892kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Congresso do PSD

Congresso do PSD

Coisas sérias

A indignação ia fazendo as paredes do Congresso irem pelo ar: em nome de quê e com que autoridade política e ideológica é que o Governo se propunha rever “aquela” disciplina (de Cidadania)?
Congresso do PSD

Chega p’ra lá

A Constituição consagra na educação dois princípios centrais: primeiro, a proibição de instrumentalização, intrometendo-lhe ideologia; depois, o primado dos pais, não do Estado, na educação dos filhos
Congresso do PSD

A direita voltou ao PSD pela mão de Montenegro

O poder fez Montenegro colocar as causas direitistas no fundo do cacifo, mas agora é útil recuperá-las para firmar as diferenças para o PS e não deixar o Chega sozinho à direita do centro.
Ministério da Educação

Cidadania não é "tema mais importante" da Educação

O ministro da Educação acredita que as alterações "não deverão ser muito significativas" e que estão em causa algumas matérias com temas relacionados com Educação Sexual que "não são consensuais".
Noticiário

10h. Confrontos durante as marchas em Moçambique

O candidato presidencial do partido Podemos, Venâncio Mondlane, pede que a população vá para casa. Ainda neste jornal, o secretário da Defesa dos Estados Unidos chegou esta manhã a Kiev.
E o vencedor é...

Congresso... Um passeio no parque para Montenegro

Montenegro consagrou-se como líder dos sociais-democratas no Congresso do PSD. O Fisco parece demorar pouco tempo quando é para cobrar mais, mas o caso muda quando é para os portugueses pouparem.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Bugalho. O independente agora é dependente?

Depois de encabeçar a lista da AD para as Europeias e de ser eleito para o Parlamento Europeu, Bugalho é agora militante do PSD. O eurodeputado promete manter a independência, mas irá conseguir?
Noticiário

7h. Israel volta a atingir Beirute

Os ataques surgem depois de Israel ameaçar atacar infraestruturas que financiam a "atividade terrorista" do Hezbollah. Ainda o Congresso do PSD e o novo Passe Ferroviário Verde.
Política

É excruciante viver em Portugal

Este país não é para jovens, não é para velhos, nem para ninguém a não ser para os mesmos de sempre, as elites políticas que continuam a viver na sua bolha e a usufruir das instituições extractivas.
Noticiário

22h. Partidos criticam medidas de Montenegro

Algumas das medidas apresentadas pelo primeiro ministro passam pelo reforço da segurança e pela revisão dos programas de ensino básico e secundário.
Noticiário

23h. Moldavos parecem rejeitar adesão à UE

Com mais de 86% dos votos contabilizados, 53% dos cidadãos que votaram opõem-se à entrada no bloco comunitário, ao passo que 47% estão a favor. Ainda, FC Porto venceu o Sintrense por 3 - 0.
Noticiário

21h. Eleições Moldávia. Só 50% da população votou

Para além de eleger o Presidente da República, a Moldávia votou também um referendo de adesão à União Europeia. Ainda, praticamente todos os partidos criticam as medidas anunciadas por Montenegro.
Noticiário

20h. Chega acusa Montenegro de "hipocrisia" 

As críticas surgem no seguimento das medidas apresentadas hoje pelo primeiro-ministro no encerramento do Congresso do PSD. Ainda, o Futebol Clube do Porto venceu o Sintrense por 3 - 0.
Congresso do PSD

Laranjas de Ouro. Os sete prémios do Congresso

Um prémio para uma referência bíblica de um eurodeputado, um prémio semântico para o primeiro-ministro e um prémio jurídico para a ministra da Saúde. Eis os prémios do Congresso do PSD.
Atualidade

Os 'bloopers' do Congresso do PSD

Entre o passado e o futuro, os militantes do PSD deixaram uma "história para o país aprender": Montenegro é o "capitão" para guiar o país pelo caminho de "lama". Os momentos inusitados do Congresso.
Congresso do PSD

PSD. Os vencedores, os vencidos e os ignorados

No Congresso do PSD, houve a entrada de novos militantes, houve o regresso de velhos militantes e houve a partida em falso de um presidenciável militante.
Noticiário

16h. Montenegro anuncia 7 medidas para o futuro

No discurso de encerramento do Congresso do PSD, Montenegro apresentou um conjunto de objetivos de curto, médio e longo prazo, depois de ter garantido a aprovação do Orçamento do Estado.
Congresso do PSD

As reações dos partidos ao discurso de Montenegro

O maior alvo de críticas -- e elogios -- foi a medida relativa à disciplina de cidadania. À esquerda, fala-se em aproximação ideológica com a extrema-direita. À direita, elogiou-se esta prioridade.
Congresso do PSD

O discurso de Luís Montenegro nas entrelinhas

Num discurso quase exclusivamente programático, Montenegro falou dos desafios da insegurança e da imigração. E prometeu ainda libertar a disciplina da cidadania das "amarras ideológicas".
Atualidade

As sete prioridades de Montenegro para o país

Gestão de recursos da água, reforço da segurança, apoio a vítimas de violência doméstica, coesão territorial, educação, saúde e imigração: as sete áreas enumeradas por Montenegro no congresso do PSD.
Congresso do PSD

Moedas: "PS faz ataques ao caráter das pessoas"

Moedas recusou "olhar para o futuro", seja em Lisboa ou Belém e acusou o Chega de "populismo e extremismo inconsistente". Mas as maiores críticas ficaram reservadas para o PS e a oposição na câmara.
Atualidade

"Tudo é responsabilidade do presidente da Câmara"

Respondendo às críticas do PS, Carlos Moedas diz que “gostava muito de ver a democracia a nível local a funcionar acima dos partidos” e assume que “tudo é responsabilidade do presidente da Câmara".
Atualidade

E o vencedor é... as notas do Congresso do PSD

Emissão especial a partir de Braga, onde decorre o encontro dos sociais democratas com comentários de Miguel Pinheiro, Rui Pedro Antunes e moderação de Miguel Viterbo Dias.
Emissão Especial

"Este PS está a encostar-se ao extremo"

Carlos Moedas não anuncia uma recandidatura à Câmara de Lisboa e diz que não é altura para fazer campanha. O autarca acusa a oposição de acatar o seu carater por estar "desesperada".
E o vencedor é...

PSD reuniu-se para elogiar Governo e Montenegro?

Ninguém pode dizer que Luís Montenegro não consegui afirmar a sua liderança neste Congresso dos sociais-democratas. Santana Lopes surgiu de surpresa e fica claro que será candidato em listas do PSD.
Noticiário

6h. Há registo de explosões no Líbano

Israel terá atacado dois edifícios que, alegadamente, estão a ser usados como instalações do grupo xiita, Hezbollah. As autoridades israelitas mandaram evacuar dois bairros no sul de Beirute.
Noticiário

5h. Moldavos votam em referendo de adesão à UE

Atualmente o país é governado por líderes que querem aderir à UE, mas há comunidades a apoiar a ligação do país a Moscovo. Desde de 2023 que a União Europeia abriu as negociações de adesão.
Noticiário

4h. Pelo menos uma pessoa morreu em Sumy

São informações avanças pelas autoridades locais. Em Sumy, pelo menos uma pessoa morreu. Em, Zaporizhzhia pelo menos 10 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças
Noticiário

3h. Israel diz que números são exagerados

A informação é avançada pelas autoridades palestinianas, que afirmam que entre as vítimas mortais estão crianças. Segundo a mesma fonte, foram alvo do ataque edifícios residenciais.
Noticiário

2h. Presidenciais: "decisões só em 2025"

Marques Mendes e Santana Lopes prometem novidades para as eleições presidenciais, mas só em 2025. O presidente da câmara da Figueira da Foz apareceu de surpresa no Congresso.
Noticiário

1h. Moção de Montenegro foi aclamada

Ao presidente do PSD só falta agora eleger a direção nacional. Uma votação que decorre este domingo, de manhã. Luís Montenegro escolheu Leonor Beleza como a primeira vice-presidente do PSD.
Emissão Especial

"Líder que pense na sucessão está a errar"

Hugo Soares defende a remodelação feita por Luís Montenegro na direção do PSD e diz que a preocupação com a sucessão não entra nos cálculos do presidente. Sobre OE aposta na "responsabilidade" do PS.
Congresso do PSD

O novo ciclo político de Montenegro em três atos

O fantasma da especialidade (que pode assombrar o orçamento), o risco das autárquicas e uma candidatura presidencial deixada para segundo plano marcaram o início do novo ciclo de Luís Montenegro.
Emissão Especial

Pinto Luz: Chega "autoexcluiu-se" de acordos

O ministro das Infraestruturas, que já defendeu acordos com o Chega no passado, diz que foi o partido de André Ventura a "autoexcluir-se" do arco de governação e insiste em "vitimizar-se".
Emissão Especial

"Responsabilidade" do PS tem que ser "consequente"

Paulo Rangel faz eco das palavras de Luís Montenegro e confia que a "responsabilidade" do PS não se vai limitar à generalidade. E Marques Mendes "integra o perfil" do PSD para Belém.
Congresso do PSD

Hugo Soares não acredita que PS desvirtue OE

O secretário-geral do PSD disse estar "absolutamente tranquilo" com a generalidade, já que não acredita que Pedro Nuno Santos possa desvirtuar o OE ao alinhar em coligações negativas com o Chega.
Atualidade

Hugo Soares: "O Chega não é um parceiro fiável"

O líder parlamentar do PSD “não acredita que o PS possa na especialidade desvirtuar o OE depois de anunciar que o viabiliza". Sobre possíveis acordos com o Chega garante: "não é um parceiro fiável".
Emissão Especial

A surpresa de Santana tem Belém no horizonte?

Santana Lopes juntou-se ao Congresso do PSD, com as presidenciais na ponta da língua. A decisão de foi "tomada hoje" e "sem avisar ninguém". E o futuro? Belém, tal como Marques Mendes, só em 2025.
Emissão Especial

Marques Mendes. Decisão "solitária" vai esperar

Novidades sobre a candidatura presidencial de Luís Marques Mendes só em 2025. A decisão é "individual, pessoal". Marca presença no Congresso do PSD por duas razões: uma "afetiva" e outra "política".
Atualidade

"Uma parte da AR não é séria a tratar os pares"

Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD, destaca, em entrevista à Rádio Observador, que a capacidade de diálogo com o partido de André Ventura é afetada pela forma “turbulenta” como se apresentam.
Congresso do PSD

Pinto Luz critica "auto-exclusão" do Chega

Depois de ter apoiado acordos com o Chega, Pinto Luz reconhece que negociações são difíceis, mas mostra-se confiante com a aprovação do OE com abstenção do PS. E recusa lugar na câmara de Cascais.
Congresso do PSD

Santana não foi "pedir nada" ao Congresso do PSD

Santana Lopes ponderou não estar em Braga porque sabia "o quadro em que vinha" Marques Mendes, mas decidiu estar presente e não excluiu possibilidade de se recandidatar à câmara com apoio do PSD.
Congresso do PSD

Leonor Beleza escolhida para primeira vice do PSD

Montenegro retirou todos os membros do Governo da vice-presidência e colocou-os como vogais. Hugo Soares mantém-se como secretário-geral e Miguel Albuquerque como presidente da Mesa do Congresso.
Congresso do PSD

Sucessores? PSD não pode repetir "erro" de Costa

Sebastião Bugalho considera que é cedo para começar a pensar numa fila para sucessores de Luís Montenegro: "Quem tirar essa senha corre o risco de esperar muito tempo."
Emissão Especial

Pedro Duarte: Chega deve ter "aprendido lição"

Ministro dos Assuntos Parlamentares com foco "total" no Governo. Uma candidatura à Câmara do Porto "não é questão" que coloque. Negociações para o Orçamento e a "lição" que o Chega deve aprender.
Atualidade

Fila para suceder a Montenegro? "É cedo"

Em entrevista à Rádio Observador, e questionado sobre se existe uma fila geracional para a sucessão de Montenegro, Bugalho é perentório: “Quem tirar essa senha corre o risco de esperar muito tempo".
Congresso do PSD

Ministro rejeita reunir em privado com o Chega

Pedro Duarte evitou questões sobre um futuro político na câmara do Porto e mostrou-se confiante sobre discussão do OE na especialidade. As críticas reservaram-se ao Chega e à quebra de confiança.
Emissão Especial

Sucessor de Montenegro? Vai "esperar muito tempo"

Sebastião Bugalho revela que "convite pessoal" de Montenegro pesou na decisão de se tornar militante. Avisa que é cedo para falar na sucessão do líder do PSD. É preciso "aprender" com erro de Costa
Atualidade

"Não vamos ter uma crise política"

Em entrevista à Rádio Observador, Pedro Duarte, Coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD, afasta um cenário em que o Orçamento do Estado é chumbado no Parlamento.
Atualidade

“É muito importante que o país tenha um Orçamento”

Questionado sobre uma possível “desvirtuação” do Orçamento de Estado na especialidade, Paulo Rangel faz eco das palavras do primeiro-ministro: “É preciso muito sentido de responsabilidade".
Congresso do PSD

Rangel quer responsabilidade na especialidade

Em entrevista, Paulo Rangel recusou confirmações: à sua presença na direção do partido, à de Marques Mendes em Belém ou à de um nome à Câmara do Porto. Para o OE, quer uma postura "consequente" do PS.
PSD

Mendes "alarga menos base" do que Rio e Passos

O deputado Carlos Eduardo Reis acredita que Passos "secaria naturalmente o eleitorado que votava mais à direita do PSD" enquanto Rio tem "penetração ao centro".
Emissão Especial

Gouveia e Melo? "É anti-político, agrada ao povo"

Carlos Eduardo Reis defende que nomes como Rui Rio e Passos Coelho valeriam mais votos. Gouveia e Melo? "Representa o anti-político", mas "agrada ao povo". E o que fez bem, até agora, Luís Montenegro?
Atualidade

Marques Mendes é "quem alarga menos a base do PSD"

Carlos Eduardo Reis, deputado do PSD, acredita que “o PSD tem a felicidade de ter nas suas fileiras ou até no seu posicionamento político vários candidatos possíveis”.
Noticiário

16h. OE. Montenegro saúda responsabilidade do PS

À entrada do Congresso Nacional do PSD, o primeiro-ministro falou sobre a intenção de voto do PS e diz acreditar na palavra de Pedro Nuno Santos.
Atualidade

42.º Congresso do PSD: todos os discursos da tarde

O 42.º Congresso do PSD decorre este fim de semana em Braga. Acompanhe a tarde de trabalhos com a emissão especial do Observador.
Noticiário

14h. Bugalho diz não ter ambição no PSD

O cabeça de lista da AD para as europeias não respondeu sobre integrar a direção do PSD no futuro. Ainda, Pedro Nuno Santos não vai entrar em negociações com o Governo na fase de especialidade do OE.
Emissão Especial

Montenegro acredita que PS não vai "adulterar" OE

Primeiro-ministro confia na palavra de Pedro Nuno. Está contra "escondida pertensão" de Pedro Nuno desvirtuar Orçamento. E a ameaça da Madeira e dos Açores? Promete "espírito de diálogo".
E o vencedor é...

O PSD de Montenegro é mais do que "powerpoints"?

A mensagem discreta aos privados, medidas que são mais do que "powerpoints" e a "surpresa" que fintou a bolha mediática. A análise ao discurso de Montenegro em direto do Congresso do PSD.
Congresso do PSD

O discurso de Montenegro nas entrelinhas

Primeiro discurso de Montenegro serviu para fazer um balanço do trabalho feito e colocar-se acima dos adversários, como derradeiro vencedor de todo o drama orçamental. Agora, abre-se outro ciclo.
Reportagem Observador

Montenegro vs. PS "descendente de bancarrotas"

"Pântanos, bancarrotas ou empobrecimento" separam PS do PSD. Mas não só, Montenegro separa um Governo de ação de um Governo de "powerpoints inconsequentes". Agora para as autárquicas, marchar marchar.
E o vencedor é...

Montenegro já fez mais do que de Costa?

O primeiro-ministro comparou-se ao PS no Congresso do PSD. Quis passar imagem de que antigos governos foram os da bancarrota e da estagnação, enquanto este resolve problemas de há muito tempo.
Atualidade

"Se era fácil, por que não estava feito?"

O Presidente do PSD abriu o 42.º Congresso do PSD, a decorrer até domingo em Braga. Luís Montenegro marcou a diferença em relação ao PS e destacou as medidas tomadas nos primeiros meses de governação.
Emissão Especial

"Não somos descendentes de pântanos"

Luís Montenegro discursou no Congresso do PSD, onde estabeleceu o objetivo de vencer as autárquicas. O primeiro-ministro negou ter um Governo isolado, mas sim cada vez mais próximo dos portugueses.
Eleições Presidenciais

Mendes regista "simpatia", mas atira para 2025

Luís Marques Mendes esteve ao lado de Luís Montenegro no Congresso do PSD, à porta até agradeceu "gesto de simpatia", mas não acrescentou nada sobre uma possível candidatura presidencial.
Noticiário

6h. Entre 400 a 500 pessoas invadiram os estúdios

O canal de televisão terá chamado "terroristas" aos soldados do Hamas, do Hezbollah e das Forças de Mobilização Iraquianas. Os manifestantes atearam fogo ao edifício e destruíram equipamento.
Noticiário

4h. Prisioneiros russos já estão na Bielorrússia

Esta troca de prisioneiros foi possível através da mediação da Arábia Saudita. Segundo o ministério da defesa russo, os prisioneiros estão na Bielorrússia a receber apoio médio e psicológico.
Noticiário

3h. Israel ataca campo de refugiados em Gaza

Há ainda registo de pelo menos 85 pessoas feridas. Segundo a imprensa internacional foram atingidas habitações residenciais.
Noticiário

2h. Guterres defende acesso humanitário a Gaza

O secretário-geral da ONU salienta que a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, é o momento ideal para conduzir um cessar-fogo e libertar todos os reféns que estão detidos.
Noticiário

1h. FMI desbloqueia último pacote de ajuda a Kiev

Este último pacote faz parte de um grande plano de ajuda internacional no valor total de 112 mil milhões de euros, aprovado em março de 2023.
Noticiário

00h. Congresso do PSD arranca este sábado

Arranca este sábado o congresso do PSD, em Braga. Ainda, António Guterres apela a cessar-fogo, em Gaza.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.