Entre 2013 e 2014 houve uma aumento de mais de 200 casos de menores expostos à violência doméstica entre os pais, o que faz com que quase 5.500 crianças e jovens tenham sido identificados como estando em risco devido a esta situação. Para além do aumento destes casos, aumentou também o número de menores assinalados como vítimas de bullying, havendo já mais de 300 casos sinalizados.

As conclusões do relatório das 308 comissões de Proteção de Crianças e Jovens em todo o país foram divulgadas pelo Público e apontam que mais 30 mil novos casos foram abertos em 2014, havendo assim 73.019 processos abertos em Portugal que averiguam a situação de crianças e menores. Apesar de o aumento de novos casos ser muito pequeno face a 2013, o facto de se concentrarem na violência doméstica e ainda um acréscimo nos casos de bullying, dão uma perspectiva da realidade.

Há agora 339 casos de bullying assinalados em Portugal e 1.291 processos de crianças e jovens com comportamento grave anti-social ou de indisciplina – também um aumento face ao ano anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR