457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Congresso do PSD

Congresso do PSD

PSD/Beja quer criar "verdadeira laranja mecânica"

O PSD/Beja vai levar ao congresso nacional do partido uma moção. Os sociais-democratas pretendem criar "uma verdadeira laranja mecânica" e refletir "sobre o percurso nos últimos 20 anos".
Congresso do PSD

PSD. Paulo Colaço não se recandidata à Jurisdição

Paulo Colaço anunciou que não se vai recandidatar à presidência do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD. Os motivos prendem-se com o renascimento da "democracia e política" no seio do partido.
PSD

PSD. Lisboa com proposta para erradicar pobreza

Distrital de Lisboa define erradicação da pobreza como "desígnio nacional" que será atingido através da mobilização de recursos com diferentes origens", entre os quais do PRR.
PSD

Candidatos do PSD apresentados até 16 de maio

Candidatos à liderança do PSD terão de se apresentar até 16 de maio. Diretas serão a 28 de maio, com o congresso a acontecer entre o fim de junho ou início de julho. Montenegro deve avançar.
Rui Rio

Um desabafo social-democrata

Quando, numa sociedade extremamente segregada, é dito a liberais, conservadores, democratas-cristãos e sociais-democratas que não têm nada em comum, o PSD deveria surgir como esse algo em comum.
PSD

Opção adiável

A alternância até se poderá verificar, não questiono. Mas ao PSD falta ser alternativa. A alternativa que foi Sá Carneiro à hegemonia do PS e do PC; a alternativa que foi Cavaco Silva ao Bloco Central
Congresso do PSD

Rio com geometria interna mais exigente 

Líder social-democrata perdeu apoios no órgão máximo do partido entre congressos, mas futuros equilíbrios dependerão do clima no PSD pós-legislativas. Pinto Luz supera Montenegro e ganha mais força.
Bloco de Esquerda

BE critica "mercado de favores eleitoral" no PSD

"Não se ouviu uma única proposta para o país", refere Catarina Martins, acrescentado que "tudo o que ouviu" foi o PSD a prometer fazer um favor ao PS: "É o grau zero da política".
Congresso do PSD

Os vencedores, os vencidos e o penetra

Num congresso que foi um passeio no parque para Rui Rio, Luís Montenegro e, sobretudo, Paulo Rangel acabaram por ser os grandes derrotados deste conclave. Moedas foi o único a disputar o protagonismo.
Atualidade

Fruta e alguma fome. Bloopers do Congresso do PSD

Pelo palco do Europarque desfilou um menu completo, que cobriu todas as refeições. Veja os momentos mais inusitados do congresso do PSD em Santa Maria da Feira.
Congresso do PSD

As entrelinhas do discurso de Rui Rio

O líder do PSD apareceu no congresso de aclamação para se posicionar para as legislativas: falou de impostos, Saúde e Educação, recuperou a TAP, EDP e Novo Banco, e prometeu mais disciplina e rigor.
Emissão Especial

Miguel Pinto Luz: "Estarei atento"

A lista de Miguel Pinto Luz ao Conselho Nacional ficou em segundo lugar, atrás da apoiada por Rio: "Estarei de mangas arregaçadas". "A democracia no PSD continua saudável"
Atualidade

O essencial do discurso de encerramento de Rui Rio

O presidente do PSD encerrou o congresso num tom ambicioso, apontando as forças para as próximas eleições, mas não deixou de atirar várias farpas ao Governo e à geringonça
Emissão Especial

Ministro? "Objetivo é ganhar Lisboa e as eleições"

O deputado e cabeça de lista por Lisboa, Ricardo Baptista Leite, recusa apontar para já ao lugar de ministro e diz que para Rui Rio ganhar as eleições, "é preciso ganhar Lisboa".
Emissão Especial

"Ímpeto reformista do PSD está solteiro"

A dirigente do CDS, Filipa Correia Pinto, diz no final do discurso de Rui Rio que "o ímpeto reformista do PSD está solteiro" e questiona se Rio quer virar à direita ou fazer acordos de bloco central. 
Emissão Especial

Rui Rio: "Somos um partido reformista"

"Queremos desenvolver o país de forma sensata e realista", explica líder do PSD no encerramento do 39º Congresso do partido. Nas críticas ao governo fala de um António Costa "cúmplice" de Cabrita
Emissão Especial

"Militantes do PSD querem uma Jurisdição livre"

O reeleito presidente do Conselho de Jurisdição do PSD, Paulo Colaço, defendeu, após derrotar a lista de Morais Sarmento, que a troca de argumentos com Adão Silva sobre o TC ajudou à reeleição. 
Emissão Especial

Carneiro: "PSD aproximou-se da extrema-direita"

No final do discurso de Rui Rio, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro acusou o PSD de se tornar "num partido contra o sistema ao aliar-se ao Chega nos Açores".
Congresso do PSD

9 opiniões rápidas sobre o Congresso de Rui Rio

As opiniões de José Manuel Fernandes, Helena Matos, Jorge Fernandes, João Marques de Almeida, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves, André Abrantes Amaral, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes
Emissão Especial

Rui Rio encerra Congresso: "Estamos prontos"

No encerramento do 39.º Congresso do PSD, líder disponibiliza-se para "um novo Governo com coragem para levar a cabo reformas". Na educação, promete "devolver dignidade" aos professores.  
Noticiário

16h. Rio garante que PSD está pronto para governar

No discurso de encerramento, o presidente dos social-democratas assegurou que não quer destruir o que o PS fez e defendeu que o diálogo entre partidos políticos é decisivo para o futuro do país.
Atualidade

Centro é slogan, mas para onde pende mesmo o PSD?

Em caso de necessidade de apoios para formar governo, os militantes do PSD preferem entendimentos com PS ou Chega? Compravam um carro usado a Ventura ou a Costa? E com qual preferiam almoçar?
Congresso do PSD

O show Moedas no meio de uma guerra suspensa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa consolidou o estatuto de maior ativo do PSD além de Rio. Pinto Luz rompeu, Montenegro ensaiou uma aproximação e Rangel prometeu não hibernar politicamente.
Congresso do PSD

Se Costa sair, "PS pode virar muito à esquerda"

Em entrevista ao Observador, Rui Rio fala sobre a TAP (na qual queria gastar "zero"), sobre o apoio que recebeu dos críticos neste Congresso e sobre os riscos de um PS liderado por Pedro Nuno Santos.
Noticiário

00h. PSD. Aprovada a moção de estratégia global

Neste jornal, o resumo do segundo dia do Congresso do PSD. Ainda, Rui Rio que pede clareza ao PS quanto à viabilização de um governo minoritário. E destaque para a vitória do Sporting em Barcelos
Emissão Especial

Rio ao Observador: "Rangel não é incompetente"

Rio pede ao PS clarificação sobre a viabilização de um governo minoritário do PSD e diz-se "disponível para viabilizar governo de quem ganhar". Apoios foram genuínos? "Ando nisto há muitos anos".
Noticiário

21h. Costa pede "maioria" para o PS

Neste jornal, o apelo de António Costa que lembra que "nenhuma eleição está ganha à partida". E ainda, os destaques da tarde de segundo dia de Congresso do PSD: Rangel não se afasta da vida política.
Emissão Especial

Rangel: "Não tenho hábitos de hibernação política"

Candidato derrotado das últimas diretas do PSD garante que processo eleitoral reforçou Rui Rio. No dossier autárquicas: "Acho que só eu e Carlos Moedas achávamos que era possível ganhar Lisboa"
Atualidade

O discurso de Moedas que levantou o Congresso

Foi debaixo de fortes aplausos que o presidente da Câmara de Lisboa subiu ao palco do Congresso. Deixou elogios a Passos, agradeceu a Rui Rio pela confiança, mas também a Rangel, pela amizade.
Congresso do PSD

Três "conselhos" (ou recados) da coqueluche do PSD

Carlos Moedas levantou o congresso por três vezes e usou o crédito da vitória em Lisboa para pedir união a Rio, mas também propostas concretas, sem ideologias, e clareza na rejeição do Chega.
Emissão Especial

"PS tem de dizer se viabiliza governo PSD"

"Se PS voltar a governar, temos mais uma legislatura desperdiçada, mas talvez Rio ache que não". Ex-líder parlamentar diz que estar a pensar se o PSD deve aprovar governo PS é "partir derrotado"
Emissão Especial

Impostos? "Iremos até onde a conjuntura permitir"

O vice-presidente do PSD, David Justino, diz que o partido vai "tão mais longe" na redução de impostos "quanto a conjuntura o permitir" e elogia a intervenção de unidade de Carlos Moedas. 
Emissão Especial

Moedas: "Não há um PSD de Rio e outro de Rangel"

O recém-eleito presidente da Câmara de Lisboa levantou o Congresso com uma mensagem de união. "Somos todos PSD", disse Carlos Moedas, que apelou a um PSD no poder "sem os extremos". 
Emissão Especial

Adão Silva e Jurisdição trocam acusações no palco 

O presidente do grupo parlamentar do PSD, Adão Silva, criticou a postura do "tribunal" do partido e o líder do Conselho de Jurisdição diz que Adão Silva "mentiu ao Tribunal Constitucional".
Emissão Especial

"Há uma mudança natural nalguns distritos"

Hugo Carvalho, deputado e cabeça-de-lista por Viseu, diz que Rui Rio fez "o esforço possível para unir o partido" e que o aparecimento de várias listas ao Conselho Nacional tem sido uma tendência.
Emissão Especial

"Rio tem mandato para lá das legislativas"

O ainda deputado Álvaro Almeida, que foi o candidato escolhido por Rio à Câmara do Porto em 2017 e depois se incompatibilizou, defende que o presidente do PSD "tem mandato para lá das eleições".
Emissão Especial

Coelho Lima: "Rio não tem de sair se perder"

"Acabámos de ser eleitos para dois anos". André Coelho Lima, vice de Rui Rio, garante que líder "saberá tirar ilações dos resultados eleitorais". Acordo escrito para governação? "Não é importante"
Emissão Especial

"Quero festejar a vitória com Rio e Rangel"

O ainda deputado do PSD, Pedro Rodrigues, é candidato à liderança da mesa do congresso mas não coloca a "legitimidade de Rio em causa" e espera festejar a vitória de Rui Rio nas legislativas. 
Congresso do PSD

Entrelinhas. PSD ao centro e o ataque aos liberais

Na abertura do Congresso, Rui Rio fez questão de distinguir ideologicamente o PSD da IL e do Chega. Defendeu reformas na justiça, no sistema político e na descentralização. E atacou o "sistema".
Emissão Especial

Rio: "PSD propõe-se ganhar as próximas eleições"

Na abertura do Congresso, o líder do PSD destacou os "êxitos" do ultimo mandato e criticou a "falta de coragem" do PS. Definiu ainda como prioridade a reforma da justiça. Ouça aqui na íntegra.
Emissão Especial

"Fim do recato de Montenegro é bom sinal"

Miguel Pinto Luz encabeça lista ao Conselho Nacional, mas nega divisão interna: "Parlamento do partido quer-se plural". "Não vou pedir a cabeça de Rio se eleições correrem mal, acabou de ser eleito"
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.