771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Congresso do PSD

Eleições

Pensões: Montenegro nega qualquer confusão

O presidente do PSD comprometeu-se a "dar a cada português em condição de reforma" um "rendimento mínimo de 820 euros" em 2028, distinguindo rendimento de pensão. "Não há confusão nenhuma", atira.
Noticiário

10h. CDS não exclui acordo pré-eleitoral com PSD

O vice-presidente do CDS, Paulo Núncio, não exclui um acordo e defende reforço da alternativa da direita. Ainda, PJ investiga suspeitas de corrupção no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.
Resposta Pronta

"Há dinheiro para pagar quando se cobram impostos"

A economista Susana Peralta considera que Luís Montenegro está a aumentar a dívida pública e a diminuir o IRS. Ainda, "é preciso abrir os cordões à bolsa para resolver prolemas da Educação".
E o vencedor é...

Pedro Nuno ganha o Congresso do PSD sem fazer nada

O Congresso do PSD onde surpresa de Cavaco Silva "teve efeito". Montenegro pisca olho ao centro mas "falta-lhe conquistar o próprio partido". Já Lucília Gago, acha que o Ministério Público é "o maior"
Resposta Pronta

"Há um legado de Cavaco que é preciso continuar"

Miguel Ângelo Rodrigues, politólogo, considera que congresso do PSD provou união do partido "em torno do líder". Ainda, uso do discurso do PM "os outros é que são extremistas" e importância de Cavaco.
Noticiário

7h. Montenegro antecipa propostas eleitorais

Líder do PSD fechou 41.º Congresso do partido com promessas eleitorais e elogios a Cavaco Silva. E, Benfica venceu Famalicão e segue em frente para oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Noticiário

4h. PSD. Montenegro assume erros na liderança

Declarações no discurso de encerramento do congresso social-democrata. Com Cavaco Silva na primeira fila, o presidente do PSD avançou já com propostas eleitorais para as legislativas de março.
Noticiário

2h. Moedas diz que Montenegro vai ser próximo PM

Presidente da Câmara de Lisboa marcou presença no Congresso do PSD e não poupou nos elogios ao presidente do partido. Deixa ainda muitas críticas ao executivo socialista.
Noticiário

1h. PSD. Ferreira Leite alerta contra radicalismos

Antiga ministra das Finanças marcou presença no congresso do PSD. Sublinha que Portugal e a Europa estão a passar por uma situação complexa e aponta o dedo ao crescimento da extrema-direita.
PSD

Moedas com Montenegro contra doença do socialismo

O presidente da Câmara de Lisboa garante que o PS "não é confiável" e que tem provas dessa ação na autarquia. Carlos Moedas não tem dúvidas de que Luís Montenegro é o próximo chefe do Governo.
Congresso do PSD

Cavaco, a surpresa, confia no voto dos portugueses

Antigo primeiro-ministro voltou a um Congresso do PSD quase 30 anos depois, o que é prova das boas relações que tem com o atual líder do PSD. Saiu a dizer que confia na "sabedoria" dos portugueses.
Congresso do PSD

Como Montenegro curou as feridas em cinco receitas

O presidente do PSD elegeu Pedro Nuno Santos como inimigo principal, quer votos de "órfãos" do PS, exibiu a unidade e mobilização do partido e definiu um novo paradigma — o de aumentar rendimentos.
Reportagem Observador

Luís Montenegro promete aumento das pensões

No encerramento do Congresso do PS, o líder social democrata promete uma pensão mínima de 820 euros até 2028. Luís Montenegro critica ainda o PS, e refere que sabe "que as pessoas esperam mais".
Noticiário

21h. Congresso PSD. Cavaco Silva marca presença

Os sociais-democratas receberam Cavaco Silva com uma ovação, acompanhada do hino do PSD. E ainda, libertação dos reféns do Hamas vai ser retomada nas próximas horas
Atualidade

Os 'bloopers' do Congresso do PSD

Quem são "os maus da fita"? Quem são "os combatentes"? O que é um "político da moda"? Veja os momentos mais inusitados do Congresso do PSD.
Emissão Especial

"Pedro Nuno e Carneiro estiveram no núcleo duro"

A vice-presidente do PSD critica os dois candidatos à liderança do PS e recorda que ambos "estiveram no nucleo duro" do ainda primeiro-ministro
Atualidade

Vídeo. As promessas de Montenegro para o país

Descida do IRS para jovens e até ao 8º escalão, reformas iguais ao salário mínimo em duas legislaturas foram algumas promessas que Montenegro deixou aos portugueses. Veja o discurso na íntegra.
Emissão Especial

Governar só com vitória? "Foi um disparate"

Miguel Morgado diz que Luís Montenegro se precipitou ao dizer que só aceita governar se ganhar as eleições e lamenta não ter sido possível criar uma "grande federação não socialista".
Atualidade

"Não levamos lições de moderação"

Margarida Balseiro Lopes, vice-presidente do PSD, recusa falar sobre um a possível pré-coligação,mas refere que “não será surpresa para ninguém que tenhamos grande capacidade de diálogo com IL e CDS”.
Congresso do PSD

PSD responsabiliza IL por não haver coligação

Direção de Montenegro ainda não decidiu se fará coligação pré-eleitoral, mas destaca que foi a IL que se pôs de fora. "Vices" do PSD lembram falhanço dos liberais em Lisboa e nos Açores.
Atualidade

“O que interessa é quem é que tem 116 deputados”

Miguel Morgado, em entrevista ao Observador, concorda com Morais Sarmento ao dizer que tem “pena” que não tenha chegado a bom porto uma pré-coligação à direita.
Atualidade

“Incomoda-me a menorização do PSD"

Recusando falar em alianças pré-eleitorais, José Matos Correia, presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, salienta que lhe custa “achar que o PSD para ganhar eleições tem de fazer coligações".
Atualidade

O regresso de Morais Sarmento

Afastado da vida pública nos últimos anos, o histórico do PSD regressou para dar a Montenegro um pin de Sá Carneiro. Acusa Costa de fazer "teatro" e PNS de querer uma "geringonça por opção".
Emissão Especial

“Santos Silva foi particularmente infeliz"

O presidente do Conselho de Jurisdição do PSD defende que o partido não precisa do Chega para vencer as eleições. José Matos Correia critica ainda a postura de figuras do PS como Augusto Santos Silva.
Atualidade

"PNS está na 'pole position' para ganhar o PS"

O vice-presidente do partido explica porque os sociais democratas criticam tanto um dos candidatos à liderança do PS. E avisa: "Não posso aceitar a normalização de Pedro Nuno Santos. É um populista".
Emissão Especial

"Existiu respeito da direção de Montenegro"

O vice-presidente durante o mandato de Rui Rio, destaca que o partido  "tem oportunidade para vencer as eleições legislativas” e diz "não ter razões de queixa da direção de Montenegro" na transição.
Atualidade

Missão do PSD é "salvar o estado social"

Para o vice-presidente do PSD, caso os sociais-democratas não ganhem as eleições de 10 de março, cria-se um "problema maior" para o país, que foi "deixado sem hospitais, sem escolas e sem tribunais".
Atualidade

André Coelho Lima: “O PSD só governa se vencer"

André Coelho Lima, ex-vice-presidente e deputado do PSD, considera que Luís Montenegro dizer que não governa se não ganhar eleições é uma posição “coerente” porque disse o mesmo em 2015.
Atualidade

“Nós temos visto no PS um certo facilitismo”

Paulo Rangel, vice-presidente do PSD, em entrevista à Rádio Observador, sublinha que o Governo socialista foi “mirrando, mirrando, até que se demitiu”.
Noticiário

15h. Montenegro elogia aprovação de estatutos 

Durante o 41º Congresso do PSD, Luís Montenegro afirma que a luz verde ao estatutos proposto pela direção nacional mostra a força e coesão do partido. E ainda, APAV admite aumento de denúncias.
Congresso do PSD

O discurso de Montenegro nas entrelinhas

Montenegro fez várias ataques ao "camarada Pedro" a quem tentou colar imagem de radical e imaturo. Apelou ao voto do PS moderado no PSD. E faz referência rara à Operação Influencer.
Noticiário

13h. PSD. Congresso aprova mudança de estatutos

Delegados do PSD aprovaram por larga maioria a alteração estatutária proposta pela direção nacional. Neste jornal, reportagem em direto do Congresso do PSD. E, Kiev alvo de novos ataques russos.
Atualidade

Miranda Sarmento na Rádio Observador

O líder parlamentar do PSD sublinha que se estão a “sobrevalorizar os estudos de opinião” e que “três meses de campanha vão mudar muita coisa”.
Emissão Especial

"Já sabemos que com o Chega nem antes nem depois"

O eurodeputado não fecha a porta a uma união de direitas mas frisa que os sociais democratas já esclareceram que "com o Chega nem antes nem depois" das legislativas. 
Emissão Especial

"Depois de trapalhada, como pode PNS ser PM?"

Joaquim Miranda Sarmento acredita que, entre Pedro Nuno e Montenegro, portugueses vão ter uma escolha "fácil". Apesar de sondagens darem vitória ao PS, "três meses de campanha vão mudar muita coisa".
Emissão Especial

"PS tenta lavar imagem depois dos escândalos"

A eurodeputada do PSD critica a postura do PS "depois do último ano e meio" de problemas no Governo liderado por António Costa e remete as europeias para depois do desafio das legislativas. 
Emissão Especial

"Coligação de direita seria muito importante"

O deputado, Fernando Negrão, defende que era vantajoso existir uma frente de direita que "quanto maior mais estável seria" e lamentando o afastamento da IL defende coligação com o CDS. 
Emissão Especial

"Deus nos livre de ter um radical no Governo"

Na abertura do 41.º Congresso do PSD, o líder social democrata aponta espingardas à oposição e ao candidato à liderança do PS Pedro Nuno Santos. Fala num PSD "focado" em resolver os problemas do país.
Comentário

"Geringonça nas mãos de PNS é muito mais perigosa"

Miguel Pinheiro e Miguel Santos Carrapatoso analisam discurso de Montenegro. "Bem dividido, preocupado em não ser apenas anti PS". O "divórcio" do PSD com eleitores. Ainda, PNS mais radical que Costa?
Atualidade

O discurso de Luís Montenegro na íntegra

Na abertura do congresso, Montenegro apela à união para derrubar o "radicalismo" de uma "nova geringonça" que enfrentará em março. Mas garante: só será primeiro-ministro se ganhar as eleições.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos