Congresso do PSD
PSD

Condenados ao fracasso

182
O PSD não precisa de ser confrontado do exterior e desafiado em ano de eleições. Necessita sim de se renovar e se questionar de dentro e por dentro e de sair da tristeza e do vazio em que se encontra.
PSD

Rogério Alves "perplexo" com convite a Elina Fraga

159
Ex-bastonário lembra críticas "ácidas" de Fraga ao Governo de Pedro Passos Coelho e considera que queixa contra membros do executivo foi "completamente despropositada".
Rui Rio

Os frágeis

781
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?
Congresso do PSD

Rui Rio, um novo Presidente?

Mostrar disponibilidade para consensos com os outros partidos parece uma ideia salutar. O problema reside na dúvida sobre a forma como Rui Rio pretende materializar essa ideia.
Rui Rio

O PSD entrou para o «condomínio»?

125
Por mais que isso pareça inquietar a direcção do PSD, esta só tem como caminho opor-se frontalmente à actual política governamental. O contrário será eleitoralmente inútil e politicamente regressivo.
Rui Rio

As prioridades do “novo PSD”

107
Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça.
Liberdade de Imprensa

A obsessão com a “direita radical” do Observador

488
Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são “radicais”. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um “radical” pela esquerda marxista
Congresso do PSD

O PSD mudou para melhor?

372
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.
Rui Rio

O que Rio pode realmente aprender com Sá Carneiro

404
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.
Congresso do PSD

O PSD tem um novo líder, a oposição não

187
O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição.
Congresso do PSD

O Lado Direito da Força

334
É preciso não ter receios em ser assumidamente de centro-direita, é necessário vencer os persistentes e tristes complexos de inferioridade da direita portuguesa que distorcem o nosso sistema político.
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Congresso do PSD

Obrigado, Pedro Passos Coelho

1323
Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado.
Congresso do PSD

O PS não quer saber nem do PSD, nem das reformas

318
Ao acreditar que o PS, tomado de espírito patriótico, negociará reformas do Estado com o PSD e sacrificará a geringonça, Rio está a criar uma armadilha a si mesmo. Não, o PS não quer reformar o Estado
Congresso do PSD

As entrelinhas do discurso da era Rio no PSD

Líder confirmado, casa arrumada, o PSD está pronto para ser nova oposição. Em que moldes? Que diálogo com o PS? De quem está mais próximo? A interpretação de Rita Tavares ao discurso final de Rui Rio.
Congresso do PSD

Os distraídos apanhados em flagrante no congresso

247
Houve poucos congressistas que conseguiram ouvir concentrados todos os discursos que subiam ao palco. Alguns entretiveram-se com o telemóvel, outros leram jornais e os menos resistentes adormeceram.
Congresso do PSD

As 15 cenas mais caricatas do congresso do PSD

863
"Esta entrada atribulada". "Vocês ainda me excitam". "O coração bate mais depressa". "Não vamos comer robalos". "Vamos acabar com esta porcaria toda". O best of do congresso num vídeo de 110 segundos.
Congresso do PSD

Marques Mendes: Elina Fraga é "uma populista"

278
O ex-presidente do PSD critica Rio por escolher Elina Fraga para sua vice-presidente: "é uma populista". Marques Mendes elogia Luís Montenegro e diz que "vai ser líder do PSD, só não sabe é quando".
Luís Montenegro

Carpool: "Adelante", a sombra e o vizinho Cavaco

“Era pior se andasse a dizer as coisas às pinguinhas”, diz Luís Montenegro, após fazer o discurso mais duro do Congresso contra Rui Rio. Veja o best of do Carpool com o ex-líder parlamentar do PSD.
Congresso do PSD

As dez "Laranjas de Ouro" do Congresso do PSD 

111
Há o prémio Carreira, o prémio laranja-limão, o prémio laranja mecânica e até o prémio "Carta, dos Toranja". Arrumada a sala do Congresso do PSD, ficam os prémios laranja. Aos melhores e aos piores.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Comentário Político

Análise. É assim que Rio recupera 700 mil votos?

Hoje é o momento zero do novo ciclo. Rio abriu as portas ao PS, mas não uniu o partido. Percebe-se o que acaba, mas não o que começa. O PSD recentrou-se, mas isso chega? A leitura de Vítor Matos.
Congresso do PSD

PSD. Terminado o congresso é hora de limpar a casa

Foram encerrados os trabalhos do 37º congresso nacional do PSD. Os militantes abandonaram o local mas houve quem só começasse a trabalhar nesse momento...
Congresso do PSD

9 opiniões rápidas sobre o arranque de Rui Rio

584
A opinião de Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa sobre o novo PSD.
Congresso do PSD

Rio. Sem revolução, mas com 3 D's para o país

Rui Rio optou por um discurso mais programático no encerramento do Congresso. Criticou o Governo e vincou as diferenças ideológicas em áreas como a saúde ou a educação.
Entrevista

Luís Montenegro. "Não vou ser a sombra de Rui Rio"

Esteve seis anos seguidos na liderança da bancada do PSD, mais do que qualquer outro deputado do partido. Agora, deixa o Parlamento. Afasta-se, mas guarda margem para a avaliação crítica a Rio.
Congresso do PSD

"O PSD não compreendeu de onde veio Elina Fraga"

"O partido gosta de Salvador Malheiro, não gosta de Elina Fraga". "Uma coisa é sussuros. Outra coisa é isto". Os apupos a Elina e o discurso final de Rui Rio, vistos por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Os vencedores, vencidos e os que ficam à espreita

305
Santana perdeu, mas ganhou; Rio ganhou, mas cedeu. Montenegro falou e ameaçou; Pinto Luz ameaçou e calou. Passos disse "adeus", Malheiro "cheguei", Rangel "até já". Martins não disse nada. Fraga ouviu
Congresso do PSD

Veja o momento em que Elina Fraga foi apupada

346
Quando o nome de Elina Fraga foi anunciado como vice-presidente, ouviu-se uma vaia que mostra o desconforto causado por esta escolha de Rui Rio. Já Salvador Malheiro foi ovacionado. Veja no vídeo.
Congresso do PSD

Direção de Rio não tem o apoio de 35% do Congresso

Rio consegue mais um conselheiro nacional que a lista d Passos em 2016, mas tem menos apoiantes. Para a direção, teve um resultado mais negativo que o pior de Passos: 35% de votos nulos.
Congresso do PSD

Rio volta a falar em acordos. Elina Fraga apupada - como aconteceu

128
Terceiro e último dia de encontro magno do PSD. Houve votações das listas aos órgãos nacionais e Rui Rio está a fazer o primeiro grande discurso como líder. Antes, Elina Fraga foi apupada.
Congresso do PSD

Carpool. Luís Montenegro em direto no Observador

Luís Montenegro fez o discurso mais duro contra Rui Rio. Agora, está a caminho do Congresso do PSD à boleia do Observador. Uma entrevista para perceber o que vem a seguir.
Rui Rio

Malheiro e Elina Fraga. Dois problemas para Rio

1377
Rui Rio prometeu um "banho de ética" mas escolheu dois vice-presidentes que já enfrentaram inquéritos no Ministério Público devido a atos gestão nas entidades que dirigiram.
PSD

Distritais zangadas. "Que estranha forma de unir"

193
É o congresso do mau-estar. Além da polémica escolha de Elina Fraga, as distritais que apoiaram Rio estão "magoadas" por terem ficado de fora. Resultado: uma corrida às listas alternativas.
Congresso do PSD

Justino pede "tolerância" a Teixeira da Cruz

A ex-ministra da Justiça foi dura na reação à escolha de Elina Fraga para a direção do PSD. Chamou-lhe “traição”. David Justino, redator da moção de Rio e futuro vice-presidente pede-lhe “tolerância”.
Congresso do PSD

Santana defende Rio contra o "chico-espertismo"

Pedro Santana Lopes aproveitou o Congresso do PSD para apelar à união do partido. E deu o exemplo, centrando o discurso na crítica ao "chico-espertismo" dos que tentam "condicionar" sem ir a votos.
Congresso do PSD

"Onde é que elas estão?" Passos - 4, Rio - 2

465
"Formem exércitos de mães e vão para o terreno", desafiou Filipa Roseta, vereadora em Cascais e filha de Pedro e Helena Roseta. Rui Rio reduziu para metade o número de mulheres na Comissão Permanente.
Congresso do PSD

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
Congresso psd 2018 camarim secreto malheiro
Congresso do PSD

O camarim de Malheiro onde se decidiu o congresso

Foi nesta espécie de pré-fabricado atrás do palco que Salvador Malheiro negociou lugares com os representantes de Santana e com os líderes das distritais. O camarim chegou a ter o seu nome na porta.
Congresso do PSD

Carpool: "Este carro parece uma geringonça"

169
“Rui Rio vai descobrir, infelizmente, é que o PS não quer nada”. O best of do carpool com Marco António Costa, vice-presidente cessante do PSD, que não vê utilidade nos debates quinzenais.
Congresso do PSD

"A sombra só incomoda fracos" (e outras 5 sombras)

123
Montenegro assumiu: poderá ser candidato à liderança do PSD e ironizou que Rio é forte para não se incomodar com "a sombra". Houve mais cinco discursos de homens que podem vir a fazer sombra ao líder.
Congresso do PSD

Paula Teixeira da Cruz acusa Rio de "traição" 

2102
Antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz acusou, em declarações ao Observador, Rui Rio de "traição" por nomear Elina Fraga como vice-presidente do PSD. Hugo Soares também admite desconforto.
Congresso do PSD

13 maneiras de o PSD dizer "geringonça"

Não que a palavra tenha entrado em desuso, "geringonça" aparece a cada discurso, mas neste congresso do PSD a criatividade tem andado à solta e há quem lhe chame outros nomes... tudo com respeito.
Congresso do PSD

"Montenegro deve ter poupado ida ao psicólogo"

Luís Montenegro "não deixou nada por dizer". O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos ao "discurso mais duro dos últimos... 8 anos num congresso".
Congresso do PSD

PSD: ele começou a falar e quase toda a gente saiu

404
"Deve haver aqui algum problema", ironizou o deputado Pedro Alves, enquanto centenas de delegados saíam. "Teve azar", diz o presidente do congresso, que tentou 3 vezes pôr ordem na sala. Veja o vídeo.
PSD

Líder do PSD/Porto: "Fiz bem em zangar-me"

Depois de um almoço em que provocou a revolta dos delegados do Porto, Bragança Fernandes conseguiu durante a tarde negociar cerca de uma dezena de lugares para a distrital que dirige.
Congresso do PSD

Pedro Duarte está fora, mas queria "novos rostos"

Está fora da atividade partidária e assim vai continuar. Pedro Duarte diz ao Observador que faria diferente de Rio na escolha de novos rostos para a equipa. E que seria "ridículo" não apoiar Marcelo.
Congresso do PSD

Carpool."Rio vai descobrir que o PS não quer nada"

237
Marco António Costa entrou no carro do Observador e falou sobre o futuro do PSD. Pediu unidade ao partido, independentemente das "aspirações" de cada um, e prudência no relacionamento com o PS.
Congresso do PSD

Vote. Quem fez o melhor discurso: Passos ou Rio?

512
Pedro Passos Coelho e Rui Rio discursaram no início do congresso do PSD. Foram discursos muito diferentes. Na sua opinião, qual foi o melhor? Vote aqui.
Congresso do PSD

Carpool: "PS quer estar acomodado ao poder"

O homem que controlou o aparelho no tempo de Passos Coelho está a caminho do congresso do PSD à boleia do Observador. Marco António Costa fala em direto no nosso Carpool.
Congresso do PSD

Negrão só fica líder com 50+1 votos da bancada

Sem candidatos alternativos à vista, Fernando Negrão admite em entrevista ao Observado que a fasquia que tem "na cabeça" para ser líder da bancada é ter mais de metade dos votos dos deputados.
Congresso do PSD

Bloco Central? Só "à beira de uma catástrofe"

A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
Congresso do PSD

Baixa no congresso: José Eduardo Martins não fala

414
José Eduardo Martins apercebeu-se, após questões do Observador, que estaria a violar os estatutos caso fosse intervir no Congresso. Já tinha discurso preparado. Foi tudo "lapso dos serviços".
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Congresso do PSD

Acordo Rio-Santana fechado às 3h57 no hotel Sana

119
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
Congresso do PSD

Rio e a herança de Passos

A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Congresso do PSD

O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

109
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
Congresso do PSD

Carpool com Hugo Soares: “Não vou pedir nada"

O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”.
Congresso do PSD

Paulo Mota Pinto: "Passos está no seu direito"

O presidente da comissão de honra de Rui Rio, e novo presidente do congresso, Paulo Mota Pinto, admite em entrevista ao Observador que o discurso do adeus de Passos "não é usual".
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

PSD. As fotos da passagem de testemunho

176
Passos Coelho chegou, falou e saiu. Rui Rio chegou, falou e ficou. O primeiro dia do congresso do PSD foi de passagem de testemunho. Um resumo em 23 fotos.
Congresso do PSD

Rio informa Costa que já tem parceiro de tango 

Rui Rio está disponível para acordos de regime com o PS, mas rejeita formar Governo com os socialistas. Avisa mesmo o PS que, enquanto partido menos votado, terá de procurar PCP e BE.
Congresso do PSD

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.
Congresso do PSD

Uma história em três atos. Passos Coelho de A a Z

228
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave.
Congresso do PSD

"Soldado" Pedro avisa Rio que tem de combater PS

1223
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Congresso do PSD

Carpool. "Tinha condições para trabalhar com Rio"

Hugo Soares, líder parlamentar cessante do PSD, fez o primeiro Carpool em direto com o Observador, entre o Parlamento e o Congresso do partido em Lisboa. Diz que poderia trabalhar com Rio.
Congresso do PSD

O comentário às polémicas do final do congresso

Dos apupos a Elina Fraga ao discurso de Rui Rio. Veja em direto o comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos, no final do Congresso do PSD
PSD

O primeiro dia de Rio e o último dia de Passos - como aconteceu

166
Os sociais-democratas juntaram-se em Lisboa para a despedida de Passos Coelho e a chegada de Rui Rio. O Observador acompanhou todo o primeiro dia do congresso do PSD em direto. Veja como foi.
Congresso do PSD

Carpool. "PSD tem de ganhar as europeias"

Hugo Soares, o líder parlamentar que Rui Rio não quis ter, deu uma entrevista à boleia do Carpool do Observador. Pode rever a entrevista aqui.
Congresso do PSD

Amigos e rivais. Quem é quem no congresso do PSD?

Pode ser o congresso mais agitado dos últimos anos. Rio vai ser aclamado ao som de críticas, e há quem vá usar o palco para se catapultar para outros voos. Há rivais e aspirantes a líder. Quem é quem?
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Congresso do PSD abre com despedida de Passos

114
Arranca esta sexta-feira o 37º Congresso do PSD, no qual Rui Rio dará o seu primeiro discurso perante os congressistas enquanto líder dos sociais democratas, após a "despedida" de Passos.
Congresso do PSD

O que o novo líder do PSD diz, mas não escreve

A moção de Rio que vai ser votada no congresso é acusada de ser vaga. O próprio diz que não se trata de um programa de Governo. Sobre acordos com o PS, nem uma palavra. Sobre eutanásia, também não.
Congresso do PSD

PSD. Congresso aceita moção de Salvador Malheiro

Líder da distrital de Aveiro, e diretor de campanha de Rio, recorreu da decisão da Mesa do Congresso. Recurso foi aceite e moção setorial de Salvador Malheiro vai poder ser discutida em congresso.
Congresso do PSD

Congresso PSD. Aclamação de um líder com oposição

296
Há dez anos que não havia um líder entronizado com tanta oposição interna. O congresso que começa na sexta-feira não será morno. Rui Rio terá de começar já a lidar com críticos. O que está em causa?
Congresso do PSD

Rio convida Santana para cabeça de lista

241
Rui Rio convidou Pedro Santana Lopes para ser cabeça de lista ao conselho nacional. Santana ainda não terá dado o ok final, mas tudo indica que vai aceitar.
Congresso do PSD

Ex-líder da JSD rejeita integrar direção de Rio

166
Pedro Duarte acredita que Rui Rio pode vencer as legislativas de 2019, mas não está disponível para integrar a direção do PSD. Rejeita Bloco Central, mas defende pactos de regime.
PSD

Pinto Luz. "Não tenho padrinhos, nem afilhados"

166
Escreveu carta dura a Rui Rio e insiste que ele tem de ganhar eleições: caso contrário, deve demitir-se. Vice da câmara de Cascais, lançado por Relvas como candidato a líder, rejeita ter "padrinhos".
PSD

Pinto Luz traça caderno de encargos para Rui Rio

Ex-líder da distrital do PSD Lisboa, lançado por Relvas como candidato a líder, enviou carta a Rui Rio com exigências: ganhar legislativas, não viabilizar o próximo OE e não reeditar bloco central.
PSD

Duarte e Moedas defendem rendimento universal

540
Pedro Duarte e Carlos Moedas entregaram uma moção setorial para o Congresso do PSD: questionam a progressividade fiscal e equacionam um rendimento básico para toda a gente.
Rui Rio

PSD

PSD de esquerda ou de direita? Deixem-se disso. Um PSD mesmo que muito moderadamente liberalizador é que interessa e é mais necessário, já que o PS há muito parece ter optado pelo caminho inverso.
PSD

Capucho quer voltar ao PSD depois do congresso

557
"Tudo indica que poderei regressar ao PSD", disse Capucho ao jornal i. O ex-militante foi expulso do PSD em 2014 depois de ter apoiado uma lista adversária em Sintra. Agora, sem Passos, quer voltar.
PSD

Rui Rio: Passos Coelho é líder até ao congresso

O presidente eleito do PSD recordou que Pedro Passos Coelho é o líder do partido até 18 de fevereiro, data do congresso. Rui Rio disse ainda que vai falar com Hugo Soares "com calma".
Rui Rio

Um PSD para vender a alma ao diabo? Não obrigado

1120
A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS
Congresso do PSD

A (só) aparente ruptura no PSD

149
Não há razões para mudanças de rumo no PSD. E, por isso, talvez os primeiros desiludidos com Rui Rio venham a ser aqueles que (como Pacheco Pereira) viram nele a oportunidade de se vingarem de Passos.
Rui Rio

PSD e SPD

169
Poderá Costa transformar-se na Merkel portuguesa e triturar líderes do PSD à medida que vai ganhando eleições, governando à esquerda e à direita tal como ela faz com os Liberais e o SPD na Alemanha?
Congresso do PSD

Obrigado Santana Lopes e parabéns Rui Rio

425
Rio não veio para ficar menos de dois anos. Aqueles que por cálculo político ou por “razões pessoais” adiaram as suas candidaturas à liderança do PPD para 2019 terão que lutar muito para o derrubar.
Congresso do PSD

Santana, Rio, Soares e outras notas de rodapé

1423
A proximidade às mesas dos restaurantes onde se distribuem prebendas do Estado não equivale a “ter mundo”. Pequenino e comum ao dr. Santana, ao dr. Rio e a Portugal inteiro é um mundo que dá pena.
Congresso do PSD

Ter medo de ser o que se é

490
Porque é que em Portugal, e em especial no PSD, poucos têm a frontalidade de defenderem o que pensam só porque julgam que isso não é conveniente, não é popular ou ofende a brigada dos bons costumes?
Congresso do PSD

Legado e futuro

Importa preservar a existência de partidos de centro, que vão desaparecendo, o que nos deve fazer pensar com profundidade, sem populismos e, sobretudo, fazer a respectiva reforma.
Política

O PSD

413
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.
Congresso do PSD

Rui Rio quer liderar um PS/B

931
Dito de um modo mais claro, no dia 13 os militantes do PSD vão decidir se querem que o seu partido seja uma alternativa de governo ao PS, ou se querem reduzi-lo a uma espécie de PS/B.
Congresso do PSD

Duelo à chuva

A impressão que fica é que, tal como o governo foge das dificuldades reais do país como o diabo da cruz, também os candidatos à liderança do PSD ignoram os «fundamentais» da situação sócio-económica.
Congresso do PSD

As eleições no PSD

Gostaria que a disputa no PSD acontecesse entre protagonistas de uma geração mais nova, mas a verdade é que uma geração mais velha foi a jogo. E é nesse quadro específico que é preciso tomar opções.
PSD

O número dois de Rui Rio pode votar em Costa

971
O PSD é um partido de lutas internas permanentes, mas nunca tinha visto o número dois de uma candidatura à liderança do partido assumir que poderá votar no PS. O que pensam os militantes sobre isto?
Congresso do PSD

O PSD está uma coisa muito deprimente

1013
A disputa pela liderança do PSD lembra um penoso regresso ao passado, uma disputa fulanizada sem propostas diferenciadoras e sem a capacidade de dizer ao país o que ele precisa de ouvir. E quer ouvir.
PSD

Futuro do PSD: mais perguntas que respostas?

202
Seja com que líder for e a bem de uma democracia saudável, o PSD tem de assumir-se como verdadeira alternativa não socialista. Com um novo fôlego, com rasgo e mais proximidade ao dia-a-dia das pessoas
PSD

A política voltou

382
Ao demorar tanto tempo a definir quando vinha e ao que vinha Rui Rio apresentou-se à defesa, justificando indecisões. Na vontade em agradar a apoios internos joga afinal como os que sempre criticou.
Congresso do PSD

O PPD

224
Depois da austeridade da esquerda, combinada com "devoluções" pífias de rendimentos e temperada com populismo e manipulação, teremos de agrupar todos os que desejem voltar à prosperidade sustentável.
PSD

A “reinvenção” de Passos Coelho

434
Votei em Passos Coelho porque o achava talhado para padrinho de um casamento a meu ver feliz e necessário. Espero que ele não se reinvente. À sua volta, quase só vejo anões.
Congresso do PSD

O futuro meteu a marcha atrás

1333
Passos Coelho está isolado de uma “casta” que não presta mas lhe quer a pele. E que disfarça (mal) ambições difusas e confusas de “liderança”, que simultaneamente quer mas teme, deseja mas não assume.
Congresso do PSD

Um problema chamado Passos Coelho

595
O PSD é, neste regime, a grande alternativa ao PS, ou então não é nada: quem é que precisa de uma “equipa B” do PS? O PSD está, por isso, destinado a gerar ideias contrárias à actual governação.
Congresso do PSD

Como Passos perdeu 20% do congresso

Espinho deu a pior votação a Passos na lista para a direção. Mais do que pela promoção de Maria Luís, distritais ficaram incomodadas com falta de representação e com as "escolhas pessoais" do líder.
Congresso do PSD

Rui Rio está "triste" com críticas à sua ausência

261
Rui Rio manifestou-se triste com as críticas de algumas figuras do partido sobre a sua ausência no congresso, lamentando que esta situação se tenha tornado "um tema central".
Luís Marques Mendes

Marques Mendes condena falta de renovação no PSD

327
Marques Mendes elogiou Passos Coelho por ter feito "mudanças na boa direção", mas condena a falta de renovação no partido. Quanto à comissão de inquérito do Banif, diz que falta chegar ao essencial.
Congresso do PSD

As peças do passismo parte IV. Quem é quem?

117
Não se pode falar em renovação. Passos mantém os homens fortes no núcleo duro mas promove mulheres, que passam a estar em maioria. Há desviados, promovidos e apostas na juventude. Mas pouco.
Congresso do PSD

"Quem não muda morre". O que Passos quer mudar

O líder do PSD saiu do Governo, é oposição e não tem pressa. Não fez reformas porque estava em emergência, diz, mas agora dispara com uma agenda nesse sentido. Aqui estão os principais pontos.
Congresso do PSD

O pântano do “somos todos social-democratas”

Estou convencido que o esmiuçamento dos rótulos, numa tentativa de avaliar da pureza ideológica, pode ser um exercício intelectualmente interessante mas não interessa a 99,9% das pessoas.
Congresso do PSD

6 análises sobre o PSD e o futuro da direita

PSD e CDS já fizeram os seus congressos depois de perderem o poder. E agora? José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, André Azevedo Alves, Alexandre Homem Cristo, Miguel Pinheiro e Vítor Matos respondem
Congresso do PSD

A direita que não aprende

224
O PSD não gosta do CDS, o CDS não gosta do PSD - e o PS gosta de todos. Os congressos à direita mostraram que não vai existir uma oposição unida. António Costa tinha razão: afinal, era fácil.
Congresso do PSD

"Keep cool", um congresso anestésico

Nem Passos se reinventou, nem a equipa se refrescou, nem os maiores críticos apareceram, nem os que geraram expectativas as cumpriram ou ultrapassaram. O povo laranja sai de Espinho mais nervoso.
Congresso do PSD

Nas tempestades, só se salva quem mantém o rumo

123
Os problemas estruturais do país foram identificados, a direita apresentou as suas propostas e venceu as eleições. Sim, terá de esperar, mas seria incompreensível que renegasse agora às suas ideias.
Congresso do PSD

O isolamento da oposição a Passos

Em caso de mau resultado nas autárquicas – e se a “geringonça” se aguentar até lá (o que está longe de ser uma certeza) – o ciclo do actual líder do PSD poderá rapidamente chegar ao fim.
Congresso do PSD

Passos não se reinventou. Ainda bem

1421
Ser Passos Coelho talvez comece muito em Massamá e na Manta Rota, isto é, numa forma de vida que o aproxima muito mais do português comum do que das elites que comentam, analisam e falam de cátedra.
Congresso do PSD

As palavras mais marcantes... e as não ditas

Passos Coelho refere o Presidente como "Rebelo de Sousa". Há quem não goste de oposição "histriónica". Outros preferem modelos mais calmos, "keep cool". Estas são as palavras do congresso.
Congresso do PSD

Vídeo. O congresso do PSD foi assim (achamos nós)

301
Um líder humilde, um Presidente sem nome próprio, discursos com "alegria", o fim dos doutores e engenheiros e uma ex-ministra que dança. A vida são 3 dias e o congresso do PSD também. Ufa: já acabou.
Fotogaleria

Fotos.Passos sem espinhos mas com algumas espinhas

Não houve grande oposição, mas houve. Não houve grandes lamentos por não estar no Governo, mas houve. Passos sai de Espinho sem oposição interna alinhada, mas ela existe e está à espreita.
Congresso do PSD

Passos escolhe dirigente condenado por agressão

409
Rodrigo Gonçalves, que viu confirmada em Março a sentença de condenação por agressão a outro autarca do partido, entrou em sexto lugar na lista de Pedro Passos Coelho ao Conselho Nacional.
Congresso do PSD

Passos não espera novas eleições nos próximos anos

O congresso do PSD em Espinho está na reta final. Pedro Passos Coelho começou o seu discurso. Acompanhe aqui em direto.
Congresso do PSD

"Somos um partido que não tem pressa, temos tempo" - como aconteceu

Passos encerra o congresso onde já defendeu o passado e onde desafiou o Governo para uma reforma da Segurança Social. Também defende mudanças no PSD porque "quem não muda, morre". Siga em direto.
Congresso do PSD

Escolha de Maria Luís criticada em surdina

1100
Uns falam em "loucura". Outros em "teimosia". Pedro Passos Coelho gosta de fazer demonstrações destas. Um deputado acha que o líder está a desafiar o partido mas também o país. A abertura foi nula.
Congresso do PSD

Rangel: "Desempenho muito bem o papel de oposição"

Podia estar a falar da oposição a Passos, mas essa está mais branda (por enquanto) do que os ataques que Rangel faz ao PS. Pelo meio também apanha Louçã: "Uma espécie de professor Marcelo II".
Congresso do PSD

José Eduardo: Liderança "é uma possibilidade"

Uma candidatura no futuro é uma porta que José Eduardo Martins não fecha. Diz, no entanto, que não é como muitos, que pensam há anos poderem ser líderes do PSD.
Congresso do PSD

Santana "Keep cool" Lopes: candidato autárquico?

134
Foi um dos pontos altos. Já se previa. Lançou farpas aos ausentes, de Rio a Pacheco. Rasgou elogios a Passos pondo-o (quase) no pedestal de Sá Carneiro, e marcou terreno nas autárquicas: "Keep cool"
Congresso do PSD

Passos resgata Maria Luís para vice

A nova direcção de Pedro Passos Coelho tem mais mulheres do que homens, uma delas e a ex-ministra das Finanças que é promovida numa altura tensa. Marques Guedes vai presidir ao Conselho Nacional
Congresso do PSD

Tic-tac Tic-tac. Quanto tempo dura este governo?

113
Os militantes do PSD que estão a assistir ao congresso do partido em Espinho fazem apostas sobre quando vai cair o governo de António Costa. Quatro anos? Seis meses?
Congresso do PSD

Tribunal. Pinto Luz ajuda agressores do PSD/Lisboa

387
O líder da distrital de Lisboa depôs em tribunal para dizer que, à hora em que um dirigente do PSD agredia outro, o agressor estava reunido consigo em Cascais. A Relação não aceitou o argumento.
Congresso do PSD

Cristas candidata com o apoio do PSD? Nem pensar

O PSD recusa dar apoio a uma candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Coligação até pode ser discutida, mas nunca com Assunção Cristas como cabeça-de-lista.
Congresso do PSD

Fala Santana Lopes, o "enfant terrible"

209
O Observador está em direto de Espinho, onde críticos e apoiantes de Passos Coelho estão a falar.
Congresso do PSD

Leitão Amaro: "Nós estamos numa de futuro"

219
O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD falou ao Observador sobre o primeiro discurso de Passos no congresso: “Para quem dizia que ele estava amargo, tivemos um Pedro Passos Coelho impositivo".
Congresso do PSD

A oposição é fixe

205
Estou convencido que será a economia, e não as finanças públicas, a derrotar o governo. Nessa altura o PSD deverá mostrar aos eleitores que tem as políticas certas para o país regressar ao crescimento
Congresso do PSD

Jurisdição do PSD acusa Madeira de rebelião

361
O presidente do PSD/Madeira faz uma declaração de independência depois de conhecer a acusação aos deputados. Em primeiro lugar vão defender a região. "Seria incompreensível se assim não fosse".
Congresso do PSD

JSD quer primárias para acabar com caciquismo

646
O líder da JSD, Simão Ribeiro, defende primárias e espera que elas ajudem a acabar com o caciquismo. JSD quer ainda financiamento dos partidos quase exclusivamente público.
Congresso do PSD

O filme do segundo dia de congresso - como aconteceu

Pedro Santana Lopes foi até Espinho e levantou o congresso. Maria Luís promovida à direção, que de renovação tem muito pouco. Críticos de Passos subiram ao palco mas...faltaram as críticas.
Congresso do PSD

Sociais-democratas, todos!

611
Num cenário onde todos são sociais-democratas, não se prefigura uma alternativa não socialista de governação e Portugal deverá, infelizmente, continuar condenado a gerir bancarrota atrás de bancarrota
Congresso do PSD

Passos Coelho: "Não há eleições à vista" - como aconteceu

217
Passos Coelho abre o congresso do PSD a admitir que não esteve sempre bem. Marco António Costa deixa de ser a voz do partido. Acompanhe aqui em direto o congresso do PSD.
Congresso do PSD

"O PSD não tem uma agenda própria"

Em entrevista ao Observador, Pedro Duarte acha que o PSD deve fazer mais: manter os contactos com o CDS e abrir uma via para o PS. Até acha que Passos devia aplaudir o apoio de Marcelo ao Governo
Congresso do PSD

Ana Catarina Mendes lidera delegação do PS

A secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, lidera a delegação dos socialistas que estará presente no domingo, em Espinho, na sessão de encerramento do 36.º Congresso Nacional do PS.
Congresso do PSD

Vencedor derrotado: o manual de instruções do PSD

O Congresso do PSD em Espinho abre portas ao novo ciclo. Os defensores de Passos Coelho recusam mudar de estratégia. Coerência e responsabilidade, dizem. O resto depende da "geringonça".
Congresso do PSD

O laranja solitário. Quem se opõe a Passos

124
Na véspera do congresso, as críticas à estratégia de Passos Coelho vão-se tornando audíveis, dando ideia de um certo isolamento. Mas até os adversários o deixam sozinho, sem concorrente. Até ver.
A página está a demorar muito tempo.