A Sogrape Vinhos foi considerada a melhor produtora vitivinícola do mundo em 2015. A distinção veio diretamente pela mão da World Association of Writers and Journalists of Wines and Spirits (WAWWJ), associação que elaborou um ranking com as 100 melhores produtoras a nível mundial — as escolhas ficaram a cargo de um painel de críticos e jornalistas especializados no setor.
O respetivo ranking tem por base diversos critérios de análise, incluindo a avaliação dos prémios conquistados por cada produtor num conjunto selecionado de concursos internacionais realizados ao longo do ano. A participação da Sogrape em 10 dos 75 concursos avaliados resultou em 131 prémios, angariando, assim, mais de 3.000 pontos, valor que a empurrou para o primeiro lugar.
A empresa líder nas exportações de vinho português há 11 anos é seguida pela norte-americana Ernest and Julio Gallo Family, em segundo lugar, e pela francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck, em terceiro. Em 2014, a Sogrape havia conquistado a quarta posição no mesmo concurso.
A Sogrape nasceu em 1942 pela mão de Fernando van Zeller, o nome por detrás do muito conhecido Mateus Rosé — a primeira marca portuguesa de vinhos de projeção global, presente em mais de 120 países. Mas há mais marcas sob a sua alçada: é o caso de Gazela, da Sandeman e da Casa Ferreirinha.