Olá

861kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministro das Finanças

Noticiário

16h. Decorre a reunião da CP de Concertação Social

O Governo leva à reunião a apresentação das perspetivas económicas para o próximo ano. Ainda neste jornal, incêndio na Amora mobiliza onze meios aéreos.
Noticiário

4h. OE25. Despesa pública vai crescer 4% 

A previsão é do Ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento, na publicação do Quadro Plurianual de Despesa Pública. Ainda, meio milhão de pessoas em Israel pedem o regresso dos reféns.
Noticiário

14h. Salários e pensões vão sentir descida do IRS 

O Ministério das Finanças quer publicar novas tabelas de retenção na fonte em agosto para que os efeitos cheguem em Setembro. Ainda neste jornal, há um risco de as comissões no MB Way aumentarem.
Explicador

A margem para negociar o OE é curta?

João Valle e Azevedo garante que o Governo está agir de “boa fé” nas negociações. Carlos Pereira sublinha que o diálogo deve avançar uma vez que nem o Executivo nem os portugueses querem eleições. 
Noticiário

9h. OE. Sarmento não fecha a porta a eleições 

Em entrevista ao Público e Renascença, Miranda Sarmento sublinha que a margem para negociar o próximo OE é curta. Ainda neste jornal, o conflito no Médio Oriente e a tensão na Venezuela.
Noticiário

8h. Lisboa. Abriu 1º centro de atendimento clínico

A Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência levanta dúvidas sobre eficácia do serviço e a falta de recursos. Neste jornal, Sarmento abre a porta a eleições antecipadas.
IRS

Ministro insiste em "violação da norma travão"

O projeto de lei do PS para a descida do IRS foi aprovada em junho e contou apenas com votos contra do Governo. O ministro das Finanças insiste que a medida conduz ao desequilíbrio orçamental.
Noticiário

16h. Trump vai anunciar nome para Vice-presidente

Na convenção republicana será revelado o nome proposto para candidato a Vice-presidente ao lado de Trump. E ainda, MF diz que é preferível governar com um orçamento aprovado do que com duodécimos.
Noticiário

13h. Cavaco Silva relativiza eventual chumbo do OE

Em entrevista ao Observador, Cavaco Silva desvaloriza um eventual chumbo do Orçamento do Estado e afirma que "não há nenhum drama". E ainda, felicita António Costa pela eleição para Conselho Europeu.
Noticiário

21h. Antigo PGR defende ministra da Justiça

José Cunha Rodrigues diz que as declarações de Rita Júdice devem ser entendidas como uma hipérbole. Ainda, Fernando Medina concorda com várias das considerações da ministra da Justiça.
Economia

Trabalhadores da Silopor dão um mês às finanças

Os trabalhadores exigem a integração nos quadros da Silopor dos mais de 20 trabalhadores de empresas de trabalho temporário, alguns dos quais a prestar serviço diariamente na Silopor desde 2019.
Militares

Conselho Militar quer "dignificar militares"

Nuno Melo disse que o Governo estava "a trabalhar muito intensamente num pacote legislativo" a ser apresentado e que "dará resposta" aos desafios prioritários como a modernização no equipamento.
Parlamento

Miranda Sarmento e Medina vão explicar orçamento 

PS e PSD tiveram voto favorável aos seus requerimentos para ouvir o atual e anterior ministro das Finanças. Miranda Sarmento vai esclarecer a avaliação do Governo e Medina a situação orçamental.
Noticiário

9h. Professores protestam à porta do Ministério

Cerca de 10 professores acamparam ontem à noite em frente ao Ministério e estão em vigília por se queixarem da falta de resposta do Governo. O ministro da Educação volta hoje a receber os sindicatos.
Eurogrupo

Ministro das Finanças estreia-se no Eurogrupo 

Estreia do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, no Eurogrupo está marcada para esta segunda-feira. Irá apresentar as "prioridades da política económica e financeira do novo Governo".
Ministro das Finanças

PS vai pedir audição urgente de Miranda Sarmento

Socialistas querem que "de uma vez por todas explique as declarações que anda a fazer sobre a execução orçamental" e afirmam que as declarações põem "em causa a credibilidade externa do país".
Ministro das Finanças

Miranda Sarmento expõe despesas de 2.500 milhões

O anterior governo aprovou despesas extraordinárias no valor de 1.080 milhões de euros, sendo 960 milhões de euros depois das eleições legislativas de 10 de março, acusa ministro das Finanças.
Noticiário

14h. PSD quer ouvir Medina sobre contas públicas

O líder parlamentar do PSD acusa antigo Governo de "irresponsabilidade e negligência". Hugo Soares quer explicações do ex-ministro das Finanças sobre a autorização de despesa de mil milhões de euros.
Noticiário

13h. Ministro das Finanças critica contas públicas

Joaquim Miranda Sarmento acusa o PS de ter aprovado medidas sem cabimento orçamental. Ainda neste jornal, Chega vai votar a favor da proposta socialista para eliminar as portagens nas ex-SCUTs.
Ministro das Finanças

Trabalhadores do fisco querem reunir com ministro

Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos querem saber quais são as intenções do governo relativamente às condições de trabalho da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Emissão Especial

IRS. "Não se pode reduzir a falta de comunicação"

A líder parlamentar do PS anuncia que vai pedir um debate de urgência com o ministro das Finanças para esclarecer a descida do IRS. Alexandra Leitão rejeita que tenha sido "erro de comunicação".
Noticiário

21h. PR diz que fim da ditadura deve-se ao MFA

Numa exposição sobre o 25 de Abril, o Presidente da República afirmou que a ditadura não teria acabado sem o Movimento das Forças Armadas. Marcelo acrescenta que esta conquista faz-se todos os dias.
Novo Governo

Governo: os desafios do novo ministro das finanças

Entre as missões de Miranda Sarmento está: " Manter o controlo das contas enquanto acode aos desequilíbrios deixados pela estratégia recente", antevê o economista João Cesar das Neves.
Resposta Pronta

Equilíbrio orçamental? "É tarefa herculana"

Luís Campos e Cunha considera que o próximo ministro das finanças tem entre mãos uma "tarefa complicada" e destaca que Miranda Sarmento vai ter de saber dizer que "não" a políticas de Habitação.
Ministério das Finanças

MF: reduzir consumo de energia em 15% até 2024 

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a eficiência energética, hídrica e de materiais, "devem ser realizadas pelo menos duas ações de informação e sensibilização" sobre o tema.
Ministro das Finanças

Medina espera regras orçamentais até final do ano

Medina espera até final do ano um acordo na União Europeia (UE), na reunião extraordinária que decorre dentro de duas semanas, sobre as regras orçamentais, com tetos para dívida e défice.
Crise Política

UE. Ministros muito interessados na crise política

Medina relatou o "interesse muito grande" dos seus homólogos da UE sobre a crise política em Portugal, mas garantiu-lhes que o país "está, do ponto de vista financeiro, numa situação estável".
Noticiário

12h. Fernando Medina pede clarificação à Justiça

Fernando Medina admitiu que, enquanto socialista, espera que haja um esclarecimento rápido sobre o processo, da Operação Influencer, que levou à demissão de António Costa.
Noticiário

12h. Medina recusa aplicar mais impostos à Banca

Pediram os partidos à esquerda durante o segundo dia de debate do Orçamento do Estado. Ainda neste jornal, Vladimir Putin debateu o reforço das medidas de luta contra a interferência externa.
Trabalho

Medina faz balanço positivo do mercado de trabalho

No "copo meio cheio e do meio vazio", Medina diz que o copo irá encher. O ministro falou sobre a importância de imigrantes empregados, do aumento da qualificação e no novo máximo de trabalhadores.
Crédito à Habitação

Acréscimos nos juros vão ser pagos desde janeiro

O Governo confirmou que as novas regras que alargam a bonificação de juros de crédito à habitação tem retrativos a janeiro. Fernando Medina ainda não detalhou como serão feitos esses pagamentos.
Noticiário

15h. OE. Voto contra do PSD não surpreende Medina

Declarações aos jornalistas à saída da reunião do Ecofin. Ministro das Finanças afirma que independentemente do conteúdo do OE, o voto do PSD iria sempre no mesmo sentido.
Noticiário

14h. PSD vai votar contra OE para 2024

Luís Montenegro fala numa proposta de impostos máximos e serviços mínimos. Ainda neste jornal, IL desafia Costa a recuar na nova medida do IUC.
Noticiário

9h.Ex-ministro pede reforma fiscal integrada

Carlos Tavares, Coordenador do Observatório de economia finanças da Sedes, defende uma reforma fiscal integrada que trate o IRS e o IRC em simultâneo.
Noticiário

13h. Revisão regras orçamentais. Medina confiante

Fernando Medina pede flexibilidade e diz que esta é uma negociação complexa, embora acredite que vai ser possível chegar a um entendimento. Governo já anunciou um pacote de ajuda.
Semáforo Político

"Portugal desperdiçou 18 mil milhões numa década"

São dados do Professor Pedro Brinca, que estudou quanto custa formar licenciados em Portugal. Sobre a TAP, "a SGPS pode ir parar a um grande cemitério" e "Luís Rodrigues deve explicações ao país".
Noticiário

13h. PCP questiona Ministro das Finanças

Em causa o facto de a Autoridade Tributária apenas estar a atender os cidadãos com marcação prévia. Ainda, a Supertaça joga-se mais logo, entre FC Porto e SL Benfica.
Noticiário

12h. Incêndio de Odemira em fase de resolução

O fogo está dominado. A garantia foi deixada pelo comandante regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Vítor Vaz Pinto. Ainda, PCP questiona Ministro das Finanças.
Ministro das Finanças

Medina anuncia fim das cativações no OE2024

"Vamos estar menos presentes nas questões que não são fundamentais e mais presentes nas que são fundamentais", explicou o ministro das Finanças.
Hospitais

APAH. Finanças só aprovaram metade dos orçamentos

Xavier Barreto diz que a aprovação do plano devia ter sido feita "pelas Finanças no início do ano". "Estamos a meio e sé cerca de 40% a 50% estão aprovados", garantiu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.