771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Berlim 25 Anos

Berlim 25 Anos

Os saudosos do Muro de Berlim

25 anos depois da queda do Muro de Berlim e da libertação da Europa de Leste do totalitarismo comunista, o marxismo puro e duro subsiste e prospera no sistema educacional e universitário.
Berlim 25 Anos

Berlim, a cidade dos sonhos perdidos

A Berlim da cultura underground e alternativa continua a atrair jovens artistas de todo o mundo, que sonham com uma vida boémia e se sustentam com minijobs. Renascimento cultural ou terra do nunca?
Conversas à Quinta

O Muro de Berlim e os limites da ortodoxia do PCP

Todos se surpreenderam com a ortodoxia do Avante por ocasião dos 25 anos da queda do Muro de Berlim. Mas Jaime Gama, na sua conversa com Jaime Nogueira Pinto, notou com surpresa as falhas da ortodoxia
Berlim 25 Anos

O PCP e o sentido da história

Seria errado interpretar o Editorial do “Avante!” de 6 de Novembro como uma manifestação de simples nostalgia do glorioso mundo da defunta RDA. Não é um fingimento útil: é uma crença absoluta.
Berlim 25 Anos

25 anos de Berlim em fotografias

Berlim em fotografias, os momentos que marcaram o mundo nos últimos 25 anos. Desde ao dia em que o muro caiu até ao dia em que se celebram 25 anos desde a sua queda.
Berlim 25 Anos

A história dos 8 mil balões que recordam o Muro

Uma faixa luminosa composta por 8 mil balões de cor branca voltou a dividir a cidade berlinense. O projeto artístico chama-se Lichtgrenze, um limite de luz, uma homenagem a quem ali morreu.
Berlim 25 Anos

A surpresa da história

Na queda do muro de Berlim, há 25 anos, muita coisa estava determinada e muita coisa foi acidental, mas tudo foi possível porque ninguém estava à espera. Há que recuperar a surpresa da história.
Berlim 25 Anos

Gorbachev libertou o "muro luminoso" de Berlim

Milhares de alemães e turistas encheram as ruas de Berlim para assistir ao lançamento dos 8.000 balões luminosos que nos últimos dias reconstruíram o percurso do muro.
Berlim 25 Anos

CDS recorda fim do totalitarismo comunista

A propósito dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, Paulo Portas diz que nenhum povo que se libertou do comunismo expressou vontade democrática de regressar "a esse regime brutal e desumano".
Berlim 25 Anos

PCP: Queda do Muro foi "anexação forçada"

Num artigo do Avante!, o PCP considera que o fim do Muro representou a destruição das "realizações económicas, sociais e culturais de mais de 40 anos de poder dos trabalhadores" na ex-RDA.
Berlim 25 Anos

Berlim, o Muro e a RDA: os livros indispensáveis

Tomando Berlim Leste e a RDA como ponto de partida, António Araújo preparou uma bibliografia indispensável que vai muito além da Ostalgie. Até ficamos a saber o que pensava Saramago deste "socialismo"
Berlim 25 Anos

A Alemanha, 25 anos depois do Muro

De "paciente europeu" a "motor" da Europa, a Alemanha ultrapassou os problemas criados pela reunificação e tornou-se a mais importante economia comunitária.
Berlim 25 Anos

Roteiro da Ostalgie: dormir e comer, o que comprar

Quem visitar Berlim para conhecer a memória da RDA não precisa de andar apenas por museus - pode também comer num restaurante e dormir num hotel que simulam a realidade do tempo do comunismo.
Berlim 25 Anos

Merkel: A queda pacífica do Muro "foi um milagre"

A chanceler alemã tinha 35 anos quando se deu a queda do Muro de Berlim e, ao contrário do habitual, decidiu contar como viveu o acontecimento na Alemanha de Leste, onde morava.
Berlim 25 Anos

"O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria"

Antigo líder da URSS disse este sábado em Berlim que a Europa arrisca ter uma posição enfraquecida e que o Ocidente se aproveitou de forma errada do enfraquecimento da Rússia.
Berlim 25 Anos

Os últimos meses do Muro de Berlim

A noite de 9 de novembro foi o desenlace de uma teia de circunstâncias que abriram fendas nos regimes comunistas da RDA e de outros países da Europa de leste e levariam ao colapso da URSS em 1991.
Berlim 25 Anos

Na Europa, o muro não acabou de cair

25 anos depois da queda do Muro, a Alemanha é o poder dominante na Europa. Esta afirmação sofre pouca contestação fora e dentro do continente.
Atualidade

A nova Alemanha

A história da Alemanha em versão acelerada, ou dois minutos para falar da nação mais poderosa da Europa.
Berlim 25 Anos

Fátima lembra 25 anos da queda do muro de Berlim

Um fragmento do Muro de Berlim está desde 1994 no Santuário de Fátima, um "símbolo da paz" oferecido por um emigrante português radicado na Alemanha.
30 anos Muro de Berlim

Berlim. Roteiro da Ostalgie

9 de Novembro de 1989, o dia em que o Muro caiu. O que resta hoje da Berlim que então era a "do lado de lá"? Primeira parte de um percurso pelos lugares de memória da República «Democrática».

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos