440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

30 anos Muro de Berlim

30 anos Muro de Berlim

São João Paulo II e a queda do muro de Berlim

“O futuro (…) depende cada vez mais daqueles que conseguem atuar para o bem dos outros. O futuro da humanidade apoia-se hoje sobre a civilização do espírito, da responsabilidade e do amor”.
Conversas à Quinta

O Muro caiu, mas afinal a História não acabou

30 anos depois a Alemanha está menos reunificada do que se imaginaria. E se o trauma do comunismo ainda marca os dias na Europa Central e do Leste, o triunfo da democracia liberal continua incompleto.
30 anos Muro de Berlim

O ópio dos intelectuais: 30 anos do Muro de Berlim

Por que motivo a moda intelectual do século XX foi o apoio ao despotismo comunista? Por que motivo outras culturas exóticas lhe opuseram “ditaduras anti-comunistas’?
José Sócrates

O homem que precisava de vinte mil euros por mês

Neste país de pessoas remediadas que lutam com dificuldades para levar uma vida com dignidade, um antigo primeiro ministro tem o descaramento cruel de dizer que 20 mil euros não lhe eram suficientes.
México

Trump recusa oferta de parte do Muro de Berlim

Um grupo de ativistas alemães viajou para os Estados Unidos na companhia de uma parte do Muro de Berlim com 2,7 toneladas para o oferecer a Trump. Mas este recusou a oferta.
30 anos Muro de Berlim

Como a Stasi vigiou e usou os portugueses até 1989

A polícia política da ex-RDA recrutou informadores portugueses, infiltrou secretárias alemãs na embaixada e acusou um diplomata de transportar pessoas na mala do carro. Era mentira mas iam expulsá-lo.
30 anos Muro de Berlim

Marcelo esteve em Berlim durante a queda do muro

Recordando os momentos que viveu há 30 anos em Berlim, o Presidente da República disse que E foi em todo o mundo, e até em Portugal, existem muros que precisam de ser derrubados.
30 anos Muro de Berlim

Merkel lembra valores da democracia e liberdade

A Alemanha lembra este sábado os 30 anos da queda do muro com diversas iniciativas. "No futuro é necessário que se empenhem" para defender os valores da Europa, disse a chanceler alemã.
30 anos Muro de Berlim

Depois de Berlim, 24 muros que separam o mundo

Nos EUA, o muro que Trump quer aumentar. Na Europa, as cercas que travam refugiados. No oriente, o cimento manchado de balas e sangue. O Muro de Berlim caiu há 30 anos. Outros permanecem de pé.
30 anos Muro de Berlim

Muro. As histórias mais incríveis de fugas da RDA

Escondidos em porta-bagagens, num "comboio para a liberdade" e por um túnel secreto. Entre os que conseguiram sair da RDA, há quem tenha passado para o outro lado do Muro de forma digna de filme.
30 anos Muro de Berlim

Fugiram do plantel, viram a porta, fintaram o Muro

Uns meses após a morte do "desertor" Eigendorf, Dirk Schlegel e Falko Götz aproveitaram um jogo do Dínamo de Berlim na Taça dos Clubes Campeões Europeus para fintar o Muro com uma história de filme.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim

O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Noticiário

18h. 30 anos depois, ainda restam muros em Berlim

Em honra do trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim, Ingrid Miethe recorda o dia em que se uniram as alemanhas. Ao Observador, a ativista e docente admite que ainda restam muitas divisões.
PCP

PCP critica "denominada queda do muro de Berlim"

O Partido Comunista Português criticou a onda de revisionismo histórico que advém da queda do Muro de Berlim e aponta para um falso fim da história da Guerra Fria e revivalismo da extrema-direita.
30 anos Muro de Berlim

Berlim celebra 30 anos da queda do muro

São três décadas desde que se desmoronou o muro que separava Berlim em duas. A cidade vai celebrar em grande, com um espetáculo multimédia nas Portas de Brandemburgo e uma app.
Santuário de Fátima

Muro de Berlim celebra paz em Fátima

Um emigrante português na Alemanha doou ao Santuário de Fátima um pedaço do Muro de Berlim, um símbolo de liberdade religiosa e paz em todo o mundo.
30 anos Muro de Berlim

Será possível viver sem muros?

Tendo em conta os novos muros criados nos últimos trinta anos conclui-se que os políticos mundiais não souberam utilizar a queda do Muro de Berlim em prol da Humanidade E isto é também uma vergonha.
30 anos Muro de Berlim

David Hasselhoff luta pelo Muro de Berlin

A estrela de Marés Vivas vai voltar onde já foi feliz - em 1989 cantou de uma grua, em cima do Muro, lembra-se? - para impedir que seja construído um arranha-céus ao lado do monumento germânico.
Angola

Muro de Berlim libertou angolanos e moçambicanos

Havia 94 mil trabalhadores estrangeiros na RDA em 1989, provenientes de Angola, Argélia, Cuba, Hungria, Moçambique, Polónia e Vietname.
30 anos Muro de Berlim

Morreu o homem que anunciou queda do muro

A decisão foi tomada para fazer estancar o êxodo para a Hungria e conter a crescente contestação, mas não era para ser anunciada publicamente de imediato. Engano fica para a história.
Berlim 25 Anos

