André Silva, o porta-voz do partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN), já reagiu ao relatório da agência internacional da Organização Mundial de Saúde, que na segunda-feira revelou que o consumo de carne vermelha e carne processada é provavelmente carcinogénico para humanos. Num comunicado enviado às redações, o deputado lembra que “esta posição [da OMS] vem reforçar todo o trabalho de sensibilização e ação que o PAN tem vindo a desenvolver em prol de uma alimentação saudável, que reduza o consumo de produtos de origem animal, baseada em alimentos vegetais, não processados e sem agroquímicos”.

O porta-voz do PAN exige agora que o Estado desenvolva “políticas integradas que promovam a saúde pública” porque “este alerta da OMS deixa clara a necessidade imediata de se tomarem resoluções concretas e não demagógicas em relação à alimentação dos cidadãos e cidadãs”.

Como lembra o mais recente membro da Assembleia da República, no programa eleitoral do PAN existem várias medidas desenhadas a pensar na redução do consumo de “produtos não saudáveis ou com impactos negativos na saúde”, como maiores restrições à publicidade alusiva a esses produtos, assim como “a tributação da produção pecuária intensiva” e “a promoção junto de escolas públicas e privadas de alternativas alimentares vegetarianas”.

A terminar, o PAN defende ainda que a “promoção e adoção de uma alimentação mais saudável será também decisiva para o equilíbrio do Serviço Nacional de Saúde visto que estaremos a trabalhar a jusante do problema, no âmbito da prevenção”. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR