894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Viktor Orbán

E o vencedor é...

Costa já se esqueceu dos 75 mil euros?

Nota negativa para António Costa que, a esta altura, já devia ter aprendido alguma coisa. O ex-PM já não se lembra de ter ido à bola com Orbán? Ou é uma tentativa de dificultar a vida a Pedro Nuno?
Guerra na Ucrânia

Países da UE criticam visita de Órban a Tiblissi

13 países da UE, incluindo Portugal, criticaram a visita do primeiro-ministro da Hungria à capital georgiana para apoiar o partido no poder, entendendo haver "violações de regras" no sufrágio.
Viktor Orbán

Proteção da família na Hungria: desígnio iliberal?

A posição do actual governo húngaro relativamente à família não deve sustentar o argumento segundo a qual a Hungria tem deslizado em direção a um regime adverso ao liberalismo.
Guerra na Ucrânia

Orbán: "plano de vitória" é "assustador"

Numa publicação na sua página do Facebook, o governador húngaro não hesitou em lançar críticas à União Europeia e à sua intervenção no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Hungria

Orbán diz que Von der Leyen quer derrubar governo

Viktor Orbán acusou Ursula von der Leyen e Manfred Weber de pretenderem derrubar o governo húngaro. "Até nomearam os membros do novo Governo" afirmou o primeiro-ministro húngaro.
Guerra na Ucrânia

Von der Leyen critica Orbán por culpar Ucrânia

"Quero perguntar-lhes se também culpabilizam os húngaros pela invasão soviética em 1956, ou os checos e os eslovacos pela repressão soviética em 1968", questionou a presidente da Comissão Europeia.
Eleições EUA

Se Trump vencer, Orbán abre garrafas de champanhe

Chefe de governo húngaro lembrou ainda que, três dias depois das eleições norte-americanas marcadas para 5 de novembro, os líderes europeus estarão reunidos em Budapeste para uma cimeira informal.
Noticiário

4h. Schengen. Hungria emite vistos para russos

Este é o mais recente episódio de tensão entre o governo de Viktor Órban e a Comissão Europeia. União Europeia fala em risco de espionagem.
União Europeia

Viktor Orbán apoia Trump em discurso antiocidental

"A Europa desistiu de defender os seus próprios interesses", disse o nacionalista Viktor Orbán em Baile Tusnad, uma cidade de maioria étnica húngara no centro da Roménia.
União Europeia

UE boicota reunião em Budapeste e convoca outra

Josep Borrell sublinhou que 25 dos 27 Estados-membros da UE "são contra" as posições assumidas por Viktor Orbán e apresentou uma reunião alternativa à convocada para acontecer em Budapeste.
Noticiário

10h. Von der Leyen critica Viktor Orbán

Presidente da Comissão Europeia deixa criticas à viagem a Moscovo do primeiro-ministro húngaro. Ainda neste jornal, Fernando Negrão entende que o PSD deve concorrer às autárquicas coligado com o CDS.
Guerra na Ucrânia

Charles Michel repreende (de novo) Viktor Orbán

O presidente do Conselho Europeu lembrou o primeiro-ministro húngaro que a presidência rotativa da União Europeia "não tem qualquer papel na representação na cena internacional".
Guerra na Ucrânia

Trump tem "planos fundamentados" para conversações

Caso vença, Trump "não vai esperar até à tomada de posse porque está preparado para agir de imediato como mediador de paz", escreveu o primeiro-ministro húngaro numa carta endereçada a Charles Michel.
Noticiário

12h. PE. Roberta Metsola reeleita presidente 

Roberta Metsola conseguiu 562 votos a favor, quando precisava de apenas 312 para ser eleita. Ainda, Viktor Órban quer que a União Europeia restabeleça relações diplomáticas com a Rússia.
Gabinete de Guerra

“Orbán quer ser o ponta de lança de Trump”

Bruno Cardoso Reis sublinha que Orbán quer ter todo o protagonismo, inclusive ser uma rampa para o trumpismo. O historiador fala ainda da posição crítica de Von der Leyen perante as posições de Orbán.
Noticiário

14h. Hungria. Bruxelas planeia boicotar cimeira 

Borrell quer convocar ministros dos negócios estrangeiros europeus a Bruxelas nos mesmos dias em que decorre a cimeira organizada por Orbán. Ainda, Paulo Núncio apela à oposição para que viabilize OE.
Guerra na Ucrânia

Orbán diz que Trump "vai resolver" a guerra

Primeiro-ministro húngaro encontrou-se com Donald Trump para discutir "possibilidades de paz" na Ucrânia e saiu de Mar-a-Lago com o que disse ser "a boa notícia do dia: ele vai resolver!".
Guerra na Ucrânia

Orbán reúne-se nesta quinta-feira com Trump

Trump tem sido um forte apoiante de Orbán, e o encontro surge depois de outros que o líder húngaro realizou este mês, incluindo com Putin, em Moscovo.
Gabinete de Guerra

"Paz a qualquer preço?" Trump terá palavra final

Orbán surge como "apaziguador", mas esquece-se de que Trump pode entrar na equação. Pode a NATO ficar a perder? Ainda, quem manda no Irão não são os votos, mas as armas. Análise de Bruno Cardoso Reis.
Guerra na Ucrânia

Hungria: "Há uma chance de paz se Trump ganhar"

Em Washington, o ministro dos Negócios Estrangeiros deixou elogios a Trump e o primeiro-ministro encontrou-se com Erdogan. A missão húngara de resolver a guerra na Ucrânia através do diálogo continua.
Guerra na Ucrânia

Orbán diz que não foi a Moscovo em nome da UE

Órban diz não ter formulado "qualquer opinião" em "nome da União Europeia" numa carta enviada ao presidente do Conselho Europeu, que tinha criticado a ida do primeiro-ministro húngaro a Moscovo.
A História do Dia

Viktor Orbán está ao serviço da paz ou da guerra?

O primeiro-ministro hungaro fez visitas-surpresa a Kiev, Moscovo e Pequim. O que move o presidente em exercício da UE? O major-general Vieira Borges, da SEDES, é o nosso convidado.
Gabinete de Guerra

Europa está pouco preparada para Donald Trump

Bloco comunitário está a baixar a guarda em relação a um eventual regresso do ex-presidente norte-americano. Para Bruno Cardoso Reis, a Europa devia definir estratégias de defesa independente dos EUA.
Guerra na Ucrânia

Xi apela a potências para diálogo Kiev-Moscovo

A China e a Hungria "partilham" fundamentalmente as mesmas ideias e o cessar-fogo só será possível quando as grandes potências demonstrarem "energia positiva", garantiu o Presidente chinês.
Guerra na Ucrânia

Orbán em Pequim, "peça-chave" para a paz

Primeiro Kiev, depois Moscovo, agora Pequim. Líder húngaro foi à China, "peça-chave" para a paz, apesar das críticas de Bruxelas. Xi pediu ajulda às potências mundiais para diálogo Ucrânia-Rússia.
Noticiário

4h. Orbán já está em Pequim para visita surpresa

Viktor Orbán já está em Pequim para visitar surpresa à China. Ainda, Ucrânia procura entendimento com Reino Unido para acordo de cooperação.
Guerra na Ucrânia

Orbán quer ser o líder europeu na luta pela paz

Orbán critica a burocracia e falta de diálogo da UE, diz ser o único líder europeu que negocia com Kiev e Moscovo e prometeu mais "reuniões surpresa". Borrell diz que não tem mandato de Bruxelas.
Noticiário

16h. IL. Tiago Mayan vai votar a favor do programa

Tiago Mayan Gonçalves fez a revelação no segundo dia da 8ª Convenção da Iniciativa Liberal. O antigo candidato presidencial reconhece que o novo programa é melhor do que o atual.
Noticiário

4h. UE repreende Orbán por viagem ao Azerbeijão

Primeiro-ministro da Hungria participou na cimeira informal dos Estados Turcos. Josep Borrell garante que esta presença é da responsabilidade de Viktor Órban e não representa a União Europeia.
Noticiário

00h. Portugal está fora do Euro 2024

No final do jogo, Roberto Martínez mostrou-se naturalmente triste, mas não deixou de elogiar a prestação portuguesa. E ainda, FNAM avança com greve nacional a 23 e 24 de julho.
Guerra na Ucrânia

Casa Branca preocupada com Orbán em Moscovo

A uma semana da cimeira da NATO em Washigton, Viktor Orbán decidiu ir a Moscovo "procurar a paz". Porta-voz da Casa Branca considera a visita "contraproducente" para o alcance da soberania ucraniana.
Guerra na Ucrânia

Orbán: Moscovo e Ocidente “muito distantes”

Putin voltou a descartar um cessar-fogo com a Ucrânia, alegando que ajudaria o "regime de Kiev" a recuperar e preparar-se para contra-atacar. Orbán diz que contactos são importantes.
Gabinete de Guerra

Orbán em Moscovo? Quem beneficia é o PM húngaro

Encontro com Putin reflete política de falso equilibrismo e mostra que a Hungria não está alinhada com a UE. Orbán quer proteger os interesses do próprio Governo. Há críticas? Orbán vive bem com elas.
Noticiário

12h. Reino Unido. Reações à vitória de Starmer

Têm sido várias as reações à vitória dos trabalhistas no Reino Unido. Desde Ursula Von Der Leyen a Emmanuel Macron e Zelensky passando por Pedro Nuno Santos. Ainda neste jornal, Orbán está em Moscovo.
O Domínio da Guerra

“Orbán arranjou uma desculpa para ir à Ucrânia”

O Major-General Arnaut Moreira explica que a presidência rotativa da UE não tem um poder extraordinário. Destaca que Orbán utilizou a sua posição para dar importância a uma postura discordante.
Guerra na Ucrânia

Orbán "não tem mandato" para negociar pela UE

Charles Michel salientou que não cabe às presidências rotativas do Conselho da UE negociar com a Rússia, em resposta à notícia que Orbán ia visitar Moscovo para se reunir com Vladimir Putin.
Noticiário

21h. CE alerta Orbán de que não pode falar pela UE

O recado foi deixado através das redes sociais numa altura em que Viktor Orbán se prepara para visitar a Rússia. Ainda, Miguel Albuquerque admite abdicar da presidência se for acusado.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo. “Orbán quer garantias de Zelensky”

José Filipe Pinto fala da primeira visita de Orbán a Kiev desde que Zelensky é presidente. Explica que um dos objetivos de Orbán é garantir um cessar-fogo que acelere a paz entre os dois países.
Parlamento Europeu

A balbúrdia na direita europeia

Um espaço político que tinha como grande objectivo estratégico antes das eleições europeias passar de dois para um único grupo parece depois mais próximo de passar de dois grupos para três ou quatro.
Noticiário

8h. Hungria. Primeiro-ministro visita Ucrânia

Viktor Orban visita, esta terça-feira, Kiev. Esta é a primeira visita ao país desde o início do conflito. Ainda neste jornal, terminam a apresentação de candidaturas às legislativas de França.
Guerra na Ucrânia

UE. Orbán quer evitar guerra comercial com a China

Numa guerra contra o Leste, a União Europeia "só pode perder", explicou Orbán, garantindo um pacto de competitividade para "reforçar relações e um comércio mais vigoroso" em vez do isolacionismo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.