482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

FESAP

Noticiário

9h. FESAP: Governo "empurra problemas para frente"

O Governo não garante a revisão da Tabela Remuneratória Única em 2023. Antes de uma nova reunião, FESAP mostra-se preocupada. Ainda neste jornal, um olhar à guerra na Ucrânia.
Legislativas 2022

FESAP pede assumir de compromissos aos partidos

Para a FESAP é ainda fulcral que os partidos encarem o problema da precariedade na administração pública como uma prioridade, assumindo o iniciar um novo processo de regularização de vínculos.
FESAP

FESAP. Governo admite aumento superior a 0,9%

O Governo indicou que dado o contexto político atual, com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022, os funcionários públicos terão no próximo ano uma atualização salarial de 0,9%.
Função Pública

Governo e sindicatos em ronda negocial suplementar

Os sindicatos da função pública esperam convencer o Governo a subir a proposta de atualização salarial para 2022, que se encontra em 0,9%, valor que as estruturas sindicais consideram insuficiente.
Noticiário

14h. FESAP afasta novas greves antes de eleições

Sindicatos da Administração Pública lamentam a falta de resposta do Governo, mas guardam greves para depois das eleições. NATO não vê a situação na fronteira da Polónia como "ameaça militar".
Sindicatos

Governo e função pública reúnem-se esta 2ª feira

O Governo confirmou que os funcionários públicos vão ter no próximo ano uma atualização salarial de 0,9% e que a remuneração base será alinhada com o novo valor do salário mínimo nacional.
Noticiário

4h. FESAP com esperanças na reunião com o Governo

Nesta edição, os sindicatos voltam a reunir esta segunda-feira com o Governo. A FESAP tem esperança que o executivo traga novidades, nomeadamente na questão do salário mínimo nacional
UGT

FESAP. Momento político prejudica os trabalhadores

Abraão considera que chumbo do OE atrasou processos de negociações e diz que é preciso um crescimento dos salários, uma política fiscal mais justa e melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
Administração Pública

Fesap volta na quarta às negociações com o Governo

As duas reuniões de negociação coletiva foram marcadas pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Pública em resposta ao pedido que a federação fez na semana passada.
FESAP

Fesap desconvoca greve de dia 12

Fesap disse ter pedido uma reunião ao primeiro-ministro e à ministra da Administração Pública para obter explicações quanto à viabilidade do aumento do salário mínimo nacional em regime de duodécimos.
Resposta Pronta

FESAP reúne para a semana "para avaliar" greve

Secretário-geral da FESAP indica que a estrutura sindical vai reunir dia 2 de novembro para avaliar o impacto do chumbo do OE e a posição em relação à greve geral da função pública marcada para 12.
Noticiário

18h. FESAP junta-se à greve de 12 de novembro

Neste jornal, o anúncio da Federação de Sindicatos da Administração Pública após a reunião com o Governo. Ainda nesta edição, o otimismo de António Costa sobre a aprovação do OE2022.
Governo

Fesap exige resposta do Governo e admite greves

FESAP considerou que o Governo tem de responder aos problemas dos trabalhadores da administração, porque a proposta de Orçamento do Estado para 2022, não o faz.
Resposta Pronta

FESAP. "Greve? Está tudo em cima da mesa"

José Abraão da Federação de Sindicatos da Administração Pública admite avançar para greve caso o Governo não responda às exigências. Decisão tomada depois da reunião de amanhã com o Executivo.
Orçamento do Estado

FESAP considera que OE2022 é "insuficiente"

"A proposta do Governo fica aquém das expetativas pois ainda não prevê o aumento generalizado das pensões nem sequer do subsídio de refeição que continua nos 4,77 euros", disse José Abraão.
Função Pública

Fesap: atualização salarial de 0,9% "insuficiente"

A Fesap considera que o aumento de 0,9% dos salários, proposto esta quinta-feira pelo Governo aos sindicatos da função pública, "consubstancia mais um ano de estagnação das remunerações".
Administração Pública

Negociação entre Governo e sindicatos esta segunda

As estruturas sindicais vão reunir com o Governo a partir desta segunda-feira, antes da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022. Os sindicatos reivindicam aumentos salariais.
FESAP

Função pública. FESAP quer 750€ de salário mínimo

O caderno da FESAP para o próximo ano reivindica como salário mais baixo da função pública, 750,26 euros. "É altura de o Governo passar das palavras aos atos."
Resposta Pronta

FESAP. "É a altura de passar aos atos"

O secretário-geral da FESAP, José Abraão, afirma que o objetivo é evitar que os salários da Administração Pública "se continuem a degradar". O caderno reivindicativo foi aprovado esta tarde.
FESAP

FESAP aprova reivindicações para 2022

A valorização dos salários e das carreiras é considerada fundamental pela Federação de Sindicatos da Administração Pública para compensar os mais de dez anos de congelamento salarial.
Resposta Pronta

Serviços públicos. "Alertámos para a demora"

José Abraão, secretário-geral da FESAP, salienta que as filas de espera no atendimento presencial são um problema que "se arrasta há muitos anos" e vai demorar tempo até "que se ganhe a normalidade". 
Resposta Pronta

Assédio. "Trabalhadores têm medo de denunciar"

Presidente da FESAP alerta que os mais de 200 casos de assédio reportados nos últimos quatro anos são alarmantes. José Abraão diz que situação se deve agravar com teletrabalho.
Função Pública

Avaliação. FESAP quer efeitos de revisão em 2022

O secretário de Estado adiantou que as novas regras de avaliação deverão produzir efeitos em 2023, mas a FESAP exige que entre em vigor em 2022, prevendo dois pontos por cada ano avaliativo.
Orçamento do Estado

Função pública considera OE insuficiente

Para a FESAP, o documento do Governo representa "um OE de contenção, que não traz nada de novo", e cujas medidas para a Administração Pública já estavam no OE de 2020.
Orçamento do Estado

FESAP congratula-se com subsídio de penosidade

A estrutura sindical considera que o Governo cedeu na atribuição do subsídio de penosidade e insalubridade, mas deixou de fora trabalhadores que também deviam ser abrangidos.
Orçamento do Estado

Governo diz que será "difícil" aumentar salários

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública afirmou que, sobre a possibilidade de aumentos na função pública, o executivo sinalizou que "era difícil fazer esse caminho".
Orçamento do Estado

Fesap anuncia proposta para aumentos

Numa conferência de imprensa em 1 de setembro, José Abraão, líder da federação, exigiu ao Governo o cumprimento da promessa de aumentos salariais de 1,1% na função pública.
FESAP

Governo tem de "passar das palavras aos atos"

O secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública disse que o Governo tem de "passar definitivamente das palavras aos atos" na resolução dos problemas laborais do setor da Saúde.
FESAP

FESAP ameaça com greve dos técnicos de saúde 

 O secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública, José Abraão, disse que a estrutura poderá convocar uma greve de técnicos de saúde até ao final do mês,
FESAP

Há acordos de teletrabalho que "não são sérios"

O dirigente da Fesap refere um acordo, sem especificar, que "tem uma cláusula em que o serviço de origem fica dispensado em disponibilizar seja o que for". Teletrabalho é discutido esta sexta-feira.
FESAP

Fesap anuncia ações de protesto para março

Fesap vai realizar um conjunto de ações de protesto durante o mês de março, exigindo, entre outras medidas, a devolução do aumento salarial. Será ainda emitido um pré-aviso de greve para dia 20.
Orçamento do Estado

OE2020: Fesap critica negociações com o Governo

José Abraão acusou o Governo de ignorar todas as matérias contrapropostas pelos sindicatos. A posição do Governo será agora avaliada e terá uma resposta por parte da estrutura sindical.
FESAP

Fesap contra serviços mínimos na greve

Secretário-geral da Fesap lamenta que se tente cortar o direito à greve, elogiando a resolução aprovada pela UGT e confirmando que a greve nacional "vai ser uma grande greve e será certamente ouvida".
FESAP

Fesap anuncia greve nacional na função pública

Administração Pública vai manifestar-se contra a proposta de Orçamento do Estado para 2020, devido aos aumentos salariais de 0,3% previstos, numa greve nacional organizada pela Fesap.
Função Pública

Governo emite orientação para reduzir contratos 

Fesap é contra a redução da duração máxima dos contratos a prazo no Estado, prevista no Código do Trabalho, sem que haja garantia de que os trabalhadores entrem nos quadros ao fim de dois anos.
FESAP

Inspetores do Estado em greve contra novo regime

Os inspetores do Estado fazem greve esta quinta-feira, estando uma concentração de dirigentes, delegados e ativistas sindicais em frente à Presidência do Conselho de Ministros desde as 11h00.
Greve

Função Pública marca 2 dias de greve em fevereiro

Em causa está a ausência de proposta do Governo de aumentos salariais para funcionários públicos e as injustiças causadas pela lei que aumenta o salário da administração pública para os 635,07 euros.
Função Pública

Fesap alerta para injustiças no aumento salarial

Para a Fesap, os trabalhadores com uma remuneração inferior a 635,07 euros e que entraram em 2019 com os 10 pontos de avaliação de desempenho necessários para progredir perdem os referidos pontos.
IRS

Fesap diz que descida do IRS não chega

As tabelas do IRS asseguram um aumento de 21 euros, mas para os sindicatos este ajustamento mantém a "injustiça salarial" criada com a fixação da remuneração base da função pública nos 635 euros.
FESAP

FESAP avisa para mais contestação de trabalhadores

Dirigente da FESAP lamentou que o Governo insista em aumentar apenas a remuneração mínima no Estado em 2019, deixando de fora "milhares de trabalhadores" e avisou sobre aumento da contestação.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.