas'), um produto muito procurado naquele país, anunciou o secretário de Estado português da Alimentação e Investigação Agroalimentar.
Comércio Externo

Subida de exportações vai fazer país crescer mais

O ministro da Economia classificou de "ótimos números" os das exportações que aumentaram 4% e das importações que diminuíram 1,4% no primeiro trimestre do ano.
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 4% e importações recuam 1,4% 

324
Estes resultados do primeiro trimestre, face ao período homólogo, permitindo uma recuperação de 661,3 milhões de euros no défice comercial e uma subida da taxa de cobertura para 86,1%.
China

Comércio externo da China caiu 10,9% em abril

O comércio externo da China caiu 10,9% em abril, face ao período homólogo do ano passado, para 1,96 biliões de yuan (281.424 milhões de euros) indicam dados oficiais hoje divulgados.
Comércio Externo

Polónia pode valer mil milhões para Portugal

Em 2013, havia 1.197 empresas portuguesas a exportar para o mercado polaco. Pires de Lima vai estar dois dias na Polónia para visitar essas empresas e atrair investimento para Portugal.
Banco de Portugal

Remessas de emigrantes subiram 11% 

As verbas enviadas pelos imigrantes em Portugal para os seus países aumentaram 4,4%, para 39,2 milhões.
Manifestações

Milhares manifestam-se contra Acordo EUA - EU

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje na Alemanha contra o Acordo Transatlântico de Comércio Livre, em discussão entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Brasil

Economia do Brasil vai regredir 0,5%

Os economistas e analistas regularmente consultados pela Business Monitor Internacional reviram em baixa a previsão de crescimento para o Brasil este ano, passando agora a prever uma recessão de 0,5%.
Fundo Monetário Internacional

Angola vai crescer 4,5% em 2015

Economia de Angola vai acelerar para os 4,5% este ano e abrandar para 3,9% em 2016, prevê o Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Brasil estará em recessão com inflação alta

Brasil vai sofrer uma recessão de 1% este ano, mas em 2016 já deverá inverter a tendência e crescer 1%, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Défice público em 2,5% até 2020

Fundo Monetário Internacional antecipa que o défice orçamental estabilize nos 2,5% até 2020 e que a dívida pública se mantenha acima dos 120% pelo menos até àquele ano.
Macroeconomia

Comércio mundial deve aumentar apenas 3,3% em 2015

O comércio mundial deverá aumentar 3,3% em 2015 e 4% em 2016, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial do Comércio.
Diplomacia

Portugal e Arábia Saudita sem dupla tributação

Portugal e a Arábia Saudita assinaram um protocolo para o fim da dupla tributação de impostos entre os dois países no âmbito de um encontro entre Paulo Portas e o ministro do Comércio saudita.
OCDE

Portugal desce na ajuda ao desenvolvimento

Portugal está entre os sete países que mais diminuíram o volume de Ajuda Pública ao Desenvolvimento aos países em desenvolvimento no ano passado, segundo um relatório divulgado pela OCDE.
Energia

Produtores africanos de petróleo querem acordo

A Associação de Produtores Africanos de Petróleo defende que a produção de petróleo deve ser reduzida à escala global, apoiando uma concertação entre a OPEP e os outros países para estabilizar preços.
Energia

Galp entre as afetadas pela crise na Petrobras

A petrolífera portuguesa Galp é uma das pelo menos seis empresas europeias que manifestou nas últimas semanas ter já sentido o impacto da crise financeira que atravessa a Petrobras.
Agricultura

UE cúmplice no derrube ilegal da floresta tropical

113
Os países da União Europeia importam muitos produtos criados em áreas que foram desflorestadas ilegalmente, pelo que são cúmplices da destruição das floresta tropical, avisa estudo.
Comércio Externo

INE: Comércio com Angola caiu quase para metade

O valor das trocas comerciais entre Portugal e Angola caiu 46% em janeiro. Apesar do valor das exportações ter caído 26,4%, foram a descida de 75% das importações que teve mais peso, segundo o INE.
Angola

'Rating' de Angola baixa de Estável para Negativo

A agência de notação financeira Moody's argumenta a decisão com os riscos económicos decorrentes da descida dos preços do petróleo.
Angola

Importadores de bebidas renitentes a novas taxas

inistra do Comércio de Angola disse que importadores de bebidas portuguesas estão a mostrar alguma "renitência" à intenção do Governo angolano de aplicar quotas de importação.
Conservação da Natureza

China proíbe importação de marfim durante um ano

A China impôs uma proibição de um ano sobre a importação de marfim, em resposta às críticas internacionais de que a procura crescente encoraja o massacre de elefantes ameaçados de extinção.
Banco de Portugal

Estrangeiros da CPLP mandaram mais remessas

Os estrangeiros da CPLP a trabalhar em Portugal mandaram mais remessas para os seus países do que os portugueses a operar nestes oito países em 2014, segundo dados do Banco de Portugal.
Angola

Pagamentos em Angola normalizados até março

O pagamento das faturas às empresas angolanas deverá estar normalizado até ao final do trimestre. O embaixador de Angola em Portugal garantiu que "o que aconteceu em janeiro já não é o cenário atual".
Economia

Défice comercial sobe. É o 5º da UE

Portugal registou, no acumulado entre janeiro e novembro de 2014, um défice comercial de 9,6 mil milhões de euros nas trocas internacionais de mercadorias, o quinto maior da União Europeia.
AICEP

2015 será um "ano positivo" para as exportações

Miguel Frasquilho afirma que 2015 será "um ano positivo para as exportações", destacando o contributo do setor do calçado, que disse ser um "excelente exemplo".
A página está a demorar muito tempo.