A Web Summit vai anunciar em outubro um programa que envolve os cidadãos de Lisboa nas já conhecidas Night Summits, eventos que a conferência de tecnologia organiza à noite. “Vamos fazer algo que vai envolver a comunidade portuguesa local e não posso dizer mais do que isto”, respondeu Paddy Cosgrave quando o Observador lhe perguntou, durante um encontro com jornalistas, se havia algum programa especial a ser preparado para a noite lisboeta.

“A cidade está desenhada para conhecer pessoas. Quando andas nas ruas de Lisboa, percebes que estão cheias de pessoas que andam de um bar para outro, de restaurante em restaurante. As ruas são pequenas e amorosas e fazem com que se crie um ambiente de networking perfeito. Mal posso esperar por ver 30 ou 40 mil geeks e homens de negócios mais seniores, nos seus fatos, às 2 horas da manhã na rua cor de rosa”, afirmou o fundador daquele que é considerado o maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.

Paddy Cosgrave falou com os jornalistas no final do evento que deu a conhecer as 66 startups vencedoras do concurso de ideias Road2WebSummit, lançado pela Governo no programa Startup Portugal. Foi também no Hub Criativo do Beato que Paddy Cosgrave anunciou que ia abrir o primeiro escritório da Web Summit fora de Dublin, em Lisboa, no antigo armazém militar cedido pelo Governo à Câmara Municipal de Lisboa.

Durante a iniciativa desta quarta-feira – que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, do ministro da Economia, Caldeira Cabral, do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e do presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina -, Cosgrave já tinha pedido aos portugueses para aproveitarem o facto de serem locais para tirar o maior partido do evento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta é a vossa cidade e vocês conhecem-na melhor do que todas as pessoas que vêm de fora. E podem usar isso a vosso favor de variadas formas. Quando a Web Summit decorria em Dublin, os meus amigos sabiam quais eram os hotéis onde estavam os investidores e os CEO de topo e se tivessem dificuldade em entrar, tentavam a porta traseira e arranjavam forma de chegar ao hall do hotel, porque sabiam que muitos deles trabalhavam no horário californiano e que por isso era provável que estivessem a trabalhar à 1h ou às 2h da manhã”, afirmou.

Os conselhos de Paddy Cosgrave aos portugueses são claros: “Quebrem as regras, ninguém vai condenar-vos. Invadam festas, invadam jantares, sigam as pessoas no Twitter e no Instagram. Quando elas publicarem uma fotografia num restaurante com mais investidores, vocês vão conseguir identificar o restaurante e vão lá. O que é que pode acontecer’? Ninguém vos vai tirar de lá”, afirmou o líder da Web Summit, acrescentando que devem utilizar o conhecimento que têm sobre a cidade como uma vantagem.

Estiveram presentes no evento desta quarta-feira, no Beato, mais de 1.000 pessoas, incluindo cerca de 400 fundadores de startups, dezenas de responsáveis pelas incubadoras de empresas do país, investidores, empresários e especialistas em tecnologia.