República do Congo

República do Congo

MNE francês fala em "compromisso à africana" 

O MNE veio esclarecer que apenas quis dizer que os resultados das eleições presidenciais "pareciam não corresponder a todas as informações" à saída da urna e recusou comparações com a Venezuela.
República do Congo

RD Congo. Demora nos resultados cria suspeição

No sábado, a Comissão Eleitoral Nacional Independente da RD Congo anunciou "um atraso" na divulgação dos resultados, frustrando uma parte da população. Votação foi a 30 de dezembro.
República do Congo

Eleições na RD Congo. Oposição pede respeito

Os resultados das presidenciais, legislativas e provinciais de 30 de dezembro estavam previstos para domingo, mas, no sábado, apenas tinham sido reunidos metade dos votos dos 40 milhões de eleitores.
Nigéria

Cabelo de Miss África começou a arder durante gala

342
A modelo Dorcas Kasinde foi eleita Miss África 2018 na passada sexta-feira em Cross River, na Nigéria. Durante a coroação, o seu cabelo pegou fogo causando um momento de grande tensão.
República do Congo

Portugueses na RD Congo estão bem

Os portugueses que estão na República Democrática do Congo encontram-se bem mas devem ser prudentes e continuar a seguir as recomendações de segurança.
República do Congo

Congo. Líderes dos Grandes Lagos avaliam situação

Os líderes dos países da região dos Grandes Lagos africanos reúnem-se na quarta-feira em Brazzaville numa cimeira destinada a analisar a situação política no centro do continente africano.
Caso José Veiga

Veiga explorou petróleo com ex-diretor do FMI

115
Investigação de ONG revela que o ex-empresário de futebol deteve no Congo uma empresa de petróleo a meias com Yaya Moussa, que estabeleceu parcerias com a francesa Total e a italiana Eni.
África

Angola e República do Congo "afinam" segurança

Angola e a República do Congo analisaram este sábado, em Brazzaville, a segurança e controlo das fronteiras terrestre e fluvial dos dois Estados vizinhos.
República do Congo

Igreja teme que crise de deportados ameace a paz

A Igreja Católica da República Democrática do Congo teme que a crise humanitária causada pelos milhares de deportados de Angola seja uma ameaça à paz ao longo da fronteira entre os dois países.
Ébola

Ébola. Já morreram 125 dos 200 infetados no Congo

Segundo a OMS, a febre hemorrágica já matou 125 pessoas. O surto de Ébola foi declarado no dia 1 de agosto nas províncias de Kivu do Norte e de Ituri, no norte da República Democrática do Congo.
Nobel da Paz

Mukwege, o médico que sara os corpos e as almas

2.335
Há 10 anos que era considerado, mas só agora recebeu o Nobel. O ginecologista da RDC não salvou apenas vidas, como denunciou o uso da violência sexual como arma de guerra dos grupos armados.
Finanças

Países em incumprimento financeiro aumentam

O número de países em incumprimento financeiro ('default') no ano passado, entre os quais Moçambique, foi quatro vezes maior do que a média registada desde 1983.
Ébola

Ébola. Detetados novos casos na República do Congo

Apenas uma semana depois de o governo da República do Congo ter anunciado o fim do surto de Ébola, foram detetados novos casos numa província na zona oriental do país, na fronteira com o Uganda.
Angola

Presidente angolano acredita na melhoria do Congo

O Presidente angolano, João Lourenço, manifestou, em Luanda, a convicção de que a situação na vizinha República Democrática do Congo caminha "para um desfecho satisfatório".
República do Congo

Trinta casos de Ébola confirmados no Congo

O governo congolês revelou que já existem 30 casos confirmados com o vírus do Ébola, declarado no noroeste da República Democrática do Congo, tendo sido registadas pelo menos 22 mortes.
República do Congo

OMS avança com vacinas contra o Ébola no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a vacinação contra a epidemia do Ébola na República Democrática do Congo começa no domingo e afastou para já cenário de emergência internacional.
Miguel Relvas

Velhos amigos ofereceram a Relvas emprego 4.0

539
Ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Passos Coelho vai liderar uma empresa norte-americana de tecnologia blockchain que foi fundada pelos dois sócios com quem tentou comprar o Banco Efisa
Ébola

Caso de Ébola em zona urbana descoberto no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a descoberta de um primeiro caso de Ébola em zona urbana na República Democrática do Congo (RDC).
República do Congo

OMS disponibiliza 4 mil vacinas contra o Ébola

Depois da OMS ter alertado para o elevado risco de propagação de Ébola no Congo, a organização assegurou esta segunda-feira que tem quatro mil vacinas preparadas para disponibilizar.
Ébola

OMS alerta para risco elevado de Ébola no Congo

Segundo a OMS há elevado risco de propagação de Ébola na República Democrática do Congo. A organização está preocupada e prepara-se para o pior cenário.
Angola

Angola vê "sinais positivos" sobre crise no Congo

O Presidente angolano assumiu que "há sinais" que apontam para um desfecho satisfatório da crise na República Democrática do Congo.
Angola

Refugiados. ONU pede que Angola pare repatriamento

As autoridades angolanas repatriaram 530 refugiados congoleses entre os 25 e 27 de fevereiro, contrariando as recomendações da ACNUR. A ONU está preocupada com esta decisão do país.
Transporte Ferroviário

Angola. Minério do Congo volta a circular

O Caminho de Ferro de Benguela, iniciado no período colonial português e suspenso em 1984, devido à guerra civil, vai voltar a funcionar. O minério do Congo volta, assim, a circular de comboio.
Angola

Não é possível repatriar refugiados do Congo

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados considera que não há condições para repatriar os refugiados congoleses em Angola. Mais de 30.000 congoleses fugiram para Angola.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
República do Congo

Execuções arbitrárias com aumento "excecional"

As execuções "extrajudiciais e arbitrárias" feitas pelas forças de segurança do Congo tiveram um aumento excecional em 2017. Os dados da ONU apontam para 1.176 pessoas que foram executadas.
República do Congo

Missão da ONU vai observar "marchas pacíficas"

A Missão da ONU na República Democrática do Congo vai avaliar "eventuais violações dos direitos humanos" durante as "marchas pacíficas" convocadas por católicos.
Angola

Detido a tentar entrar no país com 200 mil dólares

O homem detido pela polícia angolana diz ser comerciante e referiu que o dinheiro é resultado da comercialização de açúcar para uma empresa na República Democrática do Congo.
Refugiados

Angola e Congo analisam regresso de refugiados

Angola e República Democrática do Congo estão a analisar o regresso de refugiados congoleses que estão há quase um ano em território angolano. Angola acolhe desde março mais de 30 mil refugiados.
Sociedade

Congolesa dá à luz no Porto e é separada da filha

215
La Joie fugiu do Congo por perseguição política e viajava rumo à Bélgica, mas ficou retida em Portugal por ter um visto falso. Cá deu à luz, mas a bebé foi-lhe retirada por suspeita de tráfico.
República do Congo

Ataque contra "capacetes azuis" faz 14 mortos

102
Pelo menos 14 membros das forças de manutenção da paz das Nações Unidas morreram durante um ataque na noite de quinta-feira na República Democrática do Congo. Há 40 feridos, quatro em estado grave.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
República do Congo

Descarrilamento de comboio faz 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas no descarrilamento, seguido de incêndio, do comboio onde seguiam no domingo, no sudeste da República Democrática do Congo.
República do Congo

Um soldado da ONU morto e 12 feridos no Congo

Um ataque do grupo ugandês Forças Democráticas Aliadas provocou a morte de um capacete azul e feriu outros 12. Uma força da ONU já foi projetada naquela zona, por via aérea e térrea.
República do Congo

Angola cede presidência de conferência ao Congo

A República do Congo vai assumir a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes lagos, depois de dois mandatos de Angola. A próxima cimeira acontece a 19 de outubro.
Acidentes de Aviação

Dezenas de mortos em queda de avião no Congo

421
Dezenas de pessoas morreram na queda de um avião de transporte militar perto de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, noticiou a agência France Presse citando várias fontes.
Crise dos Refugiados

27 migrantes resgatados na Grécia

A Polícia Marítima resgatou esta quinta-feira um grupo de 27 migrantes provenientes do Congo, que incluía uma criança, na ilha de Lesbos, na Grécia.
República do Congo

Acidente mata 7 pessoas na República do Congo

Pelo menos sete pessoas morreram e 82 ficaram gravemente feridas num acidente rodoviário durante uma festa de fim de campanha eleitoral na República do Congo.
Angola

82,6 milhões para apoio a refugiados da RDCongo

Angola prevê para os próximos seis meses um apoio de 15,4 mil milhões de kwanzas (82,6 milhões de euros) para apoiar refugiados da República Democrática do Congo.
República do Congo

Congo. Padres fogem para escapar à decapitação

Dezenas de templos católicos em dioceses congolesas da região do Kasai foram destruídas pelas milícias de Kamwina Nsapu e vários padres tiveram mesmo de fugir para escapar à decapitação.
Angola

Confrontos com milícias da RD Congo confirmados

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas garantiu a segurança das fronteiras do país, mas admitiu confrontos entre forças de defesa nacional e grupos rebeldes do Congo.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
UNICEF

200 crianças congolesas chegaram a Angola sozinhas

A UNICEF está a prestar assistência a 9.000 crianças refugiadas da República Democrática do Congo, 200 das quais chegaram sozinhas a território angolano e a necessitar de ajuda urgente.
Ébola

Moçambique reforça vigilância face ao Ébola

O Governo considerou esta sexta-feira baixo o risco de o vírus Ébola chegar a Moçambique, garantindo que foi reforçada a vigilância nas fronteiras, principalmente por onde entram cidadãos do Congo.
República do Congo

MPLA lamenta perda de paz com conflito no Congo

O MPLA, partido no poder em Angola, lamentou que alguns sucessos alcançados na conquista da paz para a República Democrática do Congo estão agora a ser "sacrificados".
Prisão

Líder rebelde foge de presião na RD Congo

O líder de um movimento rebelde, que instigou um levantamento contra o Presidente da RD Congo Joseph Kabila, fugiu da prisão central de Makala, em Kinshasa.
Médicos sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras apoiam refugiados em Angola

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras anunciou que está a prestar assistência sanitária aos milhares de refugiados da República Democrática do Congo que se encontram em Angola.
Nações Unidas

Mais de 20.500 refugiados chegaram a Angola

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados divulgou que mais de 3.000 refugiados da RDCongo chegaram nos últimos dias à província angolana de Lunda Norte.
República do Congo

Congo. Violência causou um milhão de deslocados

A ONU alertou esta sexta-feira que os combates entre a milícia tribal Kamwina Nsapu e as forças da República Democrática do Congo (RDC) provocaram, desde agosto, 400 mortos e um milhão de deslocados.
República do Congo

Funcionários da ONU reféns na República do Congo

Antigos rebeldes do Sudão do Sul fizeram reféns 13 membros da missão das Nações Unidas num campo de refugiados no leste da República Democrática do Congo.
Angola

Angola movimenta tropas para fronteira com Congo

Angola movimentou algumas unidades militares junto à fronteira com a República Democrática do Congo, onde se têm registado nos últimos dias ataques de milícias congolesas a postos fronteiriços.
República do Congo

Milícia rebelde decapita 40 polícias no Congo

Milícia anti-Governo decapitou 40 polícias e poupou seis que falavam a língua Tshiluba. Revolta contra o presidente congolês gerou onda de violência que já provocou mais de 400 mortos.
República do Congo

Congo informa Angola sobre problemas por resolver

Leonard She Okitundu disse que o seu país tem problemas por resolver: a designação do presidente do Conselho Nacional de Acompanhamento e as modalidades de designação do novo primeiro-ministro.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Inundações

50 mortos em inundações do Congo

Pelo menos 50 pessoas morreram no sudoeste da República Democrática do Congo em inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que fizeram o rio Kalamu galgar as margens.
República do Congo

RDCongo anuncia novo Governo e são ouvidos tiros

Joseph Kabila anunciou, na segunda-feira, o novo Governo do país. Pouco depois do anúncio, foram ouvidos tiros pelos jornalistas da agência noticiosa AFP em vários bairros do norte de Kinshasa.
República do Congo

Mais de 500 imigrantes ilegais detidos em Angola

As autoridades migratórias angolanas detiveram em apenas uma semana mais de 500 cidadãos da República Democrática do Congo que tentavam entrar em Angola na fronteira da província da Luanda Norte.
Papa Francisco

Cooperação para restabelecer a paz no Congo

O papa Francisco e o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, concordaram na necessidade urgente de "cooperação nacional e internacional" para restabelecer a convivência no país.
República do Congo

Confrontos em aeroporto fazem 100 mortos

Confrontos pelo controlo do aeroporto surgiram entre partidários de um chefe tribal, morto em agosto, e as forças de segurança.
República do Congo

Kinshasa. Mais de 50 mortos em manifestação

A oposição congolesa garantiu que pelo menos 50 pessoas foram mortas hoje depois de ter apelado a manifestações para exigirem a saída do Presidente Kabila no final do mandato, em 20 de dezembro.
República do Congo

União Europeia condena ataque de rebeldes no Congo

A União Europeia condenou o ataque efetuado por rebeldes ugandeses da Frente Democrática Aliada na República Democrática do Congo e apelou à "cooperação" entre a ONU, Forças Armadas e polícia.
República do Congo

Papa condena "silêncio" sobre violência no Congo

O papa Francisco lamentou este domingo o massacre ocorrido na República Democrática do Congo e criticou o "silêncio vergonhoso" que favorece a morte de inocentes sem "peso na opinião mundial".
Polícia

Angola vai formar polícias da República do Congo

As formações arrancam ainda este ano, envolvendo licenciaturas em Segurança Pública e Investigação Criminal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)