O Governo prepara-se para apresentar uma meta de défice de 1,4% do PIB para o próximo ano, no âmbito do Programa de Estabilidade. O objetivo implica uma redução de 0,8 pontos percentuais no défice face ao valor projetado para 2016, exatamente a mesma dimensão que o Executivo promete conseguir este ano. Contudo, é um esforço que fica muito acima dos planos iniciais que constavam do programa do Governo.

A informação começou por ser avançada pelo Diário Económico, que lembra que o Governo foi obrigado a rever a meta do défice prevista para 2017 de 2,6% para 1,4%. Ora, este esforço acrescido, representa uma consolidação orçamental de 1.400 milhões de euros.

As contas iniciais do PS apontavam para um ritmo de redução do défice muito mais lento. Os socialistas previam uma redução do défice a um ritmo de 0,2 pontos percentuais ao ano até ser atingida a meta de 1,9% em 2018. Bruxelas exigiu em mais em 2016 e o Governo socialista acelerou para 0,8 pontos percentuais ao ano. É este mesmo ritmo que a equipa de António Costa prevê agora repetir em 2017.

Além disso, como já tinha avançado o Observador, o Governo decidiu rever em baixa o crescimento económico. A previsão para 2017 é mais conservadora e passa a 1,8%, igual ao previsto para este ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR