Ana Mendes Godinho anunciou, numa entrevista dada à TSF e ao Diário de Notícias, que o Governo está a preparar ajustamentos à lei do alojamento local, que incluem a criação de um seguro de responsabilidade civil. Este tem por objetivo controlar os requisitos de segurança e higiene dos alojamentos.

“Qualquer fenómeno que cresce, precisa sempre de alguns ajustes”, referiu Ana Mendes Godinho, apontando que existem algumas incongruências na lei. Salientando que, nos últimos anos, os centros históricos de Lisboa e Porto foram reabilitados graças ao turismo, a secretária de Estado referiu não ter qualquer problema com o crescimento do fenómeno em Portugal, admitindo porém que Lisboa “está a anos-luz” de cidades como Barcelona no que diz respeito aos constrangimentos provocados pelo turismo.

Na entrevista, Ana Mendes Godinho anunciou ainda que o Governo vai lançar uma campanha de sensibilização em Inglaterra de modo a controlar os efeitos do Brexit no turismo português. “Acho que ninguém pode pôr a cabeça na areia e fingir que isto não está a acontecer”, disse, adiantando que pretende “mitigar quaisquer efeitos possíveis”. O turismo britânico representou, no ano passado, 24% das dormidas de não residentes, um número que deverá aumentar este ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR