Fidel Castro apareceu em público pela primeira vez desde abril e dois dias depois de Cuba e os Estados Unidos terem anunciado que as respetivas embaixadas reabrirão a 20 de julho, depois de mais de 50 anos fechadas. O ex-presidente cubano participou num debate com mestres queijeiros da ilha e sublinhou a necessidade de recuperar a qualidade que os queijos de Cuba já tiveram.

A notícia do reaparecimento de Fidel foi dada pelo Granma, jornal oficial do Partido Comunista de Cuba, que escreve que o líder da revolução esteve presente na palestra durante “mais de quatro horas”, nas quais falou sobre alterações climáticas e guerras, fatores que influenciam a qualidade da alimentação da população. Na sessão, ocorrida no Instituto de Investigações da Indústria Alimentícia, em Guantao, perto de Havana, estiveram presentes 19 queijeiros, alguns dos quais já trabalham desde a altura em que foi imposto o embargo económico a Cuba pelos Estados Unidos.

Antes desse embargo, “os níveis produtivos e as qualidades alcançadas na elaboração de queijos no país” eram superiores ao que se verifica hoje, pelo que Fidel realçou “a necessidade da sua recuperação”, como escreve o jornal comunista.

Fidel Castro, agora com 88 anos, deixou o poder ao irmão Raúl em 2006 por motivos de saúde. Desde então assistiu à progressiva liberalização da economia cubana e à reaproximação entre os Estados Unidos e a Cuba, países de costas voltadas desde 1960.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR