909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dinheiro

Noticiário

21h. PSP. Um detido na operação no Martim Moniz 

A operação de hoje da PSP no Martim Moniz resultou num detido que tinha na sua posse uma arma branca e alguma droga. Ainda, a Ministra da Saúde vai devolver o dinheiro que recebeu indevidamente.
Boa moeda, má moeda

Hipoteca: comissão de reembolso adiada até 2025

Vai ser prolongada por um ano a isenção de comissão de reembolso antecipado dos créditos feitos a taxa variável. A medida, decidida em 2022, estará assim em vigor até ao final de 2025.
Boa moeda, má moeda

ADSE: cirurgias com custo máximo de 500 euros

Os beneficiários da ADSE vão suportar um custo máximo de 500 euros por qualquer cirurgia realizada no regime convencionado, assumindo a instituição todo o restante valor. As comparticipações por consultas vão aumentar.
Boa moeda, má moeda

Acesso de particulares a OT regressa em 2025

Tesouro vai voltar a emitir obrigações que podem ser compradas pelos particulares. São Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), uma das formas que o Estado português tem para se financiar.
Boa moeda, má moeda

Mais casas terminadas em 2024

Nos primeiros nove meses do ano foram terminadas mais de 18 mil casas para habitação familiar no país. É o valor mais elevado desde 2011.
Boa moeda, má moeda

Previsão confirmada: juros do BCE voltaram a cair

O BCE fez o quarto corte de juros consecutivo, totalizando uma descida de um ponto percentual este ano e sinalizando que continuará a descer em 2025.
Boa moeda, má moeda

Alimentação e energia fazem subir inflação

O INE confirmou a subida da inflação de 2,3% para 2,5% em Novembro. Bens alimentares e bebidas não alcoólicas, habitação, água entre os maiores contributos de agravamento.
Resposta Pronta

BCE. “É expectável que os cortes sejam baixos”

O Banco Central Europeu deve baixar esta quinta-feira as taxas de juro O analista da XTB Henrique Tomé considera que as expectativas para a redução das taxas de juro são baixas. 
Boa moeda, má moeda

Bacalhau mais caro este ano e em 2025

Os operadores de importação e tratamento de bacalhau falam de aumentos na casa dos 25% devido à redução das quotas de pesca no mar do Norte. O efeito vai prolongar-se para o próximo ano.
Dinheiro

Qual é o melhor Plano para o seu dinheiro? 

Quando pesquisamos sobre poupar dinheiro e gerir finanças pessoais, é fácil mergulhar num mundo de gurus financeiros com dicas e planos. Mas o melhor Plano está mesmo na sua mão, com o ActivoBank.
Boa moeda, má moeda

Euribor a três meses com mínimo de um ano e meio

A Euribor a três meses desceu para um novo mínimo desde março de 2023. A taxa já está abaixo de 2,9%.
Boa moeda, má moeda

Preços globais dos alimentos estão mais caros 

O indicador dos preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura subiu em novembro para o nível mais elevado desde abril de 2023. O aumento homólogo foi de 5,7%
Boa moeda, má moeda

Idade da reforma sobe mais dois meses em 2026

A idade legal da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, mais dois meses do que em 2025. Os dados são do INE que actualiza também as penalizações por reforma antecipada.
Boa moeda, má moeda

Galp também reduz preço da eletricidade

A Galp vai reduzir as tarifas de eletricidade em 6%, em média. O corte entra em vigor já em Dezembro. Esta descida é semelhante à EDP Comercial, que deverá ocorrer no início do próximo ano.
Hong Kong

Hong Kong defende-se após acusações dos EUA

Congresso norte-americano acusou a antiga colónia britânica de se ter tornado "um centro de lavagem de dinheiro e de ajuda aos países autoritários para contornar as sanções".
Startups

Casafari com 5 milhões para apostar em aquisições

A Casafari, que analisa dados do mercado imobiliário, quer focar-se em adquirir empresas com negócios complementares ao seu. Ainda assim, "este ano não vai acontecer nada", diz o CEO ao Observador.
Boa moeda, má moeda

EMEL revê preço de estacionamento para residentes

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa vai atualizar o preço das mensalidades que permitem aos residentes estacionar os carros em parques da cidade. O valor passa a ser de 46,30 euros.
Boa moeda, má moeda

Não se precipite na Black Friday

A Black Friday está aí, com promessas de reduções de preços em muitos produtos. Planear, comprar mais cedo e ter atenção a políticas de devolução são alguns conselhos dados pela DECO.
Boa moeda, má moeda

Maior fosso salarial entre Lisboa e resto do país

Está a aumentar a diferença entre os salários praticados em Lisboa e os oferecidos nas demais regiões do país. O fosso médio é agora de 8,6%.
Boa moeda, má moeda

Cada vez mais portugueses a fazem compras online

Quase metade dos portugueses fizeram compras online nos últimos meses. Em 2019, antes da pandemia, eram 28,2%, de acordo com dados do INE.
Economia

BiG Investor Week: uma semana dedicada à literacia

Durante seis dias, o mundo dos investimentos foi a personagem principal da 1ª edição da BiG Investor Week.
Boa moeda, má moeda

Licenciatura vale cada vez menos prémio salarial

A diferença salarial média entre licenciados e não licenciados é cada vez menor. Esse prémio salarial passou de 47% em 2010 para 40% em 2021.
Boa moeda, má moeda

Salários sobem acima da inflação

Os salários brutos aumentaram 6% até Setembro em termos homólogos, de acordo com dados do INE. Descontada a inflação, o aumento real médio foi de 3,8%.
Boa moeda, má moeda

Vodafone responde à Digi com pacote mais barato

A Amigo - marca secundária da Vodafone - colocou no mercado um pacote com características semelhantes à oferta da Digi e com um período de fidelização de apenas três meses.
Boa moeda, má moeda

PPR: forte subida na subscrição este ano

A subscrição de Planos Poupança Reforma (PPR) aumentou 47% até Setembro deste ano. É o maior volume de subscrições dos últimos três anos.
Boa moeda, má moeda

Concorrência continua a responder à Digi

As operadoras tradicionais estão a usar as suas marcas secundárias para colocar no mercado pacotes de telemóvel, televisão e internet que responda à proposta da Digi.
Boa moeda, má moeda

Atraso no reembolso de apoios ambientais

O alerta é da DECO. Os reembolsos do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis estão atrasados. Cerca de 90% das candidaturas ainda estão por pagar.
Boa moeda, má moeda

17 bancos aderem à garantia pública

A garantia pública para jovens na habitação teve a adesão de 17 instituições de crédito. A medida deverá estar disponível até ao fim do ano.
Boa moeda, má moeda

Bruxelas contra práticas ilegais da Temu

A Comissão Europeia abriu um procedimento contra a Temu por práticas comerciais que podem violar as regras de defesa dos consumidores. O gigante do comércio online chinês tem um mês para responder a Bruxelas.
Boa moeda, má moeda

Casa é mais de metade do património das famílias

Cada agregado familiar português tinha, em média, um património de 295 mil euros no início de 2024, mais 54% do que em 2014. O BCE indica que o imobiliário representa 55% desse património.
Boa moeda, má moeda

Carros eléctricos: carregar na rua é caro

Carregar veículos elétricos na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa, refere um estudo da Católica Lisbon School of Business & Economics. A baixa concorrência é uma das causas.
Boa moeda, má moeda

Concorrência nas telecomunicações já tem preços

A Digi já apresentou o seu catálogo de preços. Contratos com fidelização só na internet fixa e por três meses. Os preços começam nos quatro euros no móvel e 12 euros na televisão.
Boa moeda, má moeda

Prestação da casa volta a cair em novembro

A descida das taxas Euribor vai ditar um forte corte das prestações do crédito à habitação que vão ser revistas em novembro. A média da Euribor a 12 meses foi, em outubro, de 2,7%.
Impostos

Fisco: é preciso declarar mais de 10 mil euros

A medida tem em vista travar o financiamento de atividades ilícitas, através do desvio de dinheiro e da sua reintrodução na economia.
Boa moeda, má moeda

Vem aí mais concorrência nas telecomunicações

Chama-se Digi e é um grupo romeno de telecomunicações. Chega ao mercado português na próxima semana. Nos mercados onde opera, a Digi tem-se destacado pelos preços mais baixos.
Boa moeda, má moeda

Carros elétricos chineses ficam mesmo mais caros

Está decidido e entra hoje ou amanhã em vigor: os automóveis elétricos de fabrico chinês vão pagar mais 7,8% a 35,3% de tarifa aduaneira na entrada no mercado da União Europeia.
Boa moeda, má moeda

Electricidade abaixo da média da UE

O preço da electricidade para consumo doméstico em Portugal ficou, no primeiro semestre, 19% abaixo do valor médio praticado nos países da União Europeia.
Dinheiro

Homem encontra 20 dólares e ganha um milhão

Um carpinteiro encontrou 20 dólares no chão do estacionamento de uma loja de conveniência. Entrou e comprou uma lotaria. Ganhou um milhão de dólares e, após 56 anos de trabalho, vai reformar-se.
Boa moeda, má moeda

Maioria do crédito à habitação foi para jovens

Os jovens até aos 35 anos representam 54% dos novos empréstimos à habitação concedidos em agosto, segundo o Banco de Portugal. No primeiro semestre, este segmento representou 41% dos novos contratos.
Boa moeda, má moeda

Dois ginásios multados por cláusulas abusivas

A Direção-Geral do Consumidor instaurou dois processos de contraordenação contra duas grandes cadeias de ginásios pelo uso de “cláusulas absolutamente proibidas” nos contratos de adesão com clientes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.