895kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Defesa

Militares

Forças norte-coreanas já estarão na Ucrânia

Pelo menos três responsáveis ucranianos confirmaram à CNN que já há militares norte-coreanos em pelos duas regiões ucranianas. A norte, em Kharkiv, os asiáticos já estarão na linha da frente.
Guerra na Ucrânia

Zelensky pede sistemas de defesa para novo míssil

Segundo Zelensky, o ministro da Defesa ucraniano "já está em discussões" com os aliados de Kiev sobre novos sistemas de defesa aérea, sobretudo aqueles que "podem proteger vidas face a novos riscos".
Eleições Presidenciais

Relvas critica Gouveia e Melo por encontro noturno

Ex-ministro de Passos considera que Gouveia e Melo provou não saber estar à altura quando aceitou encontrar-se com Nuno Melo, à noite, num bar lisboeta. E defende: "O próximo PR será um anti-Marcelo".
Noticiário

17h. Educação. PM defende números do Goverrno

O primeiro-ministro frisa que não há intenção de ferir egos do anterior Executivo. Ainda, o eurodeputado Francisco Assis declara apoio a António José Seguro na corrida às presidenciais.
Assalto em Tancos

Tancos. Acórdão repete absolvições e condenações

Nova decisão do Tribunal de Santarém afastou as provas que resultavam da utilização de metadados, mas não mudou nada nas 12 absolvições e 11 condenações dos 23 arguidos do caso de Tancos.
Igreja Católica

Forças Armadas. Sérgio Dinis substitui Rui Valério

Sérgio Dinis, de 54 anos, que assumia funções em duas paróquias em Vila Real, vai para o lugar que Rui Valério deixa vago nas Forças Armadas, ao suceder a Manuel Clemente como Patriarca de Lisboa.
Noticiário

10h. Vale de Judeus. Ministra elogia polícia

É a reação de Rita Júdice à notícia de que Fernando Ribeiro Ferreira foi encontrado pela Polícia Judiciária. Ainda neste jornal, o OE: já arrancou a maratona de votações na especialidade.
Noticiário

8h. António Costa promete garantir unidade na UE

Neste jornal, a entrevista de António Costa a vários jornais internacionais, na qual deixa pistas sobre o mandato que está prestes a começar. Ainda as propostas de alteração ao Orçamento do Estado.
Noticiário

7h. Marcelo: recondução de Gouveia e Melo é lógica

A recondução impediria Gouveia e Melo de se candidatar a Belém em 2026. Ainda neste jornal, António José Seguro admite que está a ponderar avançar com uma candidatura a Belém.
Noticiário

1h. Recondução de Gouveia Melo "é solução lógica"

Fontes de Belém revelam ao Observador que Marcelo Rebelo de Sousa considera a "recondução" de Gouveia Melo a um 2º mandato de Chefe do Estado-Maior da Armada "seria a solução mais lógica".
Guerra na Ucrânia

Zelensky: "Neste momento, não há uma reação forte"

Presidente ucraniano defende que lançamento de um míssil balístico de médio alcance sobre a Ucrânia é "uma prova de que a Rússia não quer absolutamente a paz". E exige pressão internacional.
Presidenciais 2016

Belém vê recondução de Gouveia e Melo como lógica

Marcelo entende que manutenção do almirante à frente da Marinha é a solução "mais lógica", mas não conhece planos do PM. Continuidade de Gouveia e Melo impediria corrida a Belém. CDS não quer Mendes.
Noticiário

21h. Governo quer soluções para o Ensino Superior

O PM diz que pode custar mais alugar um quarto para estudar em Lisboa do que pagar por um quarto num hotel de cinco estrelas. Ainda, EUA e RU confirmam que a Rússia utilizou um novo tipo de míssil.
Noticiário

12h. Criação de carreira única para bombeiros

Numa audição na comissão de saúde o presidente, Luís Canaria, fala numa proposta antiga que não foi atendida pelos últimos Governos. A ANTEPH pede também que se olhe para "o mapa do socorro".
Noticiário

2h. Melo defende investimento nas Forças Armadas

"Cada cêntimo na Proteção Civil e Forças Armadas não é despesa, mas sim investimento", diz o Ministro da Defesa. Nuno Melo destaca a importância de investimentos neste setor.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Mísseis britânicos usados contra a Rússia

Reino Unido terá autorizado Ucrânia a utilizar mísseis Storm Shadow, em ataques contra o território russo. Há relatos de destroços destes mísseis na regiões russas de Kursk e Krasnodar. Veja o mapa.
Guerra na Ucrânia

O que são e que perigos têm as minas antipessoais?

Não distinguem militares de civis e deixam povoações inteiras em suspenso pelo perigo de dar um passo em falso em direção a um explosivo. EUA entregam minas antipessoais, proibidas em 1997, à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Cabos destruídos e o misterioso navio no Báltico

Dinamarca e Suécia estão atentas a navio chinês que saiu de porto russo e que passou por região em que estão cabos submarinos danificados. China e Rússia recusam acusações, EUA aponta para acidente.
Guerra na Ucrânia

Melo: reforçar NATO "por causa de Putin"

Nuno Melo notou que investimento russo para Defesa em 2025 "deverá ultrapassar a globalidade do investimento dos 27 países-membros da UE", recordando que Moscovo vive ecónomia de guerra.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
Noticiário

6h. Putin já ameaçou doze vezes com nuclear

Putin assinou decreto que revê a doutrina nuclear no dia em que o exército ucraniano utilizou pela primeira vez mísseis de longo alcance norte-americanos. É a 12º ameaça nuclear do líder russo.
Guerra na Ucrânia

EUA sem "indicação" de uso de nuclear pela Rússia

Pentágono já esperava atualização da doutrina nuclear pela Rússia. Serviços de defesa americana concluem que os Estados Unidos não devem fazer alterações à sua postura quanto a este tipo de armamento.
Guerra na Ucrânia

Kiev pede cabeça fria face a "chantagem" nuclear

"Devemos manter a cabeça fria, as ideias claras e não ceder ao medo", apelou o MNE ucraniano, no dia em que Putin alargou a possibilidade da Rússia recorrer a armas nucleares.
Europa

Quo Vadis, Europa?

Podemos continuar a ser a velha Europa das capitais turísticas, ou podemos ambicionar ser a renovada Europa, com fronteiras seguras, produtora e exportadora, e líder da diplomacia mundial.
Guerra na Ucrânia

Starmer condena "retórica irresponsável" da Rússia

Starmer afirmou que ameaças de guerra nuclear da Rússia "não vão dissuadir" Londres de apoiar a Ucrânia. Primeiro-ministro britânico deixa recado aos russos: "acabem com a guerra, saiam da Ucrânia".
Forças Armadas

Militares pedem mais investimento na defesa aérea

Gouveia e Melo assinalou que "Israel numa noite" gastou em Gaza metade do investimento previsto para o reforço das Forças Armadas. Militares pressionam para a aquisição de caças F-35.
Noticiário

22h. Suécia vence Azerbaijão na Liga das Nações

O Azerbaijão é treinado atualmente por Fernando Santos, antigo selecionador de Portugal. Os nórdicos golearam os azeris por 6 a 0. Viktor Gyökeres marcou 4 golos.
Guerra na Ucrânia

Defesa. Grupo de trabalho para estudar 2% do PIB

General Nunes da Fonseca sublinhou a importância de atrair e investir nos recursos humanos da Defesa mas avisou que "para a NATO o peso de recursos humanos é elevado".
Guerra na Ucrânia

Risco nuclear ou bluff? Putin já vai em 12 avisos

Desde o início da guerra, o Presidente russo já fez pelo menos 12 ameaças nucleares. Líder altera agora doutrina com avisos à NATO e à Ucrânia. Pode Putin carregar no botão ou é demonstração de força?
Noticiário

20h. Armas nucleares têm servido como dissuasão

O antigo líder do CDS refere que Putin só responde perante a força. Ainda, o PR diz que a autorização americana concedida à Ucrânia, referente aos mísseis, é uma medida com limitações.
Guerra na Ucrânia

Lavrov: guerra entrou numa "nova fase"

Rússia considera que soldados americanos participaram no lançamento de mísseis de ATACMS. Nova doutrina nuclear russa possibilita resposta nuclear a ataque massivo da Ucrânia com ajuda dos EUA.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia aprova orçamento 2025: 60% para defesa

Primeiro-ministro garantiu que todos os impostos dos cidadãos serão utilizados para defesa e segurança do país. Verba de cerca de 50 mil milhões de euros representa um quarto do PIB.
Noticiário

14h. Ucrânia. Zelensky lança plano de resiliência

Zelensky reiterou que não vai abrir mão dos direitos dos ucranianos e mostrou-se focado na unidade e segurança do país. Ainda, Portugal vai continuar a apoiar a Ucrânia.
Noticiário

9h. Putin autoriza uso alargado de armas nucleares

Decisão surge depois de os Estados Unidos terem permitido à Ucrânia o uso de mísseis de longo alcance em território russo. Ainda, Josep Borrell pede mais investimento europeu em Defesa.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Míssil intercetado provoca cinco feridos

O exército de Israel informou que um míssil lançado a partir do Líbano foi intercetado. Os destroços terão provocado cinco feridos, na cidade de Telavive, um dos quais está em estado grave.
Noticiário

17h. Países nórdicos preparam Guerra Mundial

Foram hoje distribuídos milhões de panfletos aos habitantes que procuram preparar a população para um cenário de guerra. Ainda, o presidente turco quer congelar a guerra na Ucrânia.
Armamento Nuclear

Irão: visita da agência nuclear da ONU foi "útil"

Durante a visita ao Irão, Rafael Grossi reuniu-se com o Presidente Masoud Pezeshkian, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araqchi, e com o presidente da Agência de Energia Atómica do Irão.
Guerra na Ucrânia

Uso de armas francesas por Kiev na Rússia é opção

França pode acompanhar EUA na decisão sobre a utilização de armamento contra solo russo. Há suspeitas que mísseis Scalp fornecidos por Paris à Ucrânia já tenham sido disparados contra alvos na Rússia.
Resposta Pronta

"É tarde, mas ainda bem que a decisão foi tomada"

A opinião é de Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, que enaltece a decisão de Joe Biden. No entanto, diz que é algo que deveria ter acontecido já no início do conflito.
Guerra na Ucrânia

Ataques à Rússia. Biden acede ao pedido da Ucrânia

Biden permite que Kiev ataque alvos a 300 quilómetros dentro da Rússia. Zelensky não confirma oficialmente. Políticos russos deixam ameaças a falam em "participação direta norte-americana" na guerra.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.