Conferências, saraus literários e jogos são algumas das 200 ações que assinalam, na quinta-feira, em 58 países, o Dia da Língua Portuguesa, iniciativa que pretende afirmar o português como língua mundial, que alcançará 380 milhões de falantes em meados deste século.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra-se a 5 de maio, e, este ano, Portugal vai promover cerca de 200 ações num total de 58 países, quase o dobro do ano passado, sob o lema “Uma língua grande, como os mares”.

O português é a quarta língua mais falada do mundo, atualmente por 261 milhões de pessoas, nos cinco continentes. Projeta-se que alcance os 380 milhões de pessoas em meados do século XXI. É ainda a língua mais falada no hemisfério sul, um dos cinco idiomas com mais utilizadores nas plataformas digitais e língua de trabalho em 32 organizações internacionais.

O objetivo da comemoração do Dia da Língua Portuguesa é “afirmar internacionalmente a língua portuguesa tal como ela é”, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na apresentação das iniciativas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É uma língua com múltiplas variedades, todas de igual valor”, defendeu, destacando que “a força da língua portuguesa está na sua vivacidade, na sua natureza viva e dinâmica e nas múltiplas variedades, todas de igual valor que a constituem”.

As iniciativas pretendem ainda promover o ensino do português “como língua materna, de herança, segunda, estrangeira” e o seu uso, quer como “língua de falantes nativos ou que aprendemos a usar”, disse o ministro.

Por outro lado, este dia, estabelecido em 2009 pela CPLP, tem como objetivo acentuar as culturas que se exprimem em português: “É uma língua em que se exprimem múltiplas culturas, todas de igual valor”, acrescentou Santos Silva.

Por fim, outro objetivo é “promover, através da língua, o diálogo e a cooperação entre os países da CPLP, com as diásporas e com os restantes países, outras instituições e agentes locais”.

As atividades incluem conferências, encontros com escritores, palestras, saraus literários e poéticos, recitais, exibição de filmes e documentários, festivais de cinema, peças de teatro, mostras gastronómicas e provas de vinho. Para os mais novos, há jogos e caça ao tesouro.

“A língua portuguesa é uma das mais fortes expressões da cultura no Mundo. Não nos pertence, pertence a todos os falantes, mas nós temos uma especial e grande responsabilidade por ela”, sublinhou, por seu lado, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, que recordou que, enquanto embaixador, testemunhou “a importância estratégica da língua portuguesa”.

“Estamos conscientes da grande importância estratégica em todos os planos: cultural, económico. Tem muito mais projeção do que aquela que muitas vezes aqui em Portugal pensamos”, sustentou.