Logo Observador
Universidades

Catedrático de química Adélio Mendes vence Prémio Universidade de Coimbra 2016

Adélio Mendes, investigador, catedrático da Faculdade de Engenharia do Porto, na área de química, e professor convidado da Universidade de Aarhus (Dinamarca), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016.

Adélio Mendes, investigador, catedrático da Faculdade de Engenharia do Porto, na área de química, e professor convidado da Universidade de Aarhus (Dinamarca), é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2016, anunciou o reitor João Gabriel Silva.

Adélio Mendes “é uma pessoa com um percurso notável”, que “tem uma atividade letiva por todos reconhecida, uma atividade científica de centenas de artigos nos melhores locais de publicação internacional” e ainda uma ligação ao tecido económico absolutamente invulgar”, disse o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva.

Autor de várias patentes, designadamente daquela que, “até ao momento, foi vendida por um preço mais elevado em Portugal”, Adélio Mendes também tem estado “envolvido no lançamento de várias empresas”, sublinhou João Gabriel Silva, que falava hoje, ao final da manhã, na Sala do Senado da Reitoria da UC, para anunciar o vencedor da edição deste ano do galardão, no valor de 25 mil euros.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Global Shapers

Stress: o último tabu do campus

Mariana Melo Egídio
1.759

Cabe-nos alertar os alunos que é importante saber lidar com a frustração e com o erro e que é essencial saber equilibrar o estudo e o resto da vida – sob pena de parecer que nada mais existe.

Universidades

Anda um pai a criar uma filha para isto…

Laurinda Alves
27.152

Estes rapazes e raparigas terão os seus filhos e as filhas, e uma das grandes interrogações também passa por saber como agiriam se soubessem que as suas próprias filhas se vendem por um par de shots.

caderno de apontamentos

Reutilizar manuais é de rico?

João Bernardo Parreira
223

Reutilizar manuais não é só aliviar as famílias de um fardo anual. É também educar para a sustentabilidade e responsabilidade financeira. Mas, para que seja possível, é necessário decidir como fazê-lo

Obituário

Um dos mais brilhantes de uma geração pioneira

João Moreira Rato

Conheci Miguel Beleza só nos últimos anos e ainda tive a oportunidade de usufruir do seu humor fino. E continuei a ouvir dos seus pares: “É uma das inteligências mais brilhantes da minha geração”.

Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

Aníbal Cavaco Silva

Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.