Os apicultores da zona da Serra da Estrela estão “preocupadíssimos” com o recente furto de enxames e de colmeias, disse esta quinta-feira, à agência Lusa, fonte de uma associação profissional daquela região.

Segundo José Lages, presidente da assembleia geral da Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela, que tem sede em Gouveia, no distrito da Guarda, nas últimas semanas foram roubadas doze colmeias de três apiários instalados em locais distintos dos concelhos de Seia e de Gouveia.

O responsável indicou que foram furtadas seis colmeias em Nabais, no concelho de Gouveia, cinco em Loriga e uma em São Romão, localidades que pertencem ao concelho de Seia.

“Dos três locais, levaram as colmeias com as abelhas e só deixaram o estaleiro”, referiu José Lages, que fala num prejuízo de “grande valor” para os proprietários.

Pelas contas do responsável, o valor global dos furtos praticados naquela área protegida está calculado em cerca de 1.800 euros, pois cada colmeia vale, em média, cerca de 150 euros.

“É um valor muito grande, porque estamos no início da primavera e na fase de produção de mel. As doze colmeias eram povoadas e estavam prontas a produzir mel”, justificou.

O dirigente da Associação de Apicultores do Parque Natural da Serra da Estrela, onde existem cerca de 200 apicultores, contou que os produtores de mel da região, ao terem conhecimento do sucedido, ficaram “preocupadíssimos, porque hoje foram uns e amanhã serão outros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As colmeias estavam localizadas nos montes, “em locais relativamente isolados”, e terão sido furtadas “por alguém conhecedor da apicultura”, calcula José Lages.

Segundo o dirigente, os apicultores visados não apresentaram queixa na GNR, alegando que “não adiantava nada”, mas sugere que em ocorrências futuras o façam e que eles próprios “vão tendo alguma vigilância nos seus apiários”.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que em caso de furto de colmeias os proprietários “devem dar conhecimento à GNR e apresentar queixa-crime para haver investigação”.

Referiu ainda que a GNR, só tendo conhecimento das situações é que pode orientar o patrulhamento e a vigilância para esses locais específicos, contribuindo para a prevenção dos furtos nos apiários existentes na área do Parque Natural da Serra da Estrela.