771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

FESAP

Noticiário

17h. Progressão da Função Pública vai acelerar

O anúncio é do presidente da Federação dos Sindicatos da Admnistração Pública. Na prática, mais trabalhadores do Estado vão progredir mais rápido daqui a dois anos, um ano mais cedo do que o previsto.
Resposta Pronta

Presidente da FESAP pede a aprovação do OE2024

O presidente da FESAP defende que o Presidente da República deve promover uma solução que permita a aprovação do Orçamento do Estado, em nome dos interesses das famílias portuguesas. 
Administração Pública

Fesap. Governo pode melhorar proposta de salários

"Acreditamos que haja folga para ir mais além do que aquilo que" o Governo "nos propôs nesta primeira reunião", afirma o líder da Fesap. Refere ainda esperar que "o Governo não fique pelos mínimos".
FESAP

Fesap quer salário base de 850 euros

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública quer aumentar o salário base até ao final do próximo ano para todos os trabalhadores, propondo um valor superior ao do acordo assinado em outubro.
Função Pública

Governo e sindicatos discutem de novo a avaliação

Proposta do Governo "fica aquém" do esperado, continuando a ser "um travão às progressões e ao reconhecimento do mérito", diz secretário-geral da FESAP, que pretende "progressões mais rapidas".
Administração Pública

Fesap revela abertura do Governo sobre progressões

Governo manifestou abertura para estudar a possibilidade de alargar aos trabalhadores com contrato individual as progressões na carreira. Mas manifestou preocupações.
Função Pública

Fesap ameaça greves na saúde, inspeção e ADSE

José Abraão garantiu que, "se até final do mês de junho também não houver uma resposta clara, a Fesap emitirá um pré-aviso de greve para a primeira quinzena de julho".
Administração Pública

FESAP saúda papel do Governo nas negociações

O pagamento da licença parental alargada na Administração Pública, que passa de 25% para 30%, foi elogiada pela FESAP, que salientou ainda o papel de "urgência" do Governo sobre o Trabalho Digno.
FESAP

FESAP e STE querem aumentos retroativos a janeiro

Os líderes da FESAP e da STE estão positivos face ao aumento salarial de 1% para a função pública, mas esperam que haja retroatividade nos salários e no subsídio de refeição a janeiro de 2023.
Resposta Pronta

Revisão salários: "Queremos retroativos"

José Abraaão, da FESAP, reage a Costa que admite rever os salários na função pública tendo em conta a inflação mais alta. E reage à proposta do Governo para progressões mais rápidas na carreira.
FESAP

Amadora-Sintra. FESAP prevê greve de 10 dias

A FESAP entregou um pré-aviso de greve de 10 dias entre 10 e 21 de abril para exigir a aplicação do decreto-lei que aprova medidas de valorização dos trabalhadores administrativos no Amadora-Sintra.
Administração Pública

Avaliação: FESAP não quer esperar até 2025

FESAP refere "não fazer sentido empurrar" matéria de revisão do sistema de avaliação na administração pública para 2025. Representante sindical falava à saída de reunião no Ministério da Presidência.
Noticiário

9h. FESAP critica restrições nos serviços públicos

Depois de associação ProPública denunciar "ilegalidades", FESAP defende que acessos aos serviços devem retomar rapidamente a normalidade. E, Ministro da Cultura rejeita visita ao Qatar.
Resposta Pronta

FESAP. "Luta estará sempre em cima da mesa"

Secretário-geral da FESAP diz que proposta do governo "não satisfaz". José Abraão lembra acordo que prevê aumentos para funcionários com mais de 30 anos de serviço. Luta "está sempre em cima da mesa".
ADSE

ADSE pública: menos descontos e novo alargamento

A Lista E apresenta-se às eleições que estão marcadas para entre 28 e 30 de novembro com um conjunto de propostas na defesa de uma "ADSE pública e solidária ao serviço dos cidadãos".
Noticiário

8h. Aumentos na função pública? "Inaceitável"

António Costa aponta para um aumento de 2% nos salários da Função Pública no próximo ano, a FESAP avisa que as negociações sobre esta atualização salarial podem trazer um "inverno quente".
Inflação

Fesap: "Medidas do Governo são remendos"

A Fesap apelida as medidas de "penso rápido" e aponta como grave o Governo "mascarar de bónus aquilo que, na prática, representará uma redução dos valores das pensões a pagar a partir de 2024".
Administração Pública

Fesap exige aumentos salariais acima da inflação

Federação dos Sindicatos da Administração Pública exige ainda a atualização dos valores do subsídio de refeição, das ajudas de custo, a conclusão da revisão das carreiras e a valorização dos salários.
Noticiário

9h. FESAP: Governo "empurra problemas para frente"

O Governo não garante a revisão da Tabela Remuneratória Única em 2023. Antes de uma nova reunião, FESAP mostra-se preocupada. Ainda neste jornal, um olhar à guerra na Ucrânia.
Legislativas 2022

FESAP pede assumir de compromissos aos partidos

Para a FESAP é ainda fulcral que os partidos encarem o problema da precariedade na administração pública como uma prioridade, assumindo o iniciar um novo processo de regularização de vínculos.
FESAP

FESAP. Governo admite aumento superior a 0,9%

O Governo indicou que dado o contexto político atual, com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022, os funcionários públicos terão no próximo ano uma atualização salarial de 0,9%.
Função Pública

Governo e sindicatos em ronda negocial suplementar

Os sindicatos da função pública esperam convencer o Governo a subir a proposta de atualização salarial para 2022, que se encontra em 0,9%, valor que as estruturas sindicais consideram insuficiente.
Noticiário

14h. FESAP afasta novas greves antes de eleições

Sindicatos da Administração Pública lamentam a falta de resposta do Governo, mas guardam greves para depois das eleições. NATO não vê a situação na fronteira da Polónia como "ameaça militar".
Sindicatos

Governo e função pública reúnem-se esta 2ª feira

O Governo confirmou que os funcionários públicos vão ter no próximo ano uma atualização salarial de 0,9% e que a remuneração base será alinhada com o novo valor do salário mínimo nacional.
Noticiário

4h. FESAP com esperanças na reunião com o Governo

Nesta edição, os sindicatos voltam a reunir esta segunda-feira com o Governo. A FESAP tem esperança que o executivo traga novidades, nomeadamente na questão do salário mínimo nacional
UGT

FESAP. Momento político prejudica os trabalhadores

Abraão considera que chumbo do OE atrasou processos de negociações e diz que é preciso um crescimento dos salários, uma política fiscal mais justa e melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
Administração Pública

Fesap volta na quarta às negociações com o Governo

As duas reuniões de negociação coletiva foram marcadas pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Pública em resposta ao pedido que a federação fez na semana passada.
FESAP

Fesap desconvoca greve de dia 12

Fesap disse ter pedido uma reunião ao primeiro-ministro e à ministra da Administração Pública para obter explicações quanto à viabilidade do aumento do salário mínimo nacional em regime de duodécimos.
Resposta Pronta

FESAP reúne para a semana "para avaliar" greve

Secretário-geral da FESAP indica que a estrutura sindical vai reunir dia 2 de novembro para avaliar o impacto do chumbo do OE e a posição em relação à greve geral da função pública marcada para 12.
Noticiário

18h. FESAP junta-se à greve de 12 de novembro

Neste jornal, o anúncio da Federação de Sindicatos da Administração Pública após a reunião com o Governo. Ainda nesta edição, o otimismo de António Costa sobre a aprovação do OE2022.
Governo

Fesap exige resposta do Governo e admite greves

FESAP considerou que o Governo tem de responder aos problemas dos trabalhadores da administração, porque a proposta de Orçamento do Estado para 2022, não o faz.
Resposta Pronta

FESAP. "Greve? Está tudo em cima da mesa"

José Abraão da Federação de Sindicatos da Administração Pública admite avançar para greve caso o Governo não responda às exigências. Decisão tomada depois da reunião de amanhã com o Executivo.
Orçamento do Estado

FESAP considera que OE2022 é "insuficiente"

"A proposta do Governo fica aquém das expetativas pois ainda não prevê o aumento generalizado das pensões nem sequer do subsídio de refeição que continua nos 4,77 euros", disse José Abraão.
Função Pública

Fesap: atualização salarial de 0,9% "insuficiente"

A Fesap considera que o aumento de 0,9% dos salários, proposto esta quinta-feira pelo Governo aos sindicatos da função pública, "consubstancia mais um ano de estagnação das remunerações".
Administração Pública

Negociação entre Governo e sindicatos esta segunda

As estruturas sindicais vão reunir com o Governo a partir desta segunda-feira, antes da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022. Os sindicatos reivindicam aumentos salariais.
FESAP

Função pública. FESAP quer 750€ de salário mínimo

O caderno da FESAP para o próximo ano reivindica como salário mais baixo da função pública, 750,26 euros. "É altura de o Governo passar das palavras aos atos."
Resposta Pronta

FESAP. "É a altura de passar aos atos"

O secretário-geral da FESAP, José Abraão, afirma que o objetivo é evitar que os salários da Administração Pública "se continuem a degradar". O caderno reivindicativo foi aprovado esta tarde.
FESAP

FESAP aprova reivindicações para 2022

A valorização dos salários e das carreiras é considerada fundamental pela Federação de Sindicatos da Administração Pública para compensar os mais de dez anos de congelamento salarial.
Resposta Pronta

Serviços públicos. "Alertámos para a demora"

José Abraão, secretário-geral da FESAP, salienta que as filas de espera no atendimento presencial são um problema que "se arrasta há muitos anos" e vai demorar tempo até "que se ganhe a normalidade". 
Resposta Pronta

Assédio. "Trabalhadores têm medo de denunciar"

Presidente da FESAP alerta que os mais de 200 casos de assédio reportados nos últimos quatro anos são alarmantes. José Abraão diz que situação se deve agravar com teletrabalho.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos