686kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Congresso do PSD

Congresso do PSD

PSD: regulamento do Congresso estatutário aprovado

O Congresso extraordinário do PSD terá na ordem de trabalhos a alteração dos estatutos do partido. As propostas de alteração só acontecem se forem subscritas por 100 membros do Congresso.
PSD

Conselho Nacional do PSD vai aprovar Congresso 

A reunião vai servir para analisar a situação política, a apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas de 2022 e convocação e aprovação do Regulamento do 41.º Congresso Extraordinário.
PSD

PSD. Conselho Nacional discute congresso

Sociais-democratas fazem análise da situação política e vão convocar e aprovar o regulamento do Congresso extraordinário, que foi anunciado para 25 de novembro como estatutário.
Noticiário

9h. São esperados 45 mil adeptos no dérbi

Se os encarnados vencerem o Sporting sagram-se campeões nacionais. Ainda neste jornal, no regresso aos eventos do PSD, Cavaco Silva não poupou nas críticas ao governo.
Resposta Pronta

"Luís Montenegro será a sombra de Passos Coelho"

Porfírio Silva, deputado e secretário nacional do PS, critica o atual líder da oposição por "acreditar que tudo é possível". Aponta também incoerências ao Programa de Emergência Social apresentado.
Congresso do PSD

O novo PPD

O que falta a este que é o partido mais português de Portugal é recuperar a confiança dos portugueses e voltar a ser Governo. Mas para isso, tem de compreender exatamente o que o país espera de si.
Congresso do PSD

O Congresso do Porto

É preciso questionar porque ainda precisamos de discursos inflamados para animar as hostes políticas e se não afetam o discernimento democrático para a escolha eleitoral do melhor projeto.
Congresso do PSD

A última janela de esperança

O PS já nada tem de novo a dar aos portugueses. Se Luís Montenegro falhar na sua oportunidade, provavelmente a última do PSD, talvez a democracia não resista.
Congresso do PSD

Os trabalhos de Luís Montenegro

Espero que Montenegro entenda que é preciso devolver a esperança a quem a perdeu. À geração mais diferenciada que emigrou e nem pensa voltar. Aos que ficaram e se arrependem todos dias de não ter ido.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Pedro Nuno foi calculista

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, criticou este domingo a postura de Pedro Nuno Santos e António Costa na gestão da crise sobre o aeroporto. Deixou ainda elogios a Montenegro.
Atualidade

Os 'bloopers' do Congresso do PSD

A ode ao novo líder surgiu a horas tardias e houve quem se encontrasse numa encruzilhada para conseguir subir ao palco do Pavilhão Rosa Mota. Veja os momentos mais inusitados do Congresso do PSD.
Atualidade

Vídeo. As 7 bandeiras da oposição de Montenegro

Durante o discurso de encerramento do 40ºCongresso do PSD, Luís Montenegro revelou as principais prioridades na estratégia de oposição do partido ao Governo.
Atualidade

Costa ou PNS: Qual será o melhor adversário?

O nome de António Costa e Pedro Nuno Santos marcaram presença no Congresso do PSD. Nas próximas eleições quem será o adversário de Montenegro? Fomos perguntar aos militantes qual preferem enfrentar.
Noticiário

18h. PS acusa Montenegro de representar "Passismo"

Carlos César acusa líder social-democrata de continuar legado de Pedro Passos Coelho. Ainda, Jerónimo de Sousa acusa Governo de adiar decisão sobre o Aeroporto de Lisboa por compromissos com a direita
Congresso do PSD

Os vencedores, os vencidos e o ajudante

Montenegro surpreendeu, Hugo Soares conquistou, Rangel ressuscitou, Moedas entusiasmou. Rio filosofou, Moreira da Silva entediou, Salvador Malheiro encolheu. E Pedro Nuno Santos ajudou (sem querer).
Atualidade

A identidade que Montenegro quer para o PSD

O novo líder do partido encerrou o Congresso com um discurso de afirmação: “O PSD é moderado, ambicioso, aberto, rejuvenescido e moderno”. Criticou o Governo e também IL e Chega.
Congresso do PSD

7 opiniões rápidas sobre o Congresso de Montenegro

O que sai do Congresso do PSD? As opiniões de Miguel Pinheiro, Alexandre Homem Cristo, Raquel Abecassis, André Azevedo Alves, João Marques de Almeida, André Abrantes Amaral e Rui Pedro Antunes.
Congresso do PSD

As onze "Laranjas de ouro" do congresso

Há prémios para todos os gostos: da homenagem a José Milhazes, ao senhor que continua a arrancar aplausos, passando por quem abandonou o congresso mesmo a tempo de não ouvir o novo presidente do PSD.
Reportagem Observador

Chega, geringonça e PS: o discurso de Montenegro

O novo líder do PSD quer um partido moderado, lembrou a geringonça e revela o que pensa sobre referendo à regionalização. Os destaques do discurso de uma hora de Luís Montenegro no fecho do Congresso.
Emissão Especial

Montenegro: “Portugal não tem de ser isto"

No fecho do congresso, líder define sete prioridades: "carestia de vida", "desgoverno na saúde", "sufoco fiscal", "retenção de jovens", "integração de imigrantes", "ambiente" e "descentralização"
Comentário

Congresso PSD. "Montenegro parece preso em 2015"

Rui Pedro Antunes acredita que novo líder do PSD não traça linha vermelha ao Chega: "Há uma crítica ao Chega mas Montenegro não garante que não fará um acordo"
Congresso do PSD

PSD. Não à regionalização e outras 6 prioridades

Discurso de encerramento serviu para Montenegro falar da forma como vai fazer oposição e dos temas em que se vai focar. Quer programa de emergência social e atrair imigrantes.
Comentário

"Luís Montenegro está a levar isto a sério"

Diretor executivo do Observador acha excessivas as sete prioridades definidas pelo novo líder do PSD, ficando com a ideia de que está "a combater as eleições de há três meses"
Noticiário

15h. PSD. Montenegro distancia-se de IL e Chega

O novo presidente do PSD foi recebido com forte aplauso da maioria dos congressistas. Luís Montenegro distanciou-se de Iniciativa Liberal e Chega, sem nomear os nomes destes partidos.
Emissão Especial

PSD. "Ninguém quer criar problemas agora"

Carlos Moedas, Maria Luís Albuquerque, Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz são destaques no novo PSD. Direção de Montenegro eleita com 91,7% dos votos
Noticiário

13h. Montengro com maioria no Conselho Nacional

Lista do novo líder social-democrata, encabeçada por Carlos Moedas, foi eleita com maioria absoluta pelos congressitas.
Noticiário

11h. Rússia garante que Lysychansk está cercada

Informação que ainda não foi confirmada por Kiev, ainda que um conselheiro de Zelensky tenha dito que a cidade esteja prestes a cair. Ainda neste jornal, ligação em direto ao Congresso do PSD.
Noticiário

10h. Congresso PSD. Luís Montenegro já votou

Para esta votação, o novo presidente social democrata pediu um apoio significativo dos delegados. Ainda neste jornal, os constrangimentos em vários aeroportos da europa durante o fim de semana.
Noticiário

8h. Ucrânia. Lysychansk pode estar perto de cair

Informação avançada por conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ainda neste jornal, dia de eleições para os órgãos nacionais do PSD, no dia em que acaba o Congresso Social Democrata.
Atualidade

"É uma comissão política forte"

O vice-presidente cessante afirmou que os escolhidos de Montenegro "congregam um conjunto de candidatos que foram adversários de Rui Rio", mas admite que foi formada "uma comissão política forte".
Emissão Especial

"Rui Rio fecha a porta da política partidária"

Antigo vice de Rio considera que opções de Montenegro “congregam um conjunto de candidatos que foram adversários de Rui Rio”, mas admite que é transmitida uma “mensagem de unidade”
Congresso do PSD

Como Montenegro uniu o partido em três atos

O novo presidente do PSD apareceu ao lado de Rio, chamou potenciais adversários para a sua direção e reabilitou o legado do passismo. A era Montenegro tem peso e diversidade. Até ver.
Atualidade

"É uma grande renovação no partido"

Paulo Rangel, futuro vice-presidente do PSD, comentou a sua entrada no núcleo duro de Montenegro. E defendeu o fim de uma posição de diálogo com o PS — excepto em alguns dossiers, como o aeroporto.
Congresso do PSD

"Costa tremeu". Como Pedro Nuno marcou o congresso

Não é primeiro-ministro e não consta que estivesse perto do congresso do PSD, mas Pedro Nuno Santos foi referido dezenas de vezes. Polémica serviu de motivação para a nova oposição que PSD quer fazer.
Atualidade

"Tive uma conversa com Pedro Nuno Santos"

O presidente da Câmara de Lisboa revelou que teve uma conversa informal com Pedro Nuno Santos sobre a solução para o novo aeroporto de Lisboa e, por isso, não ficou surpreendido com o despacho.
Congresso do PSD

Aeroporto. "Montenegro deve negociar com Costa"

Paulo Rangel é um dos vice-presidentes escolhidos por Luís Montenegro e considera que negociar com o Governo sobre a solução aeroportuária não pode ser comparado com a postura de abertura de Rui Rio.
Comentário

PSD. "Montenegro mete a carne toda no assador"

Luís Montenegro seguiu ideia ideia de "manter os amigos próximos e os inimigos ainda mais próximos". Montenegro ganha "poder de fogo" com mais "senadores". "Há mais peso político"
Congresso do PSD

"Ministro contou-me linhas gerais do plano"

Em entrevista à Rádio Observador, Carlos Moedas diz que às conversas entre PS e PSD sobre aeroporto é preciso somar a autarquia de Lisboa e revela que Pedro Nuno Santos o tinha informado dos planos.
Emissão Especial

Rio "não ganha o coração dos portugueses"

“O problema do PSD foi querer acabar com a diversidade, acreditar num pensamento único e numa pureza ideológica”. Depois de enfrentar Montenegro e Rio em eleições diretas, diz-se “montenegrista”
Atualidade

"Hoje respira-se um ar mais oxigenado no PSD"

Minutos depois de ser anunciado como vice-presidente por Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz falou à Rádio Observador e analisou as escolhas do líder: "É uma equipa absolutamente eclética".
Congresso do PSD

Pinto Luz: "Direção do PSD é eclética"

Em entrevista ao Observador minutos depois de ser anunciado como vice de Montenegro, Miguel Pinto Luz avisou contra tentações de opositores internos e pediu "ciclo longo" para Montenegro.
Emissão Especial

Rangel e Montenegro BFF? "É capaz de ser abusivo"

Novo vice-presidente do PSD considera que as escolhas de Luís Montenegro são uma “renovação” no partido, mas também “algumas pontes para o passado”. Europeias? "Assunto não está na agenda"
Atualidade

PSD perdeu as últimas eleições. De quem é a culpa?

O PSD foi derrotado nas últimas legislativas e, no Congresso, a culpa não morre solteira. Luís Montenegro garantiu que "não são os eleitores que estão errados". O que pensam os militantes?
Emissão Especial

"Ganhei a Câmara, mas o PS ainda não acredita"

“O PS pensa que manda na Câmara de Lisboa, estão muito enganados”. Centrado nas críticas aos socialistas, o presidente da câmara de Lisboa diz que “as pessoas sabem mais que o PS, que este PS”
Emissão Especial

Pinto Luz: "Respira-se ar mais oxigenado no PSD"

“Sentimos claramente que se iniciou um novo ciclo no PSD". Tal como fizera em palco, insiste que o PSD tem de ouvir as diferentes fações: nos últimos anos “desaprendeu” isso.
Atualidade

Alexandre Poço: "A JSD deve ser mais valorizada"

Em entrevista à Rádio Observador, o líder da JSD deixou duras críticas a Rui Rio e avisou Montenegro: "o presidente do partido é o primeiro responsável por promover a unidade do partido".
Reportagem Observador

Moedas. "Com Montenegro para o que der e vier"

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, garantiu estar com Montenegro, "para o que der e vier" e diz que o PSD "é o único partido capaz de unir o país".
Emissão Especial

Poço "espera mais respeito pela JSD"

Líder da JSD não tem dúvidas de que "Montenegro é o primeiro responsável por promover a unidade do partido”. Olhando para o futuro, defende que a nova liderança “terá estilo de oposição mais popular”.
Atualidade

"Informei Mota Pinto que me ia candidatar"

Candidato a líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento garante que falou com Mota Pinto antes da decisão ser pública. Em relação ao novo aeroporto "a posição do PSD não pode estar fechada”, revela.
Atualidade

"Ninguém vai fazer campanha contra Montenegro"

De saída do cargo de secretário-geral, José Silvano deixou uma certeza: Montenegro não encontrará campanha de guerrilha. Quanto a Rio no Palácio de Belém? "Dependerá dos portugueses".
Atualidade

“Em democracia a culpa não é das pessoas”

Em entrevista durante o Congresso do PSD, a ex-deputada Margarida Balseiro Lopes afirmou estar "de alma e coração" com Montenegro. E reforça: a culpa da derrota nas legislativas "não é das pessoas".
Noticiário

14h. PSD. Moedas escolhido para Conselho Nacional

Ainda não é oficial, mas o Observador sabe que Moedas tem a intenção de contribuir para a unidade do partido e vai recusar o convite. Ainda neste jornal, bombardeamentos em Sumy, na Ucânia.
Emissão Especial

"Carreira partidária de Rio acaba. A política não"

“Seria uma boa surpresa” se Carlos Moedas fosse candidato ao Conselho Nacional. Secretário-geral cessante acredita que "Ninguém na bancada do PSD vai ativamente fazer campanha contra Montenegro"
Emissão Especial

"Estou de alma e coração com a liderança do PSD"

A antiga deputada garante que está “sempre disponível” para o partido. Margarida Balseiro Lopes vê vantagens no facto de Luís Montenegro estar fora do parlamento, vai poder estar “junto das pessoas”.
Noticiário

13h. Montenegro fala em ambiente de unidade no PSD

Inicio dos trabalhos do segundo dia do congresso social democrata, que arrancaram com atraso. Ainda neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa insiste que vai manter o programa inicial na visita ao Brasil.
Noticiário

12h. PSD. Arrancam o 2º dia do Congresso

Ligação em direto ao Pavilhão Rosa Mota, no Porto, ao arranque dos trabalhos do segundo dia do Congresso do PSD. Ainda neste jornal, a Rússia confirma vários ataques a cidades ucranianas.
Noticiário

11h. Marcelo Rebelo Sousa já chegou ao Brasil

O Presidente foi confrontado com a possibilidade de Jair Bolsonaro cancelar o almoço que tinham agendado, e assegura que vai manter a agenda. Ainda neste jornal, ligação em direto ao Congresso do PSD.
Noticiário

8h. Rio e Montenegro com fortes criticas ao PS

Ontem à noite, os discursos de Rui Rio e Luís Montenegro marcaram o arranque dos trabalhos no congresso social democrata. Ainda neste jornal, noite de fortes explosões em Mykolaiv, na Ucrânia.
PSD

PSD "não vai ser muleta" do PS, mas admite diálogo

No rescaldo da crise política, Montenegro está longe do papel de quem coloca água na fervura, tem muitas perguntas para Costa e garante que "PSD não vai ser muleta" da incompetência do Governo.
Congresso do PSD

Feridas abertas: o jogo de críticas nos discursos

Rui Rio e Luís Montenegro ensaiaram uma paz pouco convincente. Um está a sair, outro a chegar — mas quando colocamos os dois discursos lado a lado, as críticas aparecem nas entrelinhas.
Atualidade

O essencial do discurso de Montenegro no Congresso

Luís Montenegro discursou pela primeira vez no Congresso como presidente eleito do PSD. Deixou farpas ao Governo, apresentou propostas e garantiu que será "a locomotiva" do partido.
Emissão Especial

"Miranda Sarmento é uma grande escolha"

Hugo Carvalho, deputado do PSD, reage aos discursos de Luís Montenegro e Rui Rio, com largos elogios a ambos. E comenta a possível escolha de Joaquim Miranda Sarmento para novo líder da bancada.
Comentário

Montenegro "não foi claro" sobre o aeroporto

Diretor executivo do Observador diz que Luís Montenegro deixa claro que "problema dos maus resultados é do partido". "Discurso é parecido com aquelas boas séries que têm um final fraco"
Atualidade

"Há princípio, meio e fim." A despedida de Rui Rio

O Congresso do PSD começou com o adeus de Rui Rio à liderança do partido. Desejou sorte ao sucessor, Luís Montenegro, deixou recados ao PS e disse sair "sem dramas" e "sem truques"
Reportagem Observador

Novo aeroporto. "Costa, sabia ou não sabia?"

No discurso de abertura, Luís Montenegro impôs condições para um diálogo sobre o aeroporto, quer mais esclarecimentos de António Costa e falou de mudanças dentro de casa. 
Reportagem Observador

A despedida de Rio: "Saber sair na altura certa"

No último discurso como líder do PSD, Rui Rio deseja êxito ao sucessor, lembra o legado à frente do partido e visa Costa: "Problemas não se compadecem com falta de coragem nem calculismos táticos".
Noticiário

00h. Bolsonaro tira convite, Marcelo desdramatiza

Presidente brasileiro cancela almoço, mas Marcelo diz relações não estão "melindradas". E, Luís Montenegro discursa no Congresso do PSD de dedo apontado a Costa: "Novo aeroporto? Sabia ou não sabia?".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.