894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dinheiro

Boa moeda, má moeda

Salários sobem acima da inflação

Os salários brutos aumentaram 6% até Setembro em termos homólogos, de acordo com dados do INE. Descontada a inflação, o aumento real médio foi de 3,8%.
Boa moeda, má moeda

Vodafone responde à Digi com pacote mais barato

A Amigo - marca secundária da Vodafone - colocou no mercado um pacote com características semelhantes à oferta da Digi e com um período de fidelização de apenas três meses.
Boa moeda, má moeda

PPR: forte subida na subscrição este ano

A subscrição de Planos Poupança Reforma (PPR) aumentou 47% até Setembro deste ano. É o maior volume de subscrições dos últimos três anos.
Boa moeda, má moeda

Concorrência continua a responder à Digi

As operadoras tradicionais estão a usar as suas marcas secundárias para colocar no mercado pacotes de telemóvel, televisão e internet que responda à proposta da Digi.
Boa moeda, má moeda

Atraso no reembolso de apoios ambientais

O alerta é da DECO. Os reembolsos do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis estão atrasados. Cerca de 90% das candidaturas ainda estão por pagar.
Boa moeda, má moeda

17 bancos aderem à garantia pública

A garantia pública para jovens na habitação teve a adesão de 17 instituições de crédito. A medida deverá estar disponível até ao fim do ano.
Boa moeda, má moeda

Bruxelas contra práticas ilegais da Temu

A Comissão Europeia abriu um procedimento contra a Temu por práticas comerciais que podem violar as regras de defesa dos consumidores. O gigante do comércio online chinês tem um mês para responder a Bruxelas.
Boa moeda, má moeda

Casa é mais de metade do património das famílias

Cada agregado familiar português tinha, em média, um património de 295 mil euros no início de 2024, mais 54% do que em 2014. O BCE indica que o imobiliário representa 55% desse património.
Boa moeda, má moeda

Carros eléctricos: carregar na rua é caro

Carregar veículos elétricos na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa, refere um estudo da Católica Lisbon School of Business & Economics. A baixa concorrência é uma das causas.
Boa moeda, má moeda

Concorrência nas telecomunicações já tem preços

A Digi já apresentou o seu catálogo de preços. Contratos com fidelização só na internet fixa e por três meses. Os preços começam nos quatro euros no móvel e 12 euros na televisão.
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa volta a cair em novembro

A descida das taxas Euribor vai ditar um forte corte das prestações do crédito à habitação que vão ser revistas em novembro. A média da Euribor a 12 meses foi, em outubro, de 2,7%.
Impostos

Fisco: é preciso declarar mais de 10 mil euros

A medida tem em vista travar o financiamento de atividades ilícitas, através do desvio de dinheiro e da sua reintrodução na economia.
Boa moeda, má moeda

Vem aí mais concorrência nas telecomunicações

Chama-se Digi e é um grupo romeno de telecomunicações. Chega ao mercado português na próxima semana. Nos mercados onde opera, a Digi tem-se destacado pelos preços mais baixos.
Boa moeda, má moeda

Carros elétricos chineses ficam mesmo mais caros

Está decidido e entra hoje ou amanhã em vigor: os automóveis elétricos de fabrico chinês vão pagar mais 7,8% a 35,3% de tarifa aduaneira na entrada no mercado da União Europeia.
Boa moeda, má moeda

Electricidade abaixo da média da UE

O preço da electricidade para consumo doméstico em Portugal ficou, no primeiro semestre, 19% abaixo do valor médio praticado nos países da União Europeia.
Dinheiro

Homem encontra 20 dólares e ganha um milhão

Um carpinteiro encontrou 20 dólares no chão do estacionamento de uma loja de conveniência. Entrou e comprou uma lotaria. Ganhou um milhão de dólares e, após 56 anos de trabalho, vai reformar-se.
Boa moeda, má moeda

Maioria do crédito à habitação foi para jovens

Os jovens até aos 35 anos representam 54% dos novos empréstimos à habitação concedidos em agosto, segundo o Banco de Portugal. No primeiro semestre, este segmento representou 41% dos novos contratos.
Boa moeda, má moeda

Dois ginásios multados por cláusulas abusivas

A Direção-Geral do Consumidor instaurou dois processos de contraordenação contra duas grandes cadeias de ginásios pelo uso de “cláusulas absolutamente proibidas” nos contratos de adesão com clientes.
Boa moeda, má moeda

Preço das casas não pára de subir

O aumento do preço das casas acelerou no segundo trimestre. De acordo com o INE, o valor mediano das casas vendidas em Portugal fixou-se em 1736 euros por metro quadrado, um aumento homólogo de 6,6%.
Boa moeda, má moeda

Garantia pública no crédito para casa atrai banca

A generalidade dos bancos vai aderir à disponibilização da garantia bancária do Estado no crédito à habitação para jovens até aos 35 anos. O mecanismo deve estar disponível no início do próximo ano.
Boa moeda, má moeda

Passe ferroviário verde: procura do CP+ triplicou

Já entrou em vigor o passe ferroviário de 20 euros que dá acesso aos comboios regionais,  inter-regionais, alguns urbanos e 2ª classe do Intercidades. Para o adquirir é necessário ter o cartão CP+.
Hezbollah

Hezbollah escondia 500 milhões debaixo de hospital

Recursos do grupo estava guardados num bunker (usado pelo ex-líder do grupo Nasrallah) sob um hospital no sul de Beirute, dizem as Forças de Defesa de Israel.
Boa moeda, má moeda

Carrossel no preço dos combustíveis

Os preços indicativos da gasolina e do gasóleo caem esta semana, depois da subida das últimas semanas. No petróleo, as cotações oscilaram mais de 10% desde o início do mês.
Economia

Pode ganhar uma viagem pela Europa. Sabe como?

Londres, Copenhaga ou Barcelona? Na dúvida, o melhor é preparar-se para qualquer um destes destinos. É que ao domiciliar o ordenado no ActivoBank vai ganhar voos grátis para uma cidade europeia.
Boa moeda, má moeda

Juros continuam a cair

O BCE fez o terceiro corte consecutivo das taxas de juro, que já somam 0,75 pontos percentuais. As taxas Euribor deverão continuar a acompanhar este movimento, baixando as prestações do crédito à habitação.
Boa moeda, má moeda

Salário mais baixo no Estado passa para 875 euros

As negociações salariais entre o Governo e os sindicatos da função pública continuam e a proposta de salário mínimo passou para 875 euros.
Boa moeda, má moeda

Crédito ao consumo bate recorde

Os particulares pediram mais de 5,5 mil milhões de euros de crédito ao consumo nos primeiros oito meses do ano, de acordo com o Banco de Portugal. É o valor mais elevado desde, pelo menos, 2013 (quando começa a série estatística. Os juro...
Boa moeda, má moeda

Salários: diferença de género está mais curta

Os salários médios das mulheres aumentaram mais do que os dos homens, contribuindo para estreitar o diferencial em 2023. Ainda assim, o salário médio das mulheres está 300 euros abaixo da remuneração
Boa moeda, má moeda

IRS em 2025: o que muda nos rendimentos

O Orçamento do Estado está apresentado. Se vier a ser aprovado sem alterações no IRS, terá um impacto nos rendimentos que já se pode quantificar.
Boa moeda, má moeda

Alimentação, casa e hotéis fazem subir a inflação

O aumento da inflação de 1,9% para 2,1% em Setembro ficou a dever-se, essencialmente, a três classes de produtos ou serviços. A queda dos preços da energia não chegou para compensar aqueles aumentos.
Boa moeda, má moeda

Função pública: salário mínimo alinha com privado

O salário mais baixo dos trabalhadores do Estado vai fixar-se em 870,50 euros, alinhado com o valor fixado para o sector privado. As negociações para as restantes tabelas remuneratórias continuam.
Boa moeda, má moeda

Baterias de carros elétricos mais baratas

Os preços médios das baterias para automóveis elétricos deverão cair para metade até 2026. A previsão é do banco Goldman Sachs.
Boa moeda, má moeda

Pensionistas recebem bónus de até 200€

Já está a pagamento o suplemento extraordinário de 200, 150 e 100 euros que o governo decidiu atribuir aos pensionistas em função do valor das pensões. Este valor é pago de uma vez só este mês.
Boa moeda, má moeda

Gorjetas pagam IRS e valores declarados aumentam

As gorjetas recebidas por trabalhadores na restauração, transportes ou outras atividades estão sujeitas a IRS. O jornal Público revela que o montante declarado em 2023 chegou aos 122 milhões de euros.
Conversas Lidl

Marcas próprias do Lidl: como impactam o país?

O Estudo de Impacto Socioeconómico de 2023 já foi divulgado e revela o impacto das marcas próprias do Lidl. Bruno Pereira, do Lidl, e Pedro Silva, da Forvis Mazars falam sobre os resultados do Estudo.
Boa moeda, má moeda

Certificados de Aforro com limite duplicado

O limite máximo para a subscrição individual de certificados de aforro foi aumentado de 50 mil para 100 mil euros.
Boa moeda, má moeda

IRS, juros e comissões: boas notícias

O Governo já esclareceu: o salário mínimo vai continuar sem descontar IRS no próximo ano. Ao mesmo tempo, o executivo limitou as comissões que podem ser cobradas nas transferências imediatas por app.
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa volta a cair em setembro

A descida das taxas Euribor continua a acompanhar o alívio de juros do BCE. As prestações do crédito à habitação que vão ser revistas em outubro vão refletir essa conjuntura.
Economia

Quer começar a investir?

É já de 3 a 11 de outubro que vai acontecer a BiG Investor Week, uma semana totalmente dedicada à literacia financeira.
Boa moeda, má moeda

Garantia do Estado nas hipotecas: mais três meses

Já está publicada a portaria com a regulamentação da garantia pública para apoiar jovens que precisem de um crédito no valor total da aquisição de casa. Vai demorar três meses a estar disponível.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.