Dark Mode 95,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Congresso do PSD

Direto ao Assunto

Pedro Duarte: "O PSD está a abrir um novo ciclo"

No rescaldo do congresso, Pedro Duarte assinala o "um clima de pacificação e unidade" no partido. "Candidaturas de André Ventura vão tentar capitalizar dentro do PSD" nas presidenciais, diz.
Atualidade

Colaço falou para cadeiras vazias. E depois venceu

Depois de dez candidaturas ao conselho de jurisdição do PSD, Paulo Colaço sai de Viana do Castelo como um vencedor, derrotando a lista de Rui Rio, encabeçada por Fernando Negrão.
Congresso do PSD

Os óscares do congresso do PSD. Quem ganhou? /premium

Em dia de óscares do cinema, atribuímos os habituais prémios de fim de Congresso. Quem ganhou o melhor ator, vilão, argumento adaptado, a melhor fotografia ou a banda sonora? E o filme estrangeiro?
Atualidade

O discurso final de Rui Rio resumido em 6 minutos

Rui Rio encerrou o 38.º Congresso do PSD com vários dedos apontados ao governo - na justiça, saúde, impostos, educação - mas também com um apelo a "um pacto político abrangente”.
Congresso do PSD

Aplausos e apupos. Quem são vencedores e vencidos /premium

Houve surpresas e houve confirmações. Houve quem falasse alto e houve quem não se ouvisse. Houve euforias e houve amuos. E houve aplausos, apupos, gritos e assobios
Atualidade

Traquinices, vacas e música. 'Lado B' do congresso

Dedos esticados, adivinhações do futuro e danças que se adaptam à música que estiver a dar - seja fado, sejam assobios. O resumo dos momentos mais caricatos no palco do Congresso do PSD.
Congresso do PSD

Honra e glória. As entrelinhas do discurso de Rio /premium

Rio 2 não é diferente do Rio 1: as críticas ao PS continuam a ser cordiais, os apelos para reformas (e as área dessas reformas) também, mas há sinais de que acredita que vai chegar a São Bento.
Congresso do PSD

7 opiniões rápidas sobre o novo fôlego de Rui Rio /premium

José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Benevides, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral olham para o que podemos aprender com o Congresso do PSD.
Emissão Especial

As frases mais insólitas deste congresso do PSD

"Onde está o Wally?" "Falar a esta hora é porreiro". "Ai endividou, endividou". "Parabéns ao Silvano", assobios e discussões com a mesa. Ouça aqui o best of sonoro deste Congresso do PSD em 3 minutos.
Atualidade

O discurso final de Rui Rio na íntegra

Rui Rio encerrou o 38.º Congresso do PSD em Viana do Castelo com um discurso de apelo a pactos, mas também a encostar o PS à "esquerda radical".
Comentário

"Bloco acha que apanha lepra se aparecer, mas..."

"O Bloco acha que apanha lepra se aparecer no congresso, mas fecha-se num gabinete com o PSD a negociar a melhor forma de humilhar o Governo do PS". Comentários de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides.
Congresso do PSD

Poço: "AR tem legitimidade para decidir eutanásia"

594
Candidato à liderança da JSD diz que o Parlamento tem legitimidade para decidir sobre a legalização da eutanásia. Nesta 'mini' entrevista, critica ainda discurso da adversária por falar em "padrinhos"
Congresso do PSD

'Mini' entrevista com Duarte Marques

Deputado viu aprovada a moção que defendia abertura do partido a primárias. Diz que Montenegro não se despediu do partido, mas espera para ver se saberá perder, e se Rio saberá ganhar.
Congresso do PSD

O adeus de Montenegro e o até já de Pinto Luz

Ao segundo dia, a sala gelou para ouvir os críticos. Montenegro tinha equilíbrios difíceis para gerir e foi apupado. Pinto Luz quis dizer 'presente' à chamada do futuro.
Carpool

Carpool. "Rio também sabe jogar o jogo de Costa"

120
À boleia do Observador, a caminho do congresso do PSD, Poiares Maduro fala das propostas das primárias, diz que Rio está a melhorar na oposição a Costa e confessa que que não gosta da vida política.
Emissão Especial

A intervenção mais curta e aplaudida do congresso

Ramiro Santos conseguiu a proeza de falar apenas 21 segundos e ser aplaudido durante 25. É um dos momentos mais insólitos do Congresso. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

"Lealdade é virmos aqui falar olhos nos olhos"

184
José Eduardo Martins denunciou a "incapacidade" do PSD para "compreender como os tempos têm mudado": "Estamos entalados entre direita reacionária e esquerda revolucionária e folclórica".
Congresso do PSD

Nem revolução nem surpresas: Rio muda pouco

Sai Elina Fraga e Bolieiro, entra ex-autarca de Rio Maior e André Coelho Lima, de Braga. Centeno de Rio chega à direção (mas não à cúpula). Quem são os soldados de Rio para os próximos dois anos?
Atualidade

Passos, Marcelo e o voltímetro esquerda-direita

Afinal, o PSD é de esquerda ou de direita? Passos Coelho deve voltar? E Marcelo, merece novo apoio? Desafiámos militantes sociais-democratas e as respostas mostram um voltímetro oscilante.
Rádio Observador

Coelho Lima. "Temos de falar para a esquerda"

237
Numa entrevista à Rádio Observador antes de ser anunciado como novo vice-presidente do PSD, André Coelho Lima dizia-se "disponível para servir o partido" e que "a preparação é um dever de função".
Rádio Observador

Filipa Roseta. "Vou votar contra" na eutanásia

608
Na Rádio Observador, a deputada do PSD defende que "o Estado não pode nunca decretar penas irreversíveis" e sustenta que "dizer que isso é de esquerda ou de direita é conversa, são só adjetivos".
Emissão Especial

Isaura Morais: "PSD tem de crescer em termos au...

De olhos postos nas eleições autárquicas, a vice-presidente do PSD agradece a Rio "o voto de confiança". Oiça aqui as declarações à Rádio Observador. 
Emissão Especial

Rio e as listas: "Tarefa impossível de correr bem"

O líder do PSD até citou Kohl sobre os 10 inimigos que ganhava de cada vez que nomeava alguém. Oiça aqui todos os nomes e o comentário do editor de Política sobre as novidades.
Rádio Observador

"É perigoso haver ambiguidades nas presidenciais"

Pedro Duarte defende que "o silêncio é também uma posição política" e que Rio deve clarificar apoio nas presidenciais, sob pena de "favorecer candidaturas populistas e perigosas".
Emissão Especial

"É preciso devolver Portugal aos portugueses"

120
O ex-líder madeirense exige a regionalização, propõe alterações à lei da greve, defende um PSD ao centro e ataca o Governo: "António Costa quer ser o Kerensky português"
Emissão Especial

“Não é preciso andar mais de chicote e vassoura"

António Leitão Amaro mostrou-se preocupado com os resultados do PSD e "irritado” com a irrelevância a que várias vozes decretam o PSD. “Quem é que não se irrita com isto?”.
Congresso do PSD

Paulo Rangel pede um referendo sobre eutanásia

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel assumiu que se converteu à ideia de que é preciso um referendo sobre a eutanásia em Portugal. Diz que a decisão não pode ser tomada "nas costas dos portugueses".
PSD

O PSD que Portugal precisa

187
O PSD deve ser o partido que acredita no cidadão, na iniciativa privada, tanto quanto na pública, na liberdade de escolha e num Estado focado nas suas atribuições fundamentais.
Emissão Especial

Pinto Luz: "Alguns preferem ficar na reserva..."

Miguel Pinto Luz, candidato derrotado à liderança, diz que o PSD está "obrigado a ganhar as autárquicas". Desafia Rio a não temer "caras novas". E atira uma indireta a Paulo Rangel.
Rádio Observador

Hugo Soares nega "almoço de conspiração"

Em entrevista à Rádio Observador, Hugo Soares aponta "perversidade" da estratégia de Rio. Sobre o almoço com apoiantes de Montenegro, a 3 Km do congresso, diz que foi só "confraternização".
Emissão Especial

O fim atribulado do discurso de Montenegro

268
Assobios, interrupções e Mota Pinto a insistir para Montenegro terminar: "Eu não quero pedir à régie que corte o som". "Não posso calar-me seja sob que pretexto for", avisou o candidato derrotado.
Emissão Especial

Eutanásia. Rangel pede referendo: "Não se discute"

113
O eurodeputado Paulo Rangel atacou o governo por ter recusado reduzir o Iva da eletricidade. E perguntou o que seria se um ministro do PSD tivesse dito que o coronavírus era bom para a economia.
Emissão Especial

Mónica Quintela: "Não me vejo socialista de 2.ª"

123
A deputada e porta-voz do PSD responde ao discurso de Hugo Soares. E diz que decidiu filiar-se agora como militante, para apoiar Rui Rio.
Comentário

"Frase de Hugo Soares foi vista como insulto"

O comentário de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides ao discurso de Hugo Soares, que foi assobiado depois de ter dito: "Não somos socialistas de segunda". E os bastidores do almoço dos montenegristas. 
Atualidade

Apupos "são música para os meus ouvidos"

Hugo Soares recebeu assobios no Congresso quando questionou o "reforço eleitoral" mencionado por Rui Rio. O social-democrata respondeu aos apupos e acrescentou: "Não somos socialistas de segunda".
Emissão Especial

"Governo pior que o de Sócrates é o adversário"

138
Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD, defende que "conquistar o centro é a primeira trincheira". E ataca o governo de Costa, acusando-o de gastar mais dinheiro e ser pior que o de Sócrates.
Emissão Especial

Hugo Soares: "Não somos socialistas de segunda"

"Onde está o reforço eleitoral do PSD?", perguntou o ex-líder parlamentar. Hugo Soares foi assobiado depois de uma referência ao PSD como "socialistas de segunda". Pode ouvir aqui na íntegra.
Emissão Especial

Ouça o momento em que Hugo Soares foi assobiado

161
"É hora de deixarmos de ser socialistas de segunda", disse o ex-líder parlamentar. Foi assobiado e reagiu assim: "Quer aplausos quer assobios são sempre música para os meus ouvidos".
Emissão Especial

Álvaro Amaro deu explicações a Rio por ser arguido

O ex-presidente da Câmara da Guarda diz que falou com Rui Rio logo depois de ser constituído arguido no processo Rota Final. Admite que é difícil vencer autárquicas. E apoia recandidatura de Marcelo
Congresso do PSD

PSD. Como Montenegro fez oposição à porta fechada

332
A 3 km do Congresso, Montenegro foi crítico do discurso de Rio: "Representamos uma maneira de pensar diferente e ontem foram-nos dadas muitas razões para isso". E pediu às tropas que não desmobilizem.
Comentário

As oposições, o contra-ataque, os nomes e o almoço

Antes dos discursos dos críticos, da defesa dos apoiantes de Rio, dos nomes nas listas e do almoço de Montenegro, Miguel Pinheiro e Pedro Benevides comentam o que se espera deste 2º dia do congresso.
Congresso do PSD

Direto. Carpool com Poiares Maduro no Congresso

Miguel Poiares Maduro segue à boleia do Observador, a caminho do 38.º Congresso do PSD. São seis quilómetros de entrevista, para ver em direto aqui.
Congresso do PSD

"Moreira em declínio, Rangel um quadro de valor"

268
Hugo Carneiro diz que Rangel tem as "qualidades necessárias" para derrotar Rui Moreira. Numa 'mini' entrevista, sublinha ainda que o partido conseguiu preocupar o PS com o IVA da eletricidade.
Rádio Observador

Albuquerque. "Quem cria riqueza é penalizado"

Em entrevista à Rádio Observador, Miguel Albuquerque, líder do PSD Madeira, garante que agora a comunicação com o líder do partido “está ótima” e insiste que o partido tem de clarificar a mensagem.
Rádio Observador

José Silvano. "Vamos encostar à direita para quê?"

À Rádio Observador, o secretário-geral do PSD faz eco do que Rui Rio defendeu em cima do palco: “Um partido sem ideologia não tem massa homogénea para funcionar. Vamos encostar à direita para quê?".
Atualidade

O essencial do discurso de Rui Rio em 2 minutos

Rio quis demarcar o PSD da direita, "onde hoje já praticamente nada mais há para ganhar". Na abertura do Congresso do PSD, criticou a política do "bota-abaixo" e do "quem berra mais alto".
Congresso do PSD

Discurso: as entrelinhas da estratégia de Rio /premium

Análise. Rio abriu o Congresso a definir a estratégia para os próximos dois anos: afastar-se da direita e conquistar votos ao centro, para depois liderar uma frente anti-PS. Recados internos continuam
Comentário

"Eleitorado PSD é de direita, queira Rio ou não"

"Na altura da verdade os partidos da direita aceitarão ser liderados pelo PSD. A questão é se a estratégia resulta". Comentário de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides ao discurso "anti-direita" de Rio.
Emissão Especial

“Um partido não pode ser uma agência de empregos"

194
No discurso ao congresso, o líder do PSD pede que o partido "passe a debater as ideias em vez da distribuição de lugares”. E avisa: “Deslocar o PSD para a direita é desvirtuar os nossos princípios”.
Emissão Especial

Rio pôs o congresso a cantar os parabéns a Silvano

O líder do PSD abriu o seu discurso a anunciar que o secretário-geral faz anos. José Silvano emocionou-se enquanto o congresso lhe cantava os parabéns. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

Jardim também “teve alguns momentos de traquinice"

“Sou sempre leal com o PSD”, reafirmou Luís Montenegro. Disse ter ido ao congresso para “ouvir as intervenções iniciais e para participar como delegado eleito por Espinho.”
Emissão Especial

Pinto Luz: "Estou aqui para ouvir o líder"

Um dos candidatos derrotados por Rui Rio chegou ao congresso para ouvir o líder. Sobre as autárquicas, diz-se "disponível sempre para as lutas mais difíceis"
Comentário

"Rio anulou a crítica de não fazer oposição firme"

"Um congresso não serve apenas para confrontos dentro dos partidos. Este devia ser um congresso de confronto do PSD com o PS". Os comentários de Miguel Pinheiro e Pedro Benevides.  
Congresso do PSD

Veja em direto todo o Congresso do PSD

Acompanhe aqui todos os discursos do 38.º Congresso do PSD, que acontece em Viana do Castelo este fim de semana.
Emissão Especial

Alberto João Jardim: "A traquinice acabou"

"O que a partidocracia tem de pior é as pessoas brincarem aos partidos", alertou Alberto João Jardim no congresso. Desafiado a apontar candidato à capital, disse: “Não moro em Lisboa, graças a Deus".
Emissão Especial

"PSD com um líder e não um líder com um partido"

“Venho com vontade de ouvir e depois decidirei se falarei ou não ao congresso”. Pedro Duarte, apoiante de Luís Montenegro, entrou no congresso com recados para Rui Rio.
Congresso do PSD

Congresso PSD. Emissão especial Rádio Observador

A Rádio Observador está a seguir o Congresso do PSD numa emissão especial que dura todo o dim de semana. Ouça aqui em direto os discursos, as entrevistas e os comentários.
Congresso do PSD

Rio encosta PS à esquerda radical mas pede pactos - como aconteceu

204
Direção de Rui Rio baixa ligeiramente votação de há dois anos: tem 62,4% (tinha tido 64,8%). Líder do PSD venceu no Conselho Nacional, mas perdeu no Conselho de Jurisdição.
Congresso do PSD

Moção. Ex-ministro propõe primárias no PSD

175
Moção elaborada por Poiares Maduro, Leitão Amaro, Duarte Marques, Lídia Pereira e Carlos Coelho defende primárias no partido e uma comissão de ética interna.
PSD

O dilema do PSD: ajudar o PS, ou ajudar o país? /premium

242
Para quem acha que a influência do PCP e da extrema-esquerda na governação é um problema, conviria talvez perceber que a única maneira de diminuir essa influência é afastar o PS do governo.
PSD

O índice de Felicidade Interna Bruta

398
O PIB passa ao lado dos quatro grandes desafios que a nossa sociedade irá enfrentar nos próximos anos: emergência climática, crescentes desigualdades, automação laboral e envelhecimento da população.
PSD

Um Partido, três caminhos. Porque voto Montenegro

238
Um partido de militantes e participação política, essencial numa época de incertezas e de tendências políticas extremistas. Um partido no centro da vida política, no coração das opções para o futuro.
PSD

Um novo caminho para Portugal

220
Miguel Pinto Luz tem colocado particular foco no serviço ao próximo e às pessoas, colocando o PSD dentro dos seus princípios humanistas, defensor da iniciativa privada e como partido de centro-direita
PSD

Um líder não se demarca da marca que lidera

304
A Montenegro não se pode negar a combatividade assertiva, a maturidade de quem esteve na linha da frente sem “estados de alma”, a lealdade ao PSD no momento em que por facilidade tantos se demarcaram.
Congresso do PSD

Paulo Colaço é candidato à jurisdição

833
O antigo membro da Jurisdição já foi eleito em oito mandatos, mas no último demitiu-se em rutura com Paulo Mota Pinto. No último congresso ficou a 40 votos de ser o mais votado.
PSD

Luís Montenegro no futuro do PSD /premium

339
Precisamos de um PSD que não tenha medo de criticar as opções erradas do Governo. De um PSD que saiba que este Governo é e será sempre orgulhosamente apoiado pelas esquerdas.
PSD

Rio joga ao meinho... /premium

168
Falta um PSD revoltado contra a TINA socialista e falta um líder digno desse nome e que não seja um tarefeiro que se limita a oferecer os seus préstimos ao Governo se este deles necessitar.
PSD

Condenados ao fracasso

182
O PSD não precisa de ser confrontado do exterior e desafiado em ano de eleições. Necessita sim de se renovar e se questionar de dentro e por dentro e de sair da tristeza e do vazio em que se encontra.
PSD

Rogério Alves "perplexo" com convite a Elina Fraga

159
Ex-bastonário lembra críticas "ácidas" de Fraga ao Governo de Pedro Passos Coelho e considera que queixa contra membros do executivo foi "completamente despropositada".
Rui Rio

Os frágeis

781
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?
Congresso do PSD

Rui Rio, um novo Presidente?

Mostrar disponibilidade para consensos com os outros partidos parece uma ideia salutar. O problema reside na dúvida sobre a forma como Rui Rio pretende materializar essa ideia.
Rui Rio

O PSD entrou para o «condomínio»?

125
Por mais que isso pareça inquietar a direcção do PSD, esta só tem como caminho opor-se frontalmente à actual política governamental. O contrário será eleitoralmente inútil e politicamente regressivo.
Rui Rio

As prioridades do “novo PSD”

107
Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça.
Liberdade de Imprensa

A obsessão com a “direita radical” do Observador

488
Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são “radicais”. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um “radical” pela esquerda marxista
Congresso do PSD

O PSD mudou para melhor?

372
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.
Rui Rio

O que Rio pode realmente aprender com Sá Carneiro

404
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.
Congresso do PSD

O PSD tem um novo líder, a oposição não

187
O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição.
Congresso do PSD

O Lado Direito da Força

334
É preciso não ter receios em ser assumidamente de centro-direita, é necessário vencer os persistentes e tristes complexos de inferioridade da direita portuguesa que distorcem o nosso sistema político.
Atualidade

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Congresso do PSD

Obrigado, Pedro Passos Coelho

1323
Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado.
Congresso do PSD

O PS não quer saber nem do PSD, nem das reformas

318
Ao acreditar que o PS, tomado de espírito patriótico, negociará reformas do Estado com o PSD e sacrificará a geringonça, Rio está a criar uma armadilha a si mesmo. Não, o PS não quer reformar o Estado
Congresso do PSD

As entrelinhas do discurso da era Rio no PSD

Líder confirmado, casa arrumada, o PSD está pronto para ser nova oposição. Em que moldes? Que diálogo com o PS? De quem está mais próximo? A interpretação de Rita Tavares ao discurso final de Rui Rio.
Congresso do PSD

Os distraídos apanhados em flagrante no congresso

247
Houve poucos congressistas que conseguiram ouvir concentrados todos os discursos que subiam ao palco. Alguns entretiveram-se com o telemóvel, outros leram jornais e os menos resistentes adormeceram.
Atualidade

As 15 cenas mais caricatas do congresso do PSD

863
"Esta entrada atribulada". "Vocês ainda me excitam". "O coração bate mais depressa". "Não vamos comer robalos". "Vamos acabar com esta porcaria toda". O best of do congresso num vídeo de 110 segundos.
Congresso do PSD

Marques Mendes: Elina Fraga é "uma populista"

278
O ex-presidente do PSD critica Rio por escolher Elina Fraga para sua vice-presidente: "é uma populista". Marques Mendes elogia Luís Montenegro e diz que "vai ser líder do PSD, só não sabe é quando".
Carpool

Carpool: "Adelante", a sombra e o vizinho Cavaco

“Era pior se andasse a dizer as coisas às pinguinhas”, diz Luís Montenegro, após fazer o discurso mais duro do Congresso contra Rui Rio. Veja o best of do Carpool com o ex-líder parlamentar do PSD.
Congresso do PSD

As dez "Laranjas de Ouro" do Congresso do PSD 

111
Há o prémio Carreira, o prémio laranja-limão, o prémio laranja mecânica e até o prémio "Carta, dos Toranja". Arrumada a sala do Congresso do PSD, ficam os prémios laranja. Aos melhores e aos piores.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Comentário Político

Análise. É assim que Rio recupera 700 mil votos?

Hoje é o momento zero do novo ciclo. Rio abriu as portas ao PS, mas não uniu o partido. Percebe-se o que acaba, mas não o que começa. O PSD recentrou-se, mas isso chega? A leitura de Vítor Matos.
Congresso do PSD

PSD. Terminado o congresso é hora de limpar a casa

Foram encerrados os trabalhos do 37º congresso nacional do PSD. Os militantes abandonaram o local mas houve quem só começasse a trabalhar nesse momento...
Congresso do PSD

9 opiniões rápidas sobre o arranque de Rui Rio

584
A opinião de Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa sobre o novo PSD.
Congresso do PSD

Rio. Sem revolução, mas com 3 D's para o país

Rui Rio optou por um discurso mais programático no encerramento do Congresso. Criticou o Governo e vincou as diferenças ideológicas em áreas como a saúde ou a educação.
Entrevista

Luís Montenegro. "Não vou ser a sombra de Rui Rio"

Esteve seis anos seguidos na liderança da bancada do PSD, mais do que qualquer outro deputado do partido. Agora, deixa o Parlamento. Afasta-se, mas guarda margem para a avaliação crítica a Rio.
Comentário

"O PSD não compreendeu de onde veio Elina Fraga"

"O partido gosta de Salvador Malheiro, não gosta de Elina Fraga". "Uma coisa é sussuros. Outra coisa é isto". Os apupos a Elina e o discurso final de Rui Rio, vistos por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Os vencedores, vencidos e os que ficam à espreita

305
Santana perdeu, mas ganhou; Rio ganhou, mas cedeu. Montenegro falou e ameaçou; Pinto Luz ameaçou e calou. Passos disse "adeus", Malheiro "cheguei", Rangel "até já". Martins não disse nada. Fraga ouviu
Atualidade

Veja o momento em que Elina Fraga foi apupada

346
Quando o nome de Elina Fraga foi anunciado como vice-presidente, ouviu-se uma vaia que mostra o desconforto causado por esta escolha de Rui Rio. Já Salvador Malheiro foi ovacionado. Veja no vídeo.
Congresso do PSD

Direção de Rio não tem o apoio de 35% do Congresso

Rio consegue mais um conselheiro nacional que a lista d Passos em 2016, mas tem menos apoiantes. Para a direção, teve um resultado mais negativo que o pior de Passos: 35% de votos nulos.
Congresso do PSD

Rio volta a falar em acordos. Elina Fraga apupada - como aconteceu

128
Terceiro e último dia de encontro magno do PSD. Houve votações das listas aos órgãos nacionais e Rui Rio está a fazer o primeiro grande discurso como líder. Antes, Elina Fraga foi apupada.
Congresso do PSD

Carpool. Luís Montenegro em direto no Observador

Luís Montenegro fez o discurso mais duro contra Rui Rio. Agora, está a caminho do Congresso do PSD à boleia do Observador. Uma entrevista para perceber o que vem a seguir.
Rui Rio

Malheiro e Elina Fraga. Dois problemas para Rio

1377
Rui Rio prometeu um "banho de ética" mas escolheu dois vice-presidentes que já enfrentaram inquéritos no Ministério Público devido a atos gestão nas entidades que dirigiram.
PSD

Distritais zangadas. "Que estranha forma de unir"

193
É o congresso do mau-estar. Além da polémica escolha de Elina Fraga, as distritais que apoiaram Rio estão "magoadas" por terem ficado de fora. Resultado: uma corrida às listas alternativas.
Congresso do PSD

Justino pede "tolerância" a Teixeira da Cruz

A ex-ministra da Justiça foi dura na reação à escolha de Elina Fraga para a direção do PSD. Chamou-lhe “traição”. David Justino, redator da moção de Rio e futuro vice-presidente pede-lhe “tolerância”.
Congresso do PSD

Santana defende Rio contra o "chico-espertismo"

Pedro Santana Lopes aproveitou o Congresso do PSD para apelar à união do partido. E deu o exemplo, centrando o discurso na crítica ao "chico-espertismo" dos que tentam "condicionar" sem ir a votos.
Atualidade

"Onde é que elas estão?" Passos - 4, Rio - 2

465
"Formem exércitos de mães e vão para o terreno", desafiou Filipa Roseta, vereadora em Cascais e filha de Pedro e Helena Roseta. Rui Rio reduziu para metade o número de mulheres na Comissão Permanente.
Comentário

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
Congresso psd 2018 camarim secreto malheiro
Atualidade

O camarim de Malheiro onde se decidiu o congresso

Foi nesta espécie de pré-fabricado atrás do palco que Salvador Malheiro negociou lugares com os representantes de Santana e com os líderes das distritais. O camarim chegou a ter o seu nome na porta.
Carpool

Carpool: "Este carro parece uma geringonça"

169
“Rui Rio vai descobrir, infelizmente, é que o PS não quer nada”. O best of do carpool com Marco António Costa, vice-presidente cessante do PSD, que não vê utilidade nos debates quinzenais.
Congresso do PSD

"A sombra só incomoda fracos" (e outras 5 sombras)

123
Montenegro assumiu: poderá ser candidato à liderança do PSD e ironizou que Rio é forte para não se incomodar com "a sombra". Houve mais cinco discursos de homens que podem vir a fazer sombra ao líder.
Congresso do PSD

Paula Teixeira da Cruz acusa Rio de "traição" 

2102
Antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz acusou, em declarações ao Observador, Rui Rio de "traição" por nomear Elina Fraga como vice-presidente do PSD. Hugo Soares também admite desconforto.
Congresso do PSD

13 maneiras de o PSD dizer "geringonça"

Não que a palavra tenha entrado em desuso, "geringonça" aparece a cada discurso, mas neste congresso do PSD a criatividade tem andado à solta e há quem lhe chame outros nomes... tudo com respeito.
Comentário

"Montenegro deve ter poupado ida ao psicólogo"

Luís Montenegro "não deixou nada por dizer". O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos ao "discurso mais duro dos últimos... 8 anos num congresso".
Atualidade

PSD: ele começou a falar e quase toda a gente saiu

404
"Deve haver aqui algum problema", ironizou o deputado Pedro Alves, enquanto centenas de delegados saíam. "Teve azar", diz o presidente do congresso, que tentou 3 vezes pôr ordem na sala. Veja o vídeo.
PSD

Líder do PSD/Porto: "Fiz bem em zangar-me"

Depois de um almoço em que provocou a revolta dos delegados do Porto, Bragança Fernandes conseguiu durante a tarde negociar cerca de uma dezena de lugares para a distrital que dirige.
Congresso do PSD

Pedro Duarte está fora, mas queria "novos rostos"

Está fora da atividade partidária e assim vai continuar. Pedro Duarte diz ao Observador que faria diferente de Rio na escolha de novos rostos para a equipa. E que seria "ridículo" não apoiar Marcelo.
Congresso do PSD

Carpool."Rio vai descobrir que o PS não quer nada"

237
Marco António Costa entrou no carro do Observador e falou sobre o futuro do PSD. Pediu unidade ao partido, independentemente das "aspirações" de cada um, e prudência no relacionamento com o PS.
Congresso do PSD

Vote. Quem fez o melhor discurso: Passos ou Rio?

512
Pedro Passos Coelho e Rui Rio discursaram no início do congresso do PSD. Foram discursos muito diferentes. Na sua opinião, qual foi o melhor? Vote aqui.
Congresso do PSD

Carpool: "PS quer estar acomodado ao poder"

O homem que controlou o aparelho no tempo de Passos Coelho está a caminho do congresso do PSD à boleia do Observador. Marco António Costa fala em direto no nosso Carpool.
Congresso do PSD

Negrão só fica líder com 50+1 votos da bancada

Sem candidatos alternativos à vista, Fernando Negrão admite em entrevista ao Observado que a fasquia que tem "na cabeça" para ser líder da bancada é ter mais de metade dos votos dos deputados.
Congresso do PSD

Bloco Central? Só "à beira de uma catástrofe"

A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
Congresso do PSD

Baixa no congresso: José Eduardo Martins não fala

414
José Eduardo Martins apercebeu-se, após questões do Observador, que estaria a violar os estatutos caso fosse intervir no Congresso. Já tinha discurso preparado. Foi tudo "lapso dos serviços".
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Congresso do PSD

Acordo Rio-Santana fechado às 3h57 no hotel Sana

119
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
Congresso do PSD

Rio e a herança de Passos

A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Congresso do PSD

O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

109
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
Carpool

Carpool com Hugo Soares: “Não vou pedir nada"

O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”.
Entrevista

Paulo Mota Pinto: "Passos está no seu direito"

O presidente da comissão de honra de Rui Rio, e novo presidente do congresso, Paulo Mota Pinto, admite em entrevista ao Observador que o discurso do adeus de Passos "não é usual".
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

PSD. As fotos da passagem de testemunho

176
Passos Coelho chegou, falou e saiu. Rui Rio chegou, falou e ficou. O primeiro dia do congresso do PSD foi de passagem de testemunho. Um resumo em 23 fotos.
Congresso do PSD

Rio informa Costa que já tem parceiro de tango 

Rui Rio está disponível para acordos de regime com o PS, mas rejeita formar Governo com os socialistas. Avisa mesmo o PS que, enquanto partido menos votado, terá de procurar PCP e BE.
Comentário

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Sim, é preciso fazer um desenho

200
Olhando à história eleitoral e ao sistema partidário, PSD e CDS têm a obrigação de, somados, ficarem sempre à frente do PS. PSD e CDS nunca devem ter menos de 40%: com 40% perdem e ganha a esquerda.
Congresso do PSD

Uma história em três atos. Passos Coelho de A a Z

228
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave.
Congresso do PSD

"Soldado" Pedro avisa Rio que tem de combater PS

1223
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Congresso do PSD

Carpool. "Tinha condições para trabalhar com Rio"

Hugo Soares, líder parlamentar cessante do PSD, fez o primeiro Carpool em direto com o Observador, entre o Parlamento e o Congresso do partido em Lisboa. Diz que poderia trabalhar com Rio.
Congresso do PSD

O comentário às polémicas do final do congresso

Dos apupos a Elina Fraga ao discurso de Rui Rio. Veja em direto o comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos, no final do Congresso do PSD
PSD

O primeiro dia de Rio e o último dia de Passos - como aconteceu

166
Os sociais-democratas juntaram-se em Lisboa para a despedida de Passos Coelho e a chegada de Rui Rio. O Observador acompanhou todo o primeiro dia do congresso do PSD em direto. Veja como foi.
Congresso do PSD

Carpool. "PSD tem de ganhar as europeias"

Hugo Soares, o líder parlamentar que Rui Rio não quis ter, deu uma entrevista à boleia do Carpool do Observador. Pode rever a entrevista aqui.
Congresso do PSD

Amigos e rivais. Quem é quem no congresso do PSD?

Pode ser o congresso mais agitado dos últimos anos. Rio vai ser aclamado ao som de críticas, e há quem vá usar o palco para se catapultar para outros voos. Há rivais e aspirantes a líder. Quem é quem?
Congresso do PSD

Keep cool. Onde não estiveste no congresso passado

O congresso do PSD que arranca esta sexta-feira começou há dois anos, no anterior. Rio não foi. E começou a preparar o caminho para vencer. Passos iniciou a queda. E o "Mr. Cool" regressou.
Congresso do PSD

Congresso do PSD abre com despedida de Passos

114
Arranca esta sexta-feira o 37º Congresso do PSD, no qual Rui Rio dará o seu primeiro discurso perante os congressistas enquanto líder dos sociais democratas, após a "despedida" de Passos.
Congresso do PSD

O que o novo líder do PSD diz, mas não escreve

A moção de Rio que vai ser votada no congresso é acusada de ser vaga. O próprio diz que não se trata de um programa de Governo. Sobre acordos com o PS, nem uma palavra. Sobre eutanásia, também não.
Congresso do PSD

PSD. Congresso aceita moção de Salvador Malheiro

Líder da distrital de Aveiro, e diretor de campanha de Rio, recorreu da decisão da Mesa do Congresso. Recurso foi aceite e moção setorial de Salvador Malheiro vai poder ser discutida em congresso.
Congresso do PSD

Congresso PSD. Aclamação de um líder com oposição

296
Há dez anos que não havia um líder entronizado com tanta oposição interna. O congresso que começa na sexta-feira não será morno. Rui Rio terá de começar já a lidar com críticos. O que está em causa?
Congresso do PSD

Rio convida Santana para cabeça de lista

241
Rui Rio convidou Pedro Santana Lopes para ser cabeça de lista ao conselho nacional. Santana ainda não terá dado o ok final, mas tudo indica que vai aceitar.
Congresso do PSD

Ex-líder da JSD rejeita integrar direção de Rio

166
Pedro Duarte acredita que Rui Rio pode vencer as legislativas de 2019, mas não está disponível para integrar a direção do PSD. Rejeita Bloco Central, mas defende pactos de regime.
PSD

Pinto Luz. "Não tenho padrinhos, nem afilhados"

166
Escreveu carta dura a Rui Rio e insiste que ele tem de ganhar eleições: caso contrário, deve demitir-se. Vice da câmara de Cascais, lançado por Relvas como candidato a líder, rejeita ter "padrinhos".
PSD

Pinto Luz traça caderno de encargos para Rui Rio

Ex-líder da distrital do PSD Lisboa, lançado por Relvas como candidato a líder, enviou carta a Rui Rio com exigências: ganhar legislativas, não viabilizar o próximo OE e não reeditar bloco central.
PSD

Duarte e Moedas defendem rendimento universal

540
Pedro Duarte e Carlos Moedas entregaram uma moção setorial para o Congresso do PSD: questionam a progressividade fiscal e equacionam um rendimento básico para toda a gente.
Rui Rio

PSD

PSD de esquerda ou de direita? Deixem-se disso. Um PSD mesmo que muito moderadamente liberalizador é que interessa e é mais necessário, já que o PS há muito parece ter optado pelo caminho inverso.
PSD

Capucho quer voltar ao PSD depois do congresso

557
"Tudo indica que poderei regressar ao PSD", disse Capucho ao jornal i. O ex-militante foi expulso do PSD em 2014 depois de ter apoiado uma lista adversária em Sintra. Agora, sem Passos, quer voltar.
PSD

Rui Rio: Passos Coelho é líder até ao congresso

O presidente eleito do PSD recordou que Pedro Passos Coelho é o líder do partido até 18 de fevereiro, data do congresso. Rui Rio disse ainda que vai falar com Hugo Soares "com calma".
Rui Rio

Um PSD para vender a alma ao diabo? Não obrigado

1120
A missão da oposição à direita do PS é mostrar que há outro caminho para Portugal, menos refém das clientelas do Estado. Não é apenas ambicionar substituir o Bloco e o PCP como parceiros menores do PS
Congresso do PSD

A (só) aparente ruptura no PSD

149
Não há razões para mudanças de rumo no PSD. E, por isso, talvez os primeiros desiludidos com Rui Rio venham a ser aqueles que (como Pacheco Pereira) viram nele a oportunidade de se vingarem de Passos.
Rui Rio

PSD e SPD

169
Poderá Costa transformar-se na Merkel portuguesa e triturar líderes do PSD à medida que vai ganhando eleições, governando à esquerda e à direita tal como ela faz com os Liberais e o SPD na Alemanha?
Congresso do PSD

Obrigado Santana Lopes e parabéns Rui Rio

425
Rio não veio para ficar menos de dois anos. Aqueles que por cálculo político ou por “razões pessoais” adiaram as suas candidaturas à liderança do PPD para 2019 terão que lutar muito para o derrubar.
Congresso do PSD

Santana, Rio, Soares e outras notas de rodapé

1423
A proximidade às mesas dos restaurantes onde se distribuem prebendas do Estado não equivale a “ter mundo”. Pequenino e comum ao dr. Santana, ao dr. Rio e a Portugal inteiro é um mundo que dá pena.
Congresso do PSD

Ter medo de ser o que se é

490
Porque é que em Portugal, e em especial no PSD, poucos têm a frontalidade de defenderem o que pensam só porque julgam que isso não é conveniente, não é popular ou ofende a brigada dos bons costumes?
Congresso do PSD

Legado e futuro

Importa preservar a existência de partidos de centro, que vão desaparecendo, o que nos deve fazer pensar com profundidade, sem populismos e, sobretudo, fazer a respectiva reforma.
Política

O PSD

413
Quem como eu testemunhou “in loco” o melhor do país sentado no hemiciclo de S. Bento em 1975 não pode deixar de tropeçar hoje numa abissal diferença de almas e procedimentos.
Congresso do PSD

Rui Rio quer liderar um PS/B

931
Dito de um modo mais claro, no dia 13 os militantes do PSD vão decidir se querem que o seu partido seja uma alternativa de governo ao PS, ou se querem reduzi-lo a uma espécie de PS/B.
A página está a demorar muito tempo.