A ausência de Portugal da Expo 2015 em Milão terá sido decidida pelo Ministério da Agricultura devido aos custos associados a uma eventual participação, que estariam entre os 6 e os 8 milhões de euros só para ter um pavilhão próprio, noticia hoje o jornal Público.

Na edição desta segunda-feira, o jornal explica que a ausência foi decidida em última análise pelo Ministério liderado por Assunção Cristas devido ao tema da feira deste ano “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”.

A renúncia foi justificada pelo Ministério da Agricultura com os custos estimados para ter um pavilhão próprio, que estarão entre os seis e os oito milhões de euros, aos quais seriam acrescentados “outros substanciais investimentos” para a produção e dinamização do pavilhão durante seis meses. Para além disso, justifica ainda o Governo, as opções disponíveis não eram “as mais adequadas em termos de representação”.

Com esta decisão, Portugal acaba por estar ausente em apenas duas exposições desde que organizou a Expo 98: Em Yeosu, em 2012, e agora em Milão. As duas com o atual Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR