Universidades

Catedrático de química Adélio Mendes vence Prémio Universidade de Coimbra 2016

Adélio Mendes, investigador, catedrático da Faculdade de Engenharia do Porto, na área de química, e professor convidado da Universidade de Aarhus (Dinamarca), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016.

Adélio Mendes, investigador, catedrático da Faculdade de Engenharia do Porto, na área de química, e professor convidado da Universidade de Aarhus (Dinamarca), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016, anunciou o reitor João Gabriel Silva.

Adélio Mendes “é uma pessoa com um percurso notável”, que “tem uma atividade letiva por todos reconhecida, uma atividade científica de centenas de artigos nos melhores locais de publicação internacional” e ainda uma ligação ao tecido económico absolutamente invulgar”, disse o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva.

Autor de várias patentes, designadamente daquela que, “até ao momento, foi vendida por um preço mais elevado em Portugal”, Adélio Mendes também tem estado “envolvido no lançamento de várias empresas”, sublinhou João Gabriel Silva, que falava hoje, ao final da manhã, na Sala do Senado da Reitoria da UC, para anunciar o vencedor da edição deste ano do galardão, no valor de 25 mil euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Universidades

Injustiça, iniquidade, inânia, e interior

António Fidalgo
775

Lisboa não é zona de convergência, mas acaba de receber, efectivamente, mais dinheiro de fundos comunitários que qualquer zona do Interior. Iniquidade é o que é. Chamem-se os bois pelos nomes.

Universidades

Reitor me confesso

António Fidalgo
350

Os reitores fazem verdadeiros milagres, omeletes sem ovos. Um estudante fica mais barato ao Estado do que um aluno do secundário. E qualquer casal paga mais pelo filho na creche do que na universidade

Saúde da Mulher

Rastreios e outro direito a escolher

Maria João Marques

Concluímos que estas decisões existem para permitir que se gaste mais em salários no SNS. Menor controlo do cancro da mama pela melhor causa: o PS comprar uns tantos votos aos funcionários públicos.

Governo

Vítimas do seu sucesso?

Luís Aguiar-Conraria

Costa não está a ser vítima do seu sucesso: está a ser vítima da hipocrisia do seu discurso. O facto de o Governo não repor as carreiras é a demonstração de que os cortes na despesa foram necessários.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site