O programa de apoio ao emprego “Garantia jovem” já abrangeu 260 mil jovens, dos quais 66 mil foram colocados no mercado de trabalho, anunciou o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Houve ainda 65 mil jovens que fizeram um estágio profissional, disse Pedro Mota Soares na Comissão Parlamentar da Segurança Social e Trabalho, onde está hoje a ser ouvido, adiantando que “cerca de 70% dos estagiários encontram emprego ou ficam colocados na empresa onde estagiaram”.

Segundo os dados avançados por Mota Soares, há 64 mil jovens que estão em cursos profissionais e 24 mil estão em educação e formação de adultos “adquirindo outras habilitações para progredir no mercado de trabalho”.

Cerca de 63 mil jovens beneficiaram de intervenções com base em entrevistas de orientação, técnicas de ativação e de procura de emprego, acrescentou.

O deputado do PCP Jorge Machado afirmou que “nem com todas as artimanhas” o Governo não consegue parar de subir o desemprego, lembrando que o desemprego jovem aumentou para os 35%.

“No total, o Governo destruiu mais de 500 mil postos de trabalho”, disse Jorge Machado, frisando que a “formação profissional não resolve problema nenhum”.

A taxa de desemprego dos jovens situou-se em fevereiro em 35%, aumentando 0,5 pontos percentuais face a janeiro.

Em fevereiro, a população desempregada, estimada em 719,6 mil pessoas, aumentou 1,7% face a janeiro (11,7 mil pessoas), e para todos os grupos analisados, entre eles os jovens (3%; 3,9 mil).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR