771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministro das Finanças

Ministério das Finanças

MF: reduzir consumo de energia em 15% até 2024 

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a eficiência energética, hídrica e de materiais, "devem ser realizadas pelo menos duas ações de informação e sensibilização" sobre o tema.
Ministro das Finanças

Medina espera regras orçamentais até final do ano

Medina espera até final do ano um acordo na União Europeia (UE), na reunião extraordinária que decorre dentro de duas semanas, sobre as regras orçamentais, com tetos para dívida e défice.
Crise Política

UE. Ministros muito interessados na crise política

Medina relatou o "interesse muito grande" dos seus homólogos da UE sobre a crise política em Portugal, mas garantiu-lhes que o país "está, do ponto de vista financeiro, numa situação estável".
Noticiário

12h. Fernando Medina pede clarificação à Justiça

Fernando Medina admitiu que, enquanto socialista, espera que haja um esclarecimento rápido sobre o processo, da Operação Influencer, que levou à demissão de António Costa.
Noticiário

12h. Medina recusa aplicar mais impostos à Banca

Pediram os partidos à esquerda durante o segundo dia de debate do Orçamento do Estado. Ainda neste jornal, Vladimir Putin debateu o reforço das medidas de luta contra a interferência externa.
Trabalho

Medina faz balanço positivo do mercado de trabalho

No "copo meio cheio e do meio vazio", Medina diz que o copo irá encher. O ministro falou sobre a importância de imigrantes empregados, do aumento da qualificação e no novo máximo de trabalhadores.
Crédito à Habitação

Acréscimos nos juros vão ser pagos desde janeiro

O Governo confirmou que as novas regras que alargam a bonificação de juros de crédito à habitação tem retrativos a janeiro. Fernando Medina ainda não detalhou como serão feitos esses pagamentos.
Noticiário

15h. OE. Voto contra do PSD não surpreende Medina

Declarações aos jornalistas à saída da reunião do Ecofin. Ministro das Finanças afirma que independentemente do conteúdo do OE, o voto do PSD iria sempre no mesmo sentido.
Noticiário

14h. PSD vai votar contra OE para 2024

Luís Montenegro fala numa proposta de impostos máximos e serviços mínimos. Ainda neste jornal, IL desafia Costa a recuar na nova medida do IUC.
Noticiário

9h.Ex-ministro pede reforma fiscal integrada

Carlos Tavares, Coordenador do Observatório de economia finanças da Sedes, defende uma reforma fiscal integrada que trate o IRS e o IRC em simultâneo.
Noticiário

13h. Revisão regras orçamentais. Medina confiante

Fernando Medina pede flexibilidade e diz que esta é uma negociação complexa, embora acredite que vai ser possível chegar a um entendimento. Governo já anunciou um pacote de ajuda.
Semáforo Político

"Portugal desperdiçou 18 mil milhões numa década"

São dados do Professor Pedro Brinca, que estudou quanto custa formar licenciados em Portugal. Sobre a TAP, "a SGPS pode ir parar a um grande cemitério" e "Luís Rodrigues deve explicações ao país".
Noticiário

13h. PCP questiona Ministro das Finanças

Em causa o facto de a Autoridade Tributária apenas estar a atender os cidadãos com marcação prévia. Ainda, a Supertaça joga-se mais logo, entre FC Porto e SL Benfica.
Noticiário

12h. Incêndio de Odemira em fase de resolução

O fogo está dominado. A garantia foi deixada pelo comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto. Ainda, PCP questiona Ministro das Finanças.
Ministro das Finanças

Medina anuncia fim das cativações no OE2024

"Vamos estar menos presentes nas questões que não são fundamentais e mais presentes nas que são fundamentais", explicou o ministro das Finanças.
Hospitais

APAH. Finanças só aprovaram metade dos orçamentos

Xavier Barreto diz que a aprovação do plano devia ter sido feita "pelas Finanças no início do ano". "Estamos a meio e sé cerca de 40% a 50% estão aprovados", garantiu.
Noticiário

00h. Medina garante reduzir impostos

O governante assume que esse é o compromisso do Governo para o Orçamento do Estado do próximo ano. Em agenda, está sobretudo uma aposta no IRS Jovem. "Um sinal claro para todas as gerações".
Noticiário

15h. Tutti Frutti. Falta de meios leva a atrasos

O processo continua sem acusação e os suspeitos ainda não foram sequer ouvidos ou constituídos arguidos. Ainda neste jornal, STOP acaba de anunciar greve a todas as avaliações finais de todos os anos.
Noticiário

12h. TAP não sai beliscada, diz Medina

Ministro das Finanças acredita que importância estratégica da companhia aérea não sai prejudicada, apesar da sucessão de casos contraditórios. E, seca e falta de água colocam culturas em risco.
Noticiário

19h. TAP. Não há nenhum parecer jurídico

O Governo recusou, ontem, divulgar este documento. Agora, no Parlamento, o ministro das Finanças admite que ele não existe. Ainda neste jornal, a antevisão ao Sporting - Juventus.
Noticiário

13h. Medina garante atualização de pensões

O Ministro das Finanças garante ainda que a atualização tem em consideração o crescimento económico e o nivel de inflação.
Noticiário

7h. Medina: fixação de preços pode gerar escassez 

Em entrevista à RTP, o Ministro das Finanças responde às pretensões do Bloco de Esquerda e PCP e avisa que tabelar os preços poderia levar ao possível desaparecimento dos bens na distribuição.
Parlamento

Chega quer Medina no Parlamento com "urgência"

André Ventura quer saber que produtos fazem parte do cabaz alimentar com IVA a 0% e também quer que ministro das Finanças esclareça o quais são "famílias vulneráveis" que receberão apoios.
Noticiário

7h. Tensão entre governo e professores preocupa PS

Ala mais à esquerda do Partido Socialista descontente com as limitações financeiras nas negociações com sindicatos. Gomes Cravinho conhecia derrapagem nas obras do Hospital Militar.
Semáforo Político

"Medina em vez de esclarecer, deixou dúvidas"

"Colou-se a Joaquim Morão" e, em vez de esclarecer, "deixou mais dúvidas sobre o que se passou". Olhamos ainda para a habitação: "o problema é gravíssimo e o Estado tem de intervir".
Ministro das Finanças

UE. Resposta não pode limitar-se a ajudas estatais

O ministro revelou que, na sua intervenção na reunião, expressou de forma "muito clara" a posição de Portugal, no sentido de que "os dois temas [financiamento e auxílios estatais] têm de andar a par".
Noticiário

14h. 2023."Taxa de inflação vai manter-se elevada"

Fernando Medina garante que está "atento a estas contas" e assegura que "os preços vão baixar no próximo ano".
Fernando Medina

Medina admite expansão do PIB aos 6,7% este ano

Fernando Medina disse que Portugal irá "acabar este ano a crescer acima da média da zona euro", apontando para "6,5%, possivelmente, 6,7%" a expansão do PIB este ano.
Orçamento do Estado

Medina defende proposta orçamental esta 6ª feira

A proposta vai ser debatida na generalidade no Parlamento nos próximos dias 26 e 27, estando a votação final global do diploma marcada para 25 de novembro.
Noticiário

21h. Redução do IVA nos produtos alimentares longe

Fernando Medina argumenta que a medida poderia não beneficiar as famílias. Adiantou ainda que o Governo pretende apresentar "em poucas semanas" uma proposta para taxar os lucros extraordinários.
Noticiário

19h. Leão não é claro sobre se IRC deve descer

O ex-ministro das Finanças insiste ainda que o problema do Serviço Nacional de Saúde está relacionado com a gestão e não com a falta de dinheiro.
Pensões

Medina insiste: "Não há corte nenhum das pensões"

"Com o PS, não há corte nenhum das pensões", afirmou o ministro das Finanças esta quinta-feira, em Bruxelas. "Temos de agir na defesa da sustentabilidade da Segurança Social", disse ainda.
Noticiário

13h. 2023 sem atualização das pensões mais baixas

É a primeira vez desde 2017. Ainda neste jornal, sobre o tema dos apoios aos pensionistas e reformados, a ministra da Segurança Social, rejeita as criticas da oposição.
Noticiário

12h. Apoio do Governo não tributado pelo IRS

Um apoio de 125 euros que vai ser pago já no início do mês de Outubro. Também a ajuda de 50 euros por cada filho.
Noticiário

PSD: "Ministro das finanças perde legitimidade"

Fernando Medina recua e não vai procurar substituto para cargo que seria de Sérgio Figueiredo. Um em cada quatro adolescentes que apostam, revelam sinais de dependência do jogo.
Fernando Medina

Medina nomeia ex-chefe de gabinete para a Estamo

Fátima Madureira, presidente da Agência para a Modernização Administrativa e chefe de gabinete de Fernando Medina na Câmara de Lisboa vai ser a nova vice-presidente da Estamo, a imobiliária do Estado.
Ministro das Finanças

Chega quer Medina no Parlamento

Contratação do antigo diretor de informação da TVI mereceu duras críticas da oposição. Chega quer ouvir Medina, IL diz ser "péssimo para a democracia. Já BE defende que "Governo prefere boys e girls".
Noticiário

00h. Contas públicas com excedente orçamental 

Governo justifica melhoria do saldo orçamental com dinamismo da atividade económica e do mercado de trabalho. E, Ucrânia acredita que 40 mil soldados russos morreram desde o início da guerra.
Dívida Pública

Medina quer acelerar redução da dívida pública

O ministro das Finanças admite a necessidade e acelerar a redução da dívida pública porque este constitui "um objetivo estratégico para o país" e permite "assegurar margem para o futuro".
Orçamento do Estado

Medina rejeita orçamento de austeridade

Na última audição do Governo no âmbito do Orçamento, o Ministro das Finanças voltou a rejeitar que este seja um OE austeritário e atirou uma revisão das metas da inflação para o segundo semestre.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos