Congresso do PSD

PSD

Rogério Alves "perplexo" com convite a Elina Fraga

159
Ex-bastonário lembra críticas "ácidas" de Fraga ao Governo de Pedro Passos Coelho e considera que queixa contra membros do executivo foi "completamente despropositada".
Rui Rio

Os frágeis

781
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?
Congresso do PSD

Rui Rio, um novo Presidente?

Mostrar disponibilidade para consensos com os outros partidos parece uma ideia salutar. O problema reside na dúvida sobre a forma como Rui Rio pretende materializar essa ideia.
Rui Rio

O PSD entrou para o «condomínio»?

125
Por mais que isso pareça inquietar a direcção do PSD, esta só tem como caminho opor-se frontalmente à actual política governamental. O contrário será eleitoralmente inútil e politicamente regressivo.
Rui Rio

As prioridades do “novo PSD”

107
Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça.
Liberdade de Imprensa

A obsessão com a “direita radical” do Observador

488
Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são “radicais”. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um “radical” pela esquerda marxista
Congresso do PSD

O PSD mudou para melhor?

372
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.
Rui Rio

O que Rio pode realmente aprender com Sá Carneiro

404
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.
Congresso do PSD

O PSD tem um novo líder, a oposição não

187
O afastamento da Procuradora Geral da República é a principal questão política em Portugal. Nesse ponto, o PSD de Rui Rio não promete ser um partido de oposição.
Congresso do PSD

O Lado Direito da Força

334
É preciso não ter receios em ser assumidamente de centro-direita, é necessário vencer os persistentes e tristes complexos de inferioridade da direita portuguesa que distorcem o nosso sistema político.
Congresso do PSD

Palmómetro/PSD: o top 10 dos aplausos no Congresso

Quem recebeu mais palmas no Congresso do PSD? E, além de Elina Fraga, a nova vice que foi vaiada, que outros notáveis ficaram fora do top 10? Este vídeo mostra.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Congresso do PSD

Obrigado, Pedro Passos Coelho

1.323
Numa altura em que devemos agradecer a Passos Coelho pelo futuro sustentável que ajudou a construir, também devemos lembrar a Rui Rio que tem a especial obrigação de não desrespeitar esse legado.
Congresso do PSD

O PS não quer saber nem do PSD, nem das reformas

318
Ao acreditar que o PS, tomado de espírito patriótico, negociará reformas do Estado com o PSD e sacrificará a geringonça, Rio está a criar uma armadilha a si mesmo. Não, o PS não quer reformar o Estado
Congresso do PSD

As entrelinhas do discurso da era Rio no PSD

Líder confirmado, casa arrumada, o PSD está pronto para ser nova oposição. Em que moldes? Que diálogo com o PS? De quem está mais próximo? A interpretação de Rita Tavares ao discurso final de Rui Rio.
Congresso do PSD

Os distraídos apanhados em flagrante no congresso

247
Houve poucos congressistas que conseguiram ouvir concentrados todos os discursos que subiam ao palco. Alguns entretiveram-se com o telemóvel, outros leram jornais e os menos resistentes adormeceram.
Congresso do PSD

As 15 cenas mais caricatas do congresso do PSD

863
"Esta entrada atribulada". "Vocês ainda me excitam". "O coração bate mais depressa". "Não vamos comer robalos". "Vamos acabar com esta porcaria toda". O best of do congresso num vídeo de 110 segundos.
Congresso do PSD

Marques Mendes: Elina Fraga é "uma populista"

278
O ex-presidente do PSD critica Rio por escolher Elina Fraga para sua vice-presidente: "é uma populista". Marques Mendes elogia Luís Montenegro e diz que "vai ser líder do PSD, só não sabe é quando".
Luís Montenegro

Carpool: "Adelante", a sombra e o vizinho Cavaco

“Era pior se andasse a dizer as coisas às pinguinhas”, diz Luís Montenegro, após fazer o discurso mais duro do Congresso contra Rui Rio. Veja o best of do Carpool com o ex-líder parlamentar do PSD.
Congresso do PSD

As dez "Laranjas de Ouro" do Congresso do PSD 

111
Há o prémio Carreira, o prémio laranja-limão, o prémio laranja mecânica e até o prémio "Carta, dos Toranja". Arrumada a sala do Congresso do PSD, ficam os prémios laranja. Aos melhores e aos piores.
Congresso do PSD

As 37 frases do 37º Congresso do PSD

Críticas ao Bloco Central, promessas de que o PSD vai a jogo para vencer as legislativas, críticas à 'geringonça' e ajustes de contas. São (algumas das) frases que marcam a chegada de Rio à liderança.
Comentário Político

Análise. É assim que Rio recupera 700 mil votos?

Hoje é o momento zero do novo ciclo. Rio abriu as portas ao PS, mas não uniu o partido. Percebe-se o que acaba, mas não o que começa. O PSD recentrou-se, mas isso chega? A leitura de Vítor Matos.
Congresso do PSD

PSD. Terminado o congresso é hora de limpar a casa

Foram encerrados os trabalhos do 37º congresso nacional do PSD. Os militantes abandonaram o local mas houve quem só começasse a trabalhar nesse momento...
Congresso do PSD

9 opiniões rápidas sobre o arranque de Rui Rio

584
A opinião de Alberto Gonçalves, José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, Maria João Marques, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Helena Cristina Coelho e Luís Rosa sobre o novo PSD.
Congresso do PSD

Rio. Sem revolução, mas com 3 D's para o país

Rui Rio optou por um discurso mais programático no encerramento do Congresso. Criticou o Governo e vincou as diferenças ideológicas em áreas como a saúde ou a educação.
Entrevista

Luís Montenegro. "Não vou ser a sombra de Rui Rio"

Esteve seis anos seguidos na liderança da bancada do PSD, mais do que qualquer outro deputado do partido. Agora, deixa o Parlamento. Afasta-se, mas guarda margem para a avaliação crítica a Rio.
Congresso do PSD

"O PSD não compreendeu de onde veio Elina Fraga"

"O partido gosta de Salvador Malheiro, não gosta de Elina Fraga". "Uma coisa é sussuros. Outra coisa é isto". Os apupos a Elina e o discurso final de Rui Rio, vistos por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.
Congresso do PSD

Os vencedores, vencidos e os que ficam à espreita

305
Santana perdeu, mas ganhou; Rio ganhou, mas cedeu. Montenegro falou e ameaçou; Pinto Luz ameaçou e calou. Passos disse "adeus", Malheiro "cheguei", Rangel "até já". Martins não disse nada. Fraga ouviu
Congresso do PSD

Veja o momento em que Elina Fraga foi apupada

346
Quando o nome de Elina Fraga foi anunciado como vice-presidente, ouviu-se uma vaia que mostra o desconforto causado por esta escolha de Rui Rio. Já Salvador Malheiro foi ovacionado. Veja no vídeo.
Congresso do PSD

Direção de Rio não tem o apoio de 35% do Congresso

Rio consegue mais um conselheiro nacional que a lista d Passos em 2016, mas tem menos apoiantes. Para a direção, teve um resultado mais negativo que o pior de Passos: 35% de votos nulos.
Congresso do PSD

Rio volta a falar em acordos. Elina Fraga apupada - como aconteceu

128
Terceiro e último dia de encontro magno do PSD. Houve votações das listas aos órgãos nacionais e Rui Rio está a fazer o primeiro grande discurso como líder. Antes, Elina Fraga foi apupada.
Congresso do PSD

Carpool. Luís Montenegro em direto no Observador

Luís Montenegro fez o discurso mais duro contra Rui Rio. Agora, está a caminho do Congresso do PSD à boleia do Observador. Uma entrevista para perceber o que vem a seguir.
Rui Rio

Malheiro e Elina Fraga. Dois problemas para Rio

1.377
Rui Rio prometeu um "banho de ética" mas escolheu dois vice-presidentes que já enfrentaram inquéritos no Ministério Público devido a atos gestão nas entidades que dirigiram.
PSD

Distritais zangadas. "Que estranha forma de unir"

193
É o congresso do mau-estar. Além da polémica escolha de Elina Fraga, as distritais que apoiaram Rio estão "magoadas" por terem ficado de fora. Resultado: uma corrida às listas alternativas.
Congresso do PSD

Justino pede "tolerância" a Teixeira da Cruz

A ex-ministra da Justiça foi dura na reação à escolha de Elina Fraga para a direção do PSD. Chamou-lhe “traição”. David Justino, redator da moção de Rio e futuro vice-presidente pede-lhe “tolerância”.
Congresso do PSD

Santana defende Rio contra o "chico-espertismo"

Pedro Santana Lopes aproveitou o Congresso do PSD para apelar à união do partido. E deu o exemplo, centrando o discurso na crítica ao "chico-espertismo" dos que tentam "condicionar" sem ir a votos.
Congresso do PSD

"Onde é que elas estão?" Passos - 4, Rio - 2

465
"Formem exércitos de mães e vão para o terreno", desafiou Filipa Roseta, vereadora em Cascais e filha de Pedro e Helena Roseta. Rui Rio reduziu para metade o número de mulheres na Comissão Permanente.
Congresso do PSD

"Agora o PSD tem Santana Lopes, paz e amor"

O discurso de Pedro Santana Lopes no congresso e a acusação de "traição" feita por Paula Teixeira da Cruz a Rui Rio. O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos no fim do 2º. do congresso do PSD.
Congresso do PSD

O camarim de Malheiro onde se decidiu o congresso

Foi nesta espécie de pré-fabricado atrás do palco que Salvador Malheiro negociou lugares com os representantes de Santana e com os líderes das distritais. O camarim chegou a ter o seu nome na porta.
Congresso do PSD

Carpool: "Este carro parece uma geringonça"

169
“Rui Rio vai descobrir, infelizmente, é que o PS não quer nada”. O best of do carpool com Marco António Costa, vice-presidente cessante do PSD, que não vê utilidade nos debates quinzenais.
Congresso do PSD

"A sombra só incomoda fracos" (e outras 5 sombras)

123
Montenegro assumiu: poderá ser candidato à liderança do PSD e ironizou que Rio é forte para não se incomodar com "a sombra". Houve mais cinco discursos de homens que podem vir a fazer sombra ao líder.
Congresso do PSD

Paula Teixeira da Cruz acusa Rio de "traição" 

2.102
Antiga ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz acusou, em declarações ao Observador, Rui Rio de "traição" por nomear Elina Fraga como vice-presidente do PSD. Hugo Soares também admite desconforto.
Congresso do PSD

13 maneiras de o PSD dizer "geringonça"

Não que a palavra tenha entrado em desuso, "geringonça" aparece a cada discurso, mas neste congresso do PSD a criatividade tem andado à solta e há quem lhe chame outros nomes... tudo com respeito.
Congresso do PSD

"Montenegro deve ter poupado ida ao psicólogo"

Luís Montenegro "não deixou nada por dizer". O comentário de Miguel Pinheiro e Vítor Matos ao "discurso mais duro dos últimos... 8 anos num congresso".
Congresso do PSD

PSD: ele começou a falar e quase toda a gente saiu

404
"Deve haver aqui algum problema", ironizou o deputado Pedro Alves, enquanto centenas de delegados saíam. "Teve azar", diz o presidente do congresso, que tentou 3 vezes pôr ordem na sala. Veja o vídeo.
PSD

Líder do PSD/Porto: "Fiz bem em zangar-me"

Depois de um almoço em que provocou a revolta dos delegados do Porto, Bragança Fernandes conseguiu durante a tarde negociar cerca de uma dezena de lugares para a distrital que dirige.
Congresso do PSD

Pedro Duarte está fora, mas queria "novos rostos"

Está fora da atividade partidária e assim vai continuar. Pedro Duarte diz ao Observador que faria diferente de Rio na escolha de novos rostos para a equipa. E que seria "ridículo" não apoiar Marcelo.
Congresso do PSD

Carpool."Rio vai descobrir que o PS não quer nada"

237
Marco António Costa entrou no carro do Observador e falou sobre o futuro do PSD. Pediu unidade ao partido, independentemente das "aspirações" de cada um, e prudência no relacionamento com o PS.
Congresso do PSD

Vote. Quem fez o melhor discurso: Passos ou Rio?

512
Pedro Passos Coelho e Rui Rio discursaram no início do congresso do PSD. Foram discursos muito diferentes. Na sua opinião, qual foi o melhor? Vote aqui.
Congresso do PSD

Carpool: "PS quer estar acomodado ao poder"

O homem que controlou o aparelho no tempo de Passos Coelho está a caminho do congresso do PSD à boleia do Observador. Marco António Costa fala em direto no nosso Carpool.
Congresso do PSD

Negrão só fica líder com 50+1 votos da bancada

Sem candidatos alternativos à vista, Fernando Negrão admite em entrevista ao Observado que a fasquia que tem "na cabeça" para ser líder da bancada é ter mais de metade dos votos dos deputados.
Congresso do PSD

Bloco Central? Só "à beira de uma catástrofe"

A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
Congresso do PSD

Baixa no congresso: José Eduardo Martins não fala

414
José Eduardo Martins apercebeu-se, após questões do Observador, que estaria a violar os estatutos caso fosse intervir no Congresso. Já tinha discurso preparado. Foi tudo "lapso dos serviços".
Congresso do PSD

Santana Lopes em paz, Luís Montenegro ao ataque - como aconteceu

149
No segundo dia, o PSD concluiu apresentação de propostas temáticas e também de alterações aos estatutos (remetidas para outras núpcias). Houve um militante excitado e mais uma boleia do Observador.
Congresso do PSD

Acordo Rio-Santana fechado às 3h57 no hotel Sana

119
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
Congresso do PSD

Rio e a herança de Passos

A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Congresso do PSD

O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

109
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
Congresso do PSD

Carpool com Hugo Soares: “Não vou pedir nada"

O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”.
Congresso do PSD

Paulo Mota Pinto: "Passos está no seu direito"

O presidente da comissão de honra de Rui Rio, e novo presidente do congresso, Paulo Mota Pinto, admite em entrevista ao Observador que o discurso do adeus de Passos "não é usual".
PSD

Como atacar o PS, versão Rio e versão Passos

Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Congresso do PSD

PSD. As fotos da passagem de testemunho

176
Passos Coelho chegou, falou e saiu. Rui Rio chegou, falou e ficou. O primeiro dia do congresso do PSD foi de passagem de testemunho. Um resumo em 23 fotos.
Congresso do PSD

Rio informa Costa que já tem parceiro de tango 

Rui Rio está disponível para acordos de regime com o PS, mas rejeita formar Governo com os socialistas. Avisa mesmo o PS que, enquanto partido menos votado, terá de procurar PCP e BE.
Congresso do PSD

"O discurso de Passos foi de uma violência enorme"

185
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)