Logo Observador
Internet

4,7 milhões de portugueses têm conta no Facebook

Cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogues em Portugal e metade delas tem menos de 35 anos, segundo indica o Bareme Internet de 2015, da empresa Marktest.

Inacio Rosa/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogues em Portugal e metade delas tem menos de 35 anos, segundo indica o Bareme Internet de 2015, da empresa Marktest.

Os jovens até aos 34 anos são os que têm maior afinidade com o hábito de ler bloques, de acordo com este estudo, que analisa, desde 1996, o universo de residentes no continente português com 15 e mais anos que utilizam a Internet. Desde o aparecimento do termo ‘weblog’, ou blogue, em dezembro de 1997, e da plataforma YouTube, em 2005, os blogues e canais tornaram-se num fenómeno que atingiu brutais dimensões em todo o mundo.

Portugal tem vindo a acompanhar essa tendência do ‘online’, contabilizando cerca de 5,5 milhões de utilizadores da internet. Destes, 4,7 milhões são utilizadores do Facebook, rede social mais usada pelos portugueses, segundo o estudo da Facestore de 2014.

Apesar de não serem quantificados os números de utilizadores do YouTube e das plataformas para blogues em Portugal, o mesmo estudo coloca o YouTube como segunda rede social mais usada pelos portugueses e o sítio Blogs Portugal contabiliza 3.539 blogues no país, sendo que esse número já deverá ter sido largamente ultrapassado desde da mais recente inscrição.

Questionado pela Lusa sobre estas estatísticas, o diretor da PR Consulting, Rui Carvalho, respondeu que o Google não dá informações de números por país, estando estas apenas disponíveis em estudos, mas sem existirem números exatos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Açores

O despertar da bela adormecida?

Maria João Avillez

E sobre isso, um véu de melancolia tão pesado e uma solidão tão desolada que moldaram os poetas, politicos e pintores que os Açores nos deram.