376kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Jaime Gama

Universidades

Faculdade de Letras de Lisboa distingue Jaime Gama

Diretor explica que prémio foi atribuído por se tratar de “um defensor vigoroso da sociedade civil". Candidatos foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da Faculdade.
Conversas à Quinta

A língua portuguesa, ela que quase cresce de noite

Pela primeira vez celebrámos o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Uma boa oportunidade para conversar sobre uma língua que, falada por 260 milhões, continua a expandir-se sem que se faça por isso
Conversas à Quinta

O estranho nascimento do PCP foi já há 99 anos

A data oficial é 6 de Março de 1921, mas o PCP de então ainda não era bem comunista e os seus primeiros líderes tiveram uma bizarra evolução política - um para o catolicismo, outro para o Estado Novo.
Conversas à Quinta

Joe Biden pode ser um forte adversário para Trump

Depois da "super terça-feira", a disputa no campo democrata ficou reduzida a Sanders e Biden, mas a vantagem parece ser do antigo vice-presidente, o qual parece ser um candidato capaz de bater Trump.
Conversas à Quinta

Como o Islão radical ameaça o norte de Moçambique

A presença da religião muçulmana não é nova no norte de Moçambique e é bom perceber como lá chegou e criou raizes para entender o alcance do terrorismo islamista que atormenta a região de Cabo Delgado
Conversas à Quinta

100 anos depois, como na Alemanha nasceu o nazismo

Foi há 100 anos que foi fundado o partido nazi, abrindo um capítulo sombrio da história europeia cujo negrume só se tornaria mesmo perceptível 25 anos depois, quando se abriram as portas de Auschwitz.
Conversas à Quinta

Foi há 70 anos que Salazar começou a perder Goa

A invasão do Estado de Goa só ocorreria em 1961, mas foi em 1950 que tudo começou. Com o pedido de negociações pela União Indiana e com o fim do Padroado do Oriente. Salazar só conseguiu adiar o inevitável.
Conversas à Quinta

Líbia, um barril de pólvora às portas da Europa

Ninguém parece capaz de dominar a situação na Líbia, onde grassa uma guerra civil que torna ingovernável o país por onde passam vagas de migrantes em direcção à Europa. A desunião diplomática é total.
Conversas à Quinta

Até onde Scruton "scrutonizou" direita e esquerda?

Roger Scruton interveio em quase todos os debates da contemporaneidade, tendo tido uma influência que ultrapassou muito os limites da sua Inglaterra e o fez ser respeitado até por quem dele discordava
Conversas à Quinta

Irão: será que podemos voltar a dormir sossegados?

O que levou Trump a ordenar uma acção tão radical como o assassinato de um general iraniano? E como explicar a contenção da reação de Teerão? Será que agora se vai poder voltar à mesa das negociações?
Conversas à Quinta

2019: o ano de Greta, de Boris e do impeachment

2019 foi o ano de Greta Thunberg e do activismo climático, mas também o ano do impeachment de Trump e da subida da tensão com a China, dos heróis de Hong Kong e da vitória esmagadora de Boris Johnson.
Conversas à Quinta

Todos subestimaram Boris Johnson. Não os eleitores

A vitória de Boris Johnson nas eleições britânicas não surpreendeu, mas a sua dimensão sim. Como é que alguém que todos desprezavam conseguiu tanto sucesso? Porque percebeu o que queriam os eleitores.
Conversas à Quinta

NATO: A crua desarmonia da cimeira dos 70 anos

As relações entre os parceiros da NATO já não eram as melhores, mas a cimeira era quase só simbólica: 70 anos de Aliança Atlântica. Mas de entrevistas ácidas a conversas a despropósito, houve de tudo.
Conversas à Quinta

Muitos livros diferentes para oferecer este Natal

Todos os anos trazemos aqui as nossas sugestões de livros. Não são os livros do ano mas são boas recomendações de leitura. Livros ainda a tempo de escolher para oferecer (ou comprar para si) este Natal
Conversas à Quinta

Angola: o fim do estado de graça de João Lourenço?

João Lourenço é Presidente de Angola há pouco mais de dois anos mas os resultados tardam a chegar. A abertura política não trouxe mais riqueza e há descontentamento nas ruas. Poderia ser diferente?
Conversas à Quinta

O que quer o povo nas ruas da América Latina?

Na Bolívia os protestos populares contra a fraude eleitoral levaram à queda de Evo Morales. Agora são os seus apoiantes que ocupam as ruas. No Chile os protestos surpreenderam tudo e todos. Porquê?
Conversas à Quinta

O Muro caiu, mas afinal a História não acabou

30 anos depois a Alemanha está menos reunificada do que se imaginaria. E se o trauma do comunismo ainda marca os dias na Europa Central e do Leste, o triunfo da democracia liberal continua incompleto.
Conversas à Quinta

A Catalunha tem o resto de Espanha aprisionado

A questão catalã tomou conta da política espanhola e ameaça continuar a bloquear qualquer solução de governo. Regresso às raizes históricas e contemporâneas de um conflito sem fim. Um conflito eterno?
Conversas à Quinta

Quem tem mais História: Portugal ou a Catalunha?

Portugal é uma dos Estados independentes mais antigos da Europa, a Catalunha é a nação que nunca chegou a ser um Estado independente. Será mesmo possível comparar a História das duas nações ibéricas?
Conversas à Quinta

Direita, esquerda: que valem ainda estas palavras?

Vivemos um tempos pós-ideológico, submetido aos métodos do populismo? Ou as tradições centenárias de "ser de esquerda" e "ser de direita" ainda fazem sentido? Viagem ao passado para explicar o presente
Conversas à Quinta

Que História querem ensinar nas nossas escolas?

A nova disciplina "História, Culturas e Democracia" “serve-se da História” para atingir um objetivo "militante, não científico". Também "não aceita símbolos nacionais" e defende a penitência dos povos
História

Jaime Gama: nova História no 12º ano é militante

O socialista, antigo presidente do Parlamento nota que o objetivo da nova disciplina opcional do secundário é mais "militante" do que científico e não aceita símbolos nacionais, heróis ou causas.
Conversas à Quinta

O adeus a Chirac, Mugabe, Ben Ali: luzes e sombras

Jacques Chirac. Robert Mugabe. Ben Ali. Os três morreram no passado mês de setembro, quase tudo parece separá-los ou será que não? Luzes e sombras de três políticos que marcaram (muito) os seus países
Conversas à Quinta

Como a China de Mao se fez a China de Xi Jinping

70 anos depois da fundação da República Popular da China, o sucesso económico do regime de Xi Jinping contrasta com os desastres do maoismo, mas não o suficiente para o regime renegar as suas raízes.
Conversas à Quinta

O pecado da carne na Universidade de Coimbra

Como foi possível a mais antiga universidade do país tomar uma decisão sem a fundamentar cientificamente? E como é que uma jovem sueca é de repente mais importante que todos os líderes do mundo?
Conversas à Quinta

O dia em que União Soviética invadiu a Polónia

Todos se recordam do dia em que a Alemanha invadiu a Polónia, poucos lembram aquele em que a URSS tratou de ficar com o seu quinhão do país que Hitler e Estaline tinham secretamente dividido entre si.
Conversas à Quinta

África do Sul: quem silencia a violência xenófoba?

Sul-africanos contra nigerianos, moçambicanos, zimbabweanos. E vice-versa. A violência xenófoba regressou à África do Sul, mas ninguém fala dela. Nem dos outros sinais da crise que faz tremer o regime
Conversas à Quinta

Itália: Salvini perdeu hoje para ganhar amanhã?

Salvini derrubou o Governo apostando em ganhar as eleições, mas uma aliança improvável atirou-o para a oposição. Será o fim de um político demasiado sôfrego ou uma oportunidade para voltar mais forte?
Conversas à Quinta

1969: o logro das primeiras eleições do marcelismo

Marcelo Caetano substituíra Salazar há um ano, queria liberalizar mas não acreditava na democracia. Mesmo assim as eleições de 1969 para a Assembleia Nacional foram muito diferentes das anteriores.
Conversas à Quinta

Como a Grécia mudou para ficar no mesmo sítio

Que foi que mudou na paisagem política grega nos quatro anos de governo Syriza? Será que mudaram apenas os actores, mas persiste a velha bipolarização e as antigas linhagens políticas? Parece que sim.
Conversas à Quinta

Boris partiu a loiça e agora quer colar os cacos

Boris Johnson chega a primeiro-ministro do Reino Unido num momento muito difícil, e não apenas por causa do Brexit. Imprevisível, carismático, vai tentar o que todos pensam ser impossível. Mas ele não
Conversas à Quinta

Regressa um clássico: livros para ler nas férias

Desta vez houve um pouco de tudo, de biografias a clássicos portugueses, passando por livros que recordam como eram os jogos de outros tempos e leituras que ajudam a conhecer Portugal e a sua história
Conversas à Quinta

Coreografias à margem de uma cimeira do G20

Desde um aperto de mão na zona desmilitarizada entre as duas Coreia ao recuo de Trump na guerra comercial com a China, passando pela conspiração falhada do directório europeu, houve de tudo neste G20.
Conversas à Quinta

Trump já entrou na corrida. Poderá ser reeleito?

As eleições serão só em Novembro de 2020, mas Trump já anunciou a recandidatura. E do lado democrata há uma vintena de candidatos no terreno. Numa América profundamente dividida, tudo pode acontecer.
Conversas à Quinta

Espanha: Juan Carlos saiu de cena, não da História

O rei emérito abandonou todas as suas funções oficiais. Magoado? Sozinho? Pouco importa quando nos recordamos dos sucessos políticos de um reinado tido por impossível numa Espanha por fim democrática.
Conversas à Quinta

A Índia a caminho de ser um Estado confessional?

A Índia é a maior democracia do mundo e acaba de dar a segunda maioria absoluta a um partido de base hindu e passado extremista. Será que depois dos "estados islâmicos" vamos ter um "estado induista"?
Conversas à Quinta

Uma Europa mais fragmentada é mais ingovernável?

Das eleições europeias saiu um Parlamento mais fragmentado, de geometrias muito variáveis e visões muito contraditórias. Os acordos prevêem-se mais difíceis, sobretudo quando chegar a próxima crise.
Conversas à Quinta

O debate sobre a Europa que não houve em Portugal

Nos nossos debates para as eleições europeias falou-se pouco de Europa. Em contrapartida a esta mesa só se falou de Europa e de como estas eleições podem mudar, ou não, o futuro da União Europeia.
Conversas à Quinta

América e Irão medem forças. Bluff ou ameaça real?

Sanções mais duras, porta-aviões a caminho, retórica em alta. Do outro lado, atentados e ataques com drones. Até onde irá a escalada de tensão no Golfo Pérsico onde EUA e Irão testam limites?
Conversas à Quinta

De onde vieram as bombas que mataram cristãos?

As bombas visaram os cristãos, até numa igreja construída pelos portugueses, mas o reaparecimento do Estado Islâmico indica que a sua derrota na Síria pode ter espalhado terroristas por todo o mundo.
A página está a demorar muito tempo.