894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Família

Porque Sim Não é Resposta

Filhos que são violentos com os pais

Eduardo Sá considera que os maus tratos físicos começam quando os filhos acham que os pais não são competentes. O psicólogo sublinha que os pais não podem perder de vista os direitos que têm.
Justiça

Ama que agrediu menina de 2 anos fica em liberdade

Mulher de 62 anos terá de se apresentar duas vezes por semana às autoridades. Vídeo divulgado nas redes sociais mostra ama a dar banho de água fria a criança e a agredi-la.
Governo

Nova campanha nacional pelo acolhimento familiar

O Governo lançou uma campanha nacional para aumentar o número de famílias de acolhimento, destacando a necessidade de mais informação e apoio para reduzir as 6 mil crianças institucionalizadas.
Porque Sim Não é Resposta

Como ajudar jovens com dificuldade em fazer amigos

Eduardo Sá explica que não é fácil os jovens "produzirem" a sua felicidade dado que ainda não têm a maturidade suficiente para "arrumar" toda a confusão que sentem. Onde entram os pais neste processo?
Porque Sim Não é Resposta

Sinto-me observada e seguida na rua. Porquê?

O psicólogo Eduardo Sá sublinha não tratar-se de uma insegurança, mas "mais do que isso": afinal, que ideia é esta que as persegue e, consequentemente, acaba por projetar angústia para a realidade?
Crimes Sexuais

Lançado livro sobre sinais de alerta de abuso

Casos de abuso sexual de crianças têm vindo a crescer em Portugal, razão que levou a Comissão Nacional de Proteção de Crianças a lançar um livro para "abanar consciências".
Porque Sim Não é Resposta

O que é a rigidez defensiva infantil?

Eduardo Sá sublinha que, embora "demasiado saudáveis" para esta manifestação, as crianças podem interiorizá-la ao crescer. Nos adultos, explica, tal comportamento pode estar ligado a traumas.
Orçamento do Estado

Ministra alerta para riscos no aumento da licença

Rosário Palma Ramalho diz que é “do conhecimento comum” que há trabalhadoras despedidas quando se tornam mães. Bloco defende que é preciso garantir que há partilha nas licenças.
Avós

O meu super-herói

O meu avô sempre me puxou para cima, sempre foi subtil e inteligente a mostrar que tinha orgulho em mim.
Porque Sim Não é Resposta

O filho quer deixar de estudar e ser empreendedor?

E quando um filho quer abandonar os estudos para ser empreendedor? "Tem que ter juízo". Tornar-se empreendedor depois do ensino não é tarde. Há que saber esperar no sítio onde se produz conhecimento.
Porque Sim Não é Resposta

Jovens deprimidos. Muita informação prejudica?

Eduardo Sá diz a saúde mental dos adolescentes é afetada pelas fontes de informação. O psicólogo defende que há uma preocupação excessiva com os jovens e que a adolescência traz desafios. 
Porque Sim Não é Resposta

Há epidemia de doença mental entre os jovens? 

Eduardo Sá defende que filhos são muito protegidos e que isso não os estraga, mas que os fragiliza. Acrescenta que os educadores exigem demais e que jovens não têm espaço para se assustar e ter medo.
Porque Sim Não é Resposta

Proibir redes sociais até aos 16 anos?

Governo australiano vai legislar para impedir utilização por menores de 16 anos. Pacote de medidas pioneiro não permitirá excepções para crianças que tenham o consentimento dos pais.
Barrigas de Aluguer

Meloni atenta a uma geração

A primeira-ministra, Giorgia Meloni, ainda em Abril, considerou a gestação por substituição como uma "prática desumana" e que encara as crianças como "produtos".
Porque Sim Não é Resposta

É possível esquecer um grande amor?

Eduardo Sá diz que não se consegue esquecer um grande amor, mas que se pode ultrapassá-lo. O psicólogo acrescenta que este processo pode demorar anos.
Porque Sim Não é Resposta

Podemos sentir solidão com pessoas à nossa volta?

A resposta é sim. Quando a solidão ganha raízes dentro de nós, ter pessoas ao nosso lado pode avivar esse sentimento. Parece que falamos um idioma que ninguém entende, mesmo quando nos dão o melhor de si.
Trabalho

Licença parental: 230 milhões é custo conservador

Governante diz que os 230 milhões de euros que identificou no Parlamento são estimativa "mais conservadora". Com aumentos salariais, maior partilha e outras variáveis custo "pode ir até" 400 milhões.
Crianças

Comparticipação em alergias ao Leite de Vaca

Para as famílias com crianças afetadas por APLV, os gastos com as fórmulas substitutas chegam a custar duas a três vezes mais do que o leite em pó comum.
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com a solidão?

Filhos que não falam com os pais e que se isolam. Os momentos em família devem ser cultivados para melhorar o ambiente familiar. 
Porque Sim Não é Resposta

Quando a visita entre pai e filha é supervisionada

Criança e pai só se encontram numa instituição. Mãe não sabe como explicar à filha o porquê, nem sabe se deve contar o passado de violência na relação entre os pais
Porque Sim Não é Resposta

"Ainda durmo na cama do meu filho"

Até que idade devem os pais adormecer com os filhos ou permitir que venham para a cama dos pais. E onde fica a autonomia das crianças?
Porque Sim Não é Resposta

Quase metade dos alunos não sabe no que quer tr...

Escolhem o curso no secundário, mas quando se pergunta no que querem estar a trabalhar aos 30 anos. Os que sabem, pensam nas saídas profissionais e não nos seus desejos
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com amizades possessivas?

Uma adolescente é dependente das amizades e a mãe, reconhecendo o comportamento, quer evitar o sofrimento da filha. Como pode evitar que a jovem seja seja o elemento “tóxico” da relação?
Orçamento do Estado

Licença nos seis meses custaria mais 230 milhões

Ministra disse no Parlamento que o alargamento custaria mais 230 milhões, elevando a despesa com a licença para 630 milhões. Números contrariam a estimativa de 400 milhões referida anteriormente.
Porque Sim Não é Resposta

Será que o meu pai ou mãe vão morrer?

Eduardo Sá explica que uma pessoa que teve um AVC ou enfarte não ultrapassa a perda de dependência e autonomia. E toda a família "vai de arrastão em tudo isto e fica em choque".
Porque Sim Não é Resposta

O que fazer para deixar o vício da chucha?

Mães, preparem o coração. Eduardo Sá explica a necessidade de forçar as crianças a descentrar do apego à chucha. Afinal, sublinha o psicólogo sem a chucha, vêm novas coisas boas.
Orçamento do Estado

Coimbra. Nova maternidade é "necessidade absoluta"

Um nova maternidade em Coimbra é uma necessidade absoluta para a região Centro, afirma Ana Paula Martins. A ministra da Saúde relembrou que é uma prioridade identificada no Orçamento do Estado.
Filhos

Contra o saber as coisas de trás para a frente

Os nossos filhos são muitíssimo melhores do que eles imaginam. Mas não são tão bons como supõem. Mas erram de menos. E isso não os ajuda a ser tão inteligentes como podem ser.
Crianças

Booooo! 10 novos livros infantis para o Halloween

Já não dá para fugir: o Dia das Bruxas tornou-se uma tradição das crianças em Portugal e a prova são as novidades que têm chegado às livrarias, com monstros, fantasmas e casas assombradas.
Porque Sim Não é Resposta

Como lidar com a dependência pelas mães?

A criança tem ciúmes do pai porque quer a mãe só para si. O complexo de Édipo é controlável? O casal pode ser afetado por esta dependência?
Parentalidade

Licença Parental:direitos de pais e mães adotantes

Este é o testemunho real de dois pais, Ana e João (nomes fictícios) que adotaram uma filha com 6 meses e um filho com 2 anos e 3 meses, em duas etapas diferentes das suas vidas.
Porque Sim Não é Resposta

“Se fosse em casa do papá, podia ir”

Mãe divorciada, com as filhas a seu cargo, ouve com regularidade esta frase da adolescente de 13 anos. E pergunta ao psicólogo Eduardo Sá como deve reagir
Porque Sim Não é Resposta

E se um professor ameaça: "Queres apanhar?"

Este tipo de frase não pode ser proferida aos alunos, nem o professor pode ameaçar fisicamente. Se o professor não quer alterar o seu comportamento, só resta a esta mãe queixar-se à direção da escola.
Porque Sim Não é Resposta

Este adolescente isola-se. O que fazer?

Um ouvinte está preocupado com um adolescente que é demasiado reservado e isola-se com facilidade. Os tímidos sofrem? Às vezes é preciso uma ajuda para desbloquear.
Aveiro

Maus tratos. Pena suspensa para ex-educadora

Ex-educadora suspeita de ter agredido várias crianças e de obrigá-las a comer comida com vómito fica com pena suspensa de um ano e quatro meses. Mulher estava acusada de 9 crimes de maus tratos.
Noticiário

8h. Óbitos fetais até 28 dias quase duplicaram

No total, foram registadas 238 mortes. Ainda neste jornal, a noite de protestos na Amadora, o debate sobre as eleições presidenciais e os mais recentes ataques do Hezbollah a Israel.
Porque Sim Não é Resposta

Identidade de género no 1.º ciclo é prematuro

Mas é preciso cuidado para não criar uma penumbra sobre o tema. Fundamental é pensar na idade da criança e perceber quando é que tem capacidade para apreender questões relacionadas com a sexualidade.
Atropelamento

Braga. Três pessoas atropeladas à porta de escola

Um condutor perdeu o controlo do carro quando saía da garagem e atropelou três pessoas, incluindo duas crianças, que circulavam no passeio. Acidente aconteceu à porta de uma escola básica, em Braga.
Hospitais

Operação Nariz Vermelho faz angariação de fundos

A campanha "A Camisola Mais Valiosa do Mundo" é uma homenagem a um menino que passou grande parte dos seus 16 anos num hospital. Podem ser feitos donativos a partir de um euro.
Viktor Orbán

Proteção da família na Hungria: desígnio iliberal?

A posição do actual governo húngaro relativamente à família não deve sustentar o argumento segundo a qual a Hungria tem deslizado em direção a um regime adverso ao liberalismo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.