Os saudosos do Muro de Berlim

25 anos depois da queda do Muro de Berlim e da libertação da Europa de Leste do totalitarismo comunista, o marxismo puro e duro subsiste e prospera no sistema educacional e universitário.
Berlim 25 Anos

Berlim, a cidade dos sonhos perdidos

A Berlim da cultura underground e alternativa continua a atrair jovens artistas de todo o mundo, que sonham com uma vida boémia e se sustentam com minijobs. Renascimento cultural ou terra do nunca?
Conversas à Quinta

O Muro de Berlim e os limites da ortodoxia do PCP

Todos se surpreenderam com a ortodoxia do Avante por ocasião dos 25 anos da queda do Muro de Berlim. Mas Jaime Gama, na sua conversa com Jaime Nogueira Pinto, notou com surpresa as falhas da ortodoxia
Berlim 25 Anos

O PCP e o sentido da história

Seria errado interpretar o Editorial do “Avante!” de 6 de Novembro como uma manifestação de simples nostalgia do glorioso mundo da defunta RDA. Não é um fingimento útil: é uma crença absoluta.
Berlim 25 Anos

25 anos de Berlim em fotografias

Berlim em fotografias, os momentos que marcaram o mundo nos últimos 25 anos. Desde ao dia em que o muro caiu até ao dia em que se celebram 25 anos desde a sua queda.
Berlim 25 Anos

A história dos 8 mil balões que recordam o Muro

Uma faixa luminosa composta por 8 mil balões de cor branca voltou a dividir a cidade berlinense. O projeto artístico chama-se Lichtgrenze, um limite de luz, uma homenagem a quem ali morreu.
Berlim 25 Anos

A surpresa da história

Na queda do muro de Berlim, há 25 anos, muita coisa estava determinada e muita coisa foi acidental, mas tudo foi possível porque ninguém estava à espera. Há que recuperar a surpresa da história.
Berlim 25 Anos

Gorbachev libertou o "muro luminoso" de Berlim

Milhares de alemães e turistas encheram as ruas de Berlim para assistir ao lançamento dos 8.000 balões luminosos que nos últimos dias reconstruíram o percurso do muro.
30 anos Muro de Berlim

A banda sonora do Muro de Berlim

Entre 1961 e 1989, o muro que separou dois mundos, dois países, uma cidade, familiares e amigos foi alvo de ódios e fascínios. Os tijolos caíram, ficam as canções feitas com um muro como inspiração.
Berlim 25 Anos

CDS recorda fim do totalitarismo comunista

A propósito dos 25 anos da queda do Muro de Berlim, Paulo Portas diz que nenhum povo que se libertou do comunismo expressou vontade democrática de regressar "a esse regime brutal e desumano".
Berlim 25 Anos

PCP: Queda do Muro foi "anexação forçada"

Num artigo do Avante!, o PCP considera que o fim do Muro representou a destruição das "realizações económicas, sociais e culturais de mais de 40 anos de poder dos trabalhadores" na ex-RDA.
Berlim 25 Anos

Berlim, o Muro e a RDA: os livros indispensáveis

Tomando Berlim Leste e a RDA como ponto de partida, António Araújo preparou uma bibliografia indispensável que vai muito além da Ostalgie. Até ficamos a saber o que pensava Saramago deste "socialismo"
Berlim 25 Anos

A Alemanha, 25 anos depois do Muro

De "paciente europeu" a "motor" da Europa, a Alemanha ultrapassou os problemas criados pela reunificação e tornou-se a mais importante economia comunitária.
Berlim 25 Anos

Roteiro da Ostalgie: dormir e comer, o que comprar

Quem visitar Berlim para conhecer a memória da RDA não precisa de andar apenas por museus - pode também comer num restaurante e dormir num hotel que simulam a realidade do tempo do comunismo.
30 anos Muro de Berlim

10 filmes para recordar o Muro de Berlim (e a RDA)

Eurico de Barros escolheu dez filmes que mantêm viva a memória de como era Berlim dividida e a antiga RDA comunista. O mais antigo é de 1963, o mais recente de 2012. Uma cinematografia indispensável.
Berlim 25 Anos

Merkel: A queda pacífica do Muro "foi um milagre"

A chanceler alemã tinha 35 anos quando se deu a queda do Muro de Berlim e, ao contrário do habitual, decidiu contar como viveu o acontecimento na Alemanha de Leste, onde morava.
Berlim 25 Anos

"O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria"

Antigo líder da URSS disse este sábado em Berlim que a Europa arrisca ter uma posição enfraquecida e que o Ocidente se aproveitou de forma errada do enfraquecimento da Rússia.
Berlim 25 Anos

Os últimos meses do Muro de Berlim

A noite de 9 de novembro foi o desenlace de uma teia de circunstâncias que abriram fendas nos regimes comunistas da RDA e de outros países da Europa de leste e levariam ao colapso da URSS em 1991.
Berlim 25 Anos

Na Europa, o muro não acabou de cair

25 anos depois da queda do Muro, a Alemanha é o poder dominante na Europa. Esta afirmação sofre pouca contestação fora e dentro do continente.
Atualidade

A nova Alemanha

A história da Alemanha em versão acelerada, ou dois minutos para falar da nação mais poderosa da Europa.
Berlim 25 Anos

Fátima lembra 25 anos da queda do muro de Berlim

Um fragmento do Muro de Berlim está desde 1994 no Santuário de Fátima, um "símbolo da paz" oferecido por um emigrante português radicado na Alemanha.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.