Robel Kiros Habte, nadador da Etiópia, foi o atleta com pior tempo na prova de 100 metro livres, tendo ficando com uma volta de atraso face aos aos outros nadadores. Apesar disso, sentiu-se realizado.

O atleta de 24 anos foi o único dos 59 nadadores a ter um tempo superior a 60 segundos. Mas apesar da performance quase caricata, o público entrou em êxtase e aplaudiu de pé o etíope.

https://twitter.com/UpfrontAfrica/status/763513490049032192

Habte confessou que queria fazer algo de diferente pelo seu país e escolheu a natação: “Na Etiópia toda a gente corre. Não há natação. Eu não quis correr por isso escolhi ser nadador”, afirmou no final da prova onde se mostrou feliz pelo tempo que teve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O momento de Habte relembra o episódio decorrido em Sydney 2000, quando Eric Moussambani nadou sozinho, depois dos outros nadadores serem desclassificados por falsa partida, e fez um tempo de 1 minuto, 52 segundos e 72 centésimo. O atleta da Guiné Equatorial tinha aprendido a nadar seis meses antes dos jogos. Apesar disso, Eric foi igualmente aplaudido e é hoje o treinador da equipa de nadadores do seu pais.

Em 2000, Moussambani foi um herói nos jornais e televisão. Agora é através das redes sociais, que surgiram mensagens de apoio a Habte: