894kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministro das Finanças

Noticiário

15h. Militares espanhóis negam críticas de inação 

O diretor-geral da Unidade Militar de Emergências garante que vão ser enviados mais de 1.200 militares para o teatro de operações. Ainda neste jornal o líder do PS sai em defesa do autarca de Loures.
Noticiário

2h. Líbano. Israel apela à evacuação de bairros

As forças israelitas apelam à população para não se aproximar de edifícios em quatro bairros no sul de Beirute. Ainda neste jornal, há pelo menos quatro comunidades com aviso laranja.
Noticiário

1h. OE. Aguiar Branco está confiante na aprovação

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, afirma que está confiante na viabilização do Orçamento do Estado, e fala na posição de Pedro Nuno Santos.
Noticiário

6h. Em Espanha cumpre-se o 1º dia de luto nacional

Pedro Sanchez, Primeiro-Ministro espanhol, vai hoje visitar a Comunidade Valenciana, a região mais afetada pelas chuvas torrenciais e inundações. Assinala-se o primeiro de três dias de luto nacional.
Noticiário

6h. Parlamento debate OE na generalidade

A viabilização do documento na generalidade está garantida pela AD e pelo PS, mas a especialidade preocupa Joaquim Miranda Sarmento. O ministro das Finanças apela à responsabilidade dos partidos.
Noticiário

4h. Previsões apontam para 9 mil vagas por colocar

As conclusões são de um estudo da Fundação Belmiro de Azevedo. As conclusões apontam para que em 2031 haja quase 9 mil vagas de professores por colocar.
Noticiário

3h. Foram perdidos centenas de votos antecipados

Num dos casos, as autoridades concluíram que foi colocado um dispositivo incendiário dentro da urna. As autoridades falam num incidente que representa um "ataque direto à democracia".
Orçamento do Estado

Discussão do Orçamento arranca esta segunda-feira

Principais pontos da proposta do Orçamento do Estado vão ser apresentados por Joaquim Miranda Sarmento no plenário. Votação na generalidade acontece a 30 e 31 de outubro.
Noticiário

6. Observadores internacionais relatam fraudes

A oposição, na Geórgia, denuncia graves irregularidades. Observadores internacionais falam em relatos de pressão sobre os eleitores, em particular sobre os trabalhador do setor público.
Noticiário

5h. Ministro das finanças reúne-se com deputados

A votação na generalidade acontece na quinta-feira. Segue-se o debate na especialidade e a votação final global marcada para dia 29 de novembro.
Noticiário

10h. Vida Justa: Chega "interessado em incidentes"

Estão marcadas para amanhã duas manifestações: uma do Movimento Vida Justa, outra do Chega. Ainda neste jornal, o apelo do ministro das Finanças à oposição e o conflito no Médio Oriente.
A História do Dia

Quem é Miranda Sarmento, o arquiteto do Orçamento?

Há quem não lhe reconheça peso político, mas o académico, agora ministro, tem total apoio de Montenegro. Um perfil do ministro das Finanças por Miguel Santos Carrapatoso, editor adjunto de Política.
Noticiário

3h. Governo ainda disponível para conversas com PS

Em entrevista à SIC, o ministro das Finanças diz que a margem é curta, mas diz estar disponível para ouvir os socialistas. Ainda, estudo indica que a taxa de risco de pobreza aumentou em Portugal.
Noticiário

2h.EUA. Harris garante mudanças em caso de vitória

A atual vice-presidente norte-americana garante que, em caso de vitória, não será uma continuação da liderança de Biden. Ainda neste jornal, Miranda Sarmento admite conversas de última hora com o PS.
Noticiário

Governo tem o objetivo de baixar o IRC

Por agora, o compromisso do executivo é com a redução de um ponto porcentual, em 2025 para os 20%.
Noticiário

21h. PSD pede responsabilidade à oposição no OE.

O Orçamento foi apresentado hoje no parlamento. Ainda, o deputado do PS, Carlos Pereira, diz que este Orçamento vai tirar rendimentos às famílias.
Noticiário

15h. OE entregue no Parlamento

O Governo vai retirar as propostas de autorização legislativa do IRC e IRS jovem. Ainda, Luís Montenegro diz estar satisfeito por estar a governar o país.
Noticiário

16h. Decorre a reunião da CP de Concertação Social

O Governo leva à reunião a apresentação das perspetivas económicas para o próximo ano. Ainda neste jornal, incêndio na Amora mobiliza onze meios aéreos.
Noticiário

4h. OE25. Despesa pública vai crescer 4% 

A previsão é do Ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento, na publicação do Quadro Plurianual de Despesa Pública. Ainda, meio milhão de pessoas em Israel pedem o regresso dos reféns.
Noticiário

14h. Salários e pensões vão sentir descida do IRS 

O Ministério das Finanças quer publicar novas tabelas de retenção na fonte em agosto para que os efeitos cheguem em Setembro. Ainda neste jornal, há um risco de as comissões no MB Way aumentarem.
Explicador

A margem para negociar o OE é curta?

João Valle e Azevedo garante que o Governo está agir de “boa fé” nas negociações. Carlos Pereira sublinha que o diálogo deve avançar uma vez que nem o Executivo nem os portugueses querem eleições. 
Noticiário

9h. OE. Sarmento não fecha a porta a eleições 

Em entrevista ao Público e Renascença, Miranda Sarmento sublinha que a margem para negociar o próximo OE é curta. Ainda neste jornal, o conflito no Médio Oriente e a tensão na Venezuela.
Noticiário

8h. Lisboa. Abriu 1º centro de atendimento clínico

A Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência levanta dúvidas sobre eficácia do serviço e a falta de recursos. Neste jornal, Sarmento abre a porta a eleições antecipadas.
IRS

Ministro insiste em "violação da norma travão"

O projeto de lei do PS para a descida do IRS foi aprovada em junho e contou apenas com votos contra do Governo. O ministro das Finanças insiste que a medida conduz ao desequilíbrio orçamental.
Noticiário

16h. Trump vai anunciar nome para Vice-presidente

Na convenção republicana será revelado o nome proposto para candidato a Vice-presidente ao lado de Trump. E ainda, MF diz que é preferível governar com um orçamento aprovado do que com duodécimos.
Noticiário

13h. Cavaco Silva relativiza eventual chumbo do OE

Em entrevista ao Observador, Cavaco Silva desvaloriza um eventual chumbo do Orçamento do Estado e afirma que "não há nenhum drama". E ainda, felicita António Costa pela eleição para Conselho Europeu.
Noticiário

21h. Antigo PGR defende ministra da Justiça

José Cunha Rodrigues diz que as declarações de Rita Júdice devem ser entendidas como uma hipérbole. Ainda, Fernando Medina concorda com várias das considerações da ministra da Justiça.
Economia

Trabalhadores da Silopor dão um mês às finanças

Os trabalhadores exigem a integração nos quadros da Silopor dos mais de 20 trabalhadores de empresas de trabalho temporário, alguns dos quais a prestar serviço diariamente na Silopor desde 2019.
Militares

Conselho Militar quer "dignificar militares"

Nuno Melo disse que o Governo estava "a trabalhar muito intensamente num pacote legislativo" a ser apresentado e que "dará resposta" aos desafios prioritários como a modernização no equipamento.
Parlamento

Miranda Sarmento e Medina vão explicar orçamento 

PS e PSD tiveram voto favorável aos seus requerimentos para ouvir o atual e anterior ministro das Finanças. Miranda Sarmento vai esclarecer a avaliação do Governo e Medina a situação orçamental.
Noticiário

9h. Professores protestam à porta do Ministério

Cerca de 10 professores acamparam ontem à noite em frente ao Ministério e estão em vigília por se queixarem da falta de resposta do Governo. O ministro da Educação volta hoje a receber os sindicatos.
Eurogrupo

Ministro das Finanças estreia-se no Eurogrupo 

Estreia do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, no Eurogrupo está marcada para esta segunda-feira. Irá apresentar as "prioridades da política económica e financeira do novo Governo".
Ministro das Finanças

PS vai pedir audição urgente de Miranda Sarmento

Socialistas querem que "de uma vez por todas explique as declarações que anda a fazer sobre a execução orçamental" e afirmam que as declarações põem "em causa a credibilidade externa do país".
Ministro das Finanças

Miranda Sarmento expõe despesas de 2.500 milhões

O anterior governo aprovou despesas extraordinárias no valor de 1.080 milhões de euros, sendo 960 milhões de euros depois das eleições legislativas de 10 de março, acusa ministro das Finanças.
Noticiário

14h. PSD quer ouvir Medina sobre contas públicas

O líder parlamentar do PSD acusa antigo Governo de "irresponsabilidade e negligência". Hugo Soares quer explicações do ex-ministro das Finanças sobre a autorização de despesa de mil milhões de euros.
Noticiário

13h. Ministro das Finanças critica contas públicas

Joaquim Miranda Sarmento acusa o PS de ter aprovado medidas sem cabimento orçamental. Ainda neste jornal, Chega vai votar a favor da proposta socialista para eliminar as portagens nas ex-SCUTs.
Ministro das Finanças

Trabalhadores do fisco querem reunir com ministro

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos querem saber quais são as intenções do governo relativamente às condições de trabalho da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Emissão Especial

IRS. "Não se pode reduzir a falta de comunicação"

A líder parlamentar do PS anuncia que vai pedir um debate de urgência com o ministro das Finanças para esclarecer a descida do IRS. Alexandra Leitão rejeita que tenha sido "erro de comunicação".
Noticiário

21h. PR diz que fim da ditadura deve-se ao MFA

Numa exposição sobre o 25 de Abril, o Presidente da República afirmou que a ditadura não teria acabado sem o Movimento das Forças Armadas. Marcelo acrescenta que esta conquista faz-se todos os dias.
Novo Governo

Governo: os desafios do novo ministro das finanças

Entre as missões de Miranda Sarmento está: " Manter o controlo das contas enquanto acode aos desequilíbrios deixados pela estratégia recente", antevê o economista João Cesar das Neves.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.