O Sultão de Johor tem uma coleção de mais de 300 veículos onde constam marcas como Rolls-Royce, Bugatti ou Aston Martin. A sua última compra foi um avião Boeing 737 pintado em ouro.

O avião tem capacidade para 30 passageiros, uma sala de estar, quartos, casas de banho e três cozinhas. Este jet privado é o último “brinquedo” do Sultão Ibrahim Ismail, o vigésimo quinto herdeiro de uma linhagem que domina a parte sul da Malásia.

A Boeing esteve durante dois anos a fabricar este luxuoso avião ao gosto do Sultão. “Tenho ainda que planear a viagem de inauguração, mas provavelmente irei a Penang (uma ilha no norte da Malásia) para comer um Nasi Kandar (um prato típico à base de arroz) “, disse Ibrahim Ismail ao jornal The Star. Ao que parece, esta “pequena” viagem pode custar qualquer coisa como 90 milhões de euros.

5 fotos

Outro “brinquedo” do Sultão é um camião da marca Mack Trucks que custou 320 mil euros e que tem os bancos bordados a ouro, ecrãs de televisão, uma cama e uma cozinha. Alguns dos veículos foram herdados, como é o caso de um Mercedes JF2 de 1936 que, segundo o Sultão, é o único no mundo e foi um presente de Hitler à sua família, antes da Segunda Guerra Mundial.

Um Lagonda de 1938, marca inglesa comprada pela Aston Martin em 1947, é outro exemplo da raridade de muitos dos automóveis que estão na garagem do Sultão.

Ibrahim Ismail, que promove a sua coleção ao longo do seu estado, prometeu oferecer viagens no seu novo avião dourado até Meca para os peregrinos pobres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR