Um vídeo amador com quase 15 anos, filmado por Caroline Dries e uma amiga — na época estudantes na Universidade de Nova Iorque — mostra imagens até agora pouco conhecidas do ataque de terrorista às Torres Gémeas, no dia 11 de setembro de 2001.

As duas estudantes moravam perto do World Trade Center e o vídeo foi gravado da janela da residência universitária onde viviam. Na gravação, ouvem-se as vozes das duas amigas sobre o relato do noticiário que tenta explicar o que está a acontecer, logo seguido dos gritos de ambas quando percebem que estão pessoas a saltar das torres em chamas.

Algumas imagens já tinham sido incluídas num documentário da CNN exibido em 2009, que haviam sido cedidas pelas estudantes. Dez anos depois do 11 de setembro, em 2011, a estação de televisão voltou a contar a história do vídeo e entrevistou Caroline Dries.

“Demorei 10 anos a perceber porque é que esta gravação é especial. Penso que as pessoas querem relembrar os detalhes porque não querem esquecer, sabem o quão significativo foi o evento. Às vezes penso que teria sido melhor não ter filmado, ter apenas fugido e assim teria deixado o tempo apagar os detalhes da memória e teríamos superado o que aconteceu um pouco mais depressa”, disse na entrevista.

O vídeo filmado pelas estudantes contém alguns trechos até aqui inéditos e está a ser partilhado nas redes sociais onde se está a tornar viral, 15 anos depois de ter sido filmado, e já conta com mais de 4 milhões de visualizações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR