Tess Holliday, a primeira mulher a conseguir assinar por uma agência de modelos vestindo o tamanho 54, partilhou no Instagram fotografias da sua primeira sessão fotográfica profissional.
https://instagram.com/p/2jT6mrPOeU/
As fotografias da modelo de 29 anos, residente em Los Angeles, destacam as suas grandes curvas, tatuagens e olhares sensuais e delicados. A irreverencia das fotografias da jovem está a abrir um novo debate sobre os padrões de beleza e o que é considerado saudável.
“Foi isso que sempre tentei fazer com o meu trabalho. Quero desafiar a percepção de beleza que a sociedade tem e o que é aceitável na industria e no mundo. Não há uma só forma de ser mulher, ou de ser bonita. Todos merecemos um lugar”, afirmou Holliday em declarações ao jornal The Daily Mail.
Após varias tentativas e castings, a agência de modelos londrina MiLK decidiu contratar Holliday em janeiro, afirmando-se como a primeira modelo profissional XXL.
Holliday, que mede 1.65 metros de altura e pesa 113 kg, é a imagem de uma campanha que pretende mudar os padrões de beleza. Apesar de ser encorajada, alguns acusam a modelo de estar a incentivar a obesidade. Segundo indicadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30 aponta para obesidade leve. As medidas corporais da jovem modelo XXL apontam para um IMC de 41.51, que é obesidade elevada (obesidade tipo III). Níveis de IMC tão altos aumentam o risco de sérios problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e problemas na vesícula.
Mas a modelo garante que tem um treinador pessoal exigente e que faz exercício físico com regularidade. O Personal Trainer de Holliday manifestou-se pelo Instagram: “O que é mais importante é que ela ama-se, mas a Holliday está motivada a ter resultados para si. Estou feliz por ela”